• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Planos iniciais de Gandalf

Larissa - Aredhel disse:
Fé. Ele tinha fé. Ele acreditava em Frodo e sabia que eles (a comitiva) iam dar um jeito.

Nisso você está coberta de razão Larissa (viu até acertei agora...kkk)...

Isso é uma das coisas mais fortes e mais bonitas do livro. Gandalf tinha uma fé enorme em Frodo. Ele esperava por tudo, menos que Frodo desse o anel pra alguém (tá ele quase deu) ou que no meio do caminho desistisse...
 
*laninha* disse:
Em todos os hobbits afinal para Gandalf eles eram uma raça extraordinaria.

Ahh sim, sem duvida Laninha...

Mas, pelo menos eu sinto isso quando leio o livro, que Galdalf sabia que não poderia ter escolhido melhor criatura para a tarefa.
 
eu penso que os dois têm razão. Realmente, Gandalf, tinha uma grande fé nos hobittes, mas tinha uma fé especial em Frodo, não só pela força que eles mostravam, mas pela sua simplicidade e dedicação ao seu pequeno Shire, mas penso que a peincipal razão de fé em frodo era do conhecimento do seu espirito aventureiro e da propria pureza do seu coração. Pois não nos esqueçamos do que disse Bilbo: apesar de perguntar e querer saber tudo das minhas aventuras, o seu coração permanece fiel ao Shire. Facto que é demonstrado ao longo do livro, como motivo de força e coragem para o próprio Frodo.
 
menegroth disse:
Ele estava cansado sim porque o anel era um fardo pesado demais, e ele ficou muito tempo com ele. Me corrijam se eu estiver errado mas depois do Gollum ele foi o que mais ficou com o Um anel.
Estamos ignorando o Sauron nessa conta.:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Embora esse já esteja há muito corrompido por Morgoth. Quanto aos planos de Gandalf acho que ele já sabia que uma hora ou outra a sociedade iria se dividir, e pra isso ele não precisa ser nenhum Fëantúri.
Mas se ele tentasse entrar em mordor com todo mundo acho que o único caminho que não está vomitando orcs é dar a volta por trás das montanhas.
 
Acho muito improvavél essa hípotese.

Ainda continuo achando que Gandalf tinha alguma e muito forte intuição sobre o que fazer mesmo na hora de risco.
 
Intuição sim, planos quem sabe. Ele conhecia a Torre de Cirith Ungol, sim com certeza mais e a Laracna ele conhecia? Vale dizer que ninguem explorou toda a terra de Mordor, aposto que nem o proprio Sauron podia manter seu olho em todos os lugares ao mesmo tempo. Alguns lugares ele vigia mais (segundo o proprio Tolkien),quem enfrentaria a Laracna e sua fome inesgotavel? Ela era descendente de Ungoliant ( e até Morgoth teve medo dela), só o Sam e seu amor pelo mestre, ninguem contava com isso nem o Gollum, talvez Gandalf sentisse isso e ficou feliz com a ida de Sam. Mas isso não era plano dele e com certeza esse caminho também não era.
 
*laninha* disse:
Intuição sim, planos quem sabe. Ele conhecia a Torre de Cirith Ungol, sim com certeza mais e a Laracna ele conhecia? Vale dizer que ninguem explorou toda a terra de Mordor, aposto que nem o proprio Sauron podia manter seu olho em todos os lugares ao mesmo tempo. Alguns lugares ele vigia mais (segundo o proprio Tolkien),quem enfrentaria a Laracna e sua fome inesgotavel? Ela era descendente de Ungoliant ( e até Morgoth teve medo dela), só o Sam e seu amor pelo mestre, ninguem contava com isso nem o Gollum, talvez Gandalf sentisse isso e ficou feliz com a ida de Sam. Mas isso não era plano dele e com certeza esse caminho também não era.

Concordo que esse não era o caminho que Gandalf queria tomar.. Não mesmo!
Tá, ele sabia que a única forma de vencer Sauron era destruindo o Um. e ele sabia que para destruir o Um somente em Mordor. Ele sabia que uma hora ou outra ele teria que ter um plano para mandar alguém lá, ou entrarem de alguma forma... mas passar pela Laracna não era nem de longe o melhor meio.
 
menegroth disse:
Sabe o que realmente acho? Que Gandalf já sabia realmente do final da história. Não digo que sabia exatamente como seria, mas sabia realmente que Frodo ou Sam destruiriam o anel.

Penso assim: ele viveu em Valinor e os Valar sabem ou tem um idéia bem próxima do destino de todos. Sabemos que Gandalf era um maia queriado, tá certo que não era o preferido mas estava "bem na foto"...rs.

Imagino que a maior função de Galdalf era de (como ele fez com Theodén) animar os corações daqueles que lutavam contra Sauron. Ele fazia a comitiva se lembrar dos valores como amizade, trabalho de equipe, respeito e desapego aos valores materiais.
Claro que ele fez mais que isso. Lutou muito.

Mas até imagino que ele sozinho poderia pegar o anel (bem ia ser uma luta boa porque ele mesmo disse que talvez seria levado a "arrumar as coisas do seu jeito) e destrui-lo, mas pra mim, o que até mesmo Eru e os valar esperavam é que realmente seus filhos lutassem por aquilo que é deles: Arda.

Imagino um dos valar pensando: - Ahh quer dizer que vocês estão correndo perigo. Tá, mas a escolha é de vocês. O que querem que Sauron os domine e que Melkor seja solto? Não? Então força ai e pega esse anel e vá destrui-lo. Não eu não. Vocês são livres se no meio do caminho desistirem, bem é problema de vocês.

É isso... See ya!!!

Limitar-me-ei, amigos, a reverberar esta opinião, por concordar, no geral, com ela.

Abraços a todos.
 
Eu pelo que já li percebi que na maioria das vezes Gandalf já tem sempre um plano formado e eu acho que ele sabia que a Comitiva não daria certo mas não contava com o ataque do Balrog. Ele sabia que no fim Frodo deveriam seguir "sozinho" para não acabar corrompendo os outros membros como aconteceu com Boromir.
 
Celebentári disse:
Eu pelo que já li percebi que na maioria das vezes Gandalf já tem sempre um plano formado

Não propriamente um plano formado Celebentári, mas ele, a medida que o tempo passa unia a sua atúcia ao desenrolar dos acontecimentos para ir formando um plano contra Sauron

Celebentári disse:
e eu acho que ele sabia que a Comitiva não daria certo

Já não acho isso. Pois foi dele mesmo a ideia de ser montada um sociedade do anel. Ele sabia que teriam alguns tropeços, mas ele sabia que daria certo.
Celebentári disse:
mas não contava com o ataque do Balrog.

Aqui é umas das provas que ele não tinha nada em mente. Nada traçado com clareza. ele não contava mesmo com o Balrog.

Celebentári disse:
Ele sabia que no fim Frodo deveriam seguir "sozinho" para não acabar corrompendo os outros membros como aconteceu com Boromir.
Ele sabia que Frodo deveria ir sozinho sim, mas ser corrompido pelo anel poderia acontecer tanto com ele (como aconteceu) quanto com qualquer outro.
 
Última edição:
Celebentári disse:
Eu pelo que já li percebi que na maioria das vezes Gandalf já tem sempre um plano formado e eu acho que ele sabia que a Comitiva não daria certo mas não contava com o ataque do Balrog. Ele sabia que no fim Frodo deveriam seguir "sozinho" para não acabar corrompendo os outros membros como aconteceu com Boromir.


Esta opinião pode ser fortalecida pelo fato de que Galadirel e Frodo conversam - com insinuações, é certo - diante do Espelho, quando ela lhe diz que portar o anel é ser solitário (estas ñ são, e claro, as palavras exatas).
 
Eu quis dizer mais ou menos isso menegroth quando quis dizer plano formado
é quase isso ele tem uma mente maravilhosa para formação de planos rápidos
e eu acho que no fundo ele sabia que a sociedade ia se desfazer mas ele também sabia que tanto se pode dar certo como não!
:roll:
 
mas eu ainda acho q Gandalf tinha um plano quando partiu de Valfenda, eles iriam tentar destruir o Um Anel, não iriam partir contando apenas com o acaso pra fazer esse feito. mesmo q Gandalf nunca fosse pro leste ele sabia muito sobre Mordor e suas passagens e acredito q tb sobre Laracna, e por isso Cirith Ungol não seria seu caminho. mas acho tb q a maior parte do tempo ele contou com sua intuição, como quando ele permitiu q Pippin e Merry fosse com a comitiva, ele não poderia prever q feitos eles poderiam fazer mas pressentia q poderiam ajudar mt de certa forma, isso tb é mostrado quando Gandalf fala sobre Gollun, quando diz q seu coraçaõ sente q gollun tem um papel a desempenhar antes do fim. como ja disseram, talvez la no fundo ele sabia q Frodo deveria ir sozinho para Mordor, Gandalf era mt sábio e soube tirar proveito dos imprevistos q surgiram...
 
Ele sabia mas não queria ter que deixar Frodo levar aquela carga sozinho, então a sociedade do anel ajudou pelo tempo que teve que ser...
 
Bom aqui tem palavras do Gandalf a respeito disso:
Precisamos descer o Veio de Prata e penetrar nas Florestas Secretas, seguindo então para o Grande Rio, e depois...
_Sim e depois?perguntou Merry
_Para o fim da viagem...finalmente. Não podemos contemplar um futuro muito distante.VAmos pensar que o primeiro estagio foi concluido com segurança.[/
Apartir daí, bom penso eu, que não havia muito planejamento quanto ao que havia depois do Grande Rio, ou mesmo depois de Rauros.
 
Concordo com a laninha, acho que o Gandalf estava pensando em uma etapa de cada vez, primeiro ele gostaria de chegar em Lórien e conversar com a Senhora Branca, ouvir seus conselhos e pressentimentos, depois ele iria para Mordor, ele sabia que até lá ALGO ia acontecer, ele tinha certeza, ele tinha fé nisso, quando o Denethor disse que era um plano totalmente insensato ele não teve argumentos, realmente era, mas ele tinha FÉ....fé que daria certo como a larissa já disse....


Era o grande poder de Gandalf e de seu Anel, o poder de acreditar de inflamar os corações contra a sombra...quem estava ao lado dele realmente acreditava que iria dar certo(o que achei escroto no filme que mostrava o Gandalf com dúvida)...mesmo os Espectros não conseguiam influenciar nas pessoas enquanto ele estivesse por perto, enfim até onde a inteligência dele deixava ele planejou depois disso, deixou apenas a fé....a fé que daria certo
 
Penso que Gandalf trabalhava com os recursos que possuía. Se o destino do anel e a escolha das pessoas tivessem sido revelados de outra maneira deixando a comitiva completa as portas das terras de Sauron, então Gandalf procuraria uma forma de enganar ou Sauron ou Laracna e introduzir Frodo clandestinamente em direção ao objetivo da missão.

Essa infiltração poderia fazer uso dos conhecimentos de terreno das águias e alguns conselhos delas podiam ser bem úteis para escolher lugares mais vulneráveis de Sauron.

Eu também não duvido que houvesse documentos em Gondor com descrições de passagens secretas nas terras que um dia foram deles e Gandalf tinha chances de ter acesso a eles.
 
Morgoth fala...

Sabe o que realmente acho? Que Gandalf já sabia realmente do final da história. Não digo que sabia exatamente como seria, mas sabia realmente que Frodo ou Sam destruiriam o anel.

Engraçado você dizer isso... sempre me perguntei sobre esses lapsos de vidência que o Gandalf tinha. Chegavam a me irritar um pouco, sério. Coisas do tipo: "acho que ele ainda tem um papel importante nessa história" (sobre Gollum); ou "é nessas horas que os grandes e os Sábios se curvam diantes dos pequenos..." (sobre um hobbit ser o Portador do Anel).

Palavras sábias, obviamente, pois tudo deu certo... não gosto muito dessas coisas, mas Gandalf era um maia e tento relevar hehehe

Edit: Não critico Tolkien, pois devemos ter em mente que quem escreveu o livro nesta realidade secundária, foi Bilbo, Frodo, Sam... e foi escrito por "vencedores", podemos dizer assim. Frases de efeito, certamente. Gandalf devia é estar muito estressado com tudo e se não tivesse um corpo (e espírito) forte teria é morrido de gastrite :P
 
Última edição:
Eu acredito que Gandalf não sabia o que aconteceria. Ele tinha palpites, conselhos e reprovações. Ele sabia que certos caminhos eram melhores que outros, mas sabia também que não dependia somente dele a escolha, afinal eles eram uma comitiva.

Mas acredito também que ele já sabia que o portador do anel deveria seguir sozinho a partir de um certo ponto.
Não creio que ele acreditasse que conseguiria chegar com a comitiva inteira aos portões de Mordor, ou que ele pretendia isso.
Acho que ele não revela por não tê-los formados completamente ainda.




p.s.: Me corrijam se eu disse alguma besteira.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo