1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Poder sub-criativo

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Maegil, 27 Mar 2004.

1. Maegil

Maegil Algures no Mar Ocidental

No tópico
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    surgiu uma expressão da qual eu nada conheço, conforme segue trancrito:

E aqui estou, ainda faminto :babar: ! Alguém sabe alguma coisa ou conhece alguma fonte sobre o assunto?

2. Minduim

Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

Poder sub-criativo, de acordo com meu pequeno conhecimento, é erroneamente chamado de magia por todos (inclusive nós, fãs, pelo menos quando nos deparamos com ele da primeira vez que lemos as obras de Tolkien). Mas ele está mais pra arte do que pra magia. Ele é o dom natural de todos os Ainur, Elfos, e acho que os Anões também. Essa "arte" tem origem na própria Arda, e sendo assim, os Homens não podem usufruir dela, já que não estão presos a Arda como as outras raças, estão aqui de passagem. Pra mim, é algo como modificar as propriedades da matéria (perceptíveis ou não) sem modificar a própria matéria em sí. Isso, na visão dos Eldar, seria como colocar um pouco de sí mesmo naquilo que se faz.

Como exemplo, pegue a espada de Bilbo e Frodo, Ferroada. Se ela fosse forjada por um ferreiro humano, ela seria tudo o que uma espada tem que ser: afiada, resistente, etc. Mas, como foi forjada por algum ferreiro élfico, ela tem algo a mais, uma parte desse ferreiro, o desejo dele está contido na espada. Assim, se durante a forja ele desejasse que ela avisasse sobre a aproximação de orcs, depois de forjada corretamente, ela certamente o faria.

Bem, acho que daqui a pouco chega alguém mais capacitado do que eu pra falar sobre isso, mas a síntese é essa, eu acho.

• Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  3. Ivan

Ivan Vai passar do joelho

Bom, sendo eu o autor dos dois posts citados, acho tenho obrigação de explicar. :)

Pra constar, Tolkien não deixa nada muito "didático" sobre o assunto, que eu conheça. Então é basicamente dedução. Eu vou colar um e-mail que postei há um tempinho na Toca RJ. Mas vamos lá:

Espero que seja útil. :)

As fontes que eu citei são essas:

Carta 131-
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Carta 153 (a que eu tinha esquecido o número)-

Ósanwë-kenta-

Mitos Transformados-

Mythopoeia-http://www.valinor.com.br/kb.php?mode=article&k=1038&o=1

4. Maegil

Maegil Algures no Mar Ocidental

Valeu, Ringil! Eu suspeitei que fosse assim, mas não tinha fontes, então obrigado pelos links. Agora preciso de um anti-ácido. :lol:

5. Haran Alkarin

Haran Alkarin Usuário

Que poder sub-criativo teria um anão :o?: ?

6. Ivan

O mesmo que homens e elfos, só que intermediária a esses dois.

7. Ephemera

Ephemera Usuário

(Maglor: post de um merge)

Bem eu estive pensando sobre isso aí que vc disse e que todos sabemos que é verdade mais agora quero saber como que isso podia acontecer sendo que a fisica que atua sobre os humanos e elfos é a mesma.

Detalhe pra quem entende do assunto, P=mg (peso= massa x gravidade) a gravidade nos elfos é a mesma nos homens (sendo que estao no mesmo lugar) vamos supor também que tenham a mesma massa (o que aconteceria com um homem e um elfo da mesma altura coisas do tipo sendo que eles são biologicamente iguais) entao, deveriam ter tambem o mesmo peso .

Um elfo e um homem de mesmo peso porque o homem afunda e o elfo nao? (na neve...) :o?:

Tolkien explica isso ???

8. Ivan

Ué, sub-criatividade. :) A sub-criatividade molda a física, não o contrário.

9. Ephemera

Ephemera Usuário

Pelo jeito pode ser, pelo menos vc é criativo naum? :roll:

10. Ivan

Queria uma resposta mais elaborada? É isso? :)

Bom, sendo ou não, vou tentar:

A física nada mais é que a percepção humana de certos aspectos da realidade. Mas não leva em consideração a capacidade de moldar a realidade, a sub-criatividade. A forma com que a física está habituada é só a que os humanos moldam, mas com os elfos é diferente. Como eles tem mais poder, podem moldar mais a relidade, e assim estão mais livres de restrições. Portanto, para Legolas poder caminhar sem afundar, basta ele mudar a realidade para que isso seja possível.

Melhor?

11. Ephemera

Ephemera Usuário

Melhor bem melhor... :wink:

Tudo bem mais isso vc tirou da sua cabeça ou sao palavras de Tolkien???

E como os elfos podem moldar essa realidade? Mesmo com poder acho que nenhum de nós pode mudar a realidade a ponto de não estar sujeito as leis da física....os elfos tem tanto poder assim?

12. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

Ter eles têm, afinal, no livro está escrito que ele realmente anda na neve. O que nos resta é procurar uma explicação coerente. Até porque, sub-criação por sub-criação, os elfos já fizeram bem mais do andar na neve. As Silmarils, os Anéis...

Aliás, isso aqui vai pro Obras. :D

13. Ivan

Bom, Tolkien usou estas palavras não, nem explicou porque Legolas não afundava. Então você poderia dizer que eu tirei da minha cabeça. Mas eu não elaborei mesmo isso, é só o que eu percebo como verdade. Poder sub-criativo é mesmo o poder de alterar a criação, ou seja, a realidade. E considerando que os ainur usaram esse poder para criar tudo que há no universo, isso deve incluir as próprias leis da física. E os elfos o tem em muito mais quantidade que os homens. O caso não seria que os elfos conseguem alterar a física, mas que eles conseguem mais que os humanos.

14. Minduim

Como eu já disse há alguns posts atrás, acho que é pelo fato de os elfos estarem tão ligados ao mundo e à sua realidade que eles podem moldá-la, mas acho que não a seu bel-prazer; acho que deve existir um limite, que não me é claro, pra esse poder sub-criativo.

15. Ephemera

Ephemera Usuário

Sim sim concordo agora....

Ai pode ate ser...

Sim, mais isso não é ligado a fisica, é ligado a coisas muito mais complexas que fisica (se é que existem) e é outra historia, que deve ser contada em outra ocasião :wink:

16. Ivan

Na verdade estão relacionadas, afinal as silmarils conseguem reter a luz sem produzir mais, e os anéis contém o tempo. :)

17. Ephemera

Ephemera Usuário

Meu deus, as vezes tenho medo de vc sabia? :lol: Acho que você sim tem um extremo poder sub-criativo se é que posso dizer assim... tem razão!

18. Thais Tûk

Thais Tûk (avulsa)

Não depende da ação? :think:

19. Eönwë Ð

Eönwë Ð Arauto de Manwë

Suponho que Ringil quis dizer num geral.

20. Minduim

Ringil, pensando bem, acho que o poder sub-criativo dos anões era bem grande sim. Vide o Elmo-de-Dragão de Dor-Lómin, ele tornava quem o usasse imune a qualquer tipo de ferimento! Acho que isso não seria um poder sub-criativo intermediário, mas sim igual ao de um elfo.

Ou pode ser que ele fosse tão poderoso assim por causa de quem o forjou, Telchar de Nogrod, o mesmo que forjou Narsil.

E aí, que que vocês acham?

Compartilhar