• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Power Sources

O lance das canções, do incentivar as pessoas do "buff", não combinada nada com shadow. E bardo é isso, alguém que "empolga" os demais, usando principamente música.... a idéia do trapaceiro é secundária ao personagem.

Na verdade isso tem muito mais a ver com o papel da classe do que com a power source, não?

Insisto: Leader shadow.
 
Eu acho que isso da fonte shadow não faz muito sentido para o bardo. Fonte shadow: escuridão, morte, mal, enganação, medo, etc. Bardo no D&D: mescla vários conceitos, como contador de histórias, andarilho/viajante perpétuo, saltimbanco/músico itinerante, cantor maravilhoso (capaz de "hipnotizar" pessoas e criar imagens de sua música), trapaceiro (embora esse conceito possa ser incorporado a qualquer classe), alguém que busca a música primordial da criação (Seeker of the Song), alguém que percebe a magia na música (Sublime Chord/Lyric Theurge), sábio/repositório de histórias (Fochlucan Lyrist)... Puxa, que grande interseção! Ele sempre foi arcano por considerar-se que a música dele era, de certa forma, magia - a música e a magia vinham da alma dele, não de deuses, então era arcano - mas ainda assim isso faria mais sentido que Shadow (ainda defendo que o bardo deveria ter sua própria fonte de poder... talvez na 5E). O bardo não é mais trapaceiro que um ladino, então se vamos ter uma classe ilusionista de verdade é pouco provável que eles vão colocar o bardo como shadow. Além de que pensar que o bardo tira seus poderes da mesma fonte que necromantes é muito estranho.
 
É, o Elda King também se utilizou de ótimos argumentos; citar a Música Primordial - adoro - e outras excelentes classes de prestígio do bardo 3.X foi determinante.



Assim sendo, também não vejo motivos para o feiticeiro ser de fonte primal - poder da natureza. Tem muito mais a ver com uma força elemental descontrolada - não acredito que será arcano, ou não seria muito diferente do wizard ou o warlock.


Ainda acho que o shaman será divino, hein? O controller primal deve ser o geomante.
 
Eu acho que o feiticeiro seria arcano ou elemental. O xamã acho que seria divino mesmo - tinha até uma classe do complete divine, o spirit shamã, mas ela era muito ruim. Outra classe bem difundida que eu acho que deveria voltar era o swashbuckler, mas ele teria que ser marcial (e acho que strykers marciais já tem bastante).
Outra coisa: acho que a fonte ki deve incorporar bem a mecânica dos Skill Tricks do Complete Scoundrel. Andar pelas paredes, dar saltos cabulosos, truques acrobáticos... combina bem com a classe.
 
Agora que eu li melhor a descrição de Feywild fiquei na dúvida se o xamã será divino ou primal. Eu gostava do spiritual shaman do Complete Divine, mais pelo conceito - ainda que estereotipado - do que pela mecânica, que era fraquinha, fraquinha...

O swashbláblá - prefiro chamar de "duelista" mesmo - vai ter de ser martial striker mesmo, se vier a dar as caras.


O grupo tradicional de aventureiros, como todos sabem, é: Guerreiro (Defenser Martial), Clérigo (Leader Divine), Mago (Controller Arcane) e Ladino (Striker Martial).


No meu universo, o "tradicional" seria: Bárbaro (Defender Primal?), Shaman (Leader Primal [Divine]?), Feiticeiro (Controller Elemental?) e Ranger (Striker Martial).

Vamos dizer que estas quatro seriam a "origem primitiva" daquelas.


Bom, é por isso que desejo saber tanto dessas classes "selvagens". Que venham logo confirmações a respeito dos boatos.
 
Um dos meus argumentos pro bardo ser arcano vai além de explicações exotéricas e passa a coisas mais práticas.

Há uma promessa do bardo aparecer num artigo da dragon ainda esse ano. E eu não acho nem um pouco provável que uma nova power source apareça antes do PHB II. Por isso ainda insisto em leader arcano.

Quanto ao power source shadow, acho que deve ser algo como o que apareceu naquele Tome of Magic. Lá tinha uma classe que tirava as suas magias das sombras. Certamente será uma cópia daquilo que veremos.
 
Foi o que pensei também...

E outra coisa: saiu recentemente na wizards um artigo com poderes de ilusão para o mago. Era bem fraquinho, poucas ilusões de verdade, mas faz a gente pensar se vai ter mesmo um ilusionista (e tão cedo...). Além de que é bem difícil ter poderes de ilusão que vão do 1 ao 30: basicamente, você só cria ilusões, que vão melhorando com os níveis, mas não foge muito disso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo