Eu me mudei pro Canada nao tem 3 meses. Participei do processo de selecao de Skilled Worker do governo Canadense, mais precisamente da província de Quebéc. Todo ano eles disponibilizam uma lista de profissoes em demanda e a minha estava ano passado.
O processo inteiro demorou 16 meses entre enviar os documentos, fazer a entrevista com o representante do governo Canadense, fazer os exames medicos necessarios e receber os vistos.
Aqui no Canada o novo imigrante tem ajuda do Governo pra um monte de coisas. Eu vou comecar um curso de frances full-time na Universidade de Montréal e vou receber por isso. Pela estratégia que montamos, esse ano é só pra estudar.
Até agora tem sido recompensador, mas nao dá pra falar muito pq somos praticamente recém-chegagos aqui.
O que posso dizer de Montréal é que a cidade é linda, respira cultura e recebe muito bem os imigrantes. Fomos muito bem tratados em todos os lugares que fomos, inclusive em orgaos do governo (o que nao deveria ser surpresa, para nós brasileiros é um acontecimento).
Converso bastante com outros brasileiros que imigraram pra ca e já estao trabalhando. A concorrencia é forte mas aparentemente eles adoram os brasileiros pq eles sao muito mais virados que os locais. Aqui rola tipo uma especializacao exagerada e um cara contratado para apertar uma porca só faz isso. Se precisar afrouxar ele chama outro. Ok, é um exemplo tosco mas acho que deu pra ter uma nocao...
Nao sei se o Canada é o melhor país pra se trabalhar pq ainda nao comecei minha vida profissional aqui, mas com certeza qualidade de vida esse país tem...