• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que Merry e Pippin acompanharam Frodo na jornada?

É, era "incomum" um hobbit se aventurar e ter curiosidade pelas coisas que aconteciam fora do Condado.

Abraços.
 
Sim, e isso aconteceu com o velho Bilbo, e mesmo com os 4 da comitiva, quando voltaram e encontraram o Condado sob o julgo de Saruman...

Nao entendo porque o verdadeiros herois sao sempre mal vistos, ou mesmo escondidos, enquanto os falsos herois sao idolatrados pela massa...Divagaçoes...
 
Também acho que o principal motivo foi a amisade e o eapirito aventureiro, a curiosidade também foi um fator marcante, mas como foi dito, eles esperavam chegar no máximo em Valfenda, mas pela amizade seguiram até o fim.
 
ééé
boa pergunta num sei oq eles fizeraum
e tbm num se fizeraum alguma diferença
na jornada^^
 
Ravatan, eles fizeram sim, muita diferença.

Pense em todas as vezes que ajudaram Frodo e ainda mais depois, quando começou a Guerra efetivamente. Eles foram essenciais para o sucesso de Frodo. ^^

Abraços.
 
E também, ajudaram na guerra.
Merry ajudou a matar o Rei Bruxo!
Pippin salvou Faramir!
 
Merry e pip eram amigos de frodo e como você mesmo sabe,os dois se sentiriam energonhados se não acompanhassem frodo em sua jornada.
 
Não acredito que eles tenham sido motivados apenas por vergonha. Pelo que estou lendo no livro, o elo de amizade deles é muuuuuito grande
 
Um outro lado :

Acho também que Tolkien poderia querer que na Jornada de Frodo, ele se separasse de alguém e colocando Merry e Pippin em seu caminho ele os poderia tirar facilmente ao contrario de Sam que foi muito essencial para o sucesso de Frodo

Abraços
 
Que garota incrível a gelloneth, não!? =]

Bem, enfim, foi uma bela colocação do ponto de vista estético da obra e do decorrer literário, obviamente a manipulação das personagens perpassa essa idéia.
Ótima colocação.

Abraços.
 
Nao entendo porque o verdadeiros herois sao sempre mal vistos, ou mesmo escondidos, enquanto os falsos herois sao idolatrados pela massa...Divagaçoes...

acho que a resposta pra isso é pq os verdadeiros herois geramente são modestos, não ficam por ai dizem: ei gente, eu sou o maximo pq eu fiz isso!"
enquando os falsos costumam inventar historias super bem contadas, com atos fantasticos e coisa do tipo, que acabam por impressionar as pessoas.

mas eu tb acho que o motivo deles terem acompanhado frodo foi a amizades deles. isso fica meio claro tb nanarração, quando diz que fatty, apesar de gostar de frodo, nao estava disposto a deixar sua casa, como merry e pippin fizeram.
 
Ótima observação, e também era essa uma das "marcas" da sociedade humana que sofrera de uma "queda moral", como colocado na carta 131, eles tendiam a "idolatrar falsos deuses", por assim dizer, eleger heróis por valores distorcidos.
 
eu tava relendo sda e quando chegeui a parte logo depois do conseilho teve uma parte que me lembrou esse topico, quando eles estao terminando de formar a comitiva e tava faltando duas vagas, e merry e pippin disseram que queriam ir, e quando foi proposta que pelo menos pippin ficasse, pq elrold tinha meio que um mau pressentimento sobre a ida dele (eu me pergunto se isso nao tem a ver com a confusoes que ele arruma hehehehehe) ele disse que o unico jeito dele nao ir seria se o amarrassem e mandassem de volta para o condado, caso contrario ele seguiria os amigos para onde eles fossem.
 
Os falsos heróis são todos aqueles, como no momento da Queda de Númenor, foram aclamados como grandes nomes, mas na verdade apenas usurpavam do renome conquistado por seus antepassados, ou mesmo, indo mais ao microcosmo de O Senhor dos Anéis, a valorização de coisas fúteis, ao invés da jornada de Frodo, por exemplo, ou mesmo a desvalorização de Aragorn, e a valorização de guerreiros consagrados em um mundo deturpado.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo