• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que poucos postam em Tolkien?

Legal, esse topico veio pra ca! :mrgreen:

Bom, acho q agora deu pra ver q existe mesmo gente q se intimida ao entrar nas discuções do Obras!

Eu acho q esse novo forum vai ser de uma ajuda enorme com relação a esse assunto!
Aqui as pessoas não vão ter medo de postar em nada, com conhecimento ou sem conhecimento, e até insentivadas a postarem no forum de Obras de vez em quando!

Quando eu comecei no Forum Valinor, eu não tinha lido Silmarillion e nem tinha os livros de Senhor dos Aneis, no entanto nunca me intimidei com discussão nenhuma, eu defendia os meus argumentos com as coisas q sabia e lembrava, e tentava aprender com os q os me explicavam e falavam sobre os outros livros!
Não me sentia deslocado por não saber sobre o assunto, pelo contrario, até me interessava em ler pra ir aprendendo com o q eles sabem!
Acho q isso é mais uma questão da postura pessoal de cada um do q um problema do forum de Obras em si! Se a pessoa nao gosta de postar nem falar sobre assuntos q nao domina direito, ela nao faz isso só no Obras, mas em qq assunto! Acho q esse novo forum vai ser otimo pra essas pessoas!
 
Tokien é naturalmente um assunto limitado. Quer dizer, da para falar muita coisa sobre esse assunto, mas para uma pessoa que acessa o Fórum a dois anos quase diariamente esse tema acaba se saturando. Apesar de ele ter criado um universo vasto, não escreveu muitos livros como outros escritores. Para a grande maioria das pessoas esse assunto acaba se esgotando depois de uns meses, e a frequencia às discussões sobre Tolkien se tornam bem esporádicas.

Agoro falando sobre mim. Tenho pouco mais de 3000 posts durante um ano e meio de Fórum, pelo Fórum todo incluindo um pouco sobre Tolkien. Não teria ficado sequer seis meses nesse Fórum se ele fosse fortemente orientado para Tolkien. A variedade de assuntos e a compatibilidade com essa comunidade, remotamente ligada pelo tema Tolkeniano, que me cativou.
 
Faramir ¥ disse:
Não teria ficado sequer seis meses nesse Fórum se ele fosse fortemente orientado para Tolkien. A variedade de assuntos e a compatibilidade com essa comunidade, remotamente ligada pelo tema Tolkeniano, que me cativou.

É exatamente o que eu penso.

Um dos meus primeiros posts foi sobre o Ancanar, devo ter postado muito pouco nas áreas tolkenianas, mas li muita coisa de lá desde o início.

Logo após eu terminar de ler os 3 livros do SDA existiam muitas dúvidas, acho que quase todas foram solucionadas nesses fóruns, só que pelo menos para mim, aquele "tesão" inicial já passou. Ele volta esporadicamente: eu tenho uns 5 exemplares dos HoME, mas acho que fiquei meio impressionado (assustado!) com o HoME 1 e acabei parando de lê-los... Mas volta e meio eu releio alguns trechos do Silma e do SDA.

Realmente eu duvido muito que continuasse aqui até hoje se não houvessem os fóruns não-tolkien.

E respondendo à pergunta inicial, simplesmente eu não me acho capacitado para acrescentar algo relevante na maioria dos tópicos tolkenianos.
 
Em seis meses de forum, eu devo ter postado pouquissimas vezes nas areas reservadas a discussões sobre as obras de Tolkien. Muitas vezes é porque tudo que eu queria falar, já foi dito em algum post anterior, ou então é porque eu não sei mesmo, afinal estou apenas começando a estudar esse maravilhoso universo escrito por Tolkien.

Mas, estou sempre lendo tópicos para tirar algumas dúvidas. Acho que muita gente faz isso também.

E tem também a questão que o Faramir levantou. Que o universo criado por Tolkien é vasto e muito interessante, ninguém dúvida. Mas, ele não é infinito e uma hora ou outra as discussões mais interessantes acabam.
 
No Fórum todo eu mais leio do que posto. Nas áreas de Tolkien, se postei 5 vezes acho que foi muito.
Não posto lá de jeito nenhum, por não ter cultura e nível de debate suficientemente aptos para os níveis que lá exigem e aparecem. Assim, eu não entendo nada mesmo do que vocês sabem e entendem, vou lá postar uma opinião, um ponto de vista, sei lá, até perguntar... De que maneira? Dá medo, receio. Acho muito legal a forma que vocês falam e debatem, mas por isso a insegurança vem à tona e o alerta de "é melhor calar a boca" começa a piscar... E se falar besteira? E se perguntar uma bobagem?
Sempre vem alguém pra te deixar com vergonha pela pergunta que você fez, ou pra te colocar o dedo na cara e dizer "Eu sei"... Aí é que moram o medo e o perigo... Por que, mesmo sem intenção, é assim que muitos de vocês entendedores, fazem parecer....
Bem... Desculpem alguma coisa, posso ter me expressado erradamente.
:wink:
 
Acho que qualquer um tem medo de discutir com quem já leu todos os HoME, mas ao invés de desistir de dar a sua opinião, é só trabalhar ela melhor, se basear na obra que você não vai estar em tanta desvantagem. É discutindo com esse caras que se aprende mais. Eu não sabia um quinto do que sei antes de entrar pro fórum. Devo muito às diversas citações das letters e dos HoME de pessoas como a Swanhild, Fearuin... Então não se deveriam desistir de postar por medo. Até porque é errando que se aprende. :)

Não acho boa a idéia de criar tópicos fixos. Primeiro que desistimularia o novato ter que ler trinta páginas sobre uma coisa quando ele só queria uma resposta por exemplo. E mais, muitas vezes são tópicos sobre dúvidas bobas que movimentam o fórum. Acho que outras soluções poderiam ser melhores.

P.S. O SdA é a obra mais canônica de todas de Tolkien então se você basear sua afirmação nele não tem HoME que possa desconsiderar. Por isso não é só porque há uma afirmação nos HoME que te contradiza que se deve aceitar sem discussão.
 
Megara disse:
Sempre vem alguém pra te deixar com vergonha pela pergunta que você fez, ou pra te colocar o dedo na cara e dizer "Eu sei"... Aí é que moram o medo e o perigo... Por que, mesmo sem intenção, é assim que muitos de vocês entendedores, fazem parecer....

Não sei se aqui o "De fã para fã" seria o lugar para isso, mas eu já disse que apóio a idéia da criação de um espaço para perguntas simples, com o compromisso de respeito pelo nível de interesse, de conhecimento e de envolvimento de todos e cada um.

A propósito, os tópicos com perguntas simples estão entre os que eu mais gosto de participar. :wink:
 
Olwë disse:
Megara disse:
Sempre vem alguém pra te deixar com vergonha pela pergunta que você fez, ou pra te colocar o dedo na cara e dizer "Eu sei"... Aí é que moram o medo e o perigo... Por que, mesmo sem intenção, é assim que muitos de vocês entendedores, fazem parecer....

Não sei se aqui o "De fã para fã" seria o lugar para isso, mas eu já disse que apóio a idéia da criação de um espaço para perguntas simples, com o compromisso de respeito pelo nível de interesse, de conhecimento e de envolvimento de todos e cada um.
A propósito, os tópicos com perguntas simples estão entre os que eu mais gosto de participar. :wink:

As respostas são mais simples né? :mrgreen:

e o fórum é esse mesmo Olwe...

só uma coisa gente, não existem perguntas estúpidas ok??
sinam-se à vontade se quiserem perguntar pq o Tom usa botas e coisas do gênero... é evidente que estimularemos discussões inteligentes a partir das perguntas de vcs
 
Tauraherion disse:
As respostas são mais simples né? :mrgreen:

Nem sempre. Às vezes das perguntas mais simples brotam discussões bem complexas.

O que eu acho legal nesses tópicos de gente querendo esclarecer dúvidas aparentemente ingênuas é que nem sempre quem pergunta tem noção de como Tolkien se preocupava em detalhar e repensar a Obra. Acho que já se viu muita gente aqui se reapaixonar por Tolkien ao descobrir como tudo isso é profundo! É muito interessante ver outras pessoas à beira desse abismo que é a Obra de Tolkien, prontas para dar um grande mergulho para dentro dela.

Quem lê SDA e vem aqui abrir um tópico chamado, por exemplo, "Muitas dúvidas" para perguntar coisas como "O que é um Balrog" e recebe aquele tipo de resposta "É um maia corrompido por Melkor" fica de lambuja sabendo que existe o Silmarillion, Contos, Cartas, HoMe, etc.

Eu acho o máximo ver isso acontecer porque, de fato, foi o que aconteceu comigo. Foi aqui no Fórum, nas minhas primeiras participações no JRRT e suas Obras que eu fiquei sabendo da existência de tais escritos. :D

Tauraherion disse:
e o fórum é esse mesmo Olwe...

Tem razão. Está no tópico sobre os propósitos do "de fã para fã".
http://forum.valinor.com.br/viewtopic.php?t=23215

Portanto... vamos lá pessoal! O espaço para dúvidas (de qualquer profundidade) está aberto e funcionando :lol: :lol: :lol:
 
E se minha duvida for sobre a ação do elemento Morgoth dissipado por Arda após o banimento do msmo para o vazio? Eu posto aqui tbem?
 
Riff disse:
E se minha duvida for sobre a ação do elemento Morgoth dissipado por Arda após o banimento do msmo para o vazio? Eu posto aqui tbem?
Se vc se sentir mais a vontade postando aqui, poste!
Se o topico começar a gerar uma discussão interessante e complexa, ele pode ser remanejado pro Obras, e vc pode continuar a discussão por lá!

Essa lugar não é exatamente o "forum pra pessoas q tem medo de postar no obras", é para haver conversas descontraidas de fã para fã, seus gostos e preferencias sobre da obra, coisas q não se tratam de estudos sobre o assunto e tal!
Um topico pode passar de um lugar pro outro dependendo do caminho q toma, o q nao significa q quem postar em um dos foruns nao possa postar ou passar a postar no outro!
 
Riff disse:
E se minha duvida for sobre a ação do elemento Morgoth dissipado por Arda após o banimento do msmo para o vazio? Eu posto aqui tbem?

Não sei, Riff. Este é um ponto interessante. Até que ponto um assunto é "dúvida de fã" e a partir de quando vira tema para o "obras"?

Esse assunto específico de que você falou parece que se encaixa bem numa discussão que está acontecendo neste momento lá no obras:

http://forum.valinor.com.br/viewtopic.php?t=22765&start=20

Na minha opinião, é tema para o Obras. Mas se alguém abrisse um tópico desses por aqui não teria problema nenhum. O máximo que poderia acontecer é um moderador gentilmente mover o tópico para o Obras, se fosse o caso. Acho que no final das contas o critério vai ficar por conta deles mesmo...

De qualquer forma, se você não formular a sua pergunta ninguém vai poder respondê-la, não é mesmo? Manda ver! :wink:
 
Olwë disse:
Falta de incentivo? O assunto esgotou? Acabou o interesse? Algum mal-entendido? Arrogância dos outros? O que foi???

Bão, senta que lá vem história.

Eu estou o que, quatro naos nessa brincadeira de Tolkien para Internet, em média umas 6 horas por dia (passei mais tempo com isso do que trabalhando) e o assunto vai se esgotando sim. E se esgota totalmente a não ser que passe pela seguintes fases:

a) "Fase Utópica"
Leitura do Silmarillion e do Hobbit, tudo é festa, são os melhores livros do mundo e o leitor está todo empolgado, mesmo sem saber muito bem os comos e os porquês.

b) "Fase da Curiosidade"
Silmarillion, Contos Inacabados e os Apêndice do SdA (que passaram intocados pela fase anterior). O leitor se tornar um razoável conhecedor do todo da obra e discute feito louco sobre a mesma.

Infelizmente poucos podem ou quererm seguir adiante, pois significa ler em inglês (e o inglês do Tolkien não é "paulocoelhiano"). Alguns chegam ao

c) "Estudioso"
Mergulho de cabeça nos HoME, em geral frustrada por começar pelo HoME I, que é um dos mais difíceis e intransponíveis. Ler os HoME é muito parecido com pesquisa acadêmica, precisa ter paciência e "o dom".

d) "Linguísta"
Mesmo os HoME têm fim em seu conteúdo e a tendência natural é compreender em seu íntimo o que a frase "tudo são línguas" com referência à obra de Tolkien e entram pesado nos Quenyas e Sindarins. As fontes de consulta mirram muito e páginas na Internet são a principal fonte... além, claro de começar a produção pessoal, o que nos leva à última fase

e) "Produtor"
O que antes era um leitor passivo se torna um produtor ativo. Ele gera material, de variada qualidade, para todos os demais leitores. O começo normalmente é com tradução mas logo logo tá produzindo estudos, ensaios e textos originais. Essa fase pode nunca terminar.

Acredito que até chegar em e) sejam alguns bons anos (uns 3 se você quiser encarar uns 6 a 8 horas por dia). É muito natural que poucos sigam adiante de uma fase a outra. Não é nem mérito nem demérito, simplesmente gosto pessoal. Eu não tenho maiores interesses em mergulhar pesado em obras de certos autores e isso não me diminui como leitor.

E é por isso que as pessoas somem do Obras: pra elas é o suficiente! O erro cometido anteriormente no Fórum era que queríamos agradar a todos e manter todos os usuários na marra aqui dentro, seja com que assunto fosse.... e deu no que deu, uma mixórdia. Claro que assuntos paralelo conectados a Tolkien são úteis e necessários, mas há um limite.

O que eu acho que pode e deve acabar sendo feito é que o Obras vai acabar sendo dividido em dois ou três, como já proposto.

Um para assuntos mais iniciantes, com todo uma postura direcionada a incentivar a postagem de qualquer tipo de comentários ou dúvidas (essa postura precisa ser definida com calma antes da criação do mesmo). Seria pros usuários ali da fase a)

Um para assuntos mais densos, mais ou menos como o Obras hoje

E o último, talvez, muito talvez, para o lado mais light da coisa. Tópicos mais "light-hearted" mas sem cair no besteirol.
 
Gosto da idéia de dividir em três partes. Um fórum para assuntos mais inciantes para os usuários da fase "a", em conjunto com uma política sistemática de transferência dos tópicos que forem ganhando complexidade para dentro do Obras pode ser um grande mecanismo para o melhoramento do Fórum, como um todo.

Quanto a essas fases, no meu caso foi um pouco diferente (como deve ser diferente para cada um :roll: ).

Eu ainda não me interesso pelas línguas, mas li o Letters sem nunca ter tido a oportunidade de sequer botar as mãos em qualquer dos livros da série HoMe. Isso, aliado ao fórum Obras e à política de incentivo da Valinor à publicação de textos originais está me empurrando da fase "b" direto para a fase "e", e fazendo com que tudo aconteça mais ou menos ao mesmo tempo.

A desvantagem é que por vezes me exponho a críticas muito mais pesadas do que sou apto a rebater. Mas não tem problema, não. Isso aqui é diversão. Não há porque esquentar a cabeça.

A vantagem é que um interesse acaba puxando o outro e criando um círculo virtuoso.

Eu só citei a minha experiência pessoal para ressaltar um detalhe: o Fórum tem que abrir caminhos e não empurrar as pessoas de fase para fase, como se todos fossem iguais.

Um fórum de Obras tripartido, integrado ao Línguas e à seção de textos publicados na Valinor parece-me o terreno ideal para deixar cada um desenvolver seus gostos pelo caminho mais natural.
 
Eu fico pensando se não seria bom por o fórum de textos da Valinor na seção Tolkien. É que como a freqüência lá não é das maiores, por vezes até esqueço de postar por lá. E acaba que quase só são postados as impressões e elogios, etc. Acho que se fosse mais integrado ao Obras talvez as coisas fossem mais discutidas por la'.
 
Ringil disse:
Eu fico pensando se não seria bom por o fórum de textos da Valinor na seção Tolkien. É que como a freqüência lá não é das maiores, por vezes até esqueço de postar por lá. E acaba que quase só são postados as impressões e elogios, etc. Acho que se fosse mais integrado ao Obras talvez as coisas fossem mais discutidas por la'.

Ahn, é tudo Tolkien... nesse caso não sei exatamente o que implicaria ter o texto ali ou dentro da seção Tolkien do Fórum, mas nãos ei se faria grandes diferença
 
segue um relato da minha experiência com tolkien , para apreciação:

fase a) meu amigo comprou o livro com os três volumes e eu comecei a ler o Sociedade do anel, pq tinha ouvido falar que o filme do SDa era sobre um livro e tal e que ia ser ótimo.
Me apaixonei pela leitura (que completei em uma semana, a semana anterior à estréia do filme).

assisti o filme e fiquei surpreso quando o boromir morreu (pois não tinha lido ADT). Resultado, em um dia li o ADT inteiro... precisas 13 horas de ininterrupta leitura... dois dias depois li o RDR.

Fase B) curioso ao descobrir que o Hobbit narrava a história de bilbo eu emprestei o livro do meu irmão (a quem apresentei o SDA), e saí à procura do silmarillion pra saber mais sobre Melkor e a forja dos anéis.

Fase C) desde o momento que tive contato com tolkien a língua e escrita criadas por ele me fascinou... e por adorar linguas estrangeiras, comecei a pesquisar e acabei enconrando a Valinor e o Ardalambion. entrei para o fórum principalmente pra retirar dúvidas minhas sobre o curso de quenya e as outras linguas...

postei pouco no obras..apesar de achar fascinante o mundo e gostar de discutir a respeito, ainda não tive oportunidade de ler os HOME, mas gostaria muito de fazer isso algum dia...


em princípio não tenho interesse em produzir textos a respeito... Ajudo com o que conheço na tradução de alguns nomes e textos em quenya e tal, mas nada que se possa dizer que sou expert...
 
Ringil disse:
Eu fico pensando se não seria bom por o fórum de textos da Valinor na seção Tolkien. É que como a freqüência lá não é das maiores, por vezes até esqueço de postar por lá. E acaba que quase só são postados as impressões e elogios, etc. Acho que se fosse mais integrado ao Obras talvez as coisas fossem mais discutidas por la'.

Talvez passando esse sub-fórum pra seção Tolkien acabaria com posts como "bem legal esse texto!"
 
Bom, vou falar uma experiência pessoal que me marcou e decretou o fim dos meus posts no obras.

No inicio do fórum eu só postava no obras, o que eu acho que é uma coisa natural, pois a grande maioria das pessoas acaba chegando ao fórum buscando uma fonte de informações sobre Tolkien e sua obra. Já estava no fórum a uns 2 meses quando surgiu uma discussão, até meio boba, "Qual o elfo mais bundão (ou algo do gênero) da Terra-Média". Bem, não vou entrar muito em detalhes, mas no ápice da discussão eu comentei que achava que era o Fingolfin e justifiquei o porque de achar isso. Fui contestado pelo Deriel (que defendia, se não me falha a memória, que o maior "bundão" era o Feanor) e durante a discussão, eu li a seguinte frase: Você sabe quem eu sou? Eu sou o Deriel. Eu sei muito mais que você, e você quer discutir comigo? (ou algo do tipo)
Depois disso, me afastei do fórum por uns 4 meses (na verdade, a discussão foi um pouco mais acirrada, mas não vem ao caso todos os detalhes...) e tornei a postar no fórum próximo a data da estreia de ADT, mas depois disso, não voltei a postar mais no obras.

Volto a frisar que além de ser um tópico relativamente "bobo", era sobre opiniões. Nesse caso não existiria certo ou errado, mas a partir do momento que as pessoas se tornam intolerantes numa discussão a ponto de usarem um cargo ou um título para obter alguma vantagem ou tentar inferiorizar outra pessoa, essa discussão se torna vazia e sem sentido. E a partir dessa discussão foi assim que eu passei a encarar o Obras.
 
Isildur,

Isso, por acaso foi no Sabedoria x Tolice, Bravura x Covardia, Certo x Errado? Ou foi em outro tópico, que eu não encontrei?

Aquele foi um tópico em que os ânimos se exaltaram para todo lado, mas não encontrei nenhuma espécie de ofensa direta ou atitude não civilizada de parte de quem quer que seja.

Não vou dizer que isso não aconteça lá no Obras. Às vezes acontece. Muito raramente, na verdade. Mas acontece. E é ruim.

Lá (como em qualquer lugar onde pessoas se reúnem para trocar idéias) personalidades diferentes, com educação diferente, cultura diferente, estrutura moral diferente, valores diferentes e interesses diferentes entram em contato.

Esse contato é salutar, ainda que, por vezes, possa haver atrito.

O que eu digo é: o contato pode virar colisão, mas ainda assim é contato. Isso é triste e um pouco rude, mas é assim que o mundo real é.

Um bom truque é tentar separar a sua opinião da sua pessoa. Você dá a sua opinião. E deixa a sua opinião lutar por espaço, mas sem se envolver demais. Sem se envolver pessoalmente.

Quando eu falo no Fórum e dou a minha opinião, aquilo ali é "a opinião do Olwë" e o não "o Olwë".

Se você radicalizar demais e levar as coisas a ferro e fogo, na ponta da faca, para o lado pessoal, não haverá lugar neste mundo onde você não se decepcione.

A melhor postura, a meu ver, é levantar a cabeça e passar por cima desses episódios, sem dar excessivo valor a eles. Sua honra pessoal não vai sofrer o mínimo desgaste por isso.

No meu conceito, inclusive, uma pessoa dotada de tamanha grandeza para perdoar e lidar com as agruras do mundo sobe diretamente para o topo.

Pense bem: por conta de um desentendimento pessoal você nos privou da sua valiosa contribuição para as discussões no Obras por vários meses. Isso sim é que é lamentável!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo