• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Poder sub-criativo

*Guinevere* disse:
Meu deus, as vezes tenho medo de vc sabia? Acho que você sim tem um extremo poder sub-criativo se é que posso dizer assim... tem razão!

Se isso foi um elogio, eu agradeço. :)

Thais Tûk disse:
Não depende da ação? :think:

Não sei se entendi. Eu falava de quantidade de capacidade sub-criativa, que estaria em tamanho entre a dos humanos e a dos elfos. Mas você se refere à uma mudança na forma? Hum, não pensei nisso ainda... O poder variaria em função e forma? Bom, isso requereria ver a sub-criação como algo essencialmente mental. Cada povo teria uma forma especial de criação, para diferentes funções. Isso caberia bem na relação entre os valar e os maiar, ou entre os ainur e os filhos. Mas entre os filhos eu não vejo isso. Qual seria a diferença entre a criação humana e a anã, por exemplo? Os anões teriam uma tendência a criar engenhos, e entalhar e esculpir, mas os humanos também tem essas habilidades, e os elfos também. Mesmo que não fossem especialidades (mas no caso dos noldor eram) todos compartilham as mesmas possibilidades de uso. Então eu diria que não há essa diferença, nem mesmo nos casos anteriormente citados. As eventuais diferenças no modo da criação seriam determinadas pela escala do poder, acredito.

Ringil, pensando bem, acho que o poder sub-criativo dos anões era bem grande sim. Vide o Elmo-de-Dragão de Dor-Lómin, ele tornava quem o usasse imune a qualquer tipo de ferimento! Acho que isso não seria um poder sub-criativo intermediário, mas sim igual ao de um elfo.

Ou pode ser que ele fosse tão poderoso assim por causa de quem o forjou, Telchar de Nogrod, o mesmo que forjou Narsil.

Charlie, é grande, bem grande, mas menor que o élfico. A melhor coisa para ver isso é comparar com o povo élfico mais parecido com os anões, os noldor. "Somente na têmpera do aço os anões nunca foram superados" (citação de cabeça, pode ter erros), ou seja, em todos os ofícios que os anões se dedicaram, em todos os noldor fizeram melhor, exceto um. Outro exemplo, o maior reino anão, o apogeu de sua civilização, foi destruído a partir de um único balrog, enquanto que os noldor no seu auge enfrentaram Morgoth.
 
Seria fruto do poder sub-criativo dos elfos o fato de a maldade que havia em Eöl ter sido passada para Anglachel e de que quando Túrin perguntou se ela o queria matar saiu uma voz fria da lâmina dizendo que o mataria com rapidez?
 
Ringil Æ disse:
Charlie, é grande, bem grande, mas menor que o élfico. A melhor coisa para ver isso é comparar com o povo élfico mais parecido com os anões, os noldor. "Somente na têmpera do aço os anões nunca foram superados" (citação de cabeça, pode ter erros), ou seja, em todos os ofícios que os anões se dedicaram, em todos os noldor fizeram melhor, exceto um. Outro exemplo, o maior reino anão, o apogeu de sua civilização, foi destruído a partir de um único balrog, enquanto que os noldor no seu auge enfrentaram Morgoth.

Mas os Anões sempre foram muito inferiores numericamente, além do mais, acho que a maioria dos anões fugiu do Balrog, muito poucos foram os que opuseram resistência a ele (Thrór foi um deles). Além do mais, os noldor não enfrentaram Morgoth sozinho, tinham a ajuda dos edain e dos próprios Naugrim, enquanto que em Moria eram somente os anões e ninguém mais. Além do mais o Balrog contava com a ajuda de milhares de orcs.
 
Aí que está, no começo os noldor enfrentaram sozinhos mesmo, sem qualquer ajuda, e resistiram por bem mais tempo. Quanto ao Balrog ter tido ajuda de orcs, só depois dos anões fugirem. No momento da queda de Moria nào havia orcs lá.

Seria fruto do poder sub-criativo dos elfos o fato de a maldade que havia em Eöl ter sido passada para Anglachel e de que quando Túrin perguntou se ela o queria matar saiu uma voz fria da lâmina dizendo que o mataria com rapidez?

Quanto a primeira, sim! Sim, exemplo perfeito! Já da voz, não. Não tinha como a espada falar. Delírio de Túrin.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo