• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Paleontologia - Dúvidas, respostas e novas teorias

Sim sim , inclusive o cara que apresentopu (e descobriu, creio) o bicho, é colega de uma professora minha, paleontóloga, e do meu orientador. Dizem que ele é um figuraça, fez o maior suspense pra mostrar o bicho e tals, hehehe.

Olha, uma coisa eu te digo, se for fazer biologia e quiser seguir paleonto, procure fazer disciplinas sobre solos, geologia, etc antes, pra ter uma base já quando for cursar a palento propriamente dita. Eu teria aproveitado mais a matéria se tivesse feito isso.

qual é o nome dele?? Alexander Kellner?

-- cara, valeu pela dica. Vo fazer isso mesmo.
fui
:D
 
Olha, uma coisa eu te digo, se for fazer biologia e quiser seguir paleonto, procure fazer disciplinas sobre solos, geologia, etc antes, pra ter uma base já quando for cursar a palento propriamente dita. Eu teria aproveitado mais a matéria se tivesse feito isso.

E me diga uma coisa: que tipo de curso se deve tirar? Algum relacionado com Geologia, como disse, um mais na área de Biologia, ou existe um curso específico para Paleontologia que englobe todas as disciplinas mais necessárias? :think:

Quando era pequenina também sabia o nome de muitas especies de dinossauros, os habitos... Tenho um montão de enciclopédias que eu lia muitas vezes quando era pequena... Os meus brinquedos nunca foram bonecas (na verdade, nunca gostei de bonecas), eram umas 3 caixas enormes cheias de dinossauros! Costumava espalha-los na minha sala de estar, e ali ficavam durante uns dias, porque eu ia para lá sempre brincar, só arrumava mesmo quando minha mãe me obrigava a arrumar!

O mais bizarro é que mesmo apesar de já ter passado a fase dos brinquedos à vários anos, ainda continuo a comprar bonecos de dinossauro. :lol: Claro, os meus gostos ficaram bastante mais refinados; já não compro aqueles bonecos meio toscos de plástico, mas sim aquelas réplicas lindíssimas e gigantescas, quase perfeitas e pintadinhas ao promenor. Tenho uma de um Tyrannosaurus Rex, uma imitação do de Jurassic Park, para a qual fico a olhar meia hora seguida, quando tenho pouco para fazer.
 
qual é o nome dele?? Alexander Kellner?

-- cara, valeu pela dica. Vo fazer isso mesmo.
fui
:D
Uhum, acho que é isso mesmo, lá do Rio, se não me engano.

E me diga uma coisa: que tipo de curso se deve tirar? Algum relacionado com Geologia, como disse, um mais na área de Biologia, ou existe um curso específico para Paleontologia que englobe todas as disciplinas mais necessárias? :think:
Não sei como é em Portugal... mas aqui no Brasil pra você ser paleontólogo deve ser biólogo ou geólogo, se não me engano. Cada curso tem suas vantagens e desvantagens, né. Geologia como um todo te dá uma base maior nas questões de geológicas (óbvio) e biologia nas.. biológicas, hehehe. Eu posso falar com base na minha universidade, que se você faz biologia aqui e quer seguir paleonto, deve puxar umas disciplinas da grade de geologia, para ter uma base, e daí fazer a paleonto depois.

O ideal mesmo nessas horas é entrar em contato com gente da área, pesquisadores, pois eles sim sabem dar boas dicas. Tem sempre um ou outro escroto, mas sempre tem os bacanas, dispostos a ajudar. =)
 
Uhum, acho que é isso mesmo, lá do Rio, se não me engano..

então é ele mesmo. Eu falo com ele pelo e-mail de vez em quando. tenho até um livro dele muito bom. vale a pena ler.

Pterossauros - Os Senhores do Céu do Brasil.

é uma excelente dica de leitura. É como se fosse um diário de bordo de um paleontólogo. E ainda com várias informações de pterossauros brasileiros.

fui!
:D
 
Não sei como é em Portugal... mas aqui no Brasil pra você ser paleontólogo deve ser biólogo ou geólogo, se não me engano.

pode ter certeza e eh isso mesmo! porém, vale mais fazer geologia pelo fato de estudar mais o solo e tal. Mas biologia tb serve.

Depois q vc se formar é necessário fazer um curso especializante pare ser paleontólogo.

fui!
 
Um livro bom, aliás 2 livros, porém mais voltados pra área acadêmica mesmo, é esse aqui ó: Paleontologia, 2ªed. 2 volumes.
Apesar de grandes, não fica falando de dinossauros e tal, eles dão um enfoque geral (o segundo volume é da parte botânica) na paleonto. Pra quem quer seguir na áera,a cho que deve ser indispensável.

Augusto, use o
edit.gif
pra não fazer posts seguidos. Caso queira responder mais de uma citação, é só usar o
multiquote_off.gif
; você clica nessa tecla no post daqueles que quer citar, e depois vai em
reply.gif
. Na nova página estarão todas as citações juntas, pra vocês respondê-las. =]
 
ok. valeu pelo dica.

é...eu já ouvi falar desses livros.

Porém pretendo me especializar em paleozoologia. Mas de qualquer forma quando tiver oportunidade vo ler os dois

veleu:D
 
O mais bizarro é que mesmo apesar de já ter passado a fase dos brinquedos à vários anos, ainda continuo a comprar bonecos de dinossauro. :lol: Claro, os meus gostos ficaram bastante mais refinados; já não compro aqueles bonecos meio toscos de plástico, mas sim aquelas réplicas lindíssimas e gigantescas, quase perfeitas e pintadinhas ao promenor. Tenho uma de um Tyrannosaurus Rex, uma imitação do de Jurassic Park, para a qual fico a olhar meia hora seguida, quando tenho pouco para fazer.

Eheh, eu também compro esses bonecos, mas que estejam bem feitinhos! Tenho um montão deles aqui na mesa de meu computador!!:mrgreen: Aliás, a minha panca por estes brinquedos, é de dinossauros e cavalos!!
 
Falando em teorias, o que vocês acham daquela que diz q o Archaeropteryx seria um elo perdido entre os répteis e as aves?

Bom, isso já meio que um facto comprovado não é? Já é quase certo que as aves descendem dos dinossauros, ou melhor, eram, e podem ser considerados, dinossauros. As descobertas que têm vindo a ser feitas nos últimos 10 anos, principalmente na Ásia Oriental, em que se acham fósseis desses elos perdidos quase tão evidentes como o Archaeopteryx, como o Caudipteryx e o Microraptor, se não me engano já comprovaram isso. A minha paleontologia está muito enferrujada, mas acho que outras descobertas apontam no sentido de que grande parte dos terópodes (os carnívoros) dessa altura, pelo menos os dromeossuarídeos (nos quais se incluem Deinonychus, Velociraptor, etc) tinham parte do seu corpo revistido por penas. Há até quem diga que o Tyrannosaurus e o Tarbosaurus tinham, mas não sei se acredito tanto nisso. :think:

Aliás, tenho estado meio por fora do assunto. Alguém sabe qual é a teoria da moda ou a descoberta sensação do momento?
 
Eu vou mostrar este tópico pro Imrahil. O Cisne está sempre por dentro das novidades, haja visto que trabalha com jornalismo científico.

Quanto ao Archeopteryx, ele é sim um exemplo de que as aves descendem dos répteis. Aliás, se você observar cladogramas, você percebe que Aves está incluída em Répteis, mais especificamente dentro do clado Dinosauria.
 
Eu cá não sei se é mesmo algo de cientifico ou não mas no outro dia vi na televisão um documentário onde se dizia que o "Velociraptor" não é aquilo que pensamos que seja.É que segundo percebi a anatomia dele foi deturpada durante todo este tempo pois cre-se agora que ele tinha penas em partes específicas do seu corpo como a cauda que o permitiam movimentar-se com mais precisão. Ah e outra coisa, é que segundo o que eles estavam a dizer a garra do diacho do animal não servia para capturar as presas, não tinha força sufíciente para rasgar a pele dos animais??? não sei bem por isso é que vim aqui a ver se vocês por acaso sabiam de alguma coisa...abrs.
 
Última edição:
Eu cá não sei se é mesmo algo de cientifico ou não mas no outro dia vi na televisão um documentário onde se dizia que o "Velociraptor" não é aquilo que pensamos que seja.É que segundo percebi a anatomia dele foi deturpada durante todo este tempo pois cre-se agora que ele tinha penas em partes específicas do seu corpo como a cauda que o permitiam movimentar-se com mais precisão. Ah e outra coisa, é que segundo o que eles estavam a dizer a garra do diacho do animal não servia para capturar as presas, não tinha força sufíciente para rasgar a pele dos animais??? não sei bem por isso é que vim aqui a ver se vocês por acaso sabiam de alguma coisa...abrs.

Eu acho que também vi esse programa!! Eles tinham penas nos braços, que actuavam como as asas das avestruzes, para mudarem depressa de direcção! Acho que tinham descoberto um fóssil que comprovava isso:think:
 
Antes de mais nada, a razão porque nesse documentário diziam que o Velociraptor não é nada como pensamos, deve-se ao filme Jurassic Park. Nele, esses mesmos dinossauros têm 3 metros de comprimento e quase dois de altura, possuem uma inteligência, quando na realidade eles eram bem mais pequenos e com concerteza não tinham esse tipo de capacidade de raciocínio. O animal representado em Jurassic Park era na realidade um Deinonychus, em termos de tamanho.

Quanto a penas, a maior parte dos peleontólogos, se não estou em erro, aceitam quase como facto confirmado que os Velocirators tinham parte do corpo coberto por penas, que talvez servissem para manter a temperatura do corpo, para fiz estéticos, ou ambos. Quanto à garra, sinceramente, se não servia para caçar - e é a primeira vez que oiço isso ser posto em causa, não sei bem para que poderia servir... Talvez escavar tocas de roedores? Parece-me pouco para uma garra dessas.
 
Última edição:
Quanto à garra, sinceramente, se não servia para caçar - e é a primeira vez que oiço isso ser posto em causa, não sei bem para que poderia servir... Talvez escavar tocas de roedores? Parece-me pouco para uma garra dessas.

A garra, eles disseram no documentário, não servia para esventrar as presas, e lhes fazer cair as tripas, como se pensou durante muito tempo... As garras serviam para prender as presas, pois eles fizeram um teste, e as garras não conseguiam cortar, apenas ficavam presas, porque a parte inferior da garra não tinha serras, como os dentes... Eles utilizavam a garra para prender as presas, e os dentes faziam o resto!
 
A garra, eles disseram no documentário, não servia para esventrar as presas, e lhes fazer cair as tripas, como se pensou durante muito tempo...

pois eh...eu tenho esse documentário. Se eu não me engano o nome dele é "Dinos Assassinos" e em inglês é "The truth about killer dinosaurs"

eu comprei o dvd não faz muito tempo na banca de revistas, talvez ainda tenha. E é muito bom!

Fala mesmo da garra do velociraptor. Eles fizeram um teste com musculo e pele de porco, e viram que a garra nao era tão eficiente para ataques.
 
Sim, é isso mesmo! Fizeram até um teste com pele de crocodilo, se nao me engano, para fazer a vez da pele dos dinossauros, e ela só prendia!
 
Sim, é isso mesmo! Fizeram até um teste com pele de crocodilo, se nao me engano, para fazer a vez da pele dos dinossauros, e ela só prendia!
pois, isso mesmo, eu também não tenho bem a certeza porque já vi o documentário à muito tempo. E o 10º Membro da Sociedade tem razão, a ideia que eu tinha dos velociraptors era aquela que o Jurassic Park fez passar cá para fora, mas aconselho toda a gente a ver o doc se conseguirem porque põe muitas ideias pré concebidas de lado, é bastante interessante
Abs pessoal:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Sim, é isso mesmo! Fizeram até um teste com pele de crocodilo, se nao me engano, para fazer a vez da pele dos dinossauros, e ela só prendia!

Realmente, é uma teoria interessante, mas eu não estou completamente convencido. As garras dos pés do Velociraptor, Deinonychus, Megaraptor, etc, do que eu saiba, só iam poder ser usados 'direito' para caçar. Como que os raptors iam conseguir derrubar dinossauros de grande porte, como os Hadrosauros, e etc? Com os dentes?

Mas as garras das mãos até que podiam ser só pra segurar mesmo, isso eu acho bem provável, e faz muito sentido. Mas, também acredito que esses testes não provam muito, pois vamos lembrar: esses animais morreram há MUITO tempo. O tempo poderia facilmente corroer qualquer serra que tivesse nas garras das mãos e dos pés, já que eles não foram protegidos pela pele, como os dentes (até que a pele se decompor, claro; mas mesmo um tempinho desse pode fazer diferença).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo