• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[PROJETO] Círculo da Lei

Status
Fechado para novas mensagens.
Re: Projeto-Tribunal

ou a promotoria escolhe 3, e a defesa escolhe 3, ficando o voto de minerva com o juiz...

sei la...

acho que a ideia de chamar pessoas sem elas se cadastrarem, sem elas saberem a principio, legal pra atrair as pessoas para a area tolkien, se for chamar só as que se cadastrarem, invariavelmente sera restrito a area tolkien.

só teria de ser pessoas minimamente ativas.

por isto talvez a ideia de deixar na mão dos participantes a escolha dos jurados pode ser legal, porque os propios participantes incentivam quem eles chamaram a entrar...

a unica coisa contra seria uma eventual puxar a sardinha pra que chamou, mas como é um projeto "complexo", e bem voltado pra um debate tolkien, acredito numa maturidade por parte dos interessados em participar...

pelo menos na maioria dos casos.
 
Re: Projeto-Tribunal

esqueci por um momento que sabado estarei em bh...

bom, vou tentar fazer amanhã mesmo. derepente ja começo hoje.
 
Re: Projeto-Tribunal

Eu propus a lei universal, pq temos que ter um referencial. Julgar na base do "eu acho" fica complicado.
Sobre a convocação do júri, o ideal seria literalmente intimar, como num júri de verdade, mas a aplicabilidade disso seria complicada no forum. O convite direto à pessoas aptas (lista elaborada por nós) seria o ideal. Não concordo com a ideia de usuários se candidatarem á jurados.
A idéia do Sky de veto é muito boa, vai deixar tudo mais emocionante.
 
Re: Projeto-Tribunal

Eu propus a lei universal, pq temos que ter um referencial. Julgar na base do "eu acho" fica complicado.
Sobre a convocação do júri, o ideal seria literalmente intimar, como num júri de verdade, mas a aplicabilidade disso seria complicada no forum. O convite direto à pessoas aptas (lista elaborada por nós) seria o ideal. Não concordo com a ideia de usuários se candidatarem á jurados.
A idéia do Sky de veto é muito boa, vai deixar tudo mais emocionante.

Hmmmm restringir nunca é uma boa idéia...
 
Re: Projeto-Tribunal

Vamos fazer um bem bobo aqui no TBBC, para testar o modelo. Alguém já falou.
E eu não deixaria o povo se candidatar, eu chamaria aleatoriamente mesmo. Qualquer tipo de candidatura pro juri... Naquelas ...
 
Re: Projeto-Tribunal

O problema é ficar muito elitizado. Tipo, o TBBC escolhe o júri, o TBBC é a defesa, acusação e o juíz. Nós vamos ficar um tanto quanto absolutamente muito mal-vistos lá fora :mrgreen:

E acho uma boa começarmos logo a simular os julgamentos, aí a gente vai fazendo modificações conforme for sendo necessário. Conan, você ainda vai abrir o tópico ou qualquer um de nós pode fazê-lo?
 
Re: Projeto-Tribunal

Acho que não cabe o lance do jurado "assumindo um papel". Pô, se teremos um jurado representando os filhos de Fëanor, um representando o Sauron, um representando os Valar e um representando o Gothmog no julgamento do Morgoth, nem precisa ter julgamento, porque já saberemos o que cada um vai dizer, né?

Usuários votando como usuários FTW!

Também não curto o lance de lei. Acho que devíamos julgar e argumentar só na discussão da moral da coisa mesmo. É mais interessante e desafiadora.
 
Re: Projeto-Tribunal

Eu concordo com o Skywalker no lance de jurados neutros. Porém eu acho que os critérios de julgamento serem apenas morais não uma boa idéia. Pois esse conceitos além de vago são subjetivos. Pelo menos uma referêcia a gente devia ter. :mrgreen:
 
Re: Projeto-Tribunal

Ué, nas civilizações antigas não se tinham leis além daquelas estabelecidas pela moral daquela localidade. Por que precisaríamos criar um código de leis?

Não se precisa de lei alguma para que possamos julgar as ações dos membros da Sociedade do Anel, até porque os valores morais aplicados no livro são bem parecidos com os que consideramos ideais para uma sociedade.
 
Re: Projeto-Tribunal

Ué, nas civilizações antigas não se tinham leis além daquelas estabelecidas pela moral daquela localidade. Por que precisaríamos criar um código de leis?
Na verdade, algumas tinham.

Não se precisa de lei alguma para que possamos julgar as ações dos membros da Sociedade do Anel, até porque os valores morais aplicados no livro são bem parecidos com os que consideramos ideais para uma sociedade.
Bem, isso de Código é apenas para não cairmos numa discussão tautológica sacal. Porquê, se não tivermos parâmetros para julgar, estaremos apenas expondo nossas opiniões pessoais e nunca vamos chegar a lugar algum, a não ser que interrompamos o julgamento abruptamente e decretemos o veredicto.
 
Re: Projeto-Tribunal

Não quis dizer que precisamos de um código de leis, só disse que o conceito de moral ( "certo e errado" ) é muito subjetivo. E se tratando de seres-humanos, estamos sempre sujeitos a uma parcela de subjetividade. :mrgreen: E é por isso que eu aho que pelo menos uma referêcia mais neutra seria legal. :obiggraz:
 
Re: Projeto-Tribunal

Acho a criação de leis desnecessária. Melhor que seja tudo na base da argumentação mesmo.
 
Re: Projeto-Tribunal

Sim. Sem contar que, normalmente, conseguimos aceitar como certas algumas ações que vão contra a nossa moral, desde que tenham motivos muito fortes.
 
Re: Projeto-Tribunal

Pensem só, vamos acusar, por exemplo, Túrin de matar Beleg. Beleza, o que vamos dizer ao acusado? Que ele só está sendo julgado porquê matou o Beleg? Sem nos basearmos em nenhum princípio do que é certo ou errado para fazê-lo? E o que argumentará o júri, a acusação e a defesa? Eles simplesmente defenderão ou condenarão o cara só porquê acham correto ou errado o que ele fez? Isso não é bem um tribunal pra mim, tá mais para uma pesquisa de opinião do tipo "Você acha que Túrin ter matado Beleg foi certo ou errado?".

Nós temos que incluir elementos das Obras nesses julgamentos, não apenas no que diz respeito a detalhar a vida do personagem, seus "crimes", etc., mas também de incluir costumes dos povos de Arda no meio, na forma, que seja, de leis, normas, etc. Elas não seriam arbitrárias, fruto do que nós achamos que o pessoal de Gondolin adotava como lei, etc., mas sim baseada em passagens das Obras, outros textos de Tolkien e articulistas que escrevem sobre ele, julgamentos relatados (no Círculo da Lei e tals).

Acho que a participação livre dos usuários defendendo ou atacando o réu vai virar uma simples disputa de opinião (como no tópico Eru, o mal? que criei), que pouco ou nada se assemelharão com um julgamento, da mesma maneira que trará pouco conhecimento do Legendário ao pessoal, porque tudo o que teremos será achismos e preferencismos, e não argumentações baseadas em certos aspectos (mesmo que remotos e mal esclarecidos) das Obras.
 
Re: Projeto-Tribunal

Baseados nas Leis e Costumes dos Eldar e em outros livros?
Se quiserem posso ajudar, fazendo uma pesquisa e separar algumas coisas dos livros que possam ser usadas para uma Constituição da Terra-Media (1ª, 2ª e 3ª Eras), como uma base para que o Juiz, os Promotores e a Defesa elaborar suas teses.

Aceitam o oferecimento? :oops: Não tenho participado muito, mas agora já melhorei e posso ajudar.
 
Re: Projeto-Tribunal

Sério... duvido que alguém queira estudar um conjunto de regras criado por nós ao ponto de poder aplicá-lo em uma atividade prática.

Aliás, assim corremos o risco de elitizar e pior, nos afastar das obras. IMO.
 
Re: Projeto-Tribunal

Não criado por nós.
Compilado por nós.
Mais para ter uma base onde se apoiar...
 
Re: Projeto-Tribunal

Baseados nas Leis e Costumes dos Eldar e em outros livros?
Se quiserem posso ajudar, fazendo uma pesquisa e separar algumas coisas dos livros que possam ser usadas para uma Constituição da Terra-Media (1ª, 2ª e 3ª Eras), como uma base para que o Juiz, os Promotores e a Defesa elaborar suas teses.

Aceitam o oferecimento? :oops: Não tenho participado muito, mas agora já melhorei e posso ajudar.

Baseado em Leis e costumes dos Eldar... Não sei, quando forem julgar Melkor, vou exigir que ele seja julgado pelas leis de Angband. Afinal, não tinha só Elfos e homens que os seguiam na TM.
Fazendo isso, estariamos sendo parciais.
 
Re: Projeto-Tribunal

além de julgar pessoas também poderiamos julgar ações que foram importantes, como a ida dos eldar a valinor, a matança de elfos por elfos, batalhas, etc...
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo