• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que poucos postam em Tolkien?

Deriel

Administrador
Ok, afora a natural limitação do assunto, por que pouco postam na área Tolkien do Fórum (o que inclui a seção de Notícias e textos da Valinor)?

Os novato se sentem assustados? Não sabem o que encontrar e onde? É muito restritivo? Não tem incentivos (quaiquer que sejam eles)?
 
Deriel disse:
Os novato se sentem assustados?

Não só os novatos... não é raro eu ver em chats ou até mesmo no Fórum, alguma pessoa veterana comentando não postar nas áreas de Tolkien por não se sentir capaz de acrescentar muita coisa, ou por dizer não entender o suficiente de Tolkien. Se sentem intimidados pelos postadores do Obras... acho isso complicado... ao mesmo tempo em que é uma grande perda essa ausência da massa nas áreas de Tolkien também é complicado querer que essa intimidação que as pessoas sentem acabe... afinal, ela existe por causa dos excelentes posts...

Deriel disse:
Não sabem o que encontrar e onde?

Acho que não é isso. O Fórum e os nomes das áreas são bem claros. Dentro das áreas tb não há razão pra se perder... qualquer coisa, sempre existe o Pesquisar.. mas aí é o problema.. se tem veterano que ainda não aprendeu a usar, fica duro de exigir isso dos novatos...

Deriel disse:
É muito restritivo?

Acho que isso é claro, não? Como vc mesmo disse no início do post, existe a limitação do assunto... e praticamente já se falou de tudo... qualquer que seja o tema de um tópico novo, ele provavelmente já foi discutido, e já foi meio que concluído.,.. é chato tenmtar discutir vendo alguém sempre apontando um post antigo que dá a solução final e encerra qualquer possibilidade de discussão... mas esse lance ia acontecer de qualquer forma.. uma hora os temas iam acabar...
 
Os novato se sentem assustados?

Sim... isso é um problema. Por exemplo: Você tem ótimos postadores como o Maglor, Deriel e a Swanhild e os posts deles são magníficos. O que um sujeito vai postar após um post deles ? Não tem mais o que falar. Isso as vezes é complicado: debater um tema onde você sabe que as pessoas que vão te responder sabem muito, MUITO mais do que você. Não tem como contra-argumentar um post dessas pessoas, elas estudaram e tiveram acesso a muito mais informação sobre o assunto que você. Mas isso é uma coisa que não tem como resolver mesmo... fazer essas pessoas pararem de postar lá só pioraria a situação do forum.

Não sabem o que encontrar e onde?

Sim... isso também é um problema. Comecei a procurar informações pra tentar complementar o FAQ, mas a minha busca se mostrou mais difícil do que eu esperava. Tem muito tópico no Obras e no Linguas sobre assuntos parecidos. Acho que o ideal era tentar agrupar isso em tópicos genéricos, como no CDN. Quer falar sobre mapas ? "Dúvidas sobre mapas" Quer falar da raça dos elfos "Elfos"... e por aí vai... entenderam mais ou menos o que eu tô querendo passar ?

É muito restritivo?

é chato tentar discutir vendo alguém sempre apontando um post antigo que dá a solução final e encerra qualquer possibilidade de discussão

Isso é o pior de tudo. Mas também não vejo como podemos melhorar isso... não podemos ignorar anos de discussões sobre o assunto.
 
Concordo com um FAQ mais amigável a novatos. Sempre que alguem termina de ler SdA ele se pergunta: Balrogs tem asa? Quem realmente era o Tom Bombadil? Existem gigantes(no caso de ler O Hobbit)? destre outras questoes conhecidas exaustivamente por nós. Acho que deveria ter um FAQ basico como topico fixo no obras com links diretos para esses casos(e muitos outros), seja apontando para um topico já existente ou para um texto que possa ajudar a esclarecer a duvida. Tendo esse conhecimento "basico" um novato se torna menos propenso a querer criar um topico sobre o assunto e mesmo assim, terá mais base para tecer comentarios mais elaborados caso realmente queira. Poderia inclusive ajudar o sujeito a se sentir mais seguro para participar de discuções. Mas tudo remete a um mesmo quesito: é preciso ler. Se o cara nao tem paciencia(ou outros atributos) para ler entao realmente ele nao terá muito futuro em discuções sobre as obras de Tolkien.
 
O problema é que informar, no sentido de ter um FAQ ou de fornecer textos, é o que o site Valinor faz - e lá tem um FAQ. Os fóruns discutem Tolkien, com o que se sabe dos livros, e com o que se leu nos textos do site.

Existe um tópico fixo no Obras, com link pra Valinor, indicando "onde se conseguir informações". A Valinor é suporte pro fórum, sempre achei que o ideal fosse direcionar as pessoas para as respostas que elas procuram, se elas existirem.

E há problemas com FAQs. O proncipal, nesse caso é: para nem tudo existem respostas. Para ser original no exemplo, como seria se fôssemos fazer uma resposta no FAQ para "Balrogs têm asas?". Essa é uma coisa que permanece em discussões, apesar de sempre haver argumentos. O papel do fórum é discutir, além de questões subjetivas e visões pessoais da obra, esses pontos.

Ah, e o povo tem preguiça de ler mesmo. É mais cômoda abrir um tópico no fórum perguntando do que ir catar a resposta.
 
a tendência realmente é que a parte tolkieniana se transforma mais em algo do tipo tira-dúvidas do que discussão propriamente dita... pelos mesmos motivos que o knolex e o TT1 evidenciaram ali em cima...
o que não torna impossível que discussões bem interessantes aconteçam ou voltem à tona...mesmo pq sempre entra gente nova com gás pra discutir e debater assuntos como as asas de um balrog.

a dúvida é: o que fazer (e como) pra revitalizar e recriar discussões inteligentes e pq não engraçadas a respeito?
 
Eu gostaria de saber uma coisa!
A gente sabe q o forum do obras nao tem uma frequencia de posts muito grandes, mas queria saber se a frequencia de leitura tb é assim?

Pq saber isso?
Pq as pessoas podem nao tar postando, mas estarem lendo!

Esse negocio de q usuario antigo q chega apontando posts de discuções antigas inibe as discuções é balela! Se o cara tiver interessado no assunto mesmo, ele vai ler os posts antigos e se ainda tiver duvidas ou comentarios ele vai postar na discução!
Se o cara simplesmente nao aparecer mais, ou ele sa tisfez o q queria saber ou então tava so afim de postar qq coisa mesmo!

No primeiro caso é bom, pos o forum informou a pessoa oq ela queria saber, mesmo q ela nao precise mais discutir sobre o assunto! As pessoas descutem pra q? pra amadurecer suas ideias, trocar opiniões! Se ler uma discussao ja existente de satisfez, nao tem pq discutir só por discutir!

No segundo o cara nao tinha o q acrecentar ao forum de obras, entao nao acho q esse cara precise realmente postar naquela area!

Acho q insentivos faltam sim!
Principlamente pq algumas pessoas chegam ao forum indicados por amigos para ir nas outras areas, essas pessoas q derepente nunca viram tolkien deveriams er insentivadas de alguma forma a lerem os livros e postarem nas areas de tolkien!

Algum tb sentem medo de postar nas areas de tolkien pq simplesmente nao gostam de discutir com quem ja sabe tudo, vao se sentir coiagidos e ignorante, mas acho q isso é mais um problema pessoal de cada um do q algo q tenhamos q resolver!
O q poderia ajudar é como sugeri a algum tempo atras, um Forum pra falar de tolkien de maneira geral e manter o obras atual pra falar da obra de tolkien como "Estudo e tal" de uma forma mais seria!
Nesse forum de tolkien q uam maneira geral teriamos topicos do tipo "Q lugar da terra-media vc gostaria de morar" "qual seu hobbit preferido" "Como nasciam os entinhos :eek: :mrgreen: " Qual o artefato mais poderoso da terra media" "qual livro de tolkien vc prefere"

ou seja, seriam topicos de assuntos de tolkien mais com relação pessoal de cada um e tal, e o outro pra estudo da obra mesmo!
Sinceramente, eu acho essa ideia perfeita, pq teriamos um Forum pra q qq pessoas q goste de tolkien ou tenha lido os livros poderia postar tranquilamente! SEria um lugar em q eu voltaria a postar sobre tolkien com gosto, sabendo q nao ia precisar estar com meus livros do lado do PC pra ter q responder os argumentos de alguem!

ops, acho q soluções nao eram pra ser nesse topico! :mrgreen:
depois e posto mais! :roll:
 
Deriel disse:
Os novato se sentem assustados?

Eu tenho a impressão que não. Não a princípio. Talvez se assustem depois de postarem a primeira vez por lá.
Eu vejo muitos usuários fazerem o primeiro ou segundo post no Fórum lá no Obras. Mas depois eles somem.
Imagino que isso aconteça principalmente por causa da profundidade que os temas costumam alcançar por lá.
Uma possível solução seria dividir o fórum Obras em dois. Uma parte para discussões mais aprofundadas e outra para dúvidas simples. Na parte mais séria o costume de "mergear" deveria ser mantido; mas na parte mais simples acho que não teria problema de deixar os novatos criarem tópicos bobinhos. Acho que uma coisa que intimida bastante os novatos é justamente essa história de "sua dúvida é boba e já foi respondida mil vezes aqui, aqui e aqui (indicando os links)". Talvez não fizesse mal deixá-los arriscar um pouco mais livremente.

Por outro lado, na parte séria talvez fosse interessante estabelecer como norma a pré-aprovação de tópicos novos, para limitar um pouco aquele caos de repetições que está se formando por lá...

Deriel disse:
Os novatos não sabem o que encontrar e onde?

Não sabem. Mas eu não vejo nisso um problema. Se houver uma área sinalizada para eles postarem suas "dúvidas de novato" (eu gosto desse nome, ou então de "Conversa de Hobbit") e nesse lugar mesmo os tópicos mais bobinhos forem respeitados (e a moderação teria uma função adicional aqui!), não haverá problema com o fato de os novatos não saberem usar o "pesquisar".

Deriel disse:
É muito restritivo?

É um pouco, sim. Mas essa cisão do fórum Obras em duas partes talvez pudesse ajudar a contornar o problema.

Deriel disse:
Não tem incentivos (quaiquer que sejam eles)?

A idéia de colocar os bons tópicos (veja-se bem: tópicos, e não posts!) em destaque no formato de avisos gerais ou mesmo de notícias na página da Valinor já seria um belo incentivo...

Outro incentivo que eu acho que valeria à pena tentar seria ligado ao Fórum Awards. Já sugeri ao Knolex que criasse uma categoria especial de "revelação", ou "novato do ano" na categoria obras. Essa coisa de "PHD em obras" é meio elitista. Acho que poderiam haver duas categorias.

Um cara como o Nemesis, no ano passado ou alguém como o Letisgu, o goba, neste ano, deveriam merecer nosso reconhecimento pelo esforço.

Aliás... por que não criar uma categoria para o melhor tópico do ano, na categoria Obras? E um outro para o melhor post do ano, no Obras? Uma categoria para o melhor ensaio original escrito por usuários, na categoria obras?

O Fórum Awards está muito pouco tolkienizado. Tem umas trocentas categorias e apenas 1 para toda a seção Tolkien. Nem o Línguas é separado do PHD em Tolkien... :|
 
Eu acho q o FA é um lance mais da comunidade, feito por membros do forum pra membros do forum e tem o intuito de ser uma brincadeira mesmo, e não algo serio!
Se vc olhar bem, quem ganha mais os FAs sao os membros mais populares!
Mas de certa forma seria uma forma de colocar tolkien em mais destaque!
Mas se vc quer isso mesmo é melhor falar com o Knolex, já q ele q organiza, e nao é uma parada oficial do forum! A nao ser q ele queria discutir isso aqui!

Não sabem. Mas eu não vejo nisso um problema. Se houver uma área sinalizada para eles postarem suas "dúvidas de novato" (eu gosto desse nome, ou então de "Conversa de Hobbit") e nesse lugar mesmo os tópicos mais bobinhos forem respeitados (e a moderação teria uma função adicional aqui!), não haverá problema com o fato de os novatos não saberem usar o "pesquisar".
Isso q vc sugeriu seria uma expecie de pergunte ao mago dentro do forum?
no qual qq um poderia responder se soubesse?
parece legal!
Mas isso so funcionaria depois q a galera ja tivesse sido insentivada a entrar nas areas de tolkien!
 
Digo_s disse:
Eu acho q o FA é um lance mais da comunidade, feito por membros do forum pra membros do forum e tem o intuito de ser uma brincadeira mesmo, e não algo serio!
Se vc olhar bem, quem ganha mais os FAs sao os membros mais populares!

Aí é que está!

A "Comunidade Valinor" virou a razão de si mesma. Não pode ser assim. A "Comunidade Valinor" deve girar em torno de Tolkien, e não em torno de si mesma.

No meu entendimento, isso é que "destolkienizou" o Fórum.
 
Sobre o FA, ele é um prêmio pra Comunidade, então tem que refletir a forma como ela anda procedendo... o nível de Tolkienidade dele depende do nível no Fórum.. tanto que o primeiro FA foi bastante Tolkien...

E quanto ao seu último post Olwe... é natural que, depois que um assunto gerou uma comunidade, ela ganhe forma e independencia do assunto... é inevitável..
 
Eu acho que o Olwë tem razão. A opinião dele

A "Comunidade Valinor" virou a razão de si mesma. Não pode ser assim. A "Comunidade Valinor" deve girar em torno de Tolkien, e não em torno de si mesma.

No meu entendimento, isso é que "destolkienizou" o Fórum.


é impopular mas verídica e válida.

Acho que, exatamente no mesmo caso da Batalha, pode-se usar o FA para tolkienizar o Fórum sim, de uma maneira indolor e simples: aumentam-se as categorias Tolkien e reduz-se as categorias não-Tolkien, simples assim.

A Batalha deve ser completamente Tolkien, e nada difícil nisso, uma vez que ela já nasceu Tolkien, bastam ajustes aqui e ali e a semestralidade dela é simples, uma vez que alguns procedimentos serão simplificados. O FA já nasceu não Tolkien e pode necessitar de maiores ajustes para o caso, mas nada de mais. Mas o tal Golden Balroggies acho que não tem vez.

No caso da Batalha assumimos a tarefa de aprová-la antes de ir ao ar, justamente pra evitar problemas como este, acho que devemos fazer o mesmo com o FA... nçao para Tolkienizá-lo totalmente, mas para não destolkienizá-lo completamente.

Mais à noite eu volto a comentar outras informações postadas por outras pessoas aqui nestes tópicos
 
Quando eu tava hoje na facul, tinha pensado nisso de aumentar as categorias Tolkien.. as não-tolkien já vão ser limadas com a eliminação de alguns foruns que ocorreu... e categorias tolkien, pensei em, além da já existente "PhD em Tolkien" criar uma de revelação... além de finalmente criar uma separada pro Línguas.... No ultimo FA, eliminei as sub-categorias pra deixar só as completas(Nick, Avatar, Banner, etc...)... no próximo, posso fazer com que continue havendo as categorias completas, mas criar uma variação destas só tolkien based.. tipo.. avatar, banner e conj. visual tolkien based...

Quanto ao GB, não posso responder por ele... aquela aliança só ocorreu no FA que passou e eu já estava antes predisposto a separar novamente as duas premiações...
 
Este teste "Fã para fã" seria interessante no sentido de informalidade. Talvez não intimide tanto os novatos ou veteranos como eu que não tem muito a acrescentar.

Talvez uma interface? Quem sabe ela não evolui?
 
Eu posso falar por experiência própria.

Quando eu entrei no fórum, há um ano, eu postava praticamente só no Obras, e bastante. Aos poucos eu fui percebendo que há algumas pessoas no fórum que sabem muito de Tolkien. Essas pessoas postam esclarecendo tudo; não há o que dizer depois sem floodar. Eu me sentiria um bobo fazendo um comentário depois de um post da Swanhild ou do Maglor, por exemplo. Assim, quando eu comecei a perceber isso, eu passei a me sentir desestimulado a postar no Obras. E hoje eu não posto mais lá.
 
Bem... eu entrei no fórum pra falar de Tolkien mesmo (nem lembro como conheci o forum... :o?: )... mas depois de um tempo vi que não sabia muito ou quase nada sobre o assunto e "migrei" para outros foruns... mas ainda espero acabar o Silmarillion, ler o Contos Inacabados e reler a Trilogia e o Hobbit...

Na verdade, eu como novato, não me sentia intimidado a postar... na verdade postava um monte... :oops: Mas agora sei que não tenho tanto conhecimento como os outros e nem gosto de falar besteira...
 
O lugar onde eu mais posto é no Obras, eu sou Phd em tolkien? Eu sou lembrado por lá? Msmo assim eu posto lá, tbem tem casos de gente q qndo entra no forum posta lá mais qndo fica popular vai pra outros lugares, é um forum meio desvalorizado.
 
TT1 disse:
Por exemplo: Você tem ótimos postadores como o Maglor, Deriel e a Swanhild e os posts deles são magníficos. O que um sujeito vai postar após um post deles ?

Cara, eu discordo de ti nesse sentido. No início do Fórum, antes da estréia do SdA, eu discutia muito com o Deriel com relação à participação da Arwen no filme. E eu não sabia 1/3 de Tolkien que eu sei hj. E isso que ele era o único moderador da época. Eu não me deixei intimidar e fui defendendo aquilo que eu pensava.

Olwë disse:
Eu vejo muitos usuários fazerem o primeiro ou segundo post no Fórum lá no Obras. Mas depois eles somem.

Eu também já vi muito disso. E muitas vezes é um pessoal com um grande potencial, que poderia vir a acrescentar muito pro crescimento da comunidade. Temos que pensar num jeito de manter esse pessoal postando...

Olwë disse:
Acho que uma coisa que intimida bastante os novatos é justamente essa história de "sua dúvida é boba e já foi respondida mil vezes aqui, aqui e aqui (indicando os links)". Talvez não fizesse mal deixá-los arriscar um pouco mais livremente.

Concordo contigo, mas talvez isso seria uma faca de dois gumes, pois ao mesmo tempo que estaríamos encorajando os novatos a postar pela enésima vez sobre as asas do balrog, estaríamos, ao mesmo tempo, freando o desenvolvimento daqueles que já participam, levantando questões que já foram esgotadas aqui. Acho que a solução proposta pelo TT1 é muito mais interessante, colocando os tópicos exauridos de forma resumida entre os fixos...

E, por fim, acho extremamente válida a idéia de Tolkienizar o FA, premiando tudo o que for possível relacionado à Tolkien.
 
Nem notei q o obras é pouco visitado, pois apesar de estar longe de ser phd em Tolkien, os fóruns q mais visito são os de filme e obras, aliáis, mal vou nos outros , a não ser cinema, portanto não muito integrada com a comunidade. Pura falta de tempo. O q posso dizer é q nunca me intimidei com o conhecimento dos outros, pelo contrário, aprendi e aprendo sempre o máximo q posso. Adoro reacender tópicos antigos com dúvidas novas, sou a rainha do pesquisar, é muito difícil abrir tópico, mesmo porque já foi falado de tudo. Tenho medo de entrar no fórum de línguas, um dia crio coragem, quem sabe hoje! :mrgreen:
 
Devo dizer que muitas das razões pelas quais os membros não postam no Obras já estão ditas. Porém devo ressaltar a maior delas (que também já foi citada): o medo, a intimidação. As pessoas têm a impressão de que elas não tem espaço no meio de muitos ali que conhecem um tanto a mais do que ela. Essa impressão de que eles não têm lugar, dá uma insegurança muito grande de postar ali.

Eu modero (estou como administrador substituto) um fórum sober Tolkien, a Orde de Eä, e recebi um e-mail de uma usuária que se dizia intimidada quanto às discussões, pois elas iam muito além d'O Senhor dos Anéis, que ela havia lido. É algo um tanto lógico que o rumo das discussões se aprofunde mais do que apenas O Senhor dos Anéis, em razão do vasto conteúdo que existe hoje sobre Tolkien, porém acho que algum incentivo à discussões que envolvam assuntos mais simples deveria ser feito, em todo lugar.

Desse modo, muitas dúvidas seriam tiradas, e os usuários mais novos em Tolkien iriam perder a insengurança.

Mas realmente, a parte de Obras é a que eu mais gosto dentro do fórum. :obiggraz:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo