• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Paleontologia - Dúvidas, respostas e novas teorias

Reservas sobre o quê? Aves serem dinosauria?
Mas são. Elas são Dinosauria Theropoda, mais especificamente Maniroptera (acho que é assim que escreve mesmo).
 
Reservas sobre o quê? Aves serem dinosauria?
Mas são. Elas são Dinosauria Theropoda, mais especificamente Maniroptera (acho que é assim que escreve mesmo).

Você sabe como é, tem sempre gente que gosta de ser chata e cabeça dura, mesmo entre os melhores cientistas. O facto é que acho que as Aves não são incluídas no grupo, embora seja consensual que descendem dele.

E deve ser maniraptora, não? :razz:
 
Última edição:
Elas são Dinosauria Theropoda, mais especificamente Maniroptera (acho que é assim que escreve mesmo).

Assim vc praticamente coloca as aves entre os insetos, Panda. :lol:

Na verdade, já tem gente dizendo por aí que aves são répteis, uma ordem dentro de Reptilia, eu acho. Um professor num curso que eu tou fazendo usou exatamente essa terminologia.
 
Na verdade, já tem gente dizendo por aí que aves são répteis, uma ordem dentro de Reptilia, eu acho. Um professor num curso que eu tou fazendo usou exatamente essa terminologia.

Bom, é facto que têm a sua origem nos dinossauros. Mas a partir de um determinado ponto as diferenças são tantas que se torna errado inserir os animais num determinado grupo, e eu acho que isso acontece com as aves sendo consideradas répteis. Se fosse assim os mamíferos seriam répteis, e aliás, todos os animais poderiam ser considerados peixes - é uma comparação um pouco exagerada mas acho que perceberam a ideia.
 
O fato é que a sistemática tradicional tem perdido espaço nos últimos anos. Aquela coisa de "Filo", "Ordem", etc vem sendo menos usada, em favor da sistemática filogenética, que utiliza cladogramas. Algo como se fossem "árvores genealógicas". E neste caso, as Aves são colocadas no cladograma dentro dos "Archosauria", ou seja, são o grupo irmão dos Crocodilianos, e, logo, são répteis.
E 10º, nós não somos réteis, porque não descendemos deles, mas sim de animais reptiliformes (tem uma certa diferença). Mas somos, por exemplo, Sarcopterigii (grupo que também inclui o Celacanto e os peixes pulmonados).

E as diferenças entre aves e répteis não "são tantas". Se fossem, elas provavelmente não estariam inseridas neste grupo. Pelo contrário, as semelhanças com os demais Archosauria é que são tantas, principalmente na morfologia dos ossos.

Dê uma olhada no cladograma abaixo, retirado de Pough et al., 2003, A Vida dos Vertebrados.

Os mamíferos estão dentro de Synapsida. Essa posição duvidosa dos Chelonia se deve ao fato de que ainda não se tem certeza se o grupo é Anapsida (sem abrturas temporais no crânio), o que seria um caráter primitivo, ou se são Diapsida (duas aberturas temporais no crânio) modificados, de forma que as aberturas teriam se fechado.

attachment.php
 

Anexos

  • cladograma.jpg
    cladograma.jpg
    51,7 KB · Visualizações: 7.353
Última edição:
O documentário da BBC, Caminhando com Dinossauros (Walking with Dinosaurs) afirma, no seu final, que as aves são descendentes dos dinossauros. É uma lástima que um documentário desses, além de outros feitos pela BBC, não tenham sido lançados no Brasil com legendas em português, eu tive de traduzir as legendas e montar um dvd para poder assistir (valeu a pena).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo