• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Planos iniciais de Gandalf

*laninha* disse:
Quanto a não comentar sobre o caminho pode haver o receio do Gandalf de criar uma discussão antes do tempo não? Boromir queria ir para Minas Tirith, Aragorn também desde que o anel estivesse seguro. Porque iniciar uma discussão como essa antes do tempo? Na minha opinião pode ser por isso que ele pedia calma quando era interrogado a cerca do caminho queria avaliar a comitiva e que caminho era melhor para cada um.

Perfeito Laninha...
É exatamente isos que ele quis dizer.
Sim, Galdalf já sabia por onde ir e que caminhos evitar, mas PARA onde ir ainda era uma duvida grande na cabeça dele. Tinha que destruir o anel, mas o anel somente seria destriudo em Mordor. Ir para Minas Tirith? Era uma boa ideia mas era trazer o inimigo para porta de casa. No fim, a ideia de trazer o inimigo pra fora de Mordor dizendo... Olha o anel tá aqui em Gondor... enquanto Frodo e Sam foram na surdina pra dentro da montanha... essa foi a melhor ideia de Galdalf
 
Olha o anel tá aqui em Gondor... enquanto Frodo e Sam foram na surdina pra dentro da montanha... essa foi a melhor ideia de Galdalf
Eu não acredito que tenha sido uma "ideia de Gandalf" apesar dele ter apreciado bem o final, isso aconteçeu devido as decisões de todos, inclusive de Frodo de abandonar a comitiva. Ir para Minas Tirith seria apenas adiar a viagem não? E se a viagem demorasse demais pode ser que o anel ficasse sitiado na cidade sem poder sair porque os exercitos iriam cerca-la. Por isso eu acredito que há aí a intervenção dos Valar ou do proprio Eru.
 
*laninha* disse:
Eu não acredito que tenha sido uma "ideia de Gandalf" apesar dele ter apreciado bem o final, isso aconteçeu devido as decisões de todos, inclusive de Frodo de abandonar a comitiva. Ir para Minas Tirith seria apenas adiar a viagem não? E se a viagem demorasse demais pode ser que o anel ficasse sitiado na cidade sem poder sair porque os exercitos iriam cerca-la. Por isso eu acredito que há aí a intervenção dos Valar ou do proprio Eru.

Não concordo com vc nesse ponto Laninha. Gandalf deixa explicito que, foi sem querer que aconteceu o fato de Sauron achar que o anel estava em Gondor, mas logo quando se apercebeu disso, ele se apoiou devidamente sobre esse plano. Tanto que ele fez de tudo para chamar a atenção de Sauron para longe de Mordor.

Não houve intervenção dos Valar nem de Eru.
 
menegroth disse:
Não concordo com vc nesse ponto Laninha. Gandalf deixa explicito que, foi sem querer que aconteceu o fato de Sauron achar que o anel estava em Gondor, mas logo quando se apercebeu disso, ele se apoiou devidamente sobre esse plano. Tanto que ele fez de tudo para chamar a atenção de Sauron para longe de Mordor.

Não houve intervenção dos Valar nem de Eru.

Não foi tão sem querer assim. Ele sabia que o Anel estava com um pequeno, então, quando Pippin olhou pelo palantír e logo após Aragorn, ele supôs que o Anel seria levado à Gondor e seria usado pelo herdeiro de Elendil.
 
Shantideva disse:
Não foi tão sem querer assim. Ele sabia que o Anel estava com um pequeno, então, quando Pippin olhou pelo palantír e logo após Aragorn, ele supôs que o Anel seria levado à Gondor e seria usado pelo herdeiro de Elendil.

Isso...

O sem querer que eu quis dizer (e não disse..rs) foi justamente o fato de Pippin ter olhado no palantír...
 
Concordo com vcs, Gandalf se aproveitou da oportunidade criada por Pippin ao olhar no palantir, e fez com q Sauron se distraisse pensando q o anel estava com um pequeno indo em direção a Gondor, mas voltando a pergunta inicial tb fico imaginando quais seriam os primeiros planos de Gandalf, sera q ele pensava em guiar Frodo até a Montanha da Perdição? penso q se isso tivesse acontecido talvez eles não teriam tido muito sucesso...
 
em algum lugar da sociedade do anel, o gandalf não diz que prefere não pensar no que fazer muito adiante?

vo procura... e acho que vou me impolgar e terminar o livro antes de posta aki...
 
Bom, é só uma idéia minha, mas o retorno do proprio Gandalf eu vejo como intervenção (Valar, Eru?). Eu concordo que não foi tão sem querer assim uma vez que o proprio Gandalf vê o ato de Pippin com um golpe de sorte contra a malicia do inimigo, Sauron não pensou de forma alguma que o anel podia ser destruido. Mas supondo que o balrog não tivesse surgido e etc e etc qual era o plano de Gandalf? Ele iria levar Frodo por qual passagem? Ele tinha uma suspeita de que Gollum teria um papel, não seria uma ligação com algo mais poderoso? Por isso eu acredito que não foi uma ideia de Gandalf ele apenas se aproveitou do rumo que as coisas tomaram e os guiou e facilitou para que chegassem ao fim que chegaram.
 
O retorno do Gandalf foi uma intervenção de Eru sim, Laninha. Olha esse trecho da carta 156:

That I should say is what the Authority wished, as a set-off to Saruman. The 'wizards', as such, had failed; or if you like: the crisis had become too grave and needed an enhancement of power. So Gandalf sacrificed himself, was accepted, and enhanced, and returned. (...) He might have added: 'for that purpose I was sent to Middle-earth'. But by that he would at the end have meant more than at the beginning. He was sent by a mere prudent plan of the angelic Valar or governors; but Authority had taken up this plan and enlarged it, at the moment of its failure. 'Naked I was sent back – for a brief time, until my task is done'. Sent back by whom, and whence? Not by the 'gods' whose business is only with this embodied world and its time; for he passed 'out of thought and time'.

Pelo menos eu acho essa idéia bem evidente nesse trecho.

O trecho em negrito diz assim: "Enviado de volta por quem, e de que modo? Não pelos 'deuses', cuja ocupação é apenas com esse mundo encarnado e o seu tempo."
 
"Enviado de volta por quem, e de que modo? Não pelos 'deuses', cuja ocupação é apenas com esse mundo encarnado e o seu tempo."
É exatamente por isso que eu acredito que Gandalf a principio não tinha nenhum plano concreto para entrar em Mordor, um caminho traçado até lá é uma coisa, agora uma entrada sem ser pelo portão ou passar pela Laracna eu acredito que não seja possivel porque o proprio Faramir disse que ninguem conhecia aquela terra toda (isso devia valer para o Gandalf, que nunca ia para o Leste), acho que essa escolha Gandalf confiava na intervenção de alguem.
 
Gandalf confiava em Aragorn....ele sabia que as coisas nem só dependiam dele...Aragorn precisaria mostrar que merecia o trono de Gondor...e também sabia que Frodo ao conseguir suportar chegar a Valfenda sem ser corrompido pelo Anel tinha demonstrado força incomum perante o Um...acho que estes dois fatores deram ao Gandalf a certeza de que a luta continuaria mesmo se algo acontecesse com ele.


ate mais...
 
..:Elessar disse:
Gandalf confiava em Aragorn....ele sabia que as coisas nem só dependiam dele...Aragorn precisaria mostrar que merecia o trono de Gondor...e também sabia que Frodo ao conseguir suportar chegar a Valfenda sem ser corrompido pelo Anel tinha demonstrado força incomum perante o Um...acho que estes dois fatores deram ao Gandalf a certeza de que a luta continuaria mesmo se algo acontecesse com ele.


ate mais...

Não acho assim. Gandalf confiava em Aragorn mas não colocava nele toda a demanda, ou seja, não achava que tudo dependia do pobre rei.

Gandalf sabia que tudo dependia de diversos fatores dando certo ao mesmo tempo ou em sequencioa como foi...
 
Como eu disse, ele não sabia o que ia acontecer... ele não tinha como saber.
A única coisa que ele sabia era que
menegroth disse:
tudo dependia de diversos fatores dando certo ao mesmo tempo ou em sequencioa como foi...
E ele não tinha como prever todos esses fatores para traçar um plano.
O Conselho de Elrond foi exatamente pra isso: para traçar um plano!
 
Larissa - Aredhel disse:
Como eu disse, ele não sabia o que ia acontecer... ele não tinha como saber.
A única coisa que ele sabia era que

E ele não tinha como prever todos esses fatores para traçar um plano.
O Conselho de Elrond foi exatamente pra isso: para traçar um plano!

Concordo Larissa (ou larrisa???rsss) linda do meu coração. Concordo que ele não sabia, que ele não tinha como saber. Mas ele torcia para que alguns fatos tirassem a atenção de Sauron de onde realmente estava o Anel.

Resumindo é assim, ele não tinha como prever que Pippin olhaia no palantir, mas Galdalf torcia para que algo como isso (e não esse exatamente) acontecesse.
 
Menegroth disse:
Resumindo é assim, ele não tinha como prever que Pippin olhaia no palantir, mas Galdalf torcia para que algo como isso (e não esse exatamente) acontecesse.

Então... vendo esse acontecimento ele foi obrigado a mudar seus planos que na minha opinião já estavam formados.

Acho que Gandalf temia algo do genero, por isso não contactou a todos sobre seu plano, ou a ninguém.
 
.{Ascagalad}. disse:
Então... vendo esse acontecimento ele foi obrigado a mudar seus planos que na minha opinião já estavam formados.

Não, não...
Volto a dizer pra mim ele não tinha nada programado. Muitas e muitas vezes ele mesmo diz isso nos livros. Imagino que ele torcia pra algo desse tipo aconter. Mas ele não se levantava da cama de manhã e dizia:
- Hoje farei Pippin olhar no palantir e enganar Sauron...
 
Eu tambem acredito que foi um golpe do destino o fato de Pippin ter olhado no Palantir, mas o fato de Pippin estar lá para olhar no Palantir é obra de Gandalf, Elrond não queria que ele fosse e graças a Pippin, Faramir foi salvo. Graças a Merry Éowin pode matar o nazgul. Gandalf não podia prever o futuro, bom pelo menos eu acho que os istari não faziam isso. Mas Gandalf agia com a intuição e com o conhecimento. Continuo acreditando que Gandalf tinha um plano só que era destruir o anel, o caminho até Mordor era facil qualquer um sabia. Agora entrar em Mordor é que são elas e para isso eu acredito que Gandalf não tinha planos.
 
Se o único plano dele era destruir o Anel, ele ia para Mordor apenas contando com os imprevistos e ajuda do destino?
 
Olha Ascagalad, isso é o que eu penso, Gandalf era sábio mas não era onipotente e tambem tinha que contar com os imprevistos do caminho. E se desse uma louca no Frodo e ele reinvindicasse o anel no caminho? E se ele entregasse o anel para alguem? Se alguem tomasse o anel antes de chegar em Mordor? Tem muitos "ses" aí. Gandalf devia antes de tudo contar com o valor de cada um dentro da comitiva, para isso que eles foram, contar com a lealdade e o valor de cada hobbit, principalmente de Frodo. Mas Gandalf devia tambem confiar na providencia e na intervenção de forças maiores para que tudo pudesse acontecer a contento.
 
.{Ascagalad}. disse:
Se o único plano dele era destruir o Anel, ele ia para Mordor apenas contando com os imprevistos e ajuda do destino?
Fé. Ele tinha fé. Ele acreditava em Frodo e sabia que eles (a comitiva) iam dar um jeito.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo