• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual é a sua palavra favorita? E por que?

Gui Rimbaud

Usuário
As vezes temos sensações estéticas prazerosas que nos são assim pelo simples fato de serem assim, não sabemos explicar muito, apenas sentir, outras vezes, são os significados que as rodeiam, ou o simples detalhe de ser de algum objeto, ser vivo ou não vivo, o fato do céu ser azul e o fato do azul soar fresco, e leve ou te passar um sentimento repentino de paz. Portanto, vim aqui perguntá-los, qual sua palavra favorita, e por que?

Sintam-se soltos para soltarem suas explicações mirabolantes e sinestésicas na explicação, e soltos também para não quererem explicar o porquê kkkk
 
Difícil escolher uma só. Algumas das que eu mais gosto:

maravilhoso/maravilhosa/wonderful
lindo/linda/beautiful
amor/love
oceano/ocean
verão/summer
primavera/spring
onda/wave
rio/river
eternidade/eternity
beija-flor/hummingbird
risada/laughter


É verdade que a palavra está intimamente ligada ao que ela representa, mas mesmo que fosse possível ler essas palavras sem pensar no significado delas ainda assim acho que continuariam sendo lindas. Aliás, é sim possível, quando por exemplo você vê uma palavra num idioma que você não sabe falar mas ainda assim gosta dela antes mesmo de saber o significado.

As minhas palavras favoritas, além de na minha opinião serem já por si próprias belas palavras, também representam coisas da vida e da natureza nas quais eu penso o tempo todo e pelas quais eu tenho uma afinidade ou uma fascinação especial.
 
Última edição:
Difícil escolher uma só. Algumas das que eu mais gosto:

maravilhoso/maravilhosa/wonderful
lindo/linda/beautiful
amor/love
oceano/ocean
verão/summer
primavera/spring
onda/wave
rio/river


É verdade que a palavra está intimamente ligada ao que ela representa, mas mesmo que fosse possível ler essas palavras sem pensar no significado delas ainda assim acho que continuariam sendo lindas. Aliás, é sim possível, quando por exemplo você vê uma palavra num idioma que você não sabe falar mas ainda assim gosta dela antes mesmo de saber o significado.

As minhas palavras favoritas, além de na minha opinião serem já por si próprias belas palavras, também representam coisas da vida e da natureza nas quais eu penso o tempo todo e pelas quais eu tenho uma afinidade ou uma fascinação especial.
Penso exatamente do teu modo, e vejo uma beleza gigante nessas que tu falou, tem algo na forma das palavras, no som, algo muito essencial que dá um ar mágico, pra mim é muito mais estético do que de significado. Deve haver estudos sobre isso, acho massa
 
As palavras que mais gosto em beleza, seja na escrita ou sonoridade no mínimo uns 95%, seguramente estão em idiomas de base latina (francês, italiano, português, espanhol, catalão, galego, etc).

Infelizmente pra mim nenhum outro idioma, nem alemão, muito menos o todo poderoso (senão também "foderoso") e imperialista inglês, nem mesmo o ascendente mandarim que ultimamente é o que mais tenho dedicado tempo de estudos, (apenas pelo fato de atualmente ser o mas útil comercialmente pra mim no meu trabalho), nenhum outro idioma chega aos pés de me despertar tanta paixão, ser uma verdadeira delícia aos meus olhos e ouvidos que os que a pertencem a esse maravilhoso grupo linguístico latino, pois curto eles por total e irrestrita paixão e não por uma forçada imposição cultural goela abaixo, por modinha social idiota de momento ou uma necessidade de trabalho.

E dentro desse universo que eu mais amo, ainda que francês e italiano sejam os idiomas que eu mais gosto, se fosse eleger apenas uma única palavra entre todos, ficaria sem pensar duas vezes com a palavra saudade do português.

A pior? Essa sim é difícil eu elegere certamente está no meio de tanto lixo de gírias-modinhas-globalizadas-popularescas atuais de Internet que infestam as redes sociais, aplicativos de comunicação e que felizmente não sou escravo babaca delas e não as tenho como vício de linguagem. Prefiro cultuar ficar com que é belo.
 
Última edição:
Trem:
porque trem pode ser tudo, mas nem tudo pode ser trem.

Uai:
porque as entonações do "uai" são o suprassumo do mineirês; há o uai de dúvida, o de interrogação, o de surpresa, o de indignação...
 
Última edição:
implustinado = perplexo.

Essa quem falava eram meus saudosos avô e avó maternos e só vi esse termo sendo falado apenas em pequenas cidades e principalmente distritos de cidades do interior da região central do estado de SP onde o povo fala com sotaque caipira bem mais carregado e os lugares mais afastados e pouco influenciados por maiores cidades usam termos bem regionais.

maracujá

Não apenas por ser a minha fruta preferida, mas que valoriza muito as nossas raízes indígenas cujas palavras infelizmente não tem o merecido reconhecimento que deveriam ter da nossa população em geral, sendo a única exceção apenas em um único lugar do país quando visitei São Gabriel da Cachoeira no Amazonas, cidade que todo brasileiro deveria pelo menos uma vez na vida conhecer, pois é a cidade mais brasileira do país, onde a riqueza do vocabulário de raiz indígena é muito alta e não dando espaço pro estupro elevado de estrangeirismos que brasileiro modinha vire e mexe sempre acha lindo e maravilhoso demais em relação a sua própria cultura e adora pagar pau.
 
Praticamente o @Giuseppe esgotou o assunto, escolheu as melhores! Você é poeta?

O @Fúria da cidade tambem lembrou de “saudade”, a nossa palavra, que só existe em português. Acho ela linda também, não deve ser isso mas para mim “saudade” lembra “sal” + “idade”. Ou seja, como o tempo é duro, como ele nos castiga. Quando nos separamos de alguém por muito tempo (as vezes para sempre) sentimos o amargo do tempo, nos sentimos no “sal”. Sei lá , é a associação que faço.

Gosto muito da palavra “guerreiro” também. Quando alguém diz: “você é muito guerreiro”, parece que a palavra invoca todos os guerreiros da história, seus desafios, seus trabalhos, e te coloca entre eles: quer dizer: “a vida é dura, mas você está se saindo bem ao lidar com ela, assim como os grandes que ignoraram a dificuldade do mundo e imprimiram na história sua participação nesse mundo”.

“Mulher” me lembra “Melhor”.

“Homem” me lembra “hombridade”/“honra”.

Partes do corpo acho legal também: “bunda” por exemplo, é uma palavra engraçada. Gosto de ver comédia ou desenhos dublados porque eles traduzem como “bunda”, se você assistir legendado vai aparecer “nádegas” e nádegas não tem a menor graça.

“Pé” é legal também. É uma palavra pequena para algo tão importante e que diz tanto sobre uma pessoa: se é um “pé-de-chinelo” é um vagabundo. Se é um “pé-de-boi” é um trabalhador! E quem economiza dinheiro para ter mais conforto na velhice faz um pé-de-meia. Legal né? Também gosto de ver os pés das pessoas, eles falam sobre elas, rsrs.

Poderia pensar em mais algumas palavras, por hora me veio essas.
 
Perfunctório
Alucinógeno
Leptospirose
Anquilosado
Vórtice
Ribossomo
Assiduidade
Supedâneo

Aurilavrado
Láudano
Espiclondrífico
Abstruso
Tentáculo
Ósculo
Rinoceronte
Inutensílio
Arvorezinha
Semovente
 
O próprio Tolkien era fã da sonoridade de cellar door, e achava horrível de feia a palavra "beautiful"

Eu gosto de esperança e de saudade. É uma boa reflexão, vou ter que pensar mais sobre...
 
Dia desses, tava lembrando de uma palavra que eu amo, mas não costumo utilizar, no dia a dia. Na verdade, acho que só cheguei a usar a referida palavra em algum poema, que acabou na lixeira do computador, mas ela é, sonora e semanticamente, incrível: quiçá. :grinlove:
 
Acho que eu usei tanto "quiçá" em 2009 que acabaram os meus.

Eu acho bonito a letra N que colocamos no "muito".

Mas falando sério.
Vinho
Sozinho
 
Eu lembrei de uma palavra muito boa: "capcioso"
Bem, não sei se alguém falou aqui. Mas os verbos no pretérito mais que perfeito também da um tom de requinte a frase.
E na real, qualquer palavra que gringo tenha dificuldade em falar já vale estar na lista.
Tenho para mim que o português é uma língua extremamente rica e bonita.
O que me leva para a próxima pergunta.
Tem algum tópico sobre linguagem neutra pra gente descer o sarrafo?
 
Estou retomando os estudos em grego, e comecei a estudar hebraico, então meu leque aumentou consideravelmente. Em português, gosto muito de palavras longas e vocálicas, e algumas do vocabulário jurídico:

amorosamente
textura
vibrátil
amor
apaixonado
instituições
perdido
terrivelmente
maluco
jiló
medrar
lauda
semovente
ósculo
brilho
judicial
magistratura
inadimplemento (amo essa)
tergiversar
cancelar
atravessar
salvar
execução
título
posse
domínio
ajuda

Grego e hebraico posto depois, pelo celular.
 
Quando a gente lê Guimarães Rosa pela primeira vez, fica encantado por neologismos. Depois, a gente meio que não liga muito para isso.

Mas tem um neologismo que sempre amarei; é uma das coisas mais lindas que a Adélia Prado fez: violoncelírico. 🥰

P.S.: Deu saudade de reler Adélia, nos últimos dias.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo