• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Paleontologia - Dúvidas, respostas e novas teorias

Uhum, acho que é isso mesmo, lá do Rio, se não me engano.


Não sei como é em Portugal... mas aqui no Brasil pra você ser paleontólogo deve ser biólogo ou geólogo, se não me engano. Cada curso tem suas vantagens e desvantagens, né. Geologia como um todo te dá uma base maior nas questões de geológicas (óbvio) e biologia nas.. biológicas, hehehe. Eu posso falar com base na minha universidade, que se você faz biologia aqui e quer seguir paleonto, deve puxar umas disciplinas da grade de geologia, para ter uma base, e daí fazer a paleonto depois.

O ideal mesmo nessas horas é entrar em contato com gente da área, pesquisadores, pois eles sim sabem dar boas dicas. Tem sempre um ou outro escroto, mas sempre tem os bacanas, dispostos a ajudar. =)

Bom, na teoria a disciplina de paleontologia no curso de geologia deveria mesmo ser mais voltada pra correlação estratigráfica (se uma camada de rocha que está aqui é a mesma camada de rocha que está lá) e para a datação relativa (sabendo a idade dos fósseis você sabe a idade aproximada de deposição das camadas e por aí vai).

Sem contar o uso de micropaleontologia na prospecção de petróleo, que eu não faço a menor idéia de como funciona, porque na prática, pelo menos na USP, a disciplina de paleontologia é uma das piores dentro do curso de Geologia, principalmente pelo fato de eles abordarem muito mais questões relativas a parte biológica da coisa em detrimento da parte geológica, talvez pelo fato de faltarem profissionais nessa área hoje em dia. E pra alunos da Biologia fazerem paleontologia, só é necessário um curso de geologia geral.

Bom, eu achava que paleontologia seria legal, mas saiu como um dos piores cursos que eu já fiz.
 
Última edição:
Quanto a isso você tem razao! Nunca saberemos realmente como era o comportamento desses animais, pois como você disse e muito bem, eles morreram a MUITO tempo! Apenas podemos imaginar...:roll:
 
Quanto a isso você tem razao! Nunca saberemos realmente como era o comportamento desses animais, pois como você disse e muito bem, eles morreram a MUITO tempo! Apenas podemos imaginar...:roll:

Mas algumas coisas podemos saber... por exemplo os abtos alimentares podemos saber pela arcada dentária do animal (havendo um fóssil) pela composição química dos ossos, o local onde foi encontrado.. tendo algumas pistas podemos ter uma idéia.
 
A egipciologia usa alguma forma da paleontologia....
As escavações, produtos ou formas...:obiggraz:
 
Fala moçada!

Acho que uma das coisas que devem causar barulho na paleonto nos próximos tempos é um trabalho do Peter Ward, da Universidade de Washington em Seattle, que acaba de publicar um livro chamado "Out of Thin Air". Basicamente o que ele diz é que há uma correlação forte entre quase todas as extinções em massa da história da Terra e baixas no nível de oxigênio. E ele atribui um desses eventos ao sucesso evolutivo dos dinossauros. Escrevi uma coluna na semana passada sobre isso, se quiserem podem dar uma olhada:

http://g1.globo.com/Noticias/Colunas/0,,7412,00.html

Abraços a todos,
 
Eu ainda acredito que os dinos sumiram pelo meteoro..
e afinal onde ele caiu? no Polo ou no México?
 
Do que eu saiba, foi no Mexico, mas não dá pra provar. Qualquer cratera que um asteróide deixaria ia desaparecer com as mudanças climáticas e geológicas que ocorreram desde o impacto.
 
Eu tenho quase certeza que é comprovado que foi no México. É só datar a idade da cratera e correlacionar ao desaparecimento dos dinossauros.

Sem contar que crateras se preservam no registro geológico sim (se até marcas de onda se preservam :roll:). Tem uma famosa nos EUA com um raio maior que 2Km (ou por aí). Além disso, meteoritos deixam evidências mineralógicas como cristais que se formam somente em pressões extremamente altas, só alcançadas com o impacto de meteoritos gigantes por exemplo.
 
Última edição:
Eu tenho quase certeza que é comprovado que foi no México. É só datar a idade da cratera e correlacionar ao desaparecimento dos dinossauros.

Sem contar que crateras se preservam no registro geológico sim (se até marcas de onda se preservam :roll:). Tem uma famosa nos EUA com um raio maior que 2Km (ou por aí). Além disso, meteoritos deixam evidências mineralógicas como cristais que se formam somente em pressões extremamente altas, só alcançadas com o impacto de meteoritos gigantes por exemplo.

oiff topic: o Ninbunis é o mais nertred. mas se algewmm perguntar algo sobre ienxxada eu posso responder uaaaaa
 
Eu tenho quase certeza que é comprovado que foi no México. É só datar a idade da cratera e correlacionar ao desaparecimento dos dinossauros.

Sem contar que crateras se preservam no registro geológico sim (se até marcas de onda se preservam :roll:). Tem uma famosa nos EUA com um raio maior que 2Km (ou por aí). Além disso, meteoritos deixam evidências mineralógicas como cristais que se formam somente em pressões extremamente altas, só alcançadas com o impacto de meteoritos gigantes por exemplo.

Eu fiquei sabendo que a hipótese do México estava sendo contestada por terem descoberto uma cratera bem maior embaixo do gelo em algum dos polos (mas não lembro qual).
Essa hipótese do México é recente não? 1991 acho eu.
 
Bom, a mais recente descoberta no campo da paleontologia relacionado com os dinossauros:

Pegadas mostram que dinossauros nadavam.

Enfim, apesar do indiscutível interesse da desoberta, não é algo que me deixe espantado. Animais de todos os tipos conseguem deslocar-se em água, mesmo que este não seja o seu habitat natural, e não vejo porque os dinossauros haveriam de ser excepção.

O que me deixa realmente espantado é como marcas assim conseguem ficar impressas em rocha durante milhões de anos. Impressionante.
 
Eu fiquei sabendo que a hipótese do México estava sendo contestada por terem descoberto uma cratera bem maior embaixo do gelo em algum dos polos (mas não lembro qual).
Essa hipótese do México é recente não? 1991 acho eu.

Hm, eu sabia de quando era, mas esqueci. Depois eu cato e edito esse post.

Eu não estou sabendo sobre essa cratera nova, não.
Mas, se não me engano, o tamanho da cratera do México não é o único fator importante prá se legitimar a hipótese do meteoro. O grande trunfo dessa cratera era a camada de irídio, metal largamente encontrado em corpos celestes como meteoritos, e que só existe no manto ou no núcleo da Terra. Foi principalmente essa camada que levou os cientistas acreditarem que a cratera do México tinha sido aberta por um corpo extraterrestre.

Ou seja, pode ser o maior buraco do mundo, mas se não tiver como demonstrar que ele pode ter sido ocasionado pela queda de um meteorito, não serve prá quase nada.


Mas eu também posso estar falando um monte de besteira, pq lá se vão alguns anos desde que eu li essas coisas.
Ai, que saudade subita da minha época de aspirante a micropaleontóloga. :(
 
Vale lembrar que a queda de um meteorão não é a única causa pra extinção em massa do Mezosóico. Extinções em massa parecem ser periódicas (a dos dinossauros foi a 5ª, se não me engano), em estão relacionadas a diversos fatores como mudanças climáticas, etc. Tanto que os dinos foram extintos, mas parentes deles (aves e crocodilianos) além de tartarugas, lagartos e diversos outros animais sobreviveram.
 
Sim, como muitas vezes acontece com teorias científicas, não é apenas uma das várias hipóteses que se prova ser verdadeira, mas sim uma mistura das várias que existem. No caso dos dinossauros, o mais provável é que a sua extinção tenha sido causada não só pela queda do meteorito onde hoje em dia é o México, mas por outras causas, como por exemplo um aumento da actividade vulcânica (que bloquearia a chegada dos raios solares à Terra com consequências negativas óbvias), uma onda de aquecimento global a que muitas espécies teriam dificuldade em resistir, talvez também pandemia particularmente nociva, quem sabe. E possível que o meteorito que causou a cratera no Yúcatan tenha sido só o golpe de misericórdia num grupo de animais em declínio.

Vale lembrar que a queda de um meteorão não é a única causa pra extinção em massa do Mezosóico. Extinções em massa parecem ser periódicas (a dos dinossauros foi a 5ª, se não me engano), em estão relacionadas a diversos fatores como mudanças climáticas, etc. Tanto que os dinos foram extintos, mas parentes deles (aves e crocodilianos) além de tartarugas, lagartos e diversos outros animais sobreviveram.

O maior problema dos dinossauros terá sido a especialização excessiva a que a sua evolução ao longo de milhões de anos levou. Eles estavam adaptados a um determinado ambiente e fora dele tinham imensas dificuldades em sobreviver. Tanto que nos 10 milhões de anos que antecederam a queda do meteorito e a extinção definitiva dos dinossauros, muitos já vinham definhando devido a isso, principalmente herbívoros especializados a viver em climas de florestas frondosas e vegetação abundante, não à vegetação rasteira e ao calor do Cretácico (sendo que com o definhar dos herbívoros, os carnívoros foram acabando por seguir o mesmo caminho descendente).

As aves, que em muitos aspectos ainda eram até dinossauros, tiveram a "sorte" de ter um meio que lhes permitia manter a temperatura interna, vivendo tanto em climas quentes quanto em climas frios. Já outros animais como os lagartos vivam em grutas onde a temperatura era constante e não estavam tão expostos como os dinossauros, em comparação gigantes.
 
Última edição:
Eu entendi sua colocação, mas de qualquer forma vale dizer que "as aves são Dinosauria".

Eu sei disso, mas é que tem muita gente que ainda tem reservas sobre esse ponto - a verdade é que não limaram todas as arestas na definição "oficial" disso - e eu não queria começar mais uma discussão por esse tema.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo