1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Qual o fim dos Hobbits?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Indily, 6 Nov 2008.

  1. Indily

    Indily Balrog de Pantufas Fofas

    Peço desculpas se tenha outro tópico semelhante e eu não o tenha visto... mas vamos lá... :oops:

    Uma das minhas grandes dúvidas por ser de certa forma iniciante não só aqui no forum como também em Tolkien eram os Pequenos.
    Comecei a ler as obras de Tolkien pelo Hobbit... é o mais infantil dos livros mas incrivelmente apaixonante. Aprendi um pouco com o segmento até chegar em Silmarillion. No livro que mostra a origem de tudo, não mostra a origem deste povo. Em outro tópico já notei essa discussão, que obviamente ficou entre as "sem resposta certa". Mas e seu fim?

    Estava lendo vários textos sobre o assunto e achei algumas coisas como origem: "...é uma raça que teve suas origens nas margens do rio Anduin e migraram depois para o oeste de Eriador. Em 1601 da 3ª Era; fundaram o Condado..." E por aí vai.... mas o que me atentei foi pra personalidade... se eram um povo que embora amassem a tranquilidade e a paz e fosse de erta forma desconhecido, era um povo festeiro, harmônico... e obviamente reproduziam =)


    Elfos voltaram para Valinor, Anões continuaram e perduraram como os homens mas em "seu canto", sem se misturar... Como poderiam os Hobbits terem sumido da TM?!



    Como disse ainda to começando, então peço desculpas se houver uma resposta óvia que eu tenha deixado em branco. Ainda assim, se puderem m dar algumas respostas agradeço.
     
  2. Bem, eu acho que os hobbits continuaram na Terra-Média e depois de muito tempo foram mingüando, assim como os anões e alguns elfos que ficaram...e eu acho que hobbits tinham um destino semelhante ao dos homens na morte, talvez eles ficassem no mesmo lugar só que separados ou não.Hobbits são um mistério...tanto em sua origem quanto em seu final.
     
  3. Indily

    Indily Balrog de Pantufas Fofas

    O que me intriga é que pelo fato de serem mais esquivos, separados do resto da TM por seus costumes manias, eles procriaam em paz e provavelmente aumentariam de número como os homens.... mas simplesmente nada se fala.
     
  4. Eu acho que justamente por serem "excluídos", reservados demais e por se limitarem a ir somente até os terrítórios do Condado eles procriariam cada vez menos. Aragorn quando se tornou rei reservou o Condado somente aos hobbits, nenhuma pessoa grande poderia lá atrapalhar e explorar então, como eu disse...cada vez menos contato com o mundo lá fora, e cada vez mais reservados foram mingüando.
     
  5. Tilion

    Tilion Administrador

    Tolkien, em seu papel de "tradutor" do Livro Vermelho, comenta no Prólogo de O Senhor dos Anéis que os Hobbits "eram mais numerosos antigamente do que são hoje" e que evitam as "Pessoa Grandes" (como eles nos chamam) e "são difíceis de se encontrar".

    Ou seja, a intenção é dizer que os Hobbits teriam sobrevivido até hoje, mas em números muito menores e vivendo fora da nossa vista.
     
  6. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Essa é a narrativa do Hobbit né. Oq eu acho legal d'O Hobbit é que ele trata essas criaturas como cotidianas e corriqueiras, como se todos os conhecessem embora atualmente eles evitam os seres humanos. Dá a entender então que eles não tomaram fim nenhum, simplesmente vivem até hoje embora de forma um tanto quanto reclusa.
     
  7. Calenardhon

    Calenardhon Cavalariço de Rohan

    Como Tilion já falou, os Hobbit, segundo o nosso querido tradutor do Livro Vermelho (:mrgreen:), esquivam-se da presença humana nos dias de hoje, sendo em número baixo e evitando serem vistos.

    Até porque, se todas as outras raças minguaram ou partiram, não teria sentido os Hobbits também desaparecerem, já que os mesmos são uma subdivisão humana.
     
  8. Daewen

    Daewen Elener

    Bom, como já foi dito, talvez eles nem tenham tido propriamente um fim...só tenham passado aos poucos a evitar cada vez mais as pessoas grandes, ao ponto dessas nem perceberem sua presença ou esquecerem-se deles. Hobbits são reservados, com algumas exceções. Além do que, eles nunca sabem quando podem confiar de verdade nas outras pessoas. Talvez por isso pararam de se expor...
     
  9. Indily

    Indily Balrog de Pantufas Fofas

    Ou seja.... ou simplesmente foram vivendo até se acabarem por serem um povo excluido de tudo ou "estão vivos" e ainda ocultos.... Mais uma pergunta sem resposta... pequenos demais pra gerarem tanto mistério.... nada se sabe deles se formos reparar nos detalhes....
     
  10. Tilion

    Tilion Administrador

    Não só de O Hobbit. O que citei ali está no Prólogo do SdA.
     
  11. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Ok, mas oq eu quis dizer é que a narrativa d'O Hobbit trata os hobbits como se eles fossem criaturas corriqueiras e conhecidas por poucos. Ele fala coisas como se todos já fossem familiares com eles.

    Bem, posso estar confundindo as bolas, tem mais de 5 anos que eu não leio nenhum dos dois, mas eu fiquei com essa impressão qdo eu li o Hobbit e achei bem legal isso. Esse quase descaso(proposital) com a apresentação deles por parecer ser algo familiar a todos.
     
  12. Bom como de costume, segue citação;)
    "Os hobbits são um povo discreto mas muito antigo, mais numeroso outrora do que é hoje em dia. Amam a paz e a tranqüilidade e uma boa terra lavrada: uma região campestre bem organizada e bem cultivada era seu refúgio favorito. Hoje, como no passado, não conseguem entender ou gostar de máquinas mais complicadas que um fole de forja, um moinho de água ou um tear manual, embora sejam habilidosos com ferramentas. Mesmo nos tempos antigos, eles geralmente se sentiam intimidados pelas “Pessoas Grandes”, que é como nos chamam, e atualmente nos evitam com pavor e estão se tornando difíceis de encontrar. Têm ouvidos agudos e olhos perspicazes, e, embora tenham tendência a acumular gordura na barriga e a não se apressar desnecessariamente, são ligeiros e ágeis em seus movimentos. Possuem, desde o início, a arte de desaparecer rápida e silenciosamente, quando pessoas grandes que não desejam encontrar aparecem pelos caminhos aos trambolhões; e desenvolveram essa arte a tal ponto que para os homens ela pode parecer magia. Mas os hobbits na verdade nunca estudaram qualquer tipo de magia, e sua habilidade para desaparecer se deve somente a um talento profissional que a hereditariedade, a prática e uma relação íntima com a terra tornaram inimitáveis por raças maiores e mais desengonçadas.
    Aqueles dias, a Terceira Era da Terra-média, já se passaram há muito tempo, e o formato de todas as terras foi mudado; mas as regiões habitadas pelos hobbits dessa época são sem dúvida as mesmas onde eles ainda permanecem: o Noroeste do Velho Mundo, a Leste do Mar."
    Ta ai por esse trecho como muito bem disse o Tilion, os Hobbits permanecem até hj (Oh vontade de achar um no quintal ^^)
     
  13. Ulca

    Ulca Usuário

    Apesar de minguante, a população de Hobbits não se extinguiu. Mesmo porque, a partir do Rei Elessar o Condado foi deixado em paz "por decreto". E vivendo sem a interferência das Pessoas Grandes, a população hobbitesca talvez tenha aumentado. Essa auto-exclusão e a falta de "notícias" não significa qua eles deixaram de existir.
    ____________

    Até hoje eu não sei, mas...

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     
  14. Indily

    Indily Balrog de Pantufas Fofas

    Da vontade de sair caçando esses... pequeninos!
     
  15. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Bom, creio que isso só poderemos responder com nossa imaginação.
    Como já foi dito, o condado foi deixado em paz. Concluo, como todos que o Hobbits cresceram em números e, por também os homens crescerem, se tornaram mais furtivos.
     
  16. Grahan

    Grahan Sim, eu me divérto

    Da mesma forma que os hobbits não foram "criaturas criadas diretamente por Eru", no sentido de que não criou-se hobbits, mas surgiram hobbits por questões naturais de evolução e surgimento de características particulares de um certo povo que vivia de certo modo em certo local afastado, poderiam eles irem perdendo essas características pelas mesmas questões de tempo e evolucionismo que fez com que eles surgissem.
    Esse é um pensamento. Talvez eles não tenham migrado para algum outro lugar, muito menos fugido, extintos ou mortos, mas simplesmente evoluíram. Ou, como já disseram, vivem afastado dos olhos humanos. Mas creio mais na minha primeira teoria evolucionista.
     
  17. Ulmo- o grande

    Ulmo- o grande Não quero + passear com esse


    Taí, uma resposta dada pelo próprio professor e bastante a contento, ao meu ver. Os hobbits nao tiveram um fim, pelo contrário, estão por aí, só que nós não os vemos ^^
     
  18. Mirime Dunedain

    Mirime Dunedain Usuário

    Também prefiro acreditar que os pequenos, embora em quantidade remota, ainda vivem afastados de nossos olhos com costumes próprios que atendem suas necessidades imediatas.
    Gostaria de ver um no meu quintal também..
     
    Última edição: 11 Nov 2008
  19. Thalion

    Thalion Mas que puxa!

    Mesmo na Terra-Média, podemos ver que existem alguns que duvidavam da existência dos pequenos ou, ainda, achavam que eles eram apenas fruto de lendas e/ou relatos de dias antigo, com os altivos homens de Gondor e Rohan.

    Nada impede que eles ainda vivam hoje :roll:
     
  20. Ulmo- o grande

    Ulmo- o grande Não quero + passear com esse

    Não conte a ninguém Mirime, mas eu já vi um, esses dias mesmo, saindo de entre as árvores no bosque da minha universidade...Hahahahahaha...^^
     

Compartilhar