• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem é mais poderoso e Cruel? Sauron ou Melkor?

Pensando nesse ponto, você pode ter razão.

Mas não se esqueça que Sauron foi denominado, pelos próprios povos livres, de Gorthaur, o Cruel. Acho que é algo para pensar.

Abraço
Pior bem colocado:cerva:
Mas só tem um jeito d saber!, é colocar os dois pra se pegarem(o que isso:blah: )mas isso é meio empossível!
:cerva:
 
Pensando nesse ponto, você pode ter razão.

Mas não se esqueça que Sauron foi denominado, pelos próprios povos livres, de Gorthaur, o Cruel. Acho que é algo para pensar.

Abraço

Claro, não disfaço o que disse, e concordo plenamente, Sauron era extramemente cruel, foi conhecido como "O Pútrido" (tradução de Sauron, saurë = podre; quenya) na Primeira Era pelos elfos, ainda na Ilha dos Lobisomens seria mais tarde conhecido como Gorthaur, "O Cruel".
Realmente, não digo que ele não fosse cruel, apenas que seu Mestre fora quem o guiou e ensinou os caminhos da crueldade, claro, o discípulo pode superar o Mestre, não dúvido, mas tratando-se do mais poderoso dos Valar, creio que seja mais seguro analizar as efetividades de suas ações, do que a "taxa de crueldade" de cada um, seria bem difícil. =]

Abraços! :abraco:
 
Pois é, acho que é complicado mesmo dar uma "nota" para a crueldade dos dois. Ambos foram terríveis, ao seu tempo. Mas minha opinião pende para o lado de Sauron, apenas pelo tempo que ficou na ativa...
 
Realmente, acho que Sauron era um mero peão.
Melkor era a caracterização de toda maldade e crueldade.
 
Melkor foi quem "trouxe" o mal para Arda, ele era o mal, da maldade dele, e das suas palavras venenosas, que Sauron caiu. Melkor era um Vala, o mais poderoso dos Valar, Sauron era Maia...Melkor também era mais poderoso.....

Exato, acho que ele era tanto mais poderoso, como mais cruel, porque nos seus pensamentos, ele via crueldade, destruicao e tambem ganancia em tudo, querendo dominar todas as coisas. Sobre o poder, acho que ele chegou a quase dominar Arda, enquanto Sauron nao conseguiu fazer que seu poder nem se quer vingasse predominantemente.
 
Creio que Sauron se tornou mais inteligente que Morgoth em seus "reinados". Enquanto que Morgoth tinha aliados mais por medo do que por algum convencimento, Sauron, mesmo pondo medo, era mais estrategista. Uma coisa que acho que se assemelham é no desespero, mesmo Sauron sendo aquele mais "pensador" das coisas.
 
Melkor com certeza era mais poderoso, creio que Sauron era mais cruel mesmo, e quanto à maldade de ambos fico em dúvida qual a maior...
Sim, maldade e crueldade são duas coisas diferentes...
Um tirano que manda seus servos realizarem o trabalho sujo é mais mau do que cruel, pois deseja que aquilo seja feito mas não tem coragem pra fazer ele mesmo, enquanto o servo que faz aquilo porque é mandado é mais cruel do que mau, pois consegue tranquilamente (ou quase) realizar o dito trabalho sujo, mas não faz isso por vontade própria (ou ao menos dá essa desculpa para si mesmo), bom não sei se conseguiram entender, a diferença é tênue mas existe...

Enquanto o desejo inicial de Melkor de criar se tranformou no desejo de destruir e mandar tudo pro espaço, Sauron corrompia e desejava que tudo se ajoelhasse aos seus pés, sem falar que enquanto o outro se corrompeu sozinho e meio que sem perceber caiu cada vez mais, Sauron foi atrás da própria corrupção, ele desejou ser daquele jeito, é muito diferente...

Mas às vezes fico pensando...se Eru é tão perfeito, sabe tudo e poderoso, então ele criou Merkol para ser daquele jeito, em outras palavras ele teria sido o criador do "mal", enquanto Merkol apenas seu veículo para espalha-la, sem contar que se fez isso sabendo de tudo que ocorreria ele com certeza seria o mais cruel por fazer as coisas desse forma, pois mesmo que necessário, ainda é cruel, porém não necessariamente "mau" ("os fins justificam os meios": às vezes é valido, pelo menos quando o fim em si é "bom" ou "nobre", e quando ele não é ofuscado pelos meios cruéis que se fizeram "necessários") ...

Caso não tenham entendido o que quis dizer sobre a diferença entre crueldade e "maldade" é só falar que tentarei usar exemplos melhores do que aquele (não é muito difícil...).
 
Mas às vezes fico pensando...se Eru é tão perfeito, sabe tudo e poderoso, então ele criou Merkol para ser daquele jeito, em outras palavras ele teria sido o criador do "mal", enquanto Merkol apenas seu veículo para espalha-la, sem contar que se fez isso sabendo de tudo que ocorreria ele com certeza seria o mais cruel por fazer as coisas desse forma, pois mesmo que necessário, ainda é cruel, porém não necessariamente "mau" ("os fins justificam os meios": às vezes é valido, pelo menos quando o fim em si é "bom" ou "nobre", e quando ele não é ofuscado pelos meios cruéis que se fizeram "necessários") ...
Então Ereinion eu acredito que Eru sabia de todos os desejos de seus Valar, mas Ele, em toda sua sabedoria nunca proibiu nenhum de fazer nada. Melkor teve o direito de escolher os caminhos que ia tomar. Ele estava sedento por mais e mais poder, mas poderia ter refletido e mudado de postura. Eru, a meu ver, ocupou com maestria sua posição de "Deus" na obra. Se ele usasse seu poder para castigar Melkor sem que antes esse tivesse feito algo de cruel estaria cometendo um erro. Julgando sem que o ato de maldade tivesse sido feito. Não sei se está claro, mas sei que foge um pouco do tema do tópico.
:roll:
 
Não estava falando de castigo, apenas de que se ele não desejasse que fosse dessa forma também não o teria feito assim...como disse, pode ter sido necessário que fosse dessa maneira, pois acredito que nenhum de nós tenha alguma idéia do que seria um mundo sem "maldade" (prefiro "pontos de vista diferentes", mas não é essa a questão...), e é natural que onde quer que se tenha escolhas sempre exista uma mais "sombria", e sendo assim apenas desse jeito seria permitido que caminhos diferentes sejam tomados, ou seja, o dito "livre arbítrio"...
A questão é que por faze-lo dessa maneira teria sido ele o criador do "Mal", mas não necessariamente o adotaria, bem pelo contrário, tomaria uma posição "neutra", enquanto permitiria ao resto do povo escolher, tendo como exemplo do outro lado Morgoth...Como disse, isso não o faz de nenhum modo "mau", mas na minha opinião cruel, pois ele permanece acima de tudo e bem tranquilo enquanto o resto do povo sofre e se dá mal devido à suas escolhas muitas vezes feitas às cegas ou devido às escolhas "más" de outras pessoas...
Engraçado como isso me lembra uma outra coisa...
 
Quer dizer, não era o desígnio de Eru que Melkor fosse mal, mas sim que ele tivesse o livre arbítrio para escolher o que faria com os grandes poderes que lhe foram dados.

Melkor na verdade era um contestador. A gente sempre pensa nele como um tirano, mas talvez ele simplesmente estivesse cansado de ver o mundo como ele era. Por isso eu sustento que Melkor simbolizava mais a transformação destrutiva do que a crueldade...
 
Sim, de fato.
Analisando desta forma, temos que ele era puramente destrutivo, e Tolkien coloca isso.

Não vejo a obra, por mais que muitos assim desejem, como algo maniqueísta.

Abraços.
 
Vou citar um trecho no Silmarillion, para deixar claro sobre quem era mais maligno. Não sei se este já foi citado antes, então me desculpem.

Página 23,24. Último parágrafo do Valaquenta.

"Entre seus (Morgoth) servos que possuem nomes, o maior era aquele espírito que os eldar chamaram de Sauron, ou Gorthaur, o Cruel. No início, ele pertencia aos Maiar de Aulë e continuou poderoso na tradição daquele povo. Em todos os atos de Melkor, o Morgoth, em Arda, em seus imensos trabalhos e nas trapaças originadas por sua astúcia, Sauron teve participação; e era menos maligno do que o seu senhor somente porque por muito tempo serviu a outro, e não a si mesmo. No entanto, nos anos posteriores, ele se elevou como uma sombra de Morgoth e como um espectro de seu rancor, e o acompanhou no mesmo caminho desastroso de descida ao Vazio."

É isso ai.
 
Vou citar um trecho no Silmarillion, para deixar claro sobre quem era mais maligno. Não sei se este já foi citado antes, então me desculpem.

Página 23,24. Último parágrafo do Valaquenta.

"Entre seus (Morgoth) servos que possuem nomes, o maior era aquele espírito que os eldar chamaram de Sauron, ou Gorthaur, o Cruel. No início, ele pertencia aos Maiar de Aulë e continuou poderoso na tradição daquele povo. Em todos os atos de Melkor, o Morgoth, em Arda, em seus imensos trabalhos e nas trapaças originadas por sua astúcia, Sauron teve participação; e era menos maligno do que o seu senhor somente porque por muito tempo serviu a outro, e não a si mesmo. No entanto, nos anos posteriores, ele se elevou como uma sombra de Morgoth e como um espectro de seu rancor, e o acompanhou no mesmo caminho desastroso de descida ao Vazio."

É isso ai.

Não seriam então, ambos equivalentes em maldade e crueldade? Porque Melkor era mais poderoso e cruel, mas então após o fim dele, Sauron, que agora não servia mais a outro, então seria igualmente maligno e poderoso.
Foi isso que entendi na tua citação, pois nela fala que "somente" porque por muito tempo serviu a OUTRO (Melkor).
 
Creio que Sauron, em seu reinado, se tornou mais poderoso que Melkor, no fim de seu reinado. Isso porque Morgoth precisou modificar as coisas para que ficassem como ele quisesse, ou seja, usou de seu poder para controlar outros, destruir coisas, e gastou muito isso. Mas na época em que Sauron se tornou "popular", o mal já existia, e ele não precisou usar muito de seu poder, mas somente com relação aos Anéis; a TM já estava corrompida.

Morgoth não pensou, pois queria somente a destruição e pronto. Sauron pensou, pois queria não somente a destruição, mas o domínio, depois que algo grande fosse feito [O Um]. Portanto, Morgoth é mais cruel que Sauron.
 
Última edição:
Eu acho que Melkor era o mais poderoso, pois como já foi dito, ele criou o mal, foi ele quem corrompeu os seres de Arda, ele tinha poder o bastante até para corromper aos Maiar.
Já Sauron era o mais cruel, porque ele servia a Aulë e passou a servir Melkor, ele "escolheu" ficar do lado mal, ele foi aumentando sua maldade com os atos de crueldade que praticava para seu novo mestre até que ficou mais cruel que o mesmo... no entanto ele não tinha tanto poder quanto Melkor, pois ele era apenas um Maiar, e nunca chegou a ser um Valar, sendo assim ele não superou seu mestre em questão de poder.
 
acho q melkor era tanto mais maligno como poderoso que sauron, pois ele foi o primeiro a se manifestar como maldade..........

e sauron foi o seguidor de melkor8-O
 
Qm ensinou o Sauron a ser mal???
Qm pregou a destruição e o caos em arda??
Qm fudeu com tudo???
Qm que destruiu a luz duas vezes??
O Sauron é apenas a sombra do que Melkor foi em termos de crueldade e maldade, só existe UM senhor do escuro e esse é Morgoth, que causou tanta dor entre os eldar e os homens e todas as outras raças e seres criados pelos valar e por Illuvatar
 
Ótima citação Varnon, e além desse trecho ainda temos (não me recordo se em cartas ou nos HoME) a menção do autor com relação a efetividade de Melkor e Sauron em seus respectivos contrextos, onde Tolkien diz que Sauron (exatamente por ter servido a aleguém) demorou-se mais em sua queda moral, o que por sua vez possibilitou maior efetividade em suas ações em Endor, isso analogamente ao curso das ações de seu Mestre na Primeira Era.

Abraços.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo