• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que em Arda não existem negros?

Não tenham preguiça e dêem uma olhada aqui: Racismo nas Obras de Tolkien. O tópico é muito bom.

Primeiro de tudo: não há racismo na obra de Tolkien. Não existe nenhuma referência a homens negros ou amarelos como sendo inferiores. Tolkien chega a considerar os homens de Númenor como superiores, mas isso não tem nada a ver com cor da pele, afinal, muitos homens brancos e louros da TM continuavam vivendo menos, tanto quanto negros e orientais.

Mas essa sensação existe se a gente não entende direito o quê Tolkien queria. Ele queria criar um passado mitológico, mas um passado "real". Então, se a TM é a Europa, os negros estão ao sul, muito ao sul. O livro chama de "Harad distante" - e os negros aparecem nos campos de Pelennor durante a Guerra do Anel.
Seria uma mitologia feito por um europeu, e para a Europa. Não deveria haver negros lá. O "problema" em os negros serem inimigos, é relativamente simples. Os homens que chegaram ao oeste, entraram em contato com os elfos e forma instruídos por eles. Os homens do sul e do leste, permaneceram sob as mentiras de Morgoth e depois de Sauron.

E vocês sabiam que Tolkien detestava o racismo, não é?
 
Existe sim. A gente tem que partir do princípio de que Arda é uma Terra mitológica, então existem todos os povos, ou melhor, os antepassados deles. Eu sempre pensei nos Orientais como... orientais, ora.
 
Po, mas os orientais eram baixos e troncudos, eu nunca vi um japonês troncudo, eles são sempre magrinhos
 
Vocês estão lendo os posts anteriores? Sim, existiam "japoneses" em Arda, porque Arda é a Terra. Mas o SdA se passa na "Europa", e o "Japão" era muito longe. Nenhum hobbit chegou até lá. No máximo os elfos do Círdan ou os navegantes de Númenor.

Os negros são inimigos sempre pois não chegaram até o oeste como os edain, e não conviveram com os elfos. Permaneceram até o finald a Terceira Era sob as mentiras de Morgoth e Sauron. Mentiras, eles foram enganados, não por demérito, eles lutvam pelo que julgavam correto. E os elfos, para eles, eram os maus da história.
 
Maglor disse:
Os negros são inimigos sempre pois não chegaram até o oeste como os edain, e não conviveram com os elfos. Permaneceram até o finald a Terceira Era sob as mentiras de Morgoth e Sauron. Mentiras, eles foram enganados, não por demérito, eles lutvam pelo que julgavam correto. E os elfos, para eles, eram os maus da história.

Eu estava pensando justamente nesse lado Mags.

Os orientais lutava pelo que acreditavam, logo, para eles o inimigo eram os homens de Gondor. Quem pode ser chamado realmente de inimigo são os Orcs e as tropas fieis a Sauron, não seus aliados, que na sua maioria, estavam lá por engano.

Então chamar a obra de Tolkien de racista, apenas por que os negros estão de um lado em que na história é considerado inimigo, é um pouco errado.
 
Eu acho que o principal fator é mesmo a mentalidade medieval. Não só em SdA, mas em qualquer livro medieval de guerra, os inimigos são feios e negros. Qualquer um. É preconceituoso? Não, é a mentalidade, e noe studo de mentalidades não tem certo ou errado.

De qualque modo,s em rpeconceito, negros são pessoas camaradas e legais. :D
 
Riff disse:
Po, mas os orientais eram baixos e troncudos, eu nunca vi um japonês troncudo, eles são sempre magrinhos

Bom, aí é o caso de vc conhecer poucos japoneses, pq há sim japoneses baixos e troncudos como descrito no Livro (japoneses, neste caso, representariam tds os orientais)

Quanto ao suposto racismo, acho q a ausência de "heróis negros" na obra é completamente aceitável, não só pelo fato da obra ter sido baseada na cultura da idade média, mas também por ter o intuito de ser uma gde mitologia p/ esta cultura. Principalmente no que diz respeito aos ingleses, que Tolkien encarava como "pobres de mitos". Se a mitologia deveria contar os primórdios do povo inglês (leia-se europeus em geral) é óbvio que os heróis, ou os do lado do bem, ou os mocinhos, enfim, que eles fosem brancos, já que este era o fenótipo dominante na Europa na época em que Tolkien viveu (aliás é o fenótipo dominante até hoje).

E, outra coisa, não me xinguem por isso, mas, na minha opinião, grupos e turmas politicamente corretos, com representantes de todas as "minorias" são para os filmes infantis da Disney e não para as gdes obras de literatura. A presença, ou não, de negros na história não iria fazer dela melhor ou pior, e achar que isso é indício de racismo é querer forçar um pouco a barra.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo