• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Racismo, higienismo, e outras porcarias aflorando em resposta a série ou eu estou achando pelo em ovo?

Eu curti! Tá lindo!

O visual me comprou - meu real receio é como a história vai ser contada. E qual história vai ser contada.

Elfos pretos, Anãs de Olhos Âmbar (barba elas já tem), Mães Solteiras.... gente, não sabemos nem a cor do cabelo do Legolas e muitos aí discutindo quem existia ou não na Terra-média da Segunda Era

Eu também curti, Tio Dedé.

O show pode superar as expectativas com aderência ou não às obras. É o que penso. Não acredito que eles vão estragar tudo.

Uma coisa é certa: Não vai ser exatamente o que poderia ser, infelizmente...

Mas tenho esperança!
 
Já vai ter um elfo negro. Um ator MUITO lindo, diga-se de passagem. E olha a MERDA que isso tá gerando. Não sei por que você tá insistindo tanto num estereótipo que nem era atribuído aos negros, num período histórico relativamente longínquo, e com apenas UMA personagem (que nem negra é, a atriz é britânica de ascendência iraniana).
Citei o Jordan pois considero ele um baita ator e com uma carreira bastante sólida. Esse ator aí é uma grande incógnita e tenho quase certeza que vão dizer que ele vive afastado da sociedade elfica por causa da cor de sua pele.

Vai mesmo meter essa conversa de ascendência? Não é assim que tão vendendo ela nos portais e sites estrangeiros. É a primeira NEGRA (como eu adoro esse destaque que vem antes de qualquer coisa) e anã.
 
As obras de Tolkien transmitem mensagens de amizade, companheirismo, fidelidade, amor ao próximo, compaixão, inclusive a união entre povos diversos em prol de um bem comum. Lamentamos falta de sensibilidade necessária para compreender e respeitar tais valores e mensagens tão bem transmitidos pelo Professor.

A mensagem é digna de elogio.

Screenshot_20220212-142751-1.jpg
Pena que ela não tenha sido endereçada ao criadores de toda essa celeuma e esteja bem longe da mensagem que a nota deseja transmitir. Que tristeza.
 


Não esqueçam que mesmo os leitores que leram um livro que FALOU COM TODAS AS LETRAS que uma determinada personagem era negra não só não aceitaram quando contrataram uma atriz negra para o papel como destilaram racismo sem fim dizendo que "tinham imaginado ela como um anjo, inocente" e que "tinham estragado o filme" ao escalarem uma Rue negra.

A pessoa nem se toca do que ela está falando.

Sério. O caso da Rue é um divisor de águas para mim, acho que foi a primeira vez que eu me dei conta o quão pernicioso é o racismo estrutural. Wake up call.
 
Isso em nada combina com Tolkien.

Em 1967, Charlotte e Denis Plimmer insinuaram: "A Terra-Média corresponde à Europa Nórdica." Resposta de Tolkien:

Not Nordic, please! A word I personally dislike; it is associated… with racialist theories. (Cartas, 375)

Retirado e adaptado daqui. Essa excelente matéria foi compartilhada por um colega aqui do fórum.
 
Em um tempo remoto fui um user da Valinor (de 2002 a 2005, depois de 2009 a 2011, se minha mente estiver bem). Nem lembro do nick...o primeiro era Elendil Senhor de Andunië ou algo do tipo. Depois lembro que tinha esquecido o e-mail que usava para minha primeira conta (porr*, 20 anos atrás!). Em 2009 eu voltei pra Valinor, mas estranhamente tbm nem sei o e-mail e nick que usava....(Pickard com a mão no rosto, etc). Off-topic necessário (de minha parte).


Sobre o racismo...particularmente não entendo como funciona a mente racista. Tenho amigos de pele escura e sou fã de atores como Morgan Freeman e Samuel L . Jackson. Mas não concordo com uma sociedade vitimista, onde acaba apontando dedos para o homem caucaso maudoso, fascista. Incluir aspectos politico-sociais num mundo escapista era tudo que Tolkien evitava. Nem sou de Direita, Esquerda, Acima, Abaixo, diagonal, whatever...talvez eu me aproxime um ideal Anarquista, mas, novamente, o Anarquismo sempre foi estereotipado como a ausência da moral, blablabla, o que não é verdade. Indo direto ao ponto: Uma educação saudável deveria ser o suficiente para que descartassem a inclusão de diversidade para representar uma obra onde a diversidade é apenas sustentação para uma mitologia(povos de Harad, Rhun, etc)

Agora, ninguém pode se colocar como paladino da virtude para falar de racismo, pq ele existe em todos nós, inconscientemente ou não. O fato de existir, não significa que em absoluto reflita no modo como tratamos alguém. Raça judia, raça aborígene, raça amarela....pessoal....todo mundo sabe que todas as raças são homo sapiens sapiens. Geralmente estamos tratando aqui de apropriação cultural....estão pegando a cultura de um universo que Tolkien criou e mudando de acordo com o que para essas pessoas é "aceitável" ou "saudável" (arbitŕario). No mais....

 
O youtube está um chorume dos anti-woke dizendo que estão cobrando fidelidade ao lore mas na real dando show de mimimi contra pessoas negras. Triste de ver. Não reclamam nem 1% contra as alterações da história e 99% contra a inclusão de pessoas negras e rumores de pessoas LGBTQIA+. "estragaram meu sonho de supremacia nórdica-europeia-ariana-hetero-mimimi".

Retiro as minhas críticas à série. Ela já valeu para muita coisa só com uns posters e um trailer. Já valeu para mostrar a que nível os ditos fãs de uma obra sobre combater coisas como racismo podem ser racistas e podem racionalizar isso com base em mil argumentos furados e vídeos de rage no youtube.
 
Na boa, não faz sentido algum homossexualidade na Terra-Média, levando em consideração a fé do autor que criou esse universo.

Falem o que quiser do Tolkien antirracista (e nesse ponto ele era mesmo diferenciado para a época), mas não combina com as Obras dele um relacionamento homossexual e todos aqui sabem disso, mas muitos não vão admitir por ideologia própria, e não do autor. Inclusive muitos podem vir com malabarismos para justificar o injustifivável, também por convicções próprias.
 
Q3MM4bl.jpg

E tem gente que diz que fã de Tolkien é racista :no:
 
Acho que cabe a discução aqui. Dada as imagens da série, vi comentários com um pé racista do tipo: Elfo negro? Dada a zona que o Brasil se encontra no momento, eu sempre me preocupo se isso é sinal de racismo ou tem um profundo conhecimento do universo por trás. Há um história que quem estuda um pouco de estatística deve conhecer. Dois colegas viajavam de trem para um outro país e observam uma ovelha negra. Um diz: 'olhe! As ovelhas aqui são negras'. O outro responde, 'não. Pelo menos um lado de uma ovelha é negro aqui. As outras não temos conhecimento'. Pra mim essa história é pra dizer que deve-se ter uma amostra representativa da população pra poder dizer qualquer coisa sobre a população. Dado que não sou um conhecedor profundo do universo pergunto: Quais são as bases reais que fazem certamente ser impossível ter um elfo negro? Ou uma anã sem barba? Necessariamente todas as anãs tem que ter barba? Pq Elrond não pode ter dado uns pega na Galadriel quando eles eram adolescentes?

Outro ponto. Sabemos que a série vai ser otimisada pra dar lucro, tudo é. Não sei o quanto do cinema de hoje em dia cabe na categoria sétima arte. É o negócio do entreterimento. Se não der dinheiro, não importa se é arte. Eu achei a série Cowboy Bebop sensacional e sou super fã do anime.
O quanto isso vai afetar a série é a pergunta, não se isso vai ou não afetar a série. O que vcs acha?
Bom eu não sei você, mas pra mim parece que o suco do urânio tá saindo do fandom ultimamente, acompanho alguns grupos da gringa no facebook e tenho algumas considerações a fazer sobre este tópico. Nem vou entrar muito no quesito de representatividade por que eu sinceramente acho que nem é mais sobre isso, o que realmente parece ser o grande problema disso é que o "fã" de Tolkien deturba totalmente o significado da obra, todos os valores incríveis que foram abordados nela viram apenas uma fachada pra que os chatos de plantões e os fiscais de cumprimento de cabelo de elfo venham falar um trilhão de coisas sobre tudo o que não é A) vindo do universo cinematográfico criado pelo Peter Jackson e B) que não faz do "padrãozinho" levemente questionável que aparentemente personagens fictícios devem ter. Como fã que passou a gostar por querer ver a série eu falo que essa postura é um saco e acaba com a vontade de qualquer um de ficar próximo do fandom ou de possuir interesse nas obras, sério os intelectuais de plantão que discorrem um textão pra justificar o injustificável deixam qualquer um meio de saco cheio.
Eu acho que ter personagens diferentes pode contribuir no universo, tem tanta coisa que pode ser explorada e a cor de pele do ator a representar o personagem deveria ser a menor das preocupações, o pessoal tem que se desprender do universo do PJ e dar espaço pra novas adaptações tenham a oportunidade de sair da mesmice, okay elfo de cabelo longo é lindo todo mundo concorda, mas realmente será que só ter elfo de cabelo longo é legal? Sem falar que elfo negro existe sim na mitologia nórdica e é só dar um google ( vou até colocar o link pra não me virem falar que eu to doida) pra achar então esse argumento idiota de que "AIN MAS ELE SE BASEOU NA MITOLOGIA NÓRDICA" não cola mais.
Quanto a questão da barba, acho que ela não ter a barba não é grande coisa e nem sei por que diabos tão discutindo isso, sendo que aparentemente ela tem barba sim, não como a gente tá acostumado, mas rola ali uma barbinha lisa e tá tudo bem, a barba não tem nenhum desempenho importante pra história e, de novo, o fandom tá perdendo tempo com discussões que são tão ridículas que sério tá enchendo demais o saco, se a barba fosse sei lá um tipo de oráculo ou trouxesse qualquer tipo de poder eu até estaria entendendo essa questão, mas, literalmente, é só uma barba e eu li que nem todas as mulheres anãs tem barba e as que tem devem ser que nem os homens né? Que varia, de rala à completamente cheia e tudo mais. É o que eu penso sobre tudo isso, eu posso estar muito errada e os "acadêmicos" de Tolkien podem vir apontar todos os meus erros, só to frisando que tirei essas conclusões do que eu li.

Link sobre os svartálfar: http://asgard-oficial.weebly.com/svartaacutelfar.html
https://www.cs.mcgill.ca/~rwest/wikispeedia/wpcd/wp/s/Svart%C3%A1lfar.htm ( em inglês)
Personagem elfa negra de um joguinho daora: https://world-of-gea.fandom.com/wiki/Jengu
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo