• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Perguntas sobre o universo Tolkien

Kamus_icer

Assasino profissional
Olha dessa vez axu q postei no local certo e meu tópico nao será trancado (se deus quise) muito bem eu gostaria de fazer algumas perguntas sobre as criações de tolkien por favor nao riam, ja que aki onde moro nao tenhu nem uma fonte de informção e conheci o forum fas 3 semanas:

1-qual a media de vida de um anão?
2-do que se trata o livro Silmarilion?
3-existem diferenças entrte o livro do Sda volume único e os volumes por partes?
4-Do que se trata o livro Contos inacabados?
5-Gollum ja foi mesmo um hobbit (ficou meio confuso no livro, nao tive certeza)?
6-Tanto pelo filme, quanto no livro, ainda nao entendi o que aconteceu com Gandalf após seu confronto com o Balrog, ele morreu e ressucitou? ele parecia meio confuso, aparentemente ele nao lembrava nem do seu própio nome...


aew foi malzse eu postei em lugar errado de novo, e por favor respondam se der :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Kamus_icer disse:
1-qual a media de vida de um anão?
Acho que uns 400 anos. Não tenho certeza!

Kamus_icer disse:
2-do que se trata o livro Silmarilion?
De tudo (ou quase tudo) que ocorreu antes de SDA. Formação do mundo, nascimento do elfos, anões e homens, etc. Vale a pena ler.

Kamus_icer disse:
3-existem diferenças entrte o livro do Sda volume único e os volumes por partes?
Fora o peso do livro, não.

Kamus_icer disse:
4-Do que se trata o livro Contos inacabados?
Contos que se encaixariam no Silmarillion, mas que não foram acabados.

Kamus_icer disse:
5-Gollum ja foi mesmo um hobbit (ficou meio confuso no livro, nao tive certeza)?
Um grado, uma raça de hobbits.

Kamus_icer disse:
6-Tanto pelo filme, quanto no livro, ainda nao entendi o que aconteceu com Gandalf após seu confronto com o Balrog, ele morreu e ressucitou? ele parecia meio confuso, aparentemente ele nao lembrava nem do seu própio nome...
Esqueça o filme. Ele não estava confuso. Mas ele morreu e reencarnou.
 
1-qual a media de vida de um anão?
não tenho certeza por isso é melhor num falar
2-do que se trata o livro Silmarilion?
A história principal dele é a luta entre elfos e Morgoth pelas Silmarills (pedras preciosas perfeitas produzidas por Feanor), mas o livro tbm envolve luta dos elfos ,homens e "deuses" contra Morgoth o senhor do escuro, alem da história da criação de Arda e o relato sobre a queda de numenor
3-existem diferenças entrte o livro do Sda volume único e os volumes por partes?
nenhuma, em conteudo as duas são iguais.
4-Do que se trata o livro Contos inacabados?
Ele é um cojunto de vários relatos sobre algumas histórias que envolvem os personagens do SDA ou do Silmarillion, como a história da Galadriel, como foi a queda de Isildur, a história do Túrin, etc é um complemento das obras.
5-Gollum ja foi mesmo um hobbit (ficou meio confuso no livro, nao tive certeza)?
sim, ele era um hobbit dos grados.
6-Tanto pelo filme, quanto no livro, ainda nao entendi o que aconteceu com Gandalf após seu confronto com o Balrog, ele morreu e ressucitou? ele parecia meio confuso, aparentemente ele nao lembrava nem do seu própio nome...
O seu corpo de certa forma morreu, e então o seu espirito foi "ter uma "conversinha" com os valar, já que ele é um maia e voltou num novo corpo eu acho em que ele podia usar mais e melhor os seus poderes.
 
Kamus_icer disse:
1-qual a media de vida de um anão?
Aproximadamente 250 anos.

Kamus_icer disse:
2-do que se trata o livro Silmarilion?
basicamente o que foi dito pelos posts anteriores... a criação da Arda, a estória de Númenor, os Anéis do poder... até a guerra do Anél...

Kamus_icer disse:
3-existem diferenças entrte o livro do Sda volume único e os volumes por partes?
Existe sim, o Volume único é bem pesado, e é um saco de ler... :lol:

Kamus_icer disse:
4-Do que se trata o livro Contos inacabados?
bem relatado nos posts... contos inacabados a cerca de acontecimentos da T.M.
Kamus_icer disse:
5-Gollum ja foi mesmo um hobbit (ficou meio confuso no livro, nao tive certeza)?
Ele é um descendente de uma linha de Hobbits(Stoors)
Kamus_icer disse:
6-Tanto pelo filme, quanto no livro, ainda nao entendi o que aconteceu com Gandalf após seu confronto com o Balrog, ele morreu e ressucitou? ele parecia meio confuso, aparentemente ele nao lembrava nem do seu própio nome...
A sua alma deixou seu corpo, mas como sua missão não havia acabado, ele foi mandado de volta para terra média como Gandalf o Branco.

Espero ter ajudado em alguma coisa :D
 
Kamus_icer disse:
Olha dessa vez axu q postei no local certo e meu tópico nao será trancado (se deus quise) muito bem eu gostaria de fazer algumas perguntas sobre as criações de tolkien por favor nao riam, ja que aki onde moro nao tenhu nem uma fonte de informção e conheci o forum fas 3 semanas:

1-qual a media de vida de um anão?
2-do que se trata o livro Silmarilion?
3-existem diferenças entrte o livro do Sda volume único e os volumes por partes?
4-Do que se trata o livro Contos inacabados?
5-Gollum ja foi mesmo um hobbit (ficou meio confuso no livro, nao tive certeza)?
6-Tanto pelo filme, quanto no livro, ainda nao entendi o que aconteceu com Gandalf após seu confronto com o Balrog, ele morreu e ressucitou? ele parecia meio confuso, aparentemente ele nao lembrava nem do seu própio nome...


aew foi malzse eu postei em lugar errado de novo, e por favor respondam se der :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

1 - Os anões viviam entre 300 a 400 anos, aproximadamente.

2 - O Silmarillion trata da criação de Arda, das origens dos elfos e homens, da criação do Mal por Melkor, dos Ainur, dos Maiar, dos Valar, enfim, da criação de tudo. Pode-se resumir como uma história das 1as Era do Mundo, e tb da 1ª. Tem também um pouco sobre a 2ª e 3ª Eras.

3 - Não. Apenas que um é a hisatória em livro único, e o outro em livros separados. Ambos têm a mesma divisão em termos de capítulos, estando divididos em 6 livros.

4 - Os Contos Inacabados é uma espécie de colectânea de histórias escritas por Tolkien pelo seu filho, a maior parte delas como diz o livro, inacabadas, outras ilegíveis. As histórias principais são: a história de Tuor e a sua chegada a Gondolin, uma outra grande história envolvendo personagens como Túrin, Húrin e Glaurung, uma história de Númenor, outra sobre a linhagem de Elros, outra sobre Amroth e Nimrodel, histórias intressantes sobre a 3ª Era, e textos sobre os Istar, os Drúedain e as Palantír.

5 - Sim, Gollum era um Hobbit, e como ainda o é, apesar de estar completamente transfigurado. Ele vivia nas margens do rio Anduin com a sua raça de Hobbits, amantes de água e peixe, até ao dia em que estava com o seu primo Degol a pescar. Deagol achou o Anel, e Smeagol ( o nome de Gollum ) foi logo enfeitiçado pelo seu poder. Matou Deagol quando este não lhe quis dar o Anel. Depois de um tempo foi expulso da sua aldeia, devido aos seus comportamentos estranhos, entre eles o som que fazia, semelhante a "gollum", o que lhe deu aquele nome. Foi viver para diversos sítios, sendo transformado pelo Anel e mantido vivo durante quase 500 anos. Houve uma altura em que se fixou nas Montanhas Nebulosas, onde viveu até Bilbo chegar.

6 - Esta é a versão em que acredito, mas existem muitas. Para mim, após o combate, Gndalf, pode dizer-se, "morreu". O seu espírito abandonou o seú corpo e foi para as Terras Abençoadas.n Aí ficou algum tempo ( pouco ), até ser mandado de volta para cumprir a sua missão. Foi-lhe dado um novo corpo ( ainda estou duvidoso quanto a isto, continuo a achar que ele manteu o mesmo corpo, como era mais provável, mas à mais provas a apontar para um novo que para o velho ). Depois disso o Senhor das Águias Gwaihir foi mandado pela Galadriel para ir buscar Gandalf e em Lothlórien ele arranjou aquelas roupas novas, bem como o bastão ( isso de certeza ). Ele lembrava-se do seu próprio nome, as memórias é que lhe estavam a vir aos poucos, por isso ele estava ainda a recordar algumas coisas.
 
Recomendo você pegar a versão estendida do filme... isso mais claro pra quem não entendeu bem o livro e o filme.... :)
 
Não vou responder todas porque acho que está bastante claro, já.

2- Trata desde o começo do mundo até a queda de Morgoth, no final da Primeira Era, com muito menos detalhes que SdA. No final também tem a história da Queda de Númenor e algo sobre os Anéis do Poder.

6- Bem ele era um maia, então era imortal, somente seu corpo podia ser destruído, mas depois tinha volta. Ele foi para as Terras Imortais onde os Valar o deram um corpo diferente do anterior, mais porderoso.

Espero ter sido claro, mas não tenho absoluta certeza sobre Gandalf, apesar de achar que foi isso mesmo :mrgreen:
 
Sobre a pergunta 6:

Eu acredito que Gandalf tenha saido da própria Eä, e tenha sido mandado de volta pelo próprio Eru, como eu vi em algum tópico.
Assim que eu encontrar eu ponho o link aqui. è interessante e vale a pena dá uma olhada...
 
6-Tanto pelo filme, quanto no livro, ainda nao entendi o que aconteceu com Gandalf após seu confronto com o Balrog, ele morreu e ressucitou? ele parecia meio confuso, aparentemente ele nao lembrava nem do seu própio nome...

Como o Edrahil disse , esqueça o filme.

O que aconteceu com Gandalf , foi que após a batalha contra o Balrog , seu corpo morreu ( já que como istar ele foi enviado a Terra-Média em um corpo mortal ). Após a sua morte , houve uma intervenção direta ou dos Valar , ou mesmo de Eru , que o enviou de volta , dessa vez em um corpo mais resistente ( fána ) onde ele poderia se utilizar de seu poder de forma mais efetiva.

Mas resumindo: Gandalf morreu corporalmente , mas foi enviado de volta , dessa vez muito mais poderoso. :)
 
Kamus_icer disse:
Olha dessa vez axu q postei no local certo e meu tópico nao será trancado (se deus quise) muito bem eu gostaria de fazer algumas perguntas sobre as criações de tolkien por favor nao riam, ja que aki onde moro nao tenhu nem uma fonte de informção e conheci o forum fas 3 semanas:

Meu querido amigo, não tenha vergonha de suas duvidas, tenha certeza que todos nós aki que participamos deste forum, já tivemos essas mesmas duvidas, alguns a sanaram mais rapidamente outros nem tanto, e te garanto que muito recorreram a este forum, como vc, tenha certeza d q ninguém riu e nem irá fazê-lo.

Se é novo aki, seja Bem Vindo.

vamos lá..

Kamus_icer disse:
1-qual a media de vida de um anão?

Anões viviam aproximadamente de 300 a 400 anos.

Kamus_icer disse:
2-do que se trata o livro Silmarilion?

O Silmarillion trata da criação de Arda e de Ëa, fala tambem de Eru (o criador da vida), dos Ainur, Valar, Maiar, da origem de Elfos, Homens, Anões, Meio-Elfo, Orcs, Ents e etc.
Conta historias muito bonitas como a de Beren e Luthien, histórias tristes como a de Turin Turambar e da distruição das duas arvores de Aman, historias de ambição, como das tres Silmarils, conta historias de Melkor, o primeiro e verdadeiro Senhor do Mal, do qual Sauron era um vassalo. histórias de guerra, de coragem, conta praticamente sobre a formação do mundo de Tolkien e o que se passa antes de chegarmos ao O Hobbit e SdA.

Kamus_icer disse:
3-existem diferenças entrte o livro do Sda volume único e os volumes por partes?

Na verdade só existe uma unica e influenciante diferença... o tamanho ...fica muito mais desgastante, cansativo vc ler um livro gigantesco como akele do que ler os tres separados, já que temos esta opção, e outra coisa esses livros são tão legais q p/ onde vc for vc vai querer carrega-los, imagina vc andando c/ akele livrão??

Kamus_icer disse:
4-Do que se trata o livro Contos inacabados?

Contos Inacabados eu prefiro definir como sendo uma Apendice Gigante, ele conta mais detalhadamente algumas historias do Silmarillion, fala tambem das Palantiri, dos Istari e outras histórias interessantes.

Kamus_icer disse:
5-Gollum ja foi mesmo um hobbit (ficou meio confuso no livro, nao tive certeza)?

Sim ,meu amigo, gollun foi e continuava sendo um hobbit até sua morte, ele era um hobbit da raça dos grados, e pegou o anel de seu primo p/ si, Gollun passou então a usar o anel e chantegear seus "amigos" e parentes, até que forá expulso, e passou a viver sozinho junto ao seu precioso, sua aparencia é diferende da dos hobbits, por conta de sua idade e do mal que o anel lhe fez, consumindo-o.
(mas eu acho que ele deve ter sofrido alguma alteração genetica de tanto comer Orczinhos - hahahahaha)

Kamus_icer disse:
6-Tanto pelo filme, quanto no livro, ainda nao entendi o que aconteceu com Gandalf após seu confronto com o Balrog, ele morreu e ressucitou? ele parecia meio confuso, aparentemente ele nao lembrava nem do seu própio nome...

Quando Gandalf caí nas profundesas de moria junto ao balrog, ele passa a travar uma batalha mortal, e nesta batalha ele consegue derrubar o balrog que caí no pico d uma montanha e morre, porém gandalf já esta demasiado ferido e não resiste aos ferimentos, perdendo seu CORPO (hröa), porem seu espirito (fëa) continua vivo, já que ele é um Maiar (especificadamente falando, um Istari), e a seu espirito foi concedida a possibilidade de retomar seu antigo corpo e voltar a Terra-Média (ainda mais poderoso), uma curiosidade é que ele volta NÚ p/ terra media e Gwaihir (a aguia que o salva de Isengard) o leva até Lothlórien e lá galadriel manda vestirem-no em branco.
Gandalf não esquece seu nome, o que acontece na realidade é que o seu VERDADEIRO nome é Olórin, porem para homens, hobbit ele é gandalf, assim como p/ os elfos ele é Mithandir e assim por diante.

Kamus_icer disse:
aew foi malz se eu postei em lugar errado de novo, e por favor respondam se der :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Espero ter te respondido tudo de forma bem clara...

Até Mais... :assobio:

Fëa... :obiggraz:
 
Fëanarsil disse:
...seu espirito foi concedida a possibilidade de retomar seu antigo corpo e voltar a Terra-Média (ainda mais poderoso)

Na verdade ele não voltou mais poderoso do que era antes, mas sim com menos limitações para uso de seu poder. É bem parecido, porém tem uma pequena diferença.
 
pode parecer coisa de purista cato, mas eu sempre insisto no correto uso dos plurais....

Singular - Plural

Maia - Maiar
Vala - Valar
quanto a palavra para magos, nao estou certo, tenho uvida entre Ista/Istar e Istar/Istari mas provavelmente eh a segunda opçao.
 
valeu fearuin! eh q eu ando enferrujado nas linguas de tolkien, mas nas ferias vou voltar ao quenya e ao sindarin.
 
Só uma coisa pessoal: anões não vivem de 300 a 400 anos.

Sua vida média é de 250 anos. Se vocês vocês darem uma olhada na Árvore Genealógica da casa de Durin, perceberam que nenhum de seus integrantes viveu mais do que 270 anos.

Estamos falando de Tolkien, não D&D. :wink:
 
Perai mais muito deles não morreram de forma natural e sim em combates, mas podemos dizer q um Anão no sossego de sua caverna gozando boa saude possa viver por volta de uns 300 e tantos anos.
 
Ok, menos dois.... vinte e nove morreram em combate?

Que eu me lembre, Tolkien não fala de sua logevidade média; deduzimos pela lógica. Trezentos e poucos anos não tem cabimento.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo