• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem é mais poderoso e Cruel? Sauron ou Melkor?

Melkor foi a essência do mal, era mais poderoso e mais cruel.
Porém Sauron, como seu criado, herdou dele o seu mal e também foi muito poderoso e cruel. Acho que não pode ser feita um comparação entre os dois, por terem tido seus apogeus em eras diferentes, e por um ser valar e o outro maiar. Se for pra ser feita essa comparação Melkor ganha fácil.
 
Esses tópicos de opinião deveriam estar no "de fã pra fã" como enquete.
lá já está tudo destruído mesmo, não é necessário trazer o mesmo caos pra cá.

Quanto ao mais poderoso, sem dúvida melkor leva, mas quanto à crueldade, os dois não ficam tão distantes.
 
Pra mim cada um era poderoso e cruel do seu jeito.... e existe uma grande diferença de tempo entre o auge de cada um....
Os dois são muito poderosos mais cada um tem seu valor se podemos dizer assim:think:
Mais por ser o mestre d Sauron talves Melkor possa ser mais poderoso.
Mas temos q ver q Sauron foi mais esperto colocar todo o seu mal em um anel para q se ele fosse destruido o seu espirito continuaria vivo:yep:
Um :abraco:
 
Mais poderoso era Melkor, sobre isso não há dúvidas...

Mas no quesito crueldade, minha opinião pende para o lado de Sauron, visto que seu desejo de dobrar os outros à sua vontade parece ter sido mais fundamentado e incrementado do que o de Morgoth...
 
Concordo com Aldamar quanto a supremacia Melkor

No entanto deve-se lembrar que em seus devidos tempos de apogeu cada qual tinha seu modo de ser mal e cruel.
Melkor ensinou a Sauron artimanhas das mais variadas e o moldou a sua ...semelhança. Embora eu ache sauron mais criativo na fina arte de ser mal(huahuahuaha)
Não há bem como compara-los devido ao tempo e o método de seus atos. Talvez poder apenas não seja um bom termometro p isso.
Invariavelmente eh mais comum q se saiba meis de Sauron (popularizado no titulo O Senhor dos Aneis) e que ele seja o foco mais comum de atenção pois a saga do anel é a mais conhecida q Melkor(o todo poderoso do inicio da criação de Arda)
Não se deve descartar suas cartadas sacanas e sua crueldade de modo algum
se Sauron sabe algo....aprendeu com ele boa parte do Know How do vilão
Não me perguntem quem escreveu o manual....Melkor responde por si!
 
Melkor é muito mais poderoso e cruel!! tanto que ele causou os maiores sofrimentos aos povos da TM. asté no Silma mostra sua crueldade quando ele coloca em tormento e flagelos Hurin e os amigos de Berem. Mas Sauron é muito mais criativo, talvez por possuir menos poder ele pensava que deveria usar sua mente aguçada e tudo o que aprendeu com Melkor para realizar seus designios:think:
 
Ontem eu li mais uma vez o trecho sobre a cançaõ...Melkor foi o primeiro ser a sentir inveja, e ter maldade, ele "gerou" a maldade, posso estar falando besteira, mas acho que Melkor, seria a visão de Tolkien sobre Lúcifer. Ele era o mais poderoso dos Ainur, assim como Lucifer, que era o anjo mais poderoso, e sentiu inveja de Eru, assim como Lúcifer.
E sendo ele A Maldade, nada seria mais cruel que ele.
 
Discordo de que saurom seja mais cruel, Melkor foi a origem ou renovação de todo o mau, saurom foi o dicipulo, que temta impor seu dominio sobre o mundo por varias eras. Ai me surge uma duvida, onde esta Melkor?

Maximus, veja que Melkor, depois da Guerra da Ira, é acorrentado e jogador pelos Valar através da Porta da Noite. Está portanto no Eterno Vazio.
Ao redor, existe uma guarda permanente e por vezes Earendil vigia o céu.

Sabemos, no entanto, que mesmo após sua queda as sementes de Melkor continuaram a agir até depois da QE.

Valeu. =]
Obrigada grlopez! Agradeço pela resposta ao meu nolyon!:abraco:

Agora, lendo tudo o que foi dito até aqui, chego à conclusão que Melkor começou a obra de maldades, crueldades e poder e Sauron continuou. Fazendo uma comparação bem tosca é algo como Bilbo ter começado a escrever o Livro Vermelho e Frodo ter continuado...
Para mim Melkor foi o mais poderoso, porque mesmo preso no vazio ele continuou agindo, pelas mãos de seus discipulos, em especial Sauron. Que por sua vez aprendeu bem a lição!:eh:
 
Esses tópicos de opinião deveriam estar no "de fã pra fã" como enquete.
lá já está tudo destruído mesmo, não é necessário trazer o mesmo caos pra cá.

Quanto ao mais poderoso, sem dúvida melkor leva, mas quanto à crueldade, os dois não ficam tão distantes.
Reclamações referentes a qualquer bagunça que você ache que tenha em qualquer sub-fórum por favor encaminhe para o Fale Conosco.
 
Creio que não seja opinião pessoal, mas sim algo passível de análise.
Como já discutido, Tolkien faz colocações acerca da questão, em seu determinado contexto. Obviamente Melkor é incomparável em poder, mas então podemos discutir a efetividade de cada um, o que não foge ao cerne da questão. Sauron também era poderoso, e justamente por isso ocorre a questão por Tolkien citada de Sauron ter sido mais efetivo na Segunda Era, talvez, que seu Mestre o fora em toda Primeira Era do Sol e da Lua.
De fato, é algo de relevar-se tratando dos acontecimentos.

Porém, como já colocado, em momentos inciais nada pode equiparar-se à Melkor senão Ilúvatar.

Abraços.
 
Como já dito anteriormente, Melkor era sem dúvida mais poderoso que Sauron, visto que ele era um Vala, enquanto Sauron era "apenas" um maia. Quanto a crueldade, ainda penso que Melkor era mais cruel que Sauron. Tenho em mente que Melkor foi uma espécie de mestre de Sauron, e não creio que o Senhor do Escuro tenha superado seu mestre nem em crueldade e muito menos em poder. O que não se pode discutir é que, tanto Sauron quanto Melkor, trouxeram muito sofrimento aos povos da Terra Média.
 
De fato, é esse um consenso.
Melkor seria mais poderoso, e creio que seus intentos mais cruéis.
Diferente seria medir a intensidade de seus atos, como disse, que deve ser analisado nos contextos coerentes.

Abraços.
 
Aracáno, devo discordar somente de uma coisa...

Não acredito que Melkor seja mais cruel do que Sauron. Enquanto as ações de Melkor vinham do desejo de transformar, as de Sauron vinham do puro e simples desejo que subjugar todas as formas de vida a seu comando.

Pense por exemplo: Se você é um Rei tirano, você tem lacaios para fazer o trabalho sujo. Seus lacaios infligem penas diretamente, e isso os faz mais cruéis que você.

Da mesma forma funcionava para Sauron. Creio que até mesmo durante o reinado de Melkor ele deve ter feito coisas horríveis nos calabouços de seu posto avançado.
 
Aracáno, devo discordar somente de uma coisa...

Não acredito que Melkor seja mais cruel do que Sauron. Enquanto as ações de Melkor vinham do desejo de transformar, as de Sauron vinham do puro e simples desejo que subjugar todas as formas de vida a seu comando.

Pense por exemplo: Se você é um Rei tirano, você tem lacaios para fazer o trabalho sujo. Seus lacaios infligem penas diretamente, e isso os faz mais cruéis que você.

Da mesma forma funcionava para Sauron. Creio que até mesmo durante o reinado de Melkor ele deve ter feito coisas horríveis nos calabouços de seu posto avançado.
eu concordo com vc nos não podemos nos esquecer d que na época d Melkor o Sauron ja estava la fazendo as suas crueldades.
Mais eu só sei d uma coisa independente d quem seje masi cruel eu é que não gostaria d me encontrar cara a cara com aalquer um deles8-O
Um braço:D
 
Pra mim cada um era poderoso e cruel do seu jeito.... e existe uma grande diferença de tempo entre o auge de cada um....
Concordo, mas Melkor era pior, acho. Se ele não fosse mau, Sauron também não seria! Na verdade, nem existiria o mal. Ele é responsável, portanto, por todas as coisas ruins.
 
melkor era o maispoderoso, sme duvidas, tambem acredito que ele seja o mais cruel, mas de forma diferente dá de Sauron como Skanoff disse os metodos de ser Mal eram diferentes e apesar de que Sauron tenha provado ter uma mente perfil em crueldade eu ainda acho qeu Melkor era pior.
 
melkor era o maispoderoso, sme duvidas, tambem acredito que ele seja o mais cruel, mas de forma diferente dá de Sauron como Skanoff disse os metodos de ser Mal eram diferentes e apesar de que Sauron tenha provado ter uma mente perfil em crueldade eu ainda acho qeu Melkor era pior.
so tenho uma coisa a dizer!
APOIADO:cerva:
 
Aracáno, devo discordar somente de uma coisa...

Não acredito que Melkor seja mais cruel do que Sauron. Enquanto as ações de Melkor vinham do desejo de transformar, as de Sauron vinham do puro e simples desejo que subjugar todas as formas de vida a seu comando.

Pense por exemplo: Se você é um Rei tirano, você tem lacaios para fazer o trabalho sujo. Seus lacaios infligem penas diretamente, e isso os faz mais cruéis que você.

Da mesma forma funcionava para Sauron. Creio que até mesmo durante o reinado de Melkor ele deve ter feito coisas horríveis nos calabouços de seu posto avançado.

Entendo suas colocações, mas creio que analisando desta forma não teríamos uma constatação acerca da crueldade, mas como disse antes (e como Tolkien cita) trataria da eficiência de Sauron.
Melkor era puramente niilista, egocêntrico, e para isso usaria de quaisquer que fossem as formas para "transformar" as coisas a sua volta de acordo com seus intentos.
De certa forma, Melkor criou as concepções de crueldade, Sauron mais tarde viria a ser seu servo, e a seguir os intentos de seu Mestre.
O que, assim como citado por Tolkien, é interessante de observar, é que Melkor, devido ao puro niilismo, age como que de forma "inocente", e não havia onde apoiar-se, a não ser em si mesmo.
Sauron teria sido mais efetivo em seus planos na Segunda e Terceira Era exatamente por esses motivos, por mais que ele pregasse o atéismo, ele mesmo cria em Melkor como uma divindade a qual seguir, enquanto ele tentava imitar seu Mestre, tinha onde sustentar-se além de sua própria vontade, o que faltou a Melkor na Primeira Era.
Mas, mesmo assim, as atitudes cruéis de Sauron não são nada mais que seu inconsciente tentado seguir as ações de seu Mestre.

Melkor foi o precurssor da crueldade em Arda.

Abraços.
 
Pensando nesse ponto, você pode ter razão.

Mas não se esqueça que Sauron foi denominado, pelos próprios povos livres, de Gorthaur, o Cruel. Acho que é algo para pensar.

Abraço
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo