• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[PROJETO] Círculo da Lei

Status
Fechado para novas mensagens.
Re: Projeto-Tribunal

Tambem não gosto de pontos. sem pontos sera uma decisão analitica, não um placar...

e na minha disposição teria tempo tanto entre a proposta do caso e o julgamento, quanto ao dia final.

mas não sei se o fingolfin falou em cima das considerações finais. estas, pelo sistema judiciario americano, devem ser feitas no dia da decisão na maioria dos casos( o juiz decide contra, mas é raro). estas é justamente para um discurso final, em cima do que foi explanado no julgamento, é o ultimo momento do advogado com o juri, e deve ser feito os dois na bucha, um depois do outro, sem interrupções. inclusive nem mesmo o juiz pode interferir, embora ele possa pedir depois do discurso que o juri pese ou não certas partes, advertindo o advogado.(outra coisa rara).
Se não me engano tambem, no judiciario, no discurso final, primeiro vai a promotoria, depois a defesa.
 
Última edição:
Re: Projeto-Tribunal

Nossa, essa idéia foi exatamente a que eu sugeri lá no Andúnië e acabou não dando certo, o Baudh...

Neithan, só pra você não ser pego de surpresa: acabei de entrar com um processo em três vias na ADEBRA (Adevogados do Brasil) por plágio. O esboço do rascunho da petição deverá estar sendo concluído em até 2025...


Já treinando e tal... :lol:


Droga, queria ter tempo pra participar. :tsc:
 
Re: Projeto-Tribunal

Vou organizar a 4ª, 5ª e 6ª via pra você, Eria. E elaborar um estudo de caso de plágio entre os tolkiendilli. Depois eu faço umas regras para evitar que isso ocorra novamente e ponho aqui pra votação =P
 
Re: Projeto-Tribunal

Vou organizar a 4ª, 5ª e 6ª via pra você, Eria. E elaborar um estudo de caso de plágio entre os tolkiendilli. Depois eu faço umas regras para evitar que isso ocorra novamente e ponho aqui pra votação =P
Não duvido nada que você faça isso. :lol:

Não esqueça do mais importante: montar o tribunal (pode ser até neste mesmo tópico) pra julgar o crime efetuado pelo Neithan, um sujeito de alto grau de periculosidade e já com 7 passagens pela polícia. A promotoria pede formalmente a guilhotina.
 
Re: Projeto-Tribunal

na minha terra a gente aciona uns contatos e o cara nunca mais é visto...

pra que esta burocracia toda?
 
Re: Projeto-Tribunal

Curti bastante a idéia.

Tenho umas sugestões:

A coisa funcionaria assim: A Promotoria de Arda ( :lol: ) pode promover à vontade uma acusação ou a requerimento de qualquer membro da Valinor. Ainda não estou certo se seria um grupo fechado e rotativo de membros do VTB&BC. Daí ele abriria um tópico acusando o réu e chamando ele para o Moot-ring (não lembro como traduzi isso no wanderings of hurin).

Daí um dos Defensores dos Povos Livres ( :P ) se prontificaria para defendê-lo. Os defensores seriam nos mesmos moldes (que não sei) da promotoria.

E ali se daria o debate, primeiro a promotoria apresenta a denúncia. Depois a defesa rebate a denúncia e, se quiser, apresenta algum argumento novo. Se a defesa apresentar algum argumento novo a promotoria é ouvida novamente.

Daí um grupo de x jurados (que não seriam membros do VTB&BC, mas sim membros da Valinor) votariam e justificariam o motivo do voto deles. O grupo de jurados também seria determinado e rotativo.

O que acham?
 
Re: Projeto-Tribunal

E ali se daria o debate, primeiro a promotoria apresenta a denúncia. Depois a defesa rebate a denúncia e, se quiser, apresenta algum argumento novo. Se a defesa apresentar algum argumento novo a promotoria é ouvida novamente.

Boa a idéia, mas acho que a decisão de acatar o fato/argumento novo deveria caber ao juiz.
Isto inibiria viagens na maionese em demasia (já que os fatos na obra em si nem são tão imensos assim, acredito que invariavelmente vai aparecer especulações de cunho imaginário... quem decide se o fato tem consistência tolkiniana suficiente pra entrar na brincadeira é o juiz).

Colocando dentro dos moldes que criei (só pra adaptar minha idéia com a do sky :P)

Dia 1: criação do tópico apresentando os fatos e provas bem como o trecho do livro referente ao crime. Depois disto (ou antes, isto ainda esta em aberto pra debate) é escolhido os papeis no tribunal. Os jurados são convocados, um deles é escolhido como relator do júri. O dia de inicio é marcado (de preferência pelo juiz) assim que os jurados aceitam participar da brincadeira, com o mínimo de dois dias para a criação das teses de acusação e defesa, sendo q este período pode ser prolongado a pedido dos advogados. O bom senso deve imperar nesta parte, se não pode se dedicar, melhor não participar da brincadeira. O ideal é que o juiz controle isto. Para o dia do julgamento não é preciso ser concordante com a disponibilidade do júri, já que o mesmo vai poder ler o julgamento no período entre o julgamento em si e a preleção final, mas ajuda já que facilita na hora de ler todo o material.

Dia 2: A promotoria apresenta sua tese. A mecânica desta parte tem de ser debatida, principalmente a parte das contestações. Mas acho preferível primeiro definir como serão separado as etapas do julgamento.

Dia 3: a defesa apresenta sua tese. Mecânica desta parte tem de ser debatida, principalmente a parte das contestações. Mas acho preferível primeiro definir como serão separado as etapas do julgamento. Se a defesa desejar apresentar fatos novos, um novo dia para a promotoria rebater os fatos é marcado (neste ponto não sei se vale a pena ser no dia seguinte ou marcar um dia mais cômodo. o ideal é ficar cargo do juiz, que consultaria os participantes). Caso a defesa meramente rebata a promotoria, o dia da preleção e do veredicto é marcado de acordo com a disponibilidade dos participantes, incluindo o júri, levando-se em conta um eventual pedido de tempo de leitura do julgamento por parte de um membro do júri (pode-se cobrar um mínimo de bom senso nesta parte).

Dia 4(5): A promotoria escreve um discurso de encerramento do caso, a defesa escreve um discurso de encerramento do caso. O júri tem duas horas pra decidir via MP o seu veredicto, cabendo ao relator do júri recolher TODAS as opiniões e comunicar ao tribunal.




As etapas seriam estas, da maneira que imaginei, o que realmente pode acarretar numa demora e relativa complexidade (na pratica, a mecânica em si é mais fácil), mas que daria margem para um ótimo conteúdo, que acho que é o mais importante para brincadeira.
 
Última edição:
Re: Projeto-Tribunal

Os julgamentos ocorreriam via Fórum ou Chat? Acho que seria interessante criarmos um tópico, sei lá, umas 2 ou 1 semana antes do julgamento para rolar toda uma discussão nele e montarmos o tribunal no Chat da Valinor, pelo menos a coisa fica mais dinâmica e divertida, IMO.
 
Re: Projeto-Tribunal

basicamente as teses de defesa e acusação, consistem em pegar os fatos e provas apresentadas, e recontar o trecho do livro, cada um se utilizando destas ferramentas para acusar ou defender o reu. alem de desacreditar argumentos adversarios. acho que a questão mais especulativa se daria se fossemos se utilizar do recurso do depoimento. num primeiro momento acho que não caberia tal recusro, ficando o julgamento restrito a trabalhar fatos e provas. o que caberia aqui seria buscar outros trechos do livro que corraborassem com a tese proposta(isto é fodão). basicamente contar sua versão do acontecido pela otica propia. justificativas tambem são validas, para se montar o quadro a ser defendido.
 
Re: Projeto-Tribunal

Os julgamentos ocorreriam via Fórum ou Chat? Acho que seria interessante criarmos um tópico, sei lá, umas 2 ou 1 semana antes do julgamento para rolar toda uma discussão nele e montarmos o tribunal no Chat da Valinor, pelo menos a coisa fica mais dinâmica e divertida, IMO.

tinha esquecido o chat da valinor :P

isto depende da dinamica da etapa de defesa de tese. porque se optarmos por uma defesa com pouca interferencia por parte dos adversrios/juiz, ai vale mais a pena um topico. se optarmos por algo mais dinamico, acho que o chat cabe melhor. o veredicto em si talvez pudesse ser dado no chat e registrado depois no topico! o problema de se criar uma dinamica de interferencia nas teses, é definir as regras onde um adversario poderia se pronunciar, para que o juiz pudesse autorizar ou não. como não teria depoimentos a principio, acho que esta mecanica pode ser ignorada, dando total liberdade unicamente ao participante da etapa, o que ficaria mais pratico num topico.
 
Re: Projeto-Tribunal

Conan, acho que a abertura do tópico deve ser pela acusação e é ela quem deve apresentar as provas pra condenar o cara.
 
Re: Projeto-Tribunal

vou tentar fazer um topico modelo(bem tosco obvio) pra ilustrar minha ideia.

Conan, acho que a abertura do tópico deve ser pela acusação e é ela quem deve apresentar as provas pra condenar o cara.

na verade tinha pensado em abrir o topico descrevendo o acontecido(provavelmente trecho da obra), fatos, provas, sem neste momento apresentar um julgo favoravel ou contra.

a apresentação de provas adicionais pode ser acrescidas tanto pela defesa quanto pela acusação, a julgo de autorização do juiz.

o unico incoveniente de ser assim é que geralmente trechos do livro costumam conter julgos contra os vilões, o que é amenizado no caso de tolkien por ele ser bem descritivo.
 
Re: Projeto-Tribunal

De repente abre o tópico com uma tag do tipo: [BANCO DOS RÉUS]- Boromir

E, no tópico, quem abriu faz uma descrição SEM JUÍZO DE VALOR das ações do Boromir e pergunta: Condena ou absolve?
 
Re: Projeto-Tribunal

E, no tópico, quem abriu faz uma descrição SEM JUÍZO DE VALOR das ações do Boromir e pergunta: Condena ou absolve?
Pergunta pra quem, todos os usuários da Valinor?


Enfim, acho ideal o tópico começar com uma descrição do personagem (off-Julgamento, apenas para situar os leitores e os fazer aprender mais sobre o personagem), aí apresentamos os delitos que ele cometeu e porquê está sendo julgado. Só então começamos os trâmites judiciais (a.k.a. ação do juiz, júri, advogados, etc.) e a etcétara toda.

Sobre o que já foi bem lembrado pelo Conan, sobre o julgamento ser apenas moral, não baseado em leis, isso é um tanto quanto problemático, porquê a moral é única e difusa, e cada um pensa o que quer. Talvez para contornamos isso fosse legal incluirmos entre os membros do júri (ou defesa e/ou acusação) "representantes" de reinos distintos da T-M (e.g. Valfenda, Gondor, Rohan e Mordor), espécie de usuários que agiriam como "atores", simulando a moral de seu reino e levando, assim, o julgamento mais para as condutas tolkienianas que para as nossas.
 
Re: Projeto-Tribunal

a ideia é boa, muito boa, no tocante a enriquecimento do topico, principalmente no tocante a tolkien, a unica restrição é que isto inibiria bastante as pessoas de participar...

mas dai vai a questão que levantei a ser decidida sobre a compisição do juri ser só de pessoas da area tolkien ou chamar pessoas de todo o forum.

alem de aumentar a complexidade.

por outro lado nortearia o pensamento do juri, alem de acrescentar uma caracteristica legal pros fans da obra!

é só pesar esta decisão em cima da proposta do topico.

o que eu vou fazer amanhã :P

amanhã(ou nos dias proximos se o bicho pegar aqui no trampo) tambem crio um topico exemplo aqui na area, onde so eu vou postar, simulando a ideia do jeito que coloquei. depois é só detonar o topico. :P
 
Última edição:
Re: Projeto-Tribunal

Gostei da idéia toda. Acho que vai dar uma baita movimentada na área tolkien. Concordo com o Conan sobre os membros do juri serem de todas as áreas do fórum sem distinção. Isso faria com que pessoas que não frequentam a área tolkien, se envolvam.
Só fico em dúvida como ficariam as deliberações do júri, já que eles têm que conversar pra chegar ao veredicto. Isso seria por MP? Se o julgmento for por chat, como seria?
Tópicos fixos na área tolkien com tags, como sugeriu o Sky, funcionariam legal. Se tivesse como limitar o tópico referente ao júri com uma senha,resolveria a questão do sigilo do júri.
 
Re: Projeto-Tribunal

E o Olórin e Tapio têm que se decidir, CD ou DB? :think:

CB= Conselho Branco, grupo que a gente(eu e o Olórin) fazemos parte através da Toca-MG, que é subsede.

DB=DataBase= Banco de Dados, que eu acabei usando depois de ler uma discussão qualquer sobre hospedagem pelo fórum.

E que bom que a idéia do tribunal tá desenvolvendo bem.

E o Conan teve tempo livre no trabalho hoje, hain?
 
Re: Projeto-Tribunal

Pergunta pra quem, todos os usuários da Valinor?


Enfim, acho ideal o tópico começar com uma descrição do personagem (off-Julgamento, apenas para situar os leitores e os fazer aprender mais sobre o personagem), aí apresentamos os delitos que ele cometeu e porquê está sendo julgado. Só então começamos os trâmites judiciais (a.k.a. ação do juiz, júri, advogados, etc.) e a etcétara toda.

Sobre o que já foi bem lembrado pelo Conan, sobre o julgamento ser apenas moral, não baseado em leis, isso é um tanto quanto problemático, porquê a moral é única e difusa, e cada um pensa o que quer. Talvez para contornamos isso fosse legal incluirmos entre os membros do júri (ou defesa e/ou acusação) "representantes" de reinos distintos da T-M (e.g. Valfenda, Gondor, Rohan e Mordor), espécie de usuários que agiriam como "atores", simulando a moral de seu reino e levando, assim, o julgamento mais para as condutas tolkienianas que para as nossas.

Nào é justo, esqueceram de Harad, Umbar, Khand... Eu sei que vocês são todos muito parciais e bando de puxa-sacos dos Valar, mas naquelas :kiss:

Nào sei se o chat seria uma boa idéia, impediria muita gente de participar.
O juri poderia ser composto por usuários da Valinor escolhidos aleatoreamente. Manda-se uma convocação, se a pessoa aceitar, vai no juri, se não responder ou ignorar, chamamos mais alguém.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo