• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Possível erro em De Volta Para O Futuro

BlackWolf

Usuário
Outro dia, assistindo De Volta para o Futuro 2, percebi algo sinistro. Quando o Dr. Brown e Marty largam o DeLorean e o Biff velho volta no tempo pra entregar o almanaque de esportes pra ele mesmo quando mais novo, de alguma forma, ele consegue voltar para o futuro, na mesma linha do tempo que ele saiu e deixar o Deloran onde estava. Pelo que eu entedi na teoria de viajem no tempo do filme, Biff deveria voltar no tempo alternativo que ele já ferrou tudo. O único jeito de arrumar isso, seria o Dr. Brown fugir do manicômio e construir uma máquina do tempo pra se vigar do Biff. E ai vira um paradoxo muito louco. Dr. Brown descobre que o Biff velho viajou no tempo numa maquimá que o próprio Dr. Brown construiu em um universo alternativo. Imaginem a bagunça.

Em fim. Tem alguma explicação de como o Biff velho voltou na mesma linha de tempo que ele saiu ?
 
eu creio que isso poderia ser explicado da seguinte forma.

quando o biff velho volta ao futuro, a onda da alteração não chegou lá...

ai quando o marty e o dr brown voltam para 1985, a onda de alteração ja havia chegado la, e ai, não dava mais pra alcançar ela...
ai o unico jeito de resolver era voltando a 1955
 
eu creio que isso poderia ser explicado da seguinte forma.

quando o biff velho volta ao futuro, a onda da alteração não chegou lá...

ai quando o marty e o dr brown voltam para 1985, a onda de alteração ja havia chegado la, e ai, não dava mais pra alcançar ela...
ai o unico jeito de resolver era voltando a 1955

Hmmm. Sei não. A mudança n seria instantanea ?
 
depende de como você ve a mecânica temporal...

no filme o som do trovão, as alterações no tempo vem em ondas e cada onda traz uma modificação diferente...

Então poderíamos assumir algo assim em de volta para o futuro
 
Acho que essa teoria não se aplica, pois quando Marty queima o almanaque de esportes, a caixa de fósforos do hotel do Biff e o jornal do Dr. Brown sendo detido, mudam na mesma hora. Depois, quando o Delorean é atingido pelo raio, não demora muito pra chegar o cara do correio com a carta do Dr. Brown no velho oeste.
No 3° filme, a ferrovia em que Marty chega em 1985, tambem parece ter um nome diferente. Depois tem o folheto que apaga quando Marty recusa aquele racha com aqueles punks.
Mas no 1° filme, os irmãos do Marty vão sumindo lentamente um por um. Agora buguei.
 
Outro dia, assistindo De Volta para o Futuro 2, percebi algo sinistro. Quando o Dr. Brown e Marty largam o DeLorean e o Biff velho volta no tempo pra entregar o almanaque de esportes pra ele mesmo quando mais novo, de alguma forma, ele consegue voltar para o futuro, na mesma linha do tempo que ele saiu e deixar o Deloran onde estava. Pelo que eu entedi na teoria de viajem no tempo do filme, Biff deveria voltar no tempo alternativo que ele já ferrou tudo. O único jeito de arrumar isso, seria o Dr. Brown fugir do manicômio e construir uma máquina do tempo pra se vigar do Biff. E ai vira um paradoxo muito louco. Dr. Brown descobre que o Biff velho viajou no tempo numa maquimá que o próprio Dr. Brown construiu em um universo alternativo. Imaginem a bagunça.

Em fim. Tem alguma explicação de como o Biff velho voltou na mesma linha de tempo que ele saiu ?

Primeiramente, seja Bem-vindo a Valinor!

Um detalhe, existe uma cena cortada da parte 2 (vide vídeo abaixo por volta dos 3:20 min) que quando o Biff velho volta para 2015, ele não está nada bem e chega um determinado momento que simplesmente desaparece, pois toda a alteração feita por ele em 1955 gerou consequências no tempo que ele retornou. Eu particularmente acho que essa cena não deveria ter sido excluída, pois ela retrata muito bem que embora entregar o Almanaque pudesse fazê-lo muito rico e poderoso anos mais tarde, isso também poderia leva-lo a uma vida de grande luxúria e muitos excessos e que poderia ter consequências a sua saúde podendo ter morrido mais cedo em relação ao tempo que voltou, no caso em 2015.


Quando essa trilogia foi lançada, me lembro que rendeu uma bela discussão, justamente pelo segundo filme ser o que mais realiza mudanças mais impactantes, mas todo o roteiro dos deslocamentos temporais e suas possíveis consequências foram trabalhados em cima de plausíveis teorias temporais admitas por vários estudiosos, mas a forma como foram abordadas no filme não necessariamente estão totalmente corretas, pois em cinema existe sempre espaço pra uma "licença poética", ainda mais sendo uma ficção.

Mas no 1° filme, os irmãos do Marty vão sumindo lentamente um por um. Agora buguei.

Esse fato que mencionou é justamente um belo exemplo de licença poética que mencionei, pois nada garante que se uma "cagada temporal" fosse feita, tanto o Marty como seus irmãos desapareceriam lentamente como mostrada nesse primeiro filme. Uma outra teoria possível é que uma vez tendo interferido no namoro de seus pais, ele poderia muito bem ter sido imediatamente apagado da existência sem ter tido nenhuma oportunidade para poder corrigir seu erro.
 
Última edição:
Essa trilogia foi uma que deixou um belo legado de reflexão como é caótico interferir no tempo, algo que teoricamente é plausível, mas é sempre importante ressaltar que o que é explorado no filme é apenas baseado em cima de algumas teorias possíveis.
 
De um jeito ou de outro viajar no tempo não é uma boa ideia.

Eu concordo contigo em parte. Pra mim tudo depende da intenção que se tem em voltar e interferir no passado.

De Volta para o Futuro e Efeito Borboleta ressaltam bem os efeitos negativos, mas por outro lado Alta Frequência e Timecop - o Guardião do tempo, mostram que quando a interferência não é maléfica, é possível mudar o presente e o futuro pra melhor.
 
Mesmo quando a intenção é boa é difícil saber se o resultado será bom. Mas agora acho que já estou desvirtuando aqui haha.
 
Mesmo quando a intenção é boa é difícil saber se o resultado será bom. Mas agora acho que já estou desvirtuando aqui haha.

O primeiro filme de De Volta para o Futuro, mostrou que existe consequências imprevisíveis, mas também positivas. Quando o Marty McFly procurou consertar seu erro fazendo seus pais seus pais se apaixonarem, ao mesmo tempo ele encorajou seu pai a escrever suas histórias de ficção científica e também a enfrentar o Biff. Tudo isso gerou mudanças positivas nas atitudes futuras dele, que até então era um covardão e fracassado na vida.

Mas voltando ao questionamento inicial do tópico, separei esse vídeo do canal Pipocando que analisa e explica todas as viagens e linhas temporais da trilogia. Vale a pena ver.

 
Última edição:
Tem alguma explicação de como o Biff velho voltou na mesma linha de tempo que ele saiu ?

Sim tem sim, pois lembra que o Martin havia saído de 1985, modificado a relação dos pais pra depois retornar exatamente pra mesma linha de tempo de onde havia viajado ? Então, foi a mesma coisa com o Biff velho. Assim como a linha de tempo do Martin não ficou modificada, a do Biff velho também não ficou!

A realidade alternativa criada pelo Biff velho em que ele mais jovem fica rico, não influencia em nada o retorno dele pra onde ele inicialmente estava, daí é por isso que ele consegue retornar com êxito pra onde ele havia estado. Em outras palavras, o Biff velho só voltaria pra um futuro alternativo se ele tivesse viajado depois que o Biff novo modificasse o presente apostando com o almanaque, mas como não foi isso o que aconteceu (pois o Biff novo só aposta depois que o Biff velho vai embora), aí o Biff velho consegue voltar exatamente pra onde havia vindo.
 
Última edição:
é possível mudar o presente e o futuro pra melhor.
Cara essa é uma informação muito difícil ein? De uma fora ou de outra, tudo que aconteceu no passado é o que nos trouxe aqui. Ao voltar no passado e garantir que certos eventos maléficos da sociedade da época acontecesse, você muda a própria forma como a sociedade evolui e você muda a curva de aprendizagem, podendo assim causar alguns malefícios no futuro devido a não aprendizagem passada.
** Posts duplicados combinados **
Sim tem sim, pois lembra que o Martin havia saído de 1985, modificado a relação dos pais pra depois retornar exatamente pra mesma linha de tempo de onde havia viajado ? Então, foi a mesma coisa com o Biff velho. Assim como a linha de tempo do Martin não ficou modificada, a do Biff velho também não ficou!

A realidade alternativa criada pelo Biff velho em que ele mais jovem fica rico, não influencia em nada o retorno dele pra onde ele inicialmente estava, daí é por isso que ele consegue retornar com êxito pra onde ele havia estado. Em outras palavras, o Biff velho só voltaria pra um futuro alternativo se ele tivesse viajado depois que o Biff novo modificasse o presente apostando com o almanaque, mas como não foi isso o que aconteceu (pois o Biff novo só aposta depois que o Biff velho vai embora), aí o Biff velho consegue voltar exatamente pra onde havia vindo.
Mas Martin não volta pra mesma linha do tempo, pois o futuro a qual ele volta a vida dele é totalmente diferente, basta comparar a cena na casa dele no início do filme para a cena no final do filme, ele modificou a vida dele completamente.
 
Cara essa é uma informação muito difícil ein? De uma fora ou de outra, tudo que aconteceu no passado é o que nos trouxe aqui. Ao voltar no passado e garantir que certos eventos maléficos da sociedade da época acontecesse, você muda a própria forma como a sociedade evolui e você muda a curva de aprendizagem, podendo assim causar alguns malefícios no futuro devido a não aprendizagem passada.

Tudo depende do grau de interferência que você exerce e mais ainda com quem você interage, mas é claro que por menor que ela seja, ela precisa ser muito bem analisada e estudada antes, pra que após a mudança da linha do tempo, esta possa produzir mais consequências boas que ruins. Deixo bem claro que não estou defendendo que voltar pra mudar seja algo sempre bom pra todas as situações possíveis e sim que só pode ser feito com muita análise e responsabilidade.
 
Mas Martin não volta pra mesma linha do tempo, pois o futuro a qual ele volta a vida dele é totalmente diferente, basta comparar a cena na casa dele no início do filme para a cena no final do filme, ele modificou a vida dele completamente.

Acho que você não entendeu bem o que eu disse :anjo:, pois quando eu falei que o Martin havia saído de 1985 pra depois retornar exatamente pra mesma linha de tempo de onde ele havia viajado, veja que eu também citei essa seguinte afirmação: ''modificado a relação dos pais '', ou seja, onde foi que o Martin modificou a relação dos pais? No primeiro filme né, logo isso quer dizer que a linha de tempo da qual eu me referi foi a linha da primeira vez que ele viajou, a linha temporal do de volta pro futuro I.
 
Querem bugar mais ainda? Já pensaram no fato de que no de volta pro futuro 3 eles não tinham combustivel para a máquina do marty, porém haviam 2 máquinas do tempo? Uma a com o tanque zuado e a outra a que trouxe o próprio doutor brown para 1885 que ele tinha escondido na mina. Era só ter pegado o tanque da outra ou para evitar colapsos temporais (embora não tivesse esse problema pois eles achariam o delorean em 1955 quando já haviam varios postos), era só pegar um pouco de gasolina da outra máquina.
 
Querem bugar mais ainda? Já pensaram no fato de que no de volta pro futuro 3 eles não tinham combustivel para a máquina do marty, porém haviam 2 máquinas do tempo? Uma a com o tanque zuado e a outra a que trouxe o próprio doutor brown para 1885 que ele tinha escondido na mina. Era só ter pegado o tanque da outra ou para evitar colapsos temporais (embora não tivesse esse problema pois eles achariam o delorean em 1955 quando já haviam varios postos), era só pegar um pouco de gasolina da outra máquina.


Seria uma solução bastante simples e muito eficiente a qual concordo, mas aí mataria a razão de existir o De volta pro futuro 3 :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo