1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Por que Merry e Pippin acompanharam Frodo na jornada?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por noght, 2 Ago 2007.

1. noght

noght Cão Ninja

Pessoal, este é meu primeiro post. Me desculpem pela pergunta besta, mas como dizia na descrição deste forum que "Nenhuma pergunta é tola" resolvi perder a vergonha e perguntar.

Estou no começo do livro, terminei de ler o Hobbit e tudo mais e fiquei ansioso pra continuar a conhecer a saga do Anel. Pois bem, estou na parte em que os Hobbits do Condado estão fugindo dos Nazgul e encontram elfos na floresta.
    Antes disso, não consegui entender o porquê de Merry e Pippin acompanharem Frodo em sua jornada. Tudo bem que o Sam ouviu demais e "queria conhecer os elfos". Mas não consegui entender o que Merry e Pippin ganhariam saindo numa viagem com perigo mortal.

Obrigado pela atenção pessoal :lol:

2. Tuor

Tuor Usuário

Eu poderia dizer mas vai estragar a surpresa. Já que está lendo a parte em que Frodo, Sam e Pippin encontram os elfos, melhor continuar lendo. Pelo que você já deve ter percebido ao ler, é que Frodo deixou Bolsão, e que estava se mudando. Por isso Pippin o acompanha: para ajudá-lo. Lá na frente verá Merry, então descobrirá o porquê de acompanharem Frodo e Sam. Leia e verá!

PostScriptum: que nada! Sua dúvida não é tola...só uma dúvida!

PostScriptum2: saiba que não é como no filme, que Frodo e Sam se esbarram com Merry e Pippin, que os seguem por acaso.

Última edição: 2 Ago 2007
  3. Jedi Solo

Jedi Solo The Greatest Jedi

Não entendo por que o PJ fez isso, sem muito esforço podia fazer uma cena quase igual com a explicação do livro, que é mais divertida.

4. Elring

Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

É... não dá pra tecer muitas explicações sem descambar para o spoiler. Dá pra adiantar uma coisa... Frodo era péssimo em guardar segredos e vagaroso para tomar uma decisão.

5. Ana Lovejoy

Ana Lovejoy Administrador

Coincidência essa pergunta ser levantada. Ontem o Deriel estava conversando comigo sobre algumas sutilezas na obra que acabaram passando batidas quando foram para a versão para cinema, o que acabou "entoxicando" nossa lembrança do livro.

Uma das coisas, é justamente sobre o relacionamento de Frodo com os demais hobbits. Frodo era bem mais velho que Sam, Merry e Pippin, por isso eles o "seguiam", ele era como o "líder da gangue", por assim dizer. Isso acontece em qualquer turminha, quando o cara mais velho vira líder.

(Não estou descartando aqui o que foi dito nos outros posts, só que a questão da idade também é relevante, especialmente em uma obra na qual valores são tão prezados)

6. Lukaz Drakon

Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

Outro ponto ainda não citado é que os hobbits tem uma ligação muito mais forte no livro. São amigos muito ligados e bem próximos. Não só como Sam e Frodo, mas entre os quatro.

7. MIke Oliveira Mota

MIke Oliveira Mota Visitante

de mitidos niguen convidou

8. LatinoAmericano

LatinoAmericano Aqui jaz Alcarecco

Ninguém convidou. Mas por essa forte ligação existente entre os hobbits eles queriam acompanhar Frodo aonde quer que ele fosse.

9. grlopez

grlopez Usuário

E também havia o grupo "Consipiradores", ainda há o capítulo "Conspiração Desmascarada" ou algo assim.

O grupo é formado por eles (Sam, Pippin e Merry) e pelo Fatty Bolger, que por sinal parece ser um cara bem gente boa, mas que não tem lá aquele espírito aventureiro e não os acompanhou além do condado.

Desde muito já sabiam da partida de Frodo e estavam preparados para o evento.

Quem quiser complementar, pq tem o que complementar.. por favor.. já diz o ditado valinoreano "acabam-se as férias acabam-se os posts com citações", haha

valeu
    =]

10. noght

noght Cão Ninja

achei meio besta a maneira como eles descobriram as coisas =/
    Porem o livro fica mais empolgante a partir do capitulo da conspiração desmascarada. Pra mim tava com mta enrolação até aparecerem os Nazgul. Não sei se foi o filme que me fez querer algo mais agil ou se sou eu mesmo =P

11. Aracáno Elessar

Aracáno Elessar Nietzsche

Esse laço de amizade, diria, era até mesmo parte da concepção de Gandalf para com a jornada de Frodo.

Quanto a idéia literária de "enrolação", creio não ser o tópico adequado.

Abraços.

12. Anarien

Anarien Usuário

Eles optaram por seguir Frodo por amizade,e também creio ser este o real motivo de Sam ter sido designado a tal tarefa.

13. Syd Barrett

Syd Barrett Shine on you,

Desculpe, mas, havia todo um plano armado entre Sam, Merry e Pippin, que descobriram os planos do Pequeno Senhor Bolseiro, que vazaram atravéz de Sam se não estou enganado...Esiste também uma grande amizade entre esse hobbits, que só queriam o bem de Frodo...Aliás, eu adoro a parte dos Nazgûl...:lol:

14. Ulmo- o grande

Ulmo- o grande Não quero + passear com esse

Creio que tinha tambem algo alem da amizade, mesmo que esteja intrisicamente ligada a ela...Os hobbits viram Frodo saindo para uma aventura...eles nem sabiam de quao grande era o perigo pelo qual passariam, mas mesmo assim queriam fazer parte dessa aventura, e nao queriam ser deixados pra tras como uma bagagem qualquer...

Penso que isso seja uma das sutilezas da obra sobre a qual a Ana falou...

acho que é isso...abraços a todos

PS: aos amigos, desculpem a ausencia...problemas com a net de casa...~^

15. Neithan

Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

Creio que, eles o seguiram realemtne pelo grande laço de amizade, e tambpem, porque pensavam que no máximo, ele iram até Valfenda. Tanto é que, em Valfenda, Sam pergutna quando eles vão para a casa.

16. Menegroth

Menegroth Bocó-de-Mola

Eu gosto de pensar no senso de responsabilidade que era muito grande nos Hobbits. Tá... eles tão sempre brincando mas quando Frodo precisou e quando eles sabiam que "aquilo tinha que ser feito".... eles faziam....
    Então... até mesmo junto com vários já citados...podemos também a senso de responsabilidade como um fator para se juntarem a Frodo.

17. ruims

ruims "Mais uma cerveja!" diz o

Tolkien era excelente, mas apesar de ser um detalhista e muito metódico, por vezes creio que não se interessava em dar grandes explicações sobre algo que, provavelmente no seu entender, não era determinante na história.
    O importante, nas suas obras, era a fluidez da narrativa. Que era notável. :clap:

Como é natural, algo fica sempre para trás.
    Mas as explicações que deram, sobretudo a amizade, a veneração por Frodo e, sobretudo, a grande cumplicidade entre todos, terão estado na origem da ida dos quatro.
    E se calhar, já naquele tempo havia aquela coisa da adrenalina, que faz tanta gente ir em busca de aventura :mrgreen: :mrgreen: :rider:

... Curiosamente, no filme, PJ até foi bem engenhoso, pois articulou algo engraçado.
    :cool:

18. Aracáno Elessar

Aracáno Elessar Nietzsche

Era algo quase que notável (ao menos diria isso Gandalf) na essência dos Hobbits a sede por aventuras. =]

19. Menegroth

Menegroth Bocó-de-Mola

Você diz isso de todos os hobbits, só alguns ou os 4 da comitiva?

20. noght

noght Cão Ninja

Realmente, pelo que eu entendi os hobbits que se aventuravam eram tidos como "estranhos" ou "doidos".

Compartilhar