• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem é mais forte o bem ou o mal ?

Litzhel disse:
Lady Ana disse:
Entao se algo nao te prejudica, mas prejudica a alguem proximo, isso seria mau ou bom?

seria mau.

Mas nao foi você quem disse que se é mau o que te prejudica, se nao te prejudica automaticamente é bom. Entao como pode ser mau algo que nao te prejudica?

Tudo bem, estou pegando no pé, mas quero entender.

acho que vc se apegou muito ao "me"... 8-)

eu disse também, que não era só comigo...

deixa eu reformular então: qualquer coisa ou ação que prejudique alguém (de pessoas até árvores) será má.

é muito difícil definir... pq a mesma ação que prejudica, pode beneficiar, se não naquela hora, mais tarde...

não sei se tou conseguindo me explicar... esses conceitos são muito vagos, sem falar que na religião em que fui criada é muito simples: "Deus é bom, o Diabo é mal", basta aceitar o Dogma.... mas eu não aceito, não acho que seja tão simples assim... nada é absoluto, nem mesmo essa frase :mrgreen:
 
Por incrivel e mais idiota que isso pareça o bem e o mal estão em harmonia... sempre andam juntos.... tudo do bem tem um pouco do mal e tudo do mal tem um pouco do bem.....como amor e ódio... não saberia precisar qual o mais forte, mas sim o mais atuante..... ou o mais procurado...... o mal está disposto a todos sem excessão, já o bem está disposto somente aqueles que o buscam....... :evil: :twisted: :lily: :o?:
 
Já pararam para pensar que um sem o outro não é possível de haver. Notem, voc~e somente sabe que uma coisa é realmente boa, por que você têm outra coisa ruim para fazer a comparação!!

Você só sabe que a panela tá quente, por que um dia você botou a mão no gelo, e sentiu algo diferente!!

Quanto a questão da atitude perante o bem e o mal...bem, para início de conversa, não são todos que tem a mesma noção de bem ou mal....a criação, os valores sob os quais as pessoas são criadas é que vão delinear essas caracterísicas do caráter.

Agora...quanto à disposição do bem ou do mal com relação às pessoas...acho que tudo gira em torno de uma relação de reciprocidade...isto é, o bem ou o mal estão tão dispostos a um determinado indivíduo, quanto o mesmo está disposto para eles. :wink:
 
Bem e Mau, eh muito relativo, para alguns traficante eh mau para outros eh bom...
por isso oq eh bom pra mim pode nao ser bom pra vc ..... e vice-e-versa
 
O :lily: é maior, O :x é uma criação do bem, serve pro bem tb, há maus que servem pro bem, já pensaram nisso? e lembre que o bem e o mau são equilibrios, não há uma pessoa extremamante má ou boa.
 
Burgûl-matûrz disse:
O :lily: é maior, O :x é uma criação do bem, serve pro bem tb, há maus que servem pro bem, já pensaram nisso? e lembre que o bem e o mau são equilibrios, não há uma pessoa extremamante má ou boa.

Não se pode dizer com certeza se uma pessoa é totalmente boa ou má...

Aliás...não se tem certea a respeito de nada no que se refere a esse assunto...já teve muito carinha torrando a caxola...por conta disso... :doh:
 
Para mim bem e mal são dois vetores exatamente iguais e opostos (uic pareço meu prof de física falando)...servem para equilibrar as pessoas, o mundo. O fato é que o mal é que o mal é bem mais chamativo e aparece muito mais que o bem e as boas açoes...
 
o bem e o mal existem em uma pessoa,ou em um ato,mas ,em tudo,o bem eh sempre mais genuino....oe seja,a essencia de uma pessoa eh boa,apesar de ela ter o mal em si
 
Coiote disse:
o bem e o mal existem em uma pessoa,ou em um ato,mas ,em tudo,o bem eh sempre mais genuino....oe seja,a essencia de uma pessoa eh boa,apesar de ela ter o mal em si

É um pensamento bastante confortante...quisera eu ainda pensar assim... :?
 
bem e mal..........
pra mim nao me interessa o que eh bem ou mal.....nao me interessa se um veio primeiro que o outro..nao me interessa se eh relativo....nao me interessa entendê-los.....o que me interessa eh saber nao pensar em bem e mal mas sim no que eh ético e nao-etico, o que eh "sociavel" e o que nao eh "sociavel".

nao sei se deu pra me entende mas tuuuudo bem......

PS: isso eh muito tema de paulo coelho, principalmente o livro " O demonio e a Srta Prym"(ou coisa parecida) que por sinal eh uma M
 
Bem e mal, bem ou mal....

Quando a gente pensa que esse maniqueísmo já está ultrapassado, acontece algumas coisas que provam que o ser humano ainda depende dessas idéias e tendências para que possa, ao menos ter esperança, viver melhor...

...Mas ainda sim acho que o Bem vence...
 
bem ou mal

Bem ou Mal
Certo ou Errado
Verdade ou Mentira


Acho que antes de vermos quem é o mais forte.. ou qual domina qual... é saber oque é certo e oque é errado.. saber a diferença entre o bem ou o mal, entre a verdade e a mentira. e isso é a coisa mais dificil de se ver, ou verificar atualmente...

muitos falam que não existe verdade, que tudo é uma mistura, ou que o bem e o mal coexistem...
isso não pode acontecer...verdade é pura verdade, mentira não pode ser verdade já que é o contrario.. e meia verdade é verdade..?
costumo comparar assim:
luz- verdade
escuridão-mentira
penumbra-meia verdade ou meia mentira
apenas luz=lugar claro...claridez
ausencia de luz=escuridão
escuridão junto com luz=penumbra
a meia verdade não pode ser verdade inteira..então é mentira
o bem nunca vai ser mal... e o mal nunca vai ser o bem.. não existe meio bem...é como estar vivo e estar morto.
Tá onde eu quero chegar.... que existem verdades e que existem muitas mentiras.. e que até todos nós aprendermos ou chegarmos a termos noção de saber diferenciar oque é bem ou mal... vivemos na penumbra,duvida e confusão :o?:
Existe a verdade do seu ponto de vista, que serve pra vc.. porque vc acredita nela... aprendeu sobre ela.. ponderou sobre ela é a que vc segue... é o seu caminho.. a sua escolha. eu acredito que fora a verdade de cada um, existem algumas verdades que se aplicam a todos, por exemplo que toda a vida é importante e preciosa.

Acredito que todos os seres humanos tem tendecia para o mal... mas que todos tem a liberdade pra decidirem oque quiserem.. o bem ou o mal... a sua verdade.. ou a sua mentira
 
O fato é que se não existisse o "mal", por tabela, não existiria o "bem". Não teríamos parâmetro de comparação, o "bem" seria uma fato corriqueiro e ordinário em nossas vidas. Um depende do outro.
 
O nosso conceito de "Bem e Mal" é só uma coisa mundana. "Bem" e "Mal" não existem, apenas seus respectivos rótulos.
 
Arforyon disse:
Coiote disse:
o bem e o mal existem em uma pessoa,ou em um ato,mas ,em tudo,o bem eh sempre mais genuino....oe seja,a essencia de uma pessoa eh boa,apesar de ela ter o mal em si

É um pensamento bastante confortante...quisera eu ainda pensar assim... :?

se vc analisar o mundo hj em dia,vc pode pensar q ele eh dominado pelo "mal",mas se vc prestar atençao nos minimos detalhes da sua vida e do seu cotidiano,vc entende q na maioria das vezes ,vc e a maioria das pessoas agem para o bem
 
*Elenwë Quantalassë* disse:
Concordo com nosso amiguinho aí de cima...
Bem ou mal não existem..
Existem taxações impostas pela sociedade...

Ditto. :clap:

As interpretações, os rótulos, os códigos morais que a sociedade cria pra mal e bem são muito subjetivos, assim como os de certo e errado. São interpretações que a sociedade te impõe e mesmo a tua própria consciência te impõe. E isso varia muito, o que é bom, ou certo pra mim pode não ser pra vc...
 
Baseado no depoimento de Gorpo, o mago de Trolla, "O Bem vence o mal, espanta o temporal, azul amarelo, tudo é muito belo". :lol:

Brincadeiras a parte, recaimos na questão moral. Para Nietzche, o lobo ama as ovelhas, ama tanto que as deseja como alimento. Ama suas presas. O que é fazer o bem? Falar a verdade? Fazer o que as regras e condutas sociais mandam?

O conceito de bom e mal muda com o tempo. Há 200 anos não havia mal em matar um escravo sem alma de tanta pancada, entre os japoneses na Era TOkugawa, era considerado um bem matar alguém cuja honra foi tirada.

A questão é discernir e abstrair sobre bem e mal como conceitos universais não inseridos na nossa época, para então confrontá-los. Acho tarefa deveras difícil.

Mas isso per si exige um levantamento de dados e conceitos que abrange desde o princípio platônico de Sumo Bem até os padrões morais contemporâneos... Merecia um tópico a parte.
 
"As interpretações, os rótulos, os códigos morais que a sociedade cria pra mal e bem são muito subjetivos, assim como os de certo e errado. São interpretações que a sociedade te impõe e mesmo a tua própria consciência te impõe. E isso varia muito, o que é bom, ou certo pra mim pode não ser pra vc..."

Concordo com vc... todos os parametros, valores e codigos que conhecemos são impostos pela sociedade, mas muitos vc aprende tb... oque lhe causa prazer ou dor, oque lhe enjoa ou conforta.. e vc dá nome a eles ou aprende que aquela sensação chata na barriga chama fome.. muito do que vivemos hoje é resultado do que foi estudado e pensado antes... é assim com a lei de um pais... como a definição de tempo, bem ou mal, certo ou errado... tudo vem do que vc aprende, do que te impõe e de como vc ve o mundo.

"O conceito de bom e mal muda com o tempo. Há 200 anos não havia mal em matar um escravo sem alma de tanta pancada, entre os japoneses na Era TOkugawa, era considerado um bem matar alguém cuja honra foi tirada."

Conheço um pouco sobre isso... mas não fora diferente com os astecas que matavam para agradar um deus, ou com as "bruxas"´...

"A questão é discernir e abstrair sobre bem e mal como conceitos universais não inseridos na nossa época, para então confrontá-los. Acho tarefa deveras difícil."

concordo em parte.... sim pra uma verdade ser realmente absoluta ela tb teria que valer pra todas as epocas...mas matar seres humanos não é certo..não deveria ser..( tá é um conceito de nossa epoca, mas que em outras sociedades mais antigas tb deve ter existido alguma em que isso de matar humanos não era certo.. se alguem souber uma gostaria que me ajudasse nesse topico, não sou um bom conhecedor nessa area) Acho que por isso devemos usar nossa capacidade de aprender, de ver e comparar nossos parametros.. para descobrirmos oque é certo ou errado. é como vc disse.. não é facil...merece mesmo um topico a parte.. :clap:
 
O bem / o mal

Não, não estou dando continuidade a discussão do outro tópico, a respeito da disputa de forças entre bem e mal. Proponho aqui uma discussão sobre a própria etmologia das palavras, cuja significação mudou em muito no decorrer a história, conformando-se a códigos sociais, culturais e religiosos. Alguém se atreveria, aqui, a definir um conceito universal para bem e mal?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo