• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem é mais forte o bem ou o mal ?

A primeira coisa que me vem na cabeça é:

Bem - o que nos ajuda, ou ajuda a alguém

Mal - o que nos atrapalha, ou atrapalha a alguém

Daí se conclui que poderiam existir coisas que são boas e más ao mesmo tempo. Boa para uma pessoa, e má para a outra.

Então, poderíamos redefinir:

Mal - O que atrapalha alguém

Bem - o que ajuda a pelo menos alguém, sem atrapalhar ninguém.


Alguém concorda ?
 
Bem e mal andam juntos sempre.
Não atrapalhar alguem é algo muito relativo. A pessoa q pratica o bem pensa q não atrapalha/prejudica alguem, mas outra pessoa pode ver isso de outra maneira.
 
"Você poderia dizer que a tempestade é ruim e o dia de sol é bom? Será que uma árvore na floresta diria isso? Que a chuva é ruim e o sol é bom? Penso eu que ela, na sua sabedoria, afirmaria ser necessário tanto um quanto o outro. A árvore faz parte da natureza, do Todo; e estando inserida no contexto das forças naturais, não as teme. Simplesmente sabe que são necessárias. Quer ver outro exemplo? Uma lâmpada! Que ilumina, que nos faz ver as coisas como elas são de fato. A luz produzida pela lâmpada é resultado de sua forças, de um pólo positivo e outro negativo-daí temos a luz. Sem os dois pólos, sem os prótons e os elétrons, jamais haveria a lâmpada! Quando estamos integrados á natureza, fazendo parte deste Todo e compreendendo as forças pelas quais o Universo é regido começamos a compreender que esta dualidade permeiatudo que existe, Dia e Noite, Vida e Morte...é o principio milenar de sabedoria expresso no TAO, no Yn-Yang. Você sabe! Quanto mais compreendemos que o Universo caminha e se alterna dentro de um ciclo e que isto é a pura expressão daa Perfeição, mais claro fica que, em realidade, o Bem e o Mal não existem como Absolutos. Eles são procutos da nossa imaginção, da nossa criatividade, são apenas referenciais, conceitos criados pelo ser humano a nível de definição. Nunca Verdades Absolutas!"
"O Bem e o Mal são complementares, e não opostos. O termo 'oposto' é ruim. 'Opositor' já decodifica subliminarmente uma idéia de maldade e isto está muito ligado ao nosso instinto do que à realidade. Eu nem gosto desse termo 'Bem' e 'Mal', melhor seria usar qualquer outro termo mais neutro porque são apenas coisas diferentes em essência. Não estão ligadas a sentimento de bondade e maldade. Isso é fruto da mente humana que, em sua pequenez, não compreende plenamente a verdade acerca das leis que regem nosso Universo. O nosso Sol, por exemplo: é graças ao calor dele que existe a vida nesta Terra da forma como
a conhecemos. Mas imagine o planeta Mercúrio, tão próximo do Sol que sua temperatura média é tão absurdamente alta que impossibilitou a vida. Quer dizer então que o Sol só é 'bom' aqui no nosso planeta ? Em Mercúrio deveríamos dizer : 'Oh, que Sol mau, torrou o planetinha!'"

em outras palvras..concordo com o avenger :think:
 
Não existem tais coisas chamadas Mal e Bem, existem apenas diferentes pontos de vista

Se a natureza humana não fosse inconstante, o mínimo que posso dizer é que o mundo seria BEM diferente.
Não existe "poder" mais forte, já que o bem de um é o mal de outro...
 
Alcarin disse:
"O conceito de bom e mal muda com o tempo. Há 200 anos não havia mal em matar um escravo sem alma de tanta pancada, entre os japoneses na Era TOkugawa, era considerado um bem matar alguém cuja honra foi tirada."

Conheço um pouco sobre isso... mas não fora diferente com os astecas que matavam para agradar um deus, ou com as "bruxas"´...

Isso só faz reforçar mais ainda o meu ponto... :mrgreen:

Abri um tópico pra falar disso.
 
Eu acho que os dois são bem fortes. e não há como compará- los.
Porém , se a pergunta fosse: qual é mais fácil para escolher, o bem ou o mal?
seria o mal, pois é a que é mais fácil de seguir. Não é verdade que é mais fácil fazer maldades do que bondades?
 
eru desculpe pela demora..^_^

bem vamo lá..
esses dias eu estava pensando sobre as considerações.. de bem e mal.. conceitos,.. as verdades e mentiras do passado.. de hoje e talvez do futuro..
tentarei ser um pouco atrevido... :aham:
vc está certo em dizer que realmente o "bem eo mal" são conceitos que mudam com o passar do tempo...( tá veio na cabeça agora que tempo tb é um conceito dos humanos mas isso merece outra mensagem)...
oque é verdade pra uns hoje... não foi no passado... e oque é erro hoje já foi verdade no passado tb... mas olha no que pensei...
Bem e Mal... verdade ou mentira... certo ou errado... não só tem a ver com oque vc aprendeu ou com oque pratica a sociedade( costumes leis etc)
tem a ver com objetivos
como assim..?
cada ser humano cedo ou tarde tem objetivos na vida...
Graças a esse livre arbitrio que temos podemos definir nossa verdade ou mentira.. de acordo com nossos objetivos....ora posso trabalhar feito um louco todos os dias para poder ter meu carro... e acabar com minha saude sem pensar nela.. ora é meu objetivo... minha verdade... ninguem poderia chegar pra mim e dizer que oque faço e errado.. porque eu não acho isso...isso que eu chamo de verdade propria... ou caminho...
vc escolhe o caminho que quer seguir....
tirando o caminho que cada pessoa escolhe... existe a realidade a nossa volta..( que vou chamar de ambiente). Esse ambiente que dita, sim alguma das escolhas que fazemos.. por exemplo...hoje um kra pode escolher que vai fazer de tudo para ter aquela televisão de tela de cristal liquida... ou aquela moto do ano... ou que vai estar pronto a qualquer hora que quiser quando desejar estar pronto...hehehe...
Ambiente que dita hoje... Ambiente diferente que ditou diferente em outra epoca...exemplos...
para a igreja catolica em certa epoca era certo caçar bruxas e hereges( para tirar os rebeldes... ou as pessoas de conceito diferente do seu) porque exercia assim terror entre a população, um jeito de impor a lei e costumes deles... Hitler acreditava ser a pura verdade a supremacia branca e seu direito sobre muitas coisas...os japoneses com seus rituais de honra..(haraquiri)... e até mesmo os kamikases e os homens bombas de hoje... a verdade deles segue o objetivo de algo... pessoa, sociedade, lider..etc....
Mas... ai chegamos a um ponto... o caminho de uma pessoa, ou grupo,sociedade...de acordo com seus objetivos... pode ser a verdade valida para todos... ou a mentira...?

o Atrevimento:..acho que uma verdade (bem, certo) que é VALIDA para todos seja uma verdade absoluta...
Mas ai entra uma continuação da discussão... oque é bem e oque é mal para o ser humano... tirando claro os objetivos... essa questão ou discussão tem muito mais a ver com o modo como percebemos o mundo..
como aprendemos e sentimos ele...
ahhhhhh....bem foi só um atrevimento leve...passo a bola... :D
 
não sei se existem bem e mal universal, mas relativa(chula)mente falando, o bem do predador é o mal da presa, o bem dos EUA é o mal do estado iraquiano...huhahihe
 
Dificilmente nós vamos poder definir o bem e o mal através de atitudes, visto que dificilmente algo "bom" é bom para todos. Sempre existe uma determinada pessoa, um determinado grupo o qual o "nosso" bem irá atingir de alguma forma maligna. Acho o exemplo dos EUA x Iraque um bom exemplo. A humanidade anda muito centrada no seu próprio umbigo e enquanto existir isso, dificilmente existira algum tipo de bem universal... :roll:
 
nao faz sentido tentar definir o bem e o mal pq eles nao tem um sentido unico e imutavel muito pelo contrario o seu sentido se adequa as crenças e objativos de cada pessoa .

como disse Leto II "quando vc transformauma ideia em palavras ela ja se torna ambigua"

discutir isso nao tem sentido.


Dwarf

ps.: mesmo as ideis de bem e mal sao transitorias e mutaveis eh como em mais ou menos como tirar fotos de um rio em movimento cada foto ele vai estar de uma forma diferente....
 
"Sam: I know. It's all wrong. By rights we shouldn't even be here. But we are It's like in the great stories, Mr. Frodo. The ones that really mattered. Full of darkness and danger they were And sometimes you didn't want to know the end. Because how could the end be happy? How could the world go back to the way it was when so much bad had happened? But in the end, it's only a passing thing, this shadow Even darkness must pass. A new day will come. And when the sun shines it will shine out the clearer. Those were the stories that stayed with you. That meant something, even if you were too small to understand why. But I think, Mr. Frodo, I do understand. I know now. Folk in those stories had lots of chances of turning back only they didn't. Because they were holding on to something. "
 
o mal é mais inteligente...
e é maior, pois é da natureza humana, não há como negar;
e é masi fácil cometer atos malignos, pois vc naum tem q se preocupar... é simples, fácil, prático e muito, muito espontaneo...

:osigh:
 
Como ja disseram o bem e o mal não existem de fato.
Acho que são apenas pontos de vista, uma vez que e que é bom para alguem não é nesseçariamente bom para outra pessoa. Cada um pensa que ela própria é boa, e seus "inimigos" são maus, enquanto seus "inimigos" pensam que são os "bonzinhos", enquanto essa pessoa é má. Uma vez que ninguem se classifica como "mau".
 
É o q passam pra gente, vc pode chegar num kra e falar q matar eh do bem, se tda nossa cultura fosse baseada nisso diriamos q matar eh do bem.
 
Vela disse:
A primeira coisa que me vem na cabeça é:

Bem - o que nos ajuda, ou ajuda a alguém

Mal - o que nos atrapalha, ou atrapalha a alguém

Daí se conclui que poderiam existir coisas que são boas e más ao mesmo tempo. Boa para uma pessoa, e má para a outra.

Então, poderíamos redefinir:

Mal - O que atrapalha alguém

Bem - o que ajuda a pelo menos alguém, sem atrapalhar ninguém.


Alguém concorda ?

É muito difícil definir isso. (Mas eu cheguei até a concordar quando passsei o olho pelas primeiras vezes... Ainda concordo um pouco.)
Se vc parar pra pensar:
Matar alguém é mal.
Matar alguém que matou várias pessoas de boa indole tbm é mal?

Tem de haver um ponto de equílibrio. Nada é tão bom que não seja ruim. Nada é tão ruim que não seja bom. Por exemplo (indo na onda da novela...), pessoas que amam demais. Na visão delas, fazem o maior bem do mundo: Amam demais seus parceiros. Mas acabam fazendo o mal a si próprios. E para as pessoas que amam demais, esse mal pode a transformar em uma pessoa melhor, após uma série de tratamentos eles podem até curar outras difuculdades que tinham. Tudo tem um lado bom e um ruim.

Ou seja... Impossível apresentar o significado das palavras perante os dados apresentados :roll:

Se houvesse uma situação envolvida seria mais fácil. Tudo depende de tudo.
 
Mal - O que atrapalha alguém

Bem - o que ajuda a pelo menos alguém, sem atrapalhar ninguém.

Bem, e se vc acabar com o plano de alguns sequastradores salvando a(s) Vítima(s): Você atrapalhou os sequestradores (o que seria mal segundo a sua definição) Mas salvou as Vítimas (o que não seria Bem segundo sua definição). E agora, salvar alguém é mal?
Ou seja... Impossível apresentar o significado das palavras perante os dados apresentados

Se houvesse uma situação envolvida seria mais fácil. Tudo depende de tudo.

Realmente, bem ou mal dependem do contexto e de quem está envolvido na ação.
 
Não existe "bem" e "mal". O que existem são boas ou más intenções. Se você faz algo que dá errado, mas você só queria ajudar, então não deixa de ser uma boa pessoa. Agora se você faz algo por motivos puramente egoístas, sem se importar em quem pisa p/ conseguí-lo, mesmo que dê certo, você agiu com más intenções.

Um princípio básico do Direito é o seguinte: "o seu direito é limitado apenas pelo do próximo", ou seja, enquanto não estiver prejudicando outra pessoa, você está em seu direito. Agora, quando você ultrapassar essa linha, e subtrair algo que alguém, você perde esse privilégio.
 
Eu concordo com o que disseram, acho que o bem e o mal andam juntos sempre.
Acho que está em cada um e cabe a nós decidir que lado das forças irá prevalecer.

É isso.
beijinhos
Morgan_Le_Fay
_________________________________
Vou colocar o trecho de uma música muito boa.

"leave me alone wherever you came from
hearing so much voices no one's talking..."
After forever_ Beyond Me :dance:


www.todomundotemproblemas.blig.com.br :roll:
 
Belapathy disse:
Tem de haver um ponto de equílibrio. Nada é tão bom que não seja ruim. Nada é tão ruim que não seja bom.
Existe um ponto de equilibrio, o nada. Pois não existe nenhuma ação aonde não aja seres prejudicados e outros beneficiados...
Como ja disseram cada um tem a sua definição de bem e mal, dependendo da situação
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo