1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Raças Tolkienianas

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Eriadan, 23 Jun 2005.

  1. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Queria saber, se alguém sabe :) , quais, dentre os povos mitológicos (elfos, anões, orcs...), são invenções de Tolkien, quais já existiam das lendas escandinavas e outras e quais ele especulou ou adicionou características... A única de que tenho certeza que é sua é a raça dos hobbits, mas e quanto às outras? :o?:
     
  2. Níniel_Nienor

    Níniel_Nienor Usuário

    Tb acho

    Olá! olha, até onde eu li, somente a raça dos hobbits é criação legítima dele. As outras são de lendas como vc mesmo desconfiou.
     
  3. Skall

    Skall Usuário

    li em algimas revistas q apenas a raça dos hobbits foram criadas por Tolkien, as outras saum derivadas de lendas européias.
     
  4. Bri Guardian

    Bri Guardian Usuário

    Sim, também acredito que seja só os Hobbits que ele inventou, mas acho que ele deu um toque pessoal em todas as outras também!
     
  5. Smaug

    Smaug Cacho

    Os Elfos são um estilo aperfeiçoado, e ganharam a característica de serem altos nas obras de Tolkien, há essa pequena diferença deles, também por não serem criaturas aladas, que Tolkien achava ridículo em lendas e mitos lá da Inglaterra...

    Os Ents eu não tenho certeza se foram criações 100% Tolkien, mas foram criações de Tolkien com a vontade de poder colocar as àrvores fazendo algo para mudar o que faziam com elas. Ronald não gostava de ver árvores paradas, sendo atacadas, machucadas, e por isso ele as criou, ou adaptou de alguma outra história, para fazê-las marchar para a Guerra.

    Os Uruk ou Orcs mais grandes do que Goblins, não foram puramente Tolkien, mas foram muito bem desenvolvidos e diferenciados dos Goblins pequenos de muitos contos e histórias da Europa, especialmente Nórdicos e do Inglês Antigo.

    Sobre os Trolls, eles existem em muitas histórias, mas os Olog-hai eu não sei se existem em outras histórias se não as de Tolkien. São Trolls que podem suportar a luz do Sol, que podem se movimentar à luz do dia.

    Mas os Hobbits, ah, eles são especialmente Tolkienianos :grinlove:
     
  6. Conforme a galera falou...! Os hobbits foi uma invenção total do professor...as outras ele já pegou da cultura européia e adaptou de alguma forma...ah, tem os ents, acho que estes foram tb se não 100%, quase que isso criação do mestre!


    ate mais...
     
  7. Mith

    Mith This server is too busy!

    Nha, vamos ver na Coleção da Superinteressante 100 Respostas de O Senhor dos Anéis. :jornal:

    • Que raças de personagens Tolkien inventou sozinho?
      Sem dúvida, a mais original das raças tolkienianas é dos Hobbits. Há controvérsias quanto ao nome do Povo Pequeno (alguns leitores chegaram a escrever para o escritor dizendo que haviam encontrado o palavra em contos de fadas do século 19), mas todos os traços de estilo de vida e personalidade são únicos. Casos quase tão bons quanto os dos Ents e Orcs. Ambas as palavras são derivadas do anglo-saxão (eald enta geweorc, nessa língua, quer dizer "a velha construção dos gigantes"; orc-neas costuma ser traduzido como "cadáveres de demônio"). Os ents de Tolkien são gigantescos, mas os traços "arvorescos" nem passam perto do conceito original. Já os orcs só tomaram de empréstimo o nome, pois são seres vivos normais - maus e feios de doer, é verdade, mas sem nada sobrenatural. Os demais seres inteligentes da Terra-média foram inspirados em criaturas mitológicas, principalmente nórdicas (caso de elfos e anões).
     
  8. Morpheu

    Morpheu Chato

  9. Flamner

    Flamner Usuário

    Bem, sem sombra de duvida, so os hobbits foram inventados, acho que por isso e que eles ganham um destaque em especial.Os outros foram tirados de culturas ja anteriormente citadas, e bem adaptadas, como os elfos.Mas, num todo, acho que tudo foi criado um pouco, poiis ele explicou direitinho a criação dos elfos e homens.
     
  10. Beriadar

    Beriadar And I will see it all before

    Sim, a gênese tolkiniana sem dúvida foi toda criada.
    Curiosamente, a raça q eu menos gosto da saga são os hobbits ... :)
     
  11. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    hehe... não sei se por baba-ovo ao professor, mas os hobbits sempre foram minha raça favorita. :D
     
  12. Quando Li o "Livro de ouro da mitologia" de Thomas Bulfinch encontrei algumas semelhanças nas Driades(Hamadríades) aos ents, na verdade elas são ninfas que moram dentro das arvores, são as protetoras das florestas e das arvores, pagam tanto as injurias que fazem á elas e suas moradas como os benefícos, quanto matam a arvore que é sua morada elas morrem junto. Imagino que ele tenha se baseado, mesmo que pouco, nessa lenda.
     
    Última edição: 3 Jul 2005
  13. Flamner

    Flamner Usuário

    Bem, eu também não gosto muito dos "hobbitses" não.
     
  14. Imrahil de Dol Amroth

    Imrahil de Dol Amroth Encantador de Vagalumes

    Acho que a idéia poderia até passar perto, mas realmente não é o caso. Eu também li sobre Hamadríades, não na mesma fonte, e o sentido é um pouco diferente. Há algo de sedução e malícia nas dríades.

    Hobbits sucks!
     
  15. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Nunca gostei dos hobbits, eles não são gananciosos :lol:

    Tolkien reinventou os Elfos, que antigamente eram parecidos com pequenas fadas que voavam por aí pregando peças. Bem diferente de Fëanor :lol:

    Sobre os Ents e dríades, podem existir algumas ligações, mas se eu não me engano é no Mcbeth que Tolkien tirou algo para construír os Ents.
     
  16. Pandatur

    Pandatur Usuário

    As pessoas falam dessa relação Macbeth/SdA pelo fato de na peça de Shakespeare haver uma cena onde um exército (acho que o de Macbeth, não recordo, pois li a peça há uns 3 anos) marcha disfarçado de árvores. Isso teria chamado atenção de Tolkien e o inspirado a criar os Ents.
    Só que Tolkien não era muito fã de Shakespeare. Tolkien na verdade não gostava de Shakespeare. Então, eu não creio que essa inspiração seja verdadeira. Lembro até de ter comentado isso com o Deriel há uns anos, e ele me convenceu de que é bem improvável que Shakespeare tivesse inspirado o Professor.
    Eu creio que a isnpiração de Tolkien para os Ents esteja no seu grande amor pelas árvores. Vendo como o ser humano vinha devastando florestas, o lado "ambientalista" de Tolkien despertou, e o fez imaginar como seria se essas mesmas árvores pudessem reagir.
     
  17. é...hipoteses interessantes...
    mas também tolkien pode ter se inspirado em várias delas, seu afeto pelas "arvores e pela natureza juntamente com a história de shakespeare e várias outras fontes e influencias(como talvez até as das driades,concordo sobre o fato de serem sedutoras a até maliciosas mas elas também tinham um papel de protetoras da natureza).
     
  18. Níniel

    Níniel let's put a smile on that face

    Eu gosto muito dos Hobbits! São muito fofinhos! :grinlove:

    E o facto de ter sido a única raça criada pelo professor explica o facto de no início do SDA haver uma explicação de quem são, do seu aspecto, hábitos... Para que as pessoas os pudessem conhecer melhor. As outras raças, como provieram de lendas já eram mais ou menos conhecidas pelos leitores. E a história de SDA conta uma aventura dessa raça e de um povo específico que Tokien criou. São a base da sua obra. :D
     
  19. Lady Ellwen

    Lady Ellwen Estelion Maia...

    Eu tbm amo os hobbits!!!!! Eles sao tao fofinhos, tao meiguinhos, tao tudo de bom.... Eu so acho o Frodo meio chatinho...
     
  20. Darth Wookie o Maiar

    Darth Wookie o Maiar My precioussssss

    Essa pergunta e boa . No livro"o mundo magico de senhor dos aneis" tem todas as respostas para todas as tuas duvidas =] =]
     

Compartilhar