• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pena de morte

Você é contra ou a favor da pena de morte?

• Total de votantes
    67
Depois que eu vi as merdas que o FBI (O FBI!) fez nos últimos trinta anos em termos de ciência forense, fica mais difícil ainda acreditar que essa é a solução.

FBI admits flaws in hair analysis over decades

Forum: Review of FBI lab suggests huge number of wrongful convictions

E considerando que muitos só conseguiram ser inocentados através de recursos que o Estado mesmo tentou emperrar, é, não consigo defender uma sentença tão definitiva como essa.

Exonerated: Cases by the numbers

Depois que eu vi as merdas que o FBI (O FBI!) fez nos últimos trinta anos em termos de ciência forense, fica mais difícil ainda acreditar que essa é a solução.

FBI admits flaws in hair analysis over decades

Forum: Review of FBI lab suggests huge number of wrongful convictions

E considerando que muitos só conseguiram ser inocentados através de recursos que o Estado mesmo tentou emperrar, é, não consigo defender uma sentença tão definitiva como essa.

Exonerated: Cases by the numbers

Embora eu concorde que essa revelação reforça o argumento da falibilidade das sentenças de morte, o mesmo não pode ser dito nos casos o réu confessou o crime ou em que existam testemunhas, né?

Embora eu concorde que essa revelação reforçe o argumento da falibilidade das sentenças de morte, o mesmo não pode ser dito nos casos o réu confessou o crime ou em que existam testemunhas, né?

No segundo link fala que a evidência que mais condena réus é justamente depoimento de testemunhas...

E considerando dispositivos legais que permitem que o sujeito possa ir para prisão perpétua ou mesmo soltura (Alford Plea, por exemplo) através de negociação com a promotoria, sei não, @Grimnir , se podemos confiar mesmo na confissão do réu.

Se a diplomacia (populista) brasileira na Indonésia tiver a mesma quantidade de recursos para se esforçar quanto a do Nepal então tá explicado porque isso aconteceu:

http://oglobo.globo.com/mundo/nao-m...na-embaixada-diz-brasileiro-no-nepal-15985323

Deve ter sido um verdadeiro dominó de infortúnios e elementos estranhos. A própria situação de procurar diagnosticar insanidade mental de última hora deve ter soado muito mal para os ouvidos das autoridades locais. Aqui no Brasil muitas famílias fingem que esse problema de doente mental não é com elas até o último momento porque o governo dá o exemplo o tempo inteiro. Se bobear os caras somaram 2 mais 2, tipo, que o cidadão não tem histórico de doente em hospitais, que no país dele vai ser condenado a pena máxima de 30 anos mas vai cumprir só 5 e depois tá lá de novo vendendo no país deles.

Para nosso país, isso é desmoralizante em tantos níveis que nem posso imaginar.

PS: Sou contra a pena de morte, mas vejo que nossas leis estão muito moles.

Última edição:
No segundo link fala que a evidência que mais condena réus é justamente depoimento de testemunhas...

E considerando dispositivos legais que permitem que o sujeito possa ir para prisão perpétua ou mesmo soltura (Alford Plea, por exemplo) através de negociação com a promotoria, sei não, @Grimnir , se podemos confiar mesmo na confissão do réu.

Estou falando uma coisa mais simples. Não sei se eu não entendi vc ou se vc não me entendeu.

Diálogo:

- Você é contra a pena de morte?
- Sim, os julgamentos podem enviar pessoas injustamente para o corredor da morte.
- Mas e toda a ciência forense não é suficiente para reduzir esse risco?
- Você não viu que o FBI admitiu falhas nas análises de fio cabelo?
- É verdade, isso é um problema. E se não houve dúvida alguma de que A matou B? Nesse caso a falibilidade da ciência forense não seria um argumento para livrar o sujeito, né?

É só isso.
** Posts duplicados combinados **
Pesquisa que tá rolando no Uol Notícias indica que a maioria das pessoas concorda com a pena de morte para traficantes:

Ver anexo 63206

Deprimente, viu.

Os %, inclusive, são bem parecidos com os de uma outra pesquisa que aponta que a grande maioria é contra a legalização. Pelo menos a população é consistente.

@Grimnir , você se refere a um caso sólido, é isso? É, acho que esse é o sonho de todo advogado/promotor/juiz. :lol:

Se eu ainda não entendi, me explique. Eu entendi no início que você se referia à condenação por confissão do réu ou testemunho ilibado - se isso fosse possível!

@Grimnir , você se refere a um caso sólido, é isso? É, acho que esse é o sonho de todo advogado/promotor/juiz. :lol:

Se eu ainda não entendi, me explique. Eu entendi no início que você se referia à condenação por confissão do réu ou testemunho ilibado - se isso fosse possível!

Sim, estou falando de um caso sólido. Eu já falei sobre isso nesse tópico, mas estou apenas filosofando aqui, saindo da esfera prática e questionando sobre um caso hipotético. No fundo, ignorando os importantíssimos detalhes práticos da pena de morte, o meu questionamento é única e exclusivamente ético.

Uma coisa que eu não entendo, mesmo sendo totalmente contrário à pena de morte, é porque esses caras ainda insistem em traficar drogas na Indonésia? Deve render uma quantia astronômica o tráfico de drogas lá para se arriscarem tanto.

Uma coisa que eu não entendo, mesmo sendo totalmente contrário à pena de morte, é porque esses caras ainda insistem em traficar drogas na Indonésia? Deve render uma quantia astronômica o tráfico de drogas lá para se arriscarem tanto.

Quanto mais difícil/arriscado o acesso às drogas, maior o preço dela no mercado negro e maior a margem de lucro de quem trafica. E sempre tem alguém disposto. Por isso que guerra às drogas não funciona. É como querer lutar contra a gravidade.

O problema não é ter muito tráfico, mas o benefício ser tão grande (via preço) que supera o custo (a percepção do risco é algo relativo).

E sempre tem alguém disposto. .

As vezes até está anos-luz de estar disposto, mas cabe mencionar os casos em que a pessoa está endividada até o último fio de cabelo e sofrendo ameaça de morte por parte do traficante seja pra ela mesmo ou seus familiares e aí após uma verdadeira tortura mental acaba contra a sua vontade se submetendo a fazer o papel de "mula" como é dito popularmente pra levar droga ao exterior.

A Polícia Federal já prendeu nos aeroportos várias "mulas" que ao confessarem porque faziam se enquadravam nessa situação e outras não com medo até de morrer na cadeia. Se submetiam a isso porque não havia mais o que fazer.

Última edição:
Confere que a maior parte do consumo de drogas na Indonésia é mesmo de turistas?

Não sei te dizer com precisão, Bruce. Pelo que entendi da matéria que linkei, esses usuários seriam eminentemente nativos (quando mencionam, por exemplo, que "Para a BNN, um dos principais problemas da Indonésia para um número tão expressivo de usuários é, além do envolvimento de autoridades no envio e receptação do material, sua alta taxa de pobreza.")

Mas tem um porém: parece que as estatísticas utilizadas pelo governo da Indonésia para justificar suas ações são bastante questionáveis: Indonesia uses faulty stats on 'drug crisis' to justify death penalty

Ah, e ênfase ali no "envolvimento de autoridades no envio e receptação do material". É natural né. Quem tem mais chances de conseguir passar ileso nesse cenário? Quem é do time da repressão.

Aliás, é o velho ponto de que quem menos quer que o comércio de drogas seja legalizado são... os traficantes.

As vezes até está anos-luz de estar disposto, mas cabe mencionar os casos em que a pessoa está endividada até o último fio de cabelo e sofrendo ameaça de morte por parte do traficante seja pra ela mesmo ou seus familiares e aí após uma verdadeira tortura mental acaba contra a sua vontade se submetendo a fazer o papel de "mula" como é dito popularmente pra levar droga ao exterior.

A Polícia Federal já prendeu nos aeroportos várias "mulas" que ao confessarem porque faziam se enquadravam nessa situação e outras não com medo até de morrer na cadeia. Se submetiam a isso porque não havia mais o que fazer.

Sim, há também esses casos, o que torna toda essa realidade ainda mais cruel.

Essa questão da guera ao trafico é complicada também. Porque ao mesmo tempo que vejo sentido nisso que dizem sobre ser impossível vencer essa guerra, a outra solução seria qual? Liberar tudo?

O que vocês acham sobre legalização de drogas como forma de combate ao tráfico?

Essa questão da guera ao trafico é complicada também. Porque ao mesmo tempo que vejo sentido nisso que dizem sobre ser impossível vencer essa guerra, a outra solução seria qual? Liberar tudo?

O que vocês acham sobre legalização de drogas como forma de combate ao tráfico?

É como a Pim falou, o tráfico vai diminuir, quase que por definição. Essa nem é a pergunta mais complicada. Acho que as mais difíceis são: Libera o crack também? Apesar de ser desejável que a sociedade viva mais e com mais qualidade, também é desejável que as pessoas sejam proibidas de consumirem o que quiserem? Nem todo usuário está numa cobertura de luxo - então, se não for mais crime, o que fazer com os usuários da crackolândia? E etc...

E qual o plano para diminuir o consumo no pós-liberação? Esperar para ver o que vai acontecer? Sobretaxar?

E o que fazer quando a publicidade pró-consumo começar? Super-regulamentar a veiculação midiática (como está sendo feito com o cigarro)?

A liberação das drogas é vista como uma solução genérica que resolve todos os problemas do tráfico pois ele deixa de existir (quando na verdade somente passa a atuar em outras áreas / segmentos). Mas a questão importante (e aparentemente ignorada) levantada pela @Pim é: como a liberação diminui o consumo? Quem acredita na liberação acredita também que o consumo tem que cair?

Sobre a Indonésia, existia um problema social extremamente crítico com ópio. Agora existe uma polêmica sobre traficantes de outras nações executados (e quem se importa com os traficantes nativos executados?).

Tráfico de drogas é muito mais simples de caracterizar como crime do que outras infrações: ou vc está atravessando a fronteira com alguns quilos de drogas, ou não está. Claro que existe forja de crime e etc, mas isso é tão relevante a ponto de poder ser ignorado.

Se a supervalorização do produto e dificuldade e veiculação não inibem o consumo, fica difícil pensar no que inibirá. A única coisa que temos até agora são as projeções questionáveis sobre o consumo nos próximos anos. E sobre a crise do ópio na Indonésia? Esse sim é um tópico relevante.

• Curtir
Reactions: Pim
Bem, se temos indícios de que encrudescer a pena não resolve e legalizar também não, concordamos que a solução só pode estar mesmo na questão social?

Valinor 2025

Total arrecadado
R$30,00
Termina em:
Back