• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Personagens franceses no imaginário brasileiro

Zuleica

Usuário
[align=justify]No cinema, Jacques Vallée, autor de Dimensions: A Casebook of Alien Contact, foi o escolhido por Steven Spielberg como modelo para o personagem Lacombe, o cientista francês interpretado por François Truffaut no seu famoso filme “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”. Costumo dizer, que esse personagem povoa nossa imaginação como um exemplo de comportamento humanista. Foi em 1961 que a sua primeira obra de ficção científica, “O Sub Espaço”, foi publicada por Georges H. Gallet, diretor do “raio fantástico”. Com esta obra, Vallée ganha o prêmio Jules Verne sob o pseudônimo de Jérome Série. Depois Vallée é convidado para integrar a inteligência artificial e se junta ao projeto Blue Book.

Na área de documentários, a beleza da natureza e sua defesa, conhecimentos que se tornaram populares no Brasil, um nome salta de imediato, Jacques Couteaux.

No campo histórico e cultural temos Carlos Magno, com um império que foi responsável pelo renascimento da cultura e conhecimento no oeste; Joana D’Arc; La Salle, com seu método de ensino à criança; Claude Lévi-Strauss, Émile Durkheim, Pierre de Coubertin, Simone de Beauvoir, P. Bourdieux, o pensador Foucault e muitos outros…

Na animação a genealidade é do animador Michel Ocelot.[/align]

Leia a continuação deste post > Aqui
 
Aiii, que bom. Grata pelo feedback. O que eu achei interessante é que não se percebe que há influências, só quando paramos para dar uma boa examinada. Agradeço muito a Liv que leu antes e disse que estava no ponto.
 
Muito legal mesmo o texto, e me deixou curiosa pra ler algo de Jacques Valeé.
Lembrei do músico Henry Salvador, grande inspirador da bossa nova.

kuinzytao disse:
O que eu achei interessante é que não se percebe que há influências, só quando paramos para dar uma boa examinada. (...)

E no vocabulário também, ano passado tive um professor francês e numa aula ele falou a palavra "flerte" e aí eu me liguei, pelo sotaque dele, que é uma palavra de origem francesa e que tem tantas outras que a gente não percebe: chofer, perfume, abajur etc.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo