• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[PROJETO] Círculo da Lei

Status
Fechado para novas mensagens.
Re: Projeto-Tribunal

Sobre o que já foi bem lembrado pelo Conan, sobre o julgamento ser apenas moral, não baseado em leis, isso é um tanto quanto problemático, porquê a moral é única e difusa, e cada um pensa o que quer.

Concordo com o Caranthir nesse ponto. Usar apenas bases morais torna a coisa complicada epode levar à discussões infindáveis. Como base para lei poderiam usar a declaração universal dos direitos humanos, com as devidas adaptações, ou então tentar criar algo parecido, a partir do legendarium.
 
Re: Projeto-Tribunal

Não esqueça do mais importante: montar o tribunal (pode ser até neste mesmo tópico) pra julgar o crime efetuado pelo Neithan, um sujeito de alto grau de periculosidade e já com 7 passagens pela polícia. A promotoria pede formalmente a guilhotina.

O meu crime é desejar a morte de alguns...

Curti bastante a idéia.

Tenho umas sugestões:

A coisa funcionaria assim: A Promotoria de Arda ( :lol: ) pode promover à vontade uma acusação ou a requerimento de qualquer membro da Valinor. Ainda não estou certo se seria um grupo fechado e rotativo de membros do VTB&BC. Daí ele abriria um tópico acusando o réu e chamando ele para o Moot-ring (não lembro como traduzi isso no wanderings of hurin).

Daí um dos Defensores dos Povos Livres ( :P ) se prontificaria para defendê-lo. Os defensores seriam nos mesmos moldes (que não sei) da promotoria.

E ali se daria o debate, primeiro a promotoria apresenta a denúncia. Depois a defesa rebate a denúncia e, se quiser, apresenta algum argumento novo. Se a defesa apresentar algum argumento novo a promotoria é ouvida novamente.

Daí um grupo de x jurados (que não seriam membros do VTB&BC, mas sim membros da Valinor) votariam e justificariam o motivo do voto deles. O grupo de jurados também seria determinado e rotativo.

O que acham?

Sim, muito bom!

O tópico seria feito no "Fã para Fã", certo? Ou na própria Área Tolkien?

Os nomes poderiam ser: "[TRIBUNAL DE ARDA]Acusado: nomedoacusado"

Agora sobre o funcionamento, eu sugiro o seguinte: Façamos um primeiro julgamento, de um personagem secundário, como Bill, só pra teste (aqui na TBBC). Pra vermos como seria melhor...um protótipo mesmo, onde avaliaremos o tempo da acusação, defesa e veredicto.
 
Re: Projeto-Tribunal

Olha talvez na própria área Tolkien, IMO.
Afinal, todas as discussões serão baseadas nos fatos reais.

Vai ser uma forma de discutir cada personagem polêmico.
Nesses moldes dá pra julgar até o Fingolfin =)
 
Re: Projeto-Tribunal

Pergunta pra quem, todos os usuários da Valinor?

Seria perguntado para um grupo já definido e qualquer membro da Valinor pode integrar esse grupo.

Enfim, acho ideal o tópico começar com uma descrição do personagem (off-Julgamento, apenas para situar os leitores e os fazer aprender mais sobre o personagem), aí apresentamos os delitos que ele cometeu e porquê está sendo julgado. Só então começamos os trâmites judiciais (a.k.a. ação do juiz, júri, advogados, etc.) e a etcétara toda.

Acho que seria mais interessante (e divertido) já começar com a argumentação da acusação. Não deve haver imparcialidade na argumentação, a imparcialidade viria dos votos dos jurados.

Sobre o que já foi bem lembrado pelo Conan, sobre o julgamento ser apenas moral, não baseado em leis, isso é um tanto quanto problemático, porquê a moral é única e difusa, e cada um pensa o que quer. Talvez para contornamos isso fosse legal incluirmos entre os membros do júri (ou defesa e/ou acusação) "representantes" de reinos distintos da T-M (e.g. Valfenda, Gondor, Rohan e Mordor), espécie de usuários que agiriam como "atores", simulando a moral de seu reino e levando, assim, o julgamento mais para as condutas tolkienianas que para as nossas.

Hahaha, que legal. Poderíamos incluir aí uma coisa que acontece de verdade no júri, que, por exemplo, apresentamos 11 jurados. Desses 10, a acusação pode vetar 2 e a defesa outros 2. Que tal?
 
Re: Projeto-Tribunal

Seria perguntado para um grupo já definido e qualquer membro da Valinor pode integrar esse grupo.



Acho que seria mais interessante (e divertido) já começar com a argumentação da acusação. Não deve haver imparcialidade na argumentação, a imparcialidade viria dos votos dos jurados.



Hahaha, que legal. Poderíamos incluir aí uma coisa que acontece de verdade no júri, que, por exemplo, apresentamos 11 jurados. Desses 10, a acusação pode vetar 2 e a defesa outros 2. Que tal?

Bacana... Mas já falei antes e repito... Essa coisa de fazer teatro, que cada um é de algum lugar da TM, acho que não vale. Em parte por motivos de material mesmo. Chamem pessoas do forum com um mínimo de participação e tal, pronto.
 
Re: Projeto-Tribunal

Pois é, a moriel tá certa. Por exemplo, num julgamento do Morgoth. Como que alguém de Rohan (que nem existia na época, ou seja, não tem opinião sobre o assunto) poderia opinar?

Ok, podemos adaptar os jurados pra primeira era. Mas daí teríamos: Casa de Hador, Casa de Beor, Casa de Olwe, Casa de Finwe e Casa de Elwe dum lado e do outro teríamos os... orcs. Não teria como.
 
Re: Projeto-Tribunal

Aí acho que nem rola. Não seria melhor os jurados serem os usuários, com seus nomes mesmo?
 
Re: Projeto-Tribunal

concordo com a Shantideva sobre um "código legal" . a discussão deve ter embasamento , por isso uma padronização é fundamental.

prefiro os jurados como os usuários mesmo.
 
Re: Projeto-Tribunal

Pois é, a moriel tá certa. Por exemplo, num julgamento do Morgoth. Como que alguém de Rohan (que nem existia na época, ou seja, não tem opinião sobre o assunto) poderia opinar?

Ok, podemos adaptar os jurados pra primeira era. Mas daí teríamos: Casa de Hador, Casa de Beor, Casa de Olwe, Casa de Finwe e Casa de Elwe dum lado e do outro teríamos os... orcs. Não teria como.
Para contornarmos isso temos que fazer como a Shanti falou, criar uma Lei aplicável a todos os personagens de Arda. Poderia ser algo bem simples, "Os 10 Mandamentos de Mandos", por exemplo, aí julgaríamos o personagem segundo a interpretação livre (por parte de quem está julgando: juiz e júri) desses "10 Mandamentos".

Na defesa e na acusação poderíamos por pessoas de reinos/casas/famílias diferentes. Por exemplo, no julgamento de Melkor poderia ter, na acusação: Fingolfin pelo seu reino, Fëanor pela sua família e Turgon por Gondolin; e na defesa: Sauron por Angband, Gothmog pelas hordas de Morgoth e (mais alguém, ajudem aê :mrgreen:). E assim vai, variando para cada julgamento.

Não sei se peguei direito o espírito da coisa, mas a defesa e acusação tem um número fixo de integrantes, certo? IMO, pra ficar mais divertido (e passar informações sobre as Obras também) seria legal termos esses representantes.
 
Re: Projeto-Tribunal

Não sei se peguei direito o espírito da coisa, mas a defesa e acusação tem um número fixo de integrantes, certo? IMO, pra ficar mais divertido (e passar informações sobre as Obras também) seria legal termos esses representantes.

Ditto, acho que assim funcionaria muito melhor.
 
Re: Projeto-Tribunal

O que poderiamos ter era times de acusação e defesa, compostos de "povos" variados, ou mesmo grupos e famílias ("Filhos de Fëanor contra Morgoth", seria algo histórico), tipo representantes de reinos e grupos.
Aí, digamos, cada time poderia chegar e acusar algum personagem, e outros times poderiam se prontificar para fazer a defesa. Aí, discutiam-se as coisas dentro do time, formulava-se tudo bonitinho, um representante ia lá e postava.

O povo poderia se juntar e tal, digamos vários times moverem uma ação, e vários assumirem a defesa.
 
Re: Projeto-Tribunal

Eu sou a favor de fazer do jeito mais simples e menos burocrático...
Não sei quanto a vcs (o Caranthir é certeza que não) mas todas idéias que viram ações muito complexar/burocráticas com muitas dependências costumam me desestimular :roll:

Previamente deverá ser aberto um tópico sobre as regras do jogo, e nesse mesmo tópico as pessoas poderão se candidatar a compor o júri.

Poderíamos fazer assim, a acusação (e acredito que a defesa e o juiz tbm) ser composta por membros VTBBC, aí a acusação (ou o juíz) abre o tópico e comça uma série de posts livres, sobre acusando, ou defendendo.

O juri (um número X selecionado a partir da disponibilidade mencionado no post das regras) deverá ler e então dar seu aval após um prazo de discussão, de X dias, por exemplo.

--

Preferencialmente baseado no bom senso, colocando numa espécie de balança os prejuízos e a colaboração que cada um desempenhou durante sua estada em Arda.

Se for procurar um código de leis e registros pode ficar profissional demais, sério demais e porventura chato.
Talvez o Juiz, que podendo ser um membro daqui do VTBBC tenha um voto mais pesado.
 
Última edição:
Re: Projeto-Tribunal

o que eu tive de tempo livre ontem, hoje não to tendo, to passando rapidinho pra avisar que ate segunda eu coloco o topico exemplo. ja tenho todo o julgamento pra vcs verem como funcionaria na cabeça, só falta transcrever.
 
Re: Projeto-Tribunal

Candidatar a compor o juri não, senão podem fazer complô para ferrar determinados personagens. Acho que a acusação e a defesa deveriam ser feitos em grupos. Não sei se só o povo do TBBC.
Para não ficar muito elitista, poderiamos ecolher uma pessoa daqui, e a pessoa já formar uma equipe, com quem quiser e como quiser.
 
Re: Projeto-Tribunal

acredito que devemos parar de colocar barreiras

o Conan faz um modelo , agente faz possiveis modificações e começamos.

os problemas se resolvem com o uso e não com conversas.

não que as conversas não sejam válidas, mas o uso acelera o processo.
 
Última edição:
Re: Projeto-Tribunal

Muito complexo isso de povos, ou filhos contra Melkor..fica cansativo e meio sem noção, já que aos olhos de Sauron, Melkor pode ter sido um pai, e aos olhos de outros, um monstro (UM EXEMPLO, ok? Sem discurso contra Melkor agora). Melhor ser membros mesmo. Caranthir e Fingolfin Promotores, Neithan e Conan, defesa; E Moriel como Juiz, por exemplo. Muito mais simples.
 
Re: Projeto-Tribunal

Candidatar a compor o juri não, senão podem fazer complô para ferrar determinados personagens. Acho que a acusação e a defesa deveriam ser feitos em grupos. Não sei se só o povo do TBBC.
Para não ficar muito elitista, poderiamos ecolher uma pessoa daqui, e a pessoa já formar uma equipe, com quem quiser e como quiser.
Poderíamos fazer o seguinte, as pessoas poderiam se candidatar à juri e nós sortearíamos aleatoriamente.
 
Re: Projeto-Tribunal

Poderíamos fazer o seguinte, as pessoas poderiam se candidatar à juri e nós sortearíamos aleatoriamente.

Pois é...
Imagina, um tópico com 30 pessoas dispostas a participar de qqer julgamento como Juri... Ai pega-se 10 dessa lista e faz...

Concordo com o Fingolfin... Tá ficando tão viajado que daqui a pouco dispersa sem sequer ter começado.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo