• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pronúncia

Mith,

primeira sílaba = sílaba mais à esquerda = proparoxítonas (3 sílabas) ou
paroxítonas (2 sílabas);
última silaba = silaba mais à direita = oxítonas.

Portanto no primeiro texto que você citou, o padrão é a palavra ser paroxítona, e no segundo texto temos um problema (no texto mesmo): o acento na última sílaba torna a palavra oxítona, e não proparoxítona. Eu acho que neste caso o acento na verdade vai na antepenúltima sílaba, veja o Apêndice E.
 
Mith, eu sei q não é bem esse som, mas dah pra disfarçar... alias, qual o simbolo do som do th? Eu quis deixar claro q nao eh bem som de f....

continuando...

Diz q as proparoxitonas nao sao mts? mas veja
Valinor
Ainulindalë
Legolas
etc etc etc
 
Swan, vou dar uma lida...

Me lembrem de nunca mais ir na conversa do Taura. 8-) :disgusti:

Bard, logo de cara eu já vi uma coisa errada na sua lista... Legolas é Sindarin. :doh:

Agora, como assim o símbolo do th? Th se escreve th e se pronuncia th. O Quenya costumava ter th, mas depois ele virou o s. Aliás, th tá mais perto de s do que de f, eu acho, considerando que de s pra th a mudança é menor que de f pra th, embora o som de f pareça um pouco mais com o de th. Faz o seguinte: fala o s, e vai fazendo a língua subir, até que ela fique entre os dentes de cima e os de baixo. Daí vc vai ter o th. :wink:
 
hahaha eu não disse que eu tava certo Tommy, além do mais faz umas duas Eras que eu li a introdução do curso... acho que vou começar ele de novo... assim ameaço vc aqui...
 
Hum, talvez o que o Bard queira saber sobre o símbolo seja isso:

th pode ser ð (eth) ou Þ (thorn; esse também pode ser simbolizado com o símbolo da letra grega theta, que aparece muito em dicionários).

Os dois sons, o do eth e o do thorn, são falados que nem o Mith explicou, com a língua no meio dos dentes, só que o eth é um som voiced, e o thorn é um som unvoiced.

A diferença entre voiced e unvoiced é que quando o th é unvoiced, a garganta não vibra, e quanto o som é voiced, ela vibra.

Um exemplo pra ver se fica clara a diferença. Se a gente pegar as sílabas se e ze, e pronunciar as duas, a gente vai ver que o som, na boca, é feito do mesmo jeito para as duas. A diferença entre se e ze é que no ze a garganta vibra e no se, ela não vibra. O ze é voiced enquanto que o se é unvoiced.

Eu sou curiosa nesses assuntos, apenas observei essas coisas por aí. Se eu disse alguma barbaridade, correções são bem vindas.
 
hueahueh obrigado a vcs hehehe

mith, erro acontecem hehehehehe (no caso do legolas)
quer dizer entao que agora vo começar a te chamar de somas ou misss heheheheh

swanhild vlw por explicar esses negócios ae de simbolos e talz ehehhe
o theta é akela bolinha com um risco no meio? tipo ø (com o risco alinhado no meio)?
 
valew ae a todos que responderam... estou no exato momento estudando quenya com o pippin em uma lan house heheheh :D
 
Me respondam uma coisa, qual a verdadeira pronúncia para o nome do nosso querido mago Gandalf?

No filme eles falam "guêndalf" em ingles...

mas no dvd o ator Christopher Lee(Saruman), diz que se pronuncia como uma espécie de "o"!!! seria assim: "gondalf"!

OBS.: ME RESPONDAM POR MSG PARTICULAR PLEASE!!! :lily:
 
acho q eh q nem ingles, jah q gandalf c naum me engano eh na lingua comum... o que estaria diferente seria seu nome elfico Mithrandir... c falei asneira me desculpem :D
 
Obrigado pela ajuda... sempre falei Gândálf, mas meus amigos costumavam pronunciar como no filme(Guêndálf).... affff :roll:

Mithrandir! :lily:
 
Olórin se pronuncia oLÓrin.

O fato do acento indicar que a sílaba é longa significa que ela é aberta, com o som correspondendo ao das palavras acentuadas da mesma forma em português.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo