• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem sabe como é a história e Beren e Lúthien?

lipe

Usuário
Como que é a história de Lúthien?Já ouvi várias versões, mas alguém sabe qual é a versão verdadeira...ou pelo menos mais aceita?
 
Re: Qm sabe?!!?!

A história verdadeira - e única, até onde eu sei - é a que está no Silmarillion.

Resumindo absurdamente, e de cabeça (corrijam-me, se eu confundir as bolas): Beren vê Luthien, se apaixonam e ele resolve pedir a mão dela pro pai, Thingol. Ele exige as Silmarilli em troca da mão de Lúthien. Berem entra na fortaleza de Melkor e pega as pedras, enquanto Luthien o "hipnotiza", dançando pra ele. No final das contas, Carcharoth come a mão do Beren e ele morre. E aí eu já nem lembro mais :mrgreen:

Aliás, segue esses links no meio do meu post que você vai cair na Enciclopédia da Valinor e vai tirar as suas dúvidas melhor do que eu posso lembrar agora.
 
Última edição:
Quais são as "várias" versões da história de Beren e Lúthien, lipe? Agora fiquei curioso. Tb só conheço uma... :think:
 
Aqui neste texto fala um pouco da história deles.

A Enciclopédia Valinor também tem artigos sobre os personagens dessa história, assim como o TT1 já citou.

Edit:
Luthien o "hipnotiza", dançando pra ele.

Cantando :D

Só para terminar a história do TT1, depois que ele morre, ela vai atráz e canta para os Valar pedindo que eles possam voltar a viver. Os valar aceitam e os dois voltam para Terra média e vivem felizes para sempre. Ah, para sempre não, pois ambos voltam como mortais.
 
Última edição:
Mais uma coisa :mrgreen:

Beren não morre quando Carcharot arranca a mão dele, e sim quando Beren, Thingol e alguns outros sairam na caçada do Lobo e Carcharot ataca Beren mordendo em seu peito, é assim que ele morre. Depois disso continua a história que o Bagrong contou acima :mrgreen:.
 
E só uma observação...ele não arranca As Silmarilli, apenas uma, e logo em seguida Morgoth acorda com a lasca da adaga, que ao retirar a Silmaril se quebra e voa no rosto dele.
 
Indicaria a leitura no HoME III:

The
GEST
of
BEREN son of BARAHIR
and
LUTHIEN the FAY
called
TINUVIEL the NIGHTINGALE
or the
LAY OF LEITHIAN
Release from Bondage
 
Mas, beren nao esta com luthien em um dos contos em que ele diz que se ele pudesse passar tudo de novo com ela ele daria a outra mao dele ,, a ai eles realmente passam tudo de novo e o beren tah sem a otra mão e ele diz pele graça de mandos,, ??
 
_x_fairy_x_ disse:
E só uma observação...ele não arranca As Silmarilli, apenas uma, e logo em seguida Morgoth acorda com a lasca da adaga, que ao retirar a Silmaril se quebra e voa no rosto dele.
Mais uma obs... a faca se quebra ao tenrar remover a segunda Silmaril da coroa de ferro de Morgoth. Mas que eu me lembre, ele apenas se mexeu com a lasca batendo no seu rosto, mas não despertou completamente. Tanto que eles saem e alcançam o portão, onde Carcharoth já os esperava desperto (Luthien o botou para dormir logo ao chegar) e depois disso é que os que estavam adormecidos começam a despertar e fazer barulho...
 
McFeler disse:
Mas, beren nao esta com luthien em um dos contos em que ele diz que se ele pudesse passar tudo de novo com ela ele daria a outra mao dele ,, a ai eles realmente passam tudo de novo e o beren tah sem a otra mão e ele diz pele graça de mandos,, ??

Cuma?
Beren perde outra mão? Não tenho certeza, mas acho que não....
 
Puts esquessam o que eu disse, isso que eu disse é apenas um conto baseado neles (como um destino aleatorio dos dois feito por alguem em comum) peço descxulpas pela confusão.
 
Olha, já vi versões, ou talvez sejam como McFeler disse, apenas contos baseados, onde Beren não consegue, tornando a história bem mais triste, como se ele passa-se toda sua existência(carnal e espiritual), sofrendo por não conseguir ficar com Lúthien.
Já vi também que eles tiveram seu esforço recompensado pelos Valar, os quais tornaram eles estrelas, ou alguma coisa do tipo, para que os dois pudessem passar não apenas suas vidas juntos, mas também todas as eras.

Agora uma pergunta, se depois Beren é morto por Carcharoth, e o mesmo engole a silmaril, que só é recuperada pelo pai de Lúthien(certo?), o qual é morto pelos anões, quem entrega o colar a Lúthien?E o que acontece c/ ela?
 
lipe disse:
Agora uma pergunta, se depois Beren é morto por Carcharoth, e o mesmo engole a silmaril, que só é recuperada pelo pai de Lúthien(certo?), o qual é morto pelos anões, quem entrega o colar a Lúthien?E o que acontece c/ ela?
Os anões fugiram com o colar mas foram interceptados e praticamente todos morreram. O colar foi resgatado e enviado para Lúthien no local que ela morava com Beren, já como mortal. Dior (filho do casal) assume o lugar de seu avô e depois de um tempo recebe o colar num cofre ou algo parecido e sabe que seus pais morreram (dizem que não suportaram o brilho da jóia por muito tempo). Nova briga pelas Silmarilli (filhos de Feanor), vai parar com Elwing (se não me engano) que foge para a região costeira e Dior morre, os filhos do pulha voltam a atacar depois que Eärendil havia partido em busca de Valinor, Elwing se lança no mar, Ulmo a resgata e transforma em uma ave que vai cair no barco e... chega... :lol:
 
Só para completar, olha uma parte do artigo Eärendil, na enciclopédia Valinor:

Então, andava Eärendil nas suas viagens pelo mar, os restantes Filhos de Fëanor, entre eles Maedhros e Maglor, decidiram atacar os exilados de Gondolin e Doriath, para recuperarem as Silmarils que sabiam estar com eles. Assim se deu mais uma grande chacina entre Elfos, e Elrond e Elros foram feitos prisioneiros. Elwing atirou-se ao mar com o Silmaril, mas Ulmo levantou-a das águas e ela tomou a forma de uma ave branca e alcançou Vingilot, o barco de Eärendil.

Assim este, quase sem esperanças, tentou mais uma vez trespassar as sombras e encantamentos que cobriam Valinor. Pensa-se que foi graças à luz da jóia que Eärendil conseguiu então transpor com o seu barco esta barreira, alcançando a Terra Abençoada, onde trasmitiu finalmente a mensagem de auxílio de todos os Elfos e Homens livres da Terra-média. E teve sucesso, pois os Valar compadeceram-se deles, e enviaram o seu exército para a Terra-média.
 
E também tem a "Balada de Leithian", né? Sei lá, ou essa é a históra exclusivamente da Lúthien?
 
Nas revistas que lançaram com o titulo de o universo fantastico de Tolkien, é possivel achar dois ou mais contos diferentes sobre Beren e Lúthien, inclusive o conto a qual me referi, em que Beren perde a outra mão para viver tudo de novo com Lúthien.

Claro que os contos foram escritos por fans, mas a maioria dos contos são sobre o silmarillion e fugiram de controle, sendo postados na internet em sites duvidosos (como comunidades no Orkut) sobre as óbras de Tolkien, e neles não existe nenhuma referencia que diz que os textos são escritos por fans e não pelo próprio autor, causando grande confusão.

OBS. assim como lipe, eu também gostaria de mudar minha conta, sará que devo?
 
Melmaegwen disse:
E também tem a "Balada de Leithian", né? Sei lá, ou essa é a históra exclusivamente da Lúthien?
"Balada de Leithian" é uma balada (8-O) que conta a história de Beren e Lúthien em detalhes.
 
É um belíssimo poema. Vejam um pequeno trecho:

OF LUTHIEN THE BELOVED

Such lissom limbs no more shall run
on the green earth beneath the sun;
so fair a maid no more shall be
from dawn to dusk, from sun to sea.
Her robe was blue as summer skies,
but grey as evening were her eyes;
her mantle sewn with lilies fair,
but dark as shadow was her hair.
Her feet were swift as bird on wing,
her laughter merry as the spring;
the slender willow, the bowing reed,
the fragrance of a flowering mead,
the light upon the leaves of trees,
the voice of water, more then these
her beauty was and blissfulness,
her glory and her loveliness.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo