• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Austrália deve se tornar 12º país do mundo a enviar foguete ao espaço em 2023

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ


Primeiro foguete da Austrália será lançado em abril de 2023

Imagem: Gilmour Space/Reprodução

Em 2023, a Austrália deve se tornar o 12º país do mundo a enviar um foguete próprio ao espaço. Se o feito for alcançado, o país se colocará ao lado dos EUA, Reino Unido, França, Rússia, China, Japão, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Israel, Índia e Irã.
Quem está por trás dos planos é a Gilmour Space, uma empresa de tecnologia fundada em 2012. A equipe está trabalhando no foguete Eris, que terá 23 metros de altura e pesará mais de 30 toneladas.

O veículo deve ser finalizado em março, com lançamento previsto para abril. O evento está planejado para ocorrer em um local perto de Bowen, no norte do estado australiano de Queensland.

A Gilmore Space está confiante que irá cumprir os prazos, já que o motor do foguete passou na fase final de qualificação e atingiu o desempenho de duração da missão necessário para chegar ao espaço.

O veículo conta com cinco motores e, no último teste, a equipe concluiu que cada um deles poderia gerar até 115 kilonewtons de empuxo – o suficiente para carregar três ou quatro SUVs, como disse o fundador Adam Gilmour à revista New Scientist.

A empresa está se precavendo: caso o primeiro lançamento falhe, já há um segundo foguete sendo desenvolvido, que poderá ser aprimorado e melhorado após o teste inicial.

Neste primeiro momento, a equipe pretende enviar apenas um satélite leve ao espaço, colocando-o na órbita baixa da Terra. No futuro, a Gilmour Space deve construir foguetes maiores, capazes de transportar cargas de até mil quilos em órbita baixa. A equipe pretende ainda construir foguetes capazes de transportar astronautas ao espaço até 2026.

De toda forma, o sucesso da empresa com o foguete Eris já será positivo para a Austrália. Com ele, o país terá mais autonomia na hora de lançar satélites ao espaço, sejam eles voltados a comunicação ou observações planetárias. Além disso, esse será um atrativo para outros países que queiram colocar objetos em órbita.

 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo