• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Paleontologia - Dúvidas, respostas e novas teorias

Décimo

The Swanson Code
Bom, eu tenho visto que o conhecimento das pessoas sobre a biologia Pré-Histórica tem andado um pouco em baixo. Como eu sei um pouco sobre o assunto, disponho-me a responder às perguntas que me queiram fazer. :wink: Podemos também discutir novas teorias e, quem sabe, inventar umas novas!
A minha especialidade é a Era Mesozóica. Vamos, perguntem o que quiserem.
 
hahaha um pouco em baixo?
Bem....naum dá pra ter certeza de quase nada desse assunto, naum é mesmo? Naum há nenhuma verdade, só teorias, logo qquer um q tenha uma plausível sabe alguma coisa hehehe

Sinceramente eu sei somente algumas teorias sobre o surgimento da vida...coacervado, fermentação e blablabla :roll:
A mais legal é aquela do meteoro hahahah eh praticamente impossível!! :obiggraz:
 
Luthien_de_Sutter disse:
hahaha um pouco em baixo?
Bem....naum dá pra ter certeza de quase nada desse assunto, naum é mesmo? Naum há nenhuma verdade, só teorias, logo qquer um q tenha uma plausível sabe alguma coisa hehehe

Sinceramente eu sei somente algumas teorias sobre o surgimento da vida...coacervado, fermentação e blablabla :roll:
A mais legal é aquela do meteoro hahahah eh praticamente impossível!! :obiggraz:

Tudo teorias!?!? O que é isso, sabem-se muitas verdades.
 
Queria saber mais sobre o teste do Carbono 14 !
Carbono 14 eh o isótopo radioativo do carbono, produzido na atmosfera pela ação da radiação cósmica sobre o nitrogênio. Esse carbono é transformado posteriormente em dióxido de carbono, e é nessa forma que é absorvido pelos seres vivos. (mais especificamente pelos vegetais)
E assim, com a cadeia alimentar o teor de carbono 14 dos organismos vivos permanece sempre constante, só começa a diminuir quando estes morrem.
Então a porcentagem máxima que se pode conseguir de carbono 14 é medida nos organismos ainda vivos.

Meia-vida é o período de tempo que metade dos isótopos radioativos de uma substância demoram para se tornarem isótopos não radioativos. Cada composto tem um período diferente. No caso, o tempo para metade dos carbono 14 voltarem a ser nitrogênio 14 é de 5730 anos.

Como tá meio confuso um exemplo:
Se um artefato de madeira tem 25% do teor de carbono 14 de uma árvore viva, então passaram-se 2 meias-vidas
Início--->100%
1ªmeia vida --->50%
2ª meia-vida --->25% (é sempre dividido por 2)
ou seja 2 vezes 5730 anos
então a peça tem aproximadamente 11460 anos.

espero ter esclarecido sua dúvida :wink:
 
Luthien_de_Sutter disse:
Queria saber mais sobre o teste do Carbono 14 !
Carbono 14 eh o isótopo radioativo do carbono, produzido na atmosfera pela ação da radiação cósmica sobre o nitrogênio. Esse carbono é transformado posteriormente em dióxido de carbono, e é nessa forma que é absorvido pelos seres vivos. (mais especificamente pelos vegetais)
E assim, com a cadeia alimentar o teor de carbono 14 dos organismos vivos permanece sempre constante, só começa a diminuir quando estes morrem.
Então a porcentagem máxima que se pode conseguir de carbono 14 é medida nos organismos ainda vivos.

Meia-vida é o período de tempo que metade dos isótopos radioativos de uma substância demoram para se tornarem isótopos não radioativos. Cada composto tem um período diferente. No caso, o tempo para metade dos carbono 14 voltarem a ser nitrogênio 14 é de 5730 anos.

Como tá meio confuso um exemplo:
Se um artefato de madeira tem 25% do teor de carbono 14 de uma árvore viva, então passaram-se 2 meias-vidas
Início--->100%
1ªmeia vida --->50%
2ª meia-vida --->25% (é sempre dividido por 2)
ou seja 2 vezes 5730 anos
então a peça tem aproximadamente 11460 anos.

espero ter esclarecido sua dúvida :wink:

Já está dito quase tudo sobre o assunto. :wink:
 
Luthien_de_Sutter disse:
hum...
qual a teoria p/ surgimento da vida q vc acha mais plausível? :roll:

Não posso dizer acerca disso. Quer dizer, existem várias com mesmo grau de plausibilidade, e eu nem conheço assim tantas. Qual é que você acha?
 
Na minha faculdade (CBio) falaram como sendo a mais provável a do Caldo Primordial, de Oparin (se eu não estiver confundindo os nomes...)

Quais são as outras?
 
Olá, sou o Augusto (vulgo Augustossauro). Sou o novo membro do fórum. Eu gosto MUITO MESMO de paleontologia, mas a minha especialidade são os dinossauros.
Até breve.
:D
 
Eu vivia dizendo que queria ser paleontólogo, quando era pequeno. Na faculdade até surgiu a oportunidade de levar isso adiante, mas depois de cursar a disciplina de paleontologia eu acho que percebi que não sirvo muito pra isso, e que paleonto vai muito além de dinossauros, seus nomes, etc e tal, que era o que me atraía quando jovem, hehehe.
 
eu tb queria ser paleontologo quando era pequeno e tal, mas mudei de ideia... ainda tenho alguns interesses na area, principalmente de dinossauros e tal...mas isso q o panda falou e verdade, hj em dia existem muito mais coisas alem de dinossauros pra um paleontologo (naum sei se consegui formular a frase direito)... tanto q fui numa pequena exposiçao q tava tendo na minha faculdade, e a paleontologa q tava la, usava uma camiseta escrito: "sou paleontologa mas naum gosto de dinossauros" ou qq coisa do tipo...
 
Era completamente viciado em dinossauros quando era pequeno. Sabia o nome de centenas de espécies, as suas características, habitos possíveis, etc. Lia cada um dos meus livros vezes sem conta, e Jurassic Park é o meu filme favorito desde a infância. Praticamente vivia de dinossauros quando era criança. Paleontólogo era uma das minhas profissões desejadas, sem dúvida. Desde então, continuo a adorar dinossauros, a ler livros de paleontologia, e a ver o Jurassic Park uma vez por mês, mas já sou um pouco mais racional e não acho que seguir paleontologia seja o mais adequado para mim, pois é um profissão um pouco difícil, com poucas garantias, mesmo sendo Portugal um dos países da Europa mais bem colocados em termos de achados fósseis.

Já nem me lembrava que tinha aberto este tópico. Já que há mais gente interessado no assunto por aqui, vou postar neste tópico, de vez em quando, as notícias mais relevantes do mundo da paleontologia.
 
pois eh...eu seu perfeitamente q paleontolgia não são apenas os dinossauros. Eu gosto de tudo da paleo. Eu por enquando pretendo fazer geologia ou biologia, pra talvez me especializar em paleo (como sendo mais um hobbie e coisa e tal).

** foi recentemente descoberto um novo saurópode brasileiro: Maxakalissauro. Foi descoberto no Triângulo Mineiro, durante umas escavações. O dino possui esse nome por causa de uma aldeia indígena que se chama Maxakali, e se situa no local onde o bichano ofoi descoberto **

não sei se vcs sabiam dessa descoberta...mas tá aew

fui
:D
 
pois eh...eu seu perfeitamente q paleontolgia não são apenas os dinossauros. Eu gosto de tudo da paleo. Eu por enquando pretendo fazer geologia ou biologia, pra talvez me especializar em paleo (como sendo mais um hobbie e coisa e tal).

** foi recentemente descoberto um novo saurópode brasileiro: Maxakalissauro. Foi descoberto no Triângulo Mineiro, durante umas escavações. O dino possui esse nome por causa de uma aldeia indígena que se chama Maxakali, e se situa no local onde o bichano ofoi descoberto **

não sei se vcs sabiam dessa descoberta...mas tá aew

fui
:D
Sim sim , inclusive o cara que apresentopu (e descobriu, creio) o bicho, é colega de uma professora minha, paleontóloga, e do meu orientador. Dizem que ele é um figuraça, fez o maior suspense pra mostrar o bicho e tals, hehehe.

Olha, uma coisa eu te digo, se for fazer biologia e quiser seguir paleonto, procure fazer disciplinas sobre solos, geologia, etc antes, pra ter uma base já quando for cursar a palento propriamente dita. Eu teria aproveitado mais a matéria se tivesse feito isso.
 
Já que há mais gente interessado no assunto por aqui, vou postar neste tópico, de vez em quando, as notícias mais relevantes do mundo da paleontologia.

Bom, acho muito bem que você va postando aqui!!:D
Quando era pequenina também sabia o nome de muitas especies de dinossauros, os habitos... Tenho um montão de enciclopédias que eu lia muitas vezes quando era pequena... Os meus brinquedos nunca foram bonecas (na verdade, nunca gostei de bonecas), eram umas 3 caixas enormes cheias de dinossauros! Costumava espalha-los na minha sala de estar, e ali ficavam durante uns dias, porque eu ia para lá sempre brincar, só arrumava mesmo quando minha mãe me obrigava a arrumar! Eu até costumava dizer a minha mãe: "Mãe, quando for grande quero ser Paleontóloga. Se eu mudar de ideias, bate-me, não me deixes ser outra coisa!" :lol: Tenho os filmes todos do Jurassic Park, e um monte de recortes de jornais e revistas guardados!! Era super fã!

Agora, já não tenho aquela pancada toda, mas acho o tema muito interessante! Por isso, continue postando por aqui!!:joy:

Abraços:abraco:
 
** foi recentemente descoberto um novo saurópode brasileiro: Maxakalissauro. Foi descoberto no Triângulo Mineiro, durante umas escavações. O dino possui esse nome por causa de uma aldeia indígena que se chama Maxakali, e se situa no local onde o bichano ofoi descoberto **

não sei se vcs sabiam dessa descoberta...mas tá aew

fui
:D

Hum, eu não sabia não!! Já foi descoberto então um novo espécime!! Quantos mais estarão por descobrir?:roll:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo