• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem matou o Nazgûl no RdR? O Merry ou a Eówyn?

Quando se diz que nenhum homem pode matar o Rei-bruxo, o que quer se dizer é que nenhum HUMANO pode matá-lo. O fato de Éowyn ter dito que ela não era homem, ao meu ver, foi apenas uma "piada", cujo humor reside no fato de a mesma palavra ser empregada para designar um membro de uma raça (os humanos) e um gênero desta mesma raça (os indivíduos do sexo masculino).


Pelo que pude entender, não era sabido até então se a profecia queria dizer com a palavra "homem" se tratava de gênero masculino ou de raça. É aquela coisa lacônica das profecias, previsões, horóscopos etc etc ... :lol:
O interessante está mesmo na imprecisão; a margem para divagações deixada para nós e o material que nos é dado para preenchê-las.
E o mais legal dessa estória (na minha opinião) é que Tolkien não nos deixou a resposta... já que o Nazgûl foi morto tanto por uma mulher, quanto por um não-humano.

E sim... na minha opinião, ele foi morto por ambos. Um não teria conseguido sem o outro.
 
Foi a Eowyn, o Merry só deu uma ajudinha...
Aliás isso foi bárbaro, eu me emocionei mto quando li essa parte e principalmente a morte do Theoden.
Eu admiro muito a Éowyn, para mim ela tem muito mais coragem que muito marmanjo que apareceu na história. Ela é destemida e leal. Luta pelos seus objetivos e isso é admirável!
 
Hmmm... gosto da Eówyn. Das "mulheres de Tolkien" é uma que se destaca. É guerreira, corajosa, não se curva ao que lhe é imposto. Mas ainda acho questionável o principal intuito dela ao sair para tal batalha.

E, também - apenas outra opinião minha - percebo que as meninas tentam puxar a brasa para a sardinha da Eówyn... coisa que me faz teimar mais ainda: matar o rei bruxo foi trabalho de ambos. Não há como eleger um deles pois um não conseguiria sem o outro. :D

Dizer que foi apenas a Eówyn, daria na mesma que afirmar que o único responsável pela destruição do anel foi o Smeágol. :P
 
Analisando a situação friamente os dois mataram o Senhor dos Nazgûl. Fato.
Éowyn não teria conseguido matá-lo se Merry não tivesse intervido e o ferido na perna com a lâmina trazida da Colina Dos Túmulos, assim como teria sido impossível para o Hobbit matá-lo sozinho. Até porque, apesar de não ser humano ou elfo, Merry era do sexo masculino, e nenhum homem poderia matar o tenente de Sauron, claro que, depende da forma como se analisa a situação da profecia, tanto que ele ficou assustado quando cosntatou que o soldado era uma loira de cabelos compridos, e o fato de ter recuado possibilitou que Merry o atacasse na panturrilha.
Por isso digo que, na verdade, foram os dois.
Melhor resposta.
 
Na minha modesta opinião, o golpe fatal é que determina o assassino, mas o Merry ajudou, com certeza, na morte.
 
Gosto de pensar que foi uma ação conjunta, já que (se bem me recordo) tinha uma profecia que dizia que "nenhum homem poderia derrotar um 'Espectro do Anel'"

Parte-se do príncipio que Eowyn não é "homem" justamente por ser mulher e Merry não é classificado como homem também e sim como Hobbit do sexo masculino.
 
Gosto de pensar que foi uma ação conjunta, já que (se bem me recordo) tinha uma profecia que dizia que "nenhum homem poderia derrotar um 'Espectro do Anel'"

Parte-se do príncipio que Eowyn não é "homem" justamente por ser mulher e Merry não é classificado como homem também e sim como Hobbit do sexo masculino.

Realmente, Merry é um Hobbit (uma criatura criada pelo Professor) e não um homem, Eowyn é humana mas é uma mulher, neste casso a profecia se concretizou. E quem realmente matou o nazgul foram os dois juntos, um não teria sucesso se não fosse pela ajuda do outro.
 
Claro, claro :roll: Tanto que muitos homens de fato ameaçaram o Rei Bruxo :roll:

E Merry não era um Homem, era um Hobbit. E Tolkien faz aquela cena da Éowyn, com ela falando "I'm no man" é sem sentido e despropositada por parte de Tolkien.

Fala sério :obiggraz:

Merry teve participação no caso, claro, mas quem matou o Rei Bruxo foi de fato Éowyn, não há dúvidas.
Hã... aquilo foi um jogo de palavras. Simples assim.
 
Bom, isso é muito claro no livro! Não existem dúvidas a respeito de tal fato.

Mas antes de responder gostaria de dizer uma nota sobre o Rei Bruxo. O servo "number one" de Sauron era uma grande personalidade no quesito "Senhor do Mal" (risos!!!). Um grande guerreiro, corajoso, destemido.

Entretanto, no servo "Number One" (o Rei Bruxo), ele carregava duas essências, uma das quais era a essência humana, mesmo que esta fosse "quase algo bem no seu limiar da escassez". Ou seja, a essência era traduzida em medo e insegura, além claro das incertezas da vida imbutida no mesmo...
Para isso se tem as provas dos momentos em que Angmar temia os homens. Sim! É verdade! Esse sujeito temia os homens de Gondor, embora houvessem períodos em que ele (Angmar) os desafiava. Angmar temia os reis de Gondor e ao mesmo tempo desafiava.

Esse desafio seria a outra essência, a tal essência da maldição proveniente dos malefícios "demoníacos" engajados nos desejos dos anéis de poder onde uma coragem camuflada se fazia presente na mente e espírito do Rei Bruxo.

Agora, voltando ao assunto chave, eu compreendo que a morte do Rei Bruxo foi promovida por duas etapas:

Etapa nº 1: Merry não perde a oportunidade e desfere um golpe mortal pelas costas, rasgando e ferindo a "carne" o Senhor dos Nazgûl. Esse golpe deixa o Rei totalmente desnorteado, fraco, inseguro, em dúvida, muito ferido; a essência humana naquele momento se fez presente...

Etapa nº2: Éowin, por ser mulher e pela sua coragem, força e confiança desfere o golpe final que acaba por desfazer o efeito do Um Anel e tira a vida do Rei Bruxo. Havia aquela "tradição" ou "lenda" onde nenhum homem poderia matá-lo. Realmente isso era verdade e fez valer no dia da Batalha dos Campos de Pelennor.
Acho que o próprio Rei Bruxo deu "Graças a Deus" por ficar liberto da maldição dos anéis de poder e dessa forma descansar em "paz".
A morte do Rei Bruxo foi uma espécie de "redenção" para o mesmo, uma libertação...

Rei Bruxo! Pode levantar as mãos para o céu e dizer: "Graças a Deus estou livre! Sou um homem livre!
Posso descansar em paz agora esperando o chamado de Eru...(risos)
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo