Barlach
Verde. E arqueiro
Essa é uma discussão que eu tenho tido muito nos meus jogos de RPG.
Os dois principais narradores do meu grupo (a gente reveza um pouco, mas as eles mestram as duas principais campanhas) tem uma frase muito típica: "as regras deixam de valer quando é plot device".
Basicamente, quando eles criam algo para a história que eles consideram vital, os jogadores não vão conseguir impedir.
Um exemplo que aconteceu foi o seguinte: jogando FR, um artefato que estava em posse do grupo em Silverlymoon para ser estudo seria roubado. Os personagens jogadores fizeram tudo certo para impedir, ao ponto do mago se transformar num dragão vermelho para perseguir voando o ladrão. Porém logo ficou claro que, não importa que idéia nós tivessemos para impedir ou que poderes usassemos, seria impossível impedir o roubo. Era um plot device.
Como vocês lidam com essa situação?? Como jogador acho meio frustrante. Acredito que faz parte do jogo a surpresa do mestre também. Quando mestro, tento evitar isso ao máximo.
Eu penso assim: a história é mutável e existem maneiras de se contornar qualquer coisa. Se os players mataram o vilão antes da hora, basta substituir o vilão pelo chefe dele, o homem misterioso que estava por trás de tudo e os personagens só descobriram agora. Os players conseguiram recuperar o artefato quando eles não deviam? O artefato está incompleto, e falta achar a segunda parte.
Isso é muito mais legal do que simplesmente "seus poderes não funcionaram e ponto".
Os dois principais narradores do meu grupo (a gente reveza um pouco, mas as eles mestram as duas principais campanhas) tem uma frase muito típica: "as regras deixam de valer quando é plot device".
Basicamente, quando eles criam algo para a história que eles consideram vital, os jogadores não vão conseguir impedir.
Um exemplo que aconteceu foi o seguinte: jogando FR, um artefato que estava em posse do grupo em Silverlymoon para ser estudo seria roubado. Os personagens jogadores fizeram tudo certo para impedir, ao ponto do mago se transformar num dragão vermelho para perseguir voando o ladrão. Porém logo ficou claro que, não importa que idéia nós tivessemos para impedir ou que poderes usassemos, seria impossível impedir o roubo. Era um plot device.
Como vocês lidam com essa situação?? Como jogador acho meio frustrante. Acredito que faz parte do jogo a surpresa do mestre também. Quando mestro, tento evitar isso ao máximo.
Eu penso assim: a história é mutável e existem maneiras de se contornar qualquer coisa. Se os players mataram o vilão antes da hora, basta substituir o vilão pelo chefe dele, o homem misterioso que estava por trás de tudo e os personagens só descobriram agora. Os players conseguiram recuperar o artefato quando eles não deviam? O artefato está incompleto, e falta achar a segunda parte.
Isso é muito mais legal do que simplesmente "seus poderes não funcionaram e ponto".