1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Tenho uma duvida , os valar entram em contato com os humanos como são os deuses na mitologia grega ? Assim eles aparecem e deixam mensagens aos humanos , elfos e anões etc ... ? Os povos livres consideram eles bom e leais seguindo eles e estudando como seria um "paladino" do rpg ?

    Obrigado à todos que responderem ...
     
  2. Anor £

    Anor £ Usuário

    Eu não entendi muito bem a pergunta mas vou tentar responder o que eu entendi.

    Sim os Valar entraram em contato com os humanos em algumas ocasiões como por exemplou quando Ulmo falou com Tuor, mas isso aconteceu nos tempos antigos. Na segunda Era do Sol depois da queda de Numeror não vemos mais nenhum contato dos Valar com os povos da Terra Média se não estou enganado.
     
  3. Vc já leu a odisseia ? é mais ou menos isso que quero dizer os valar podem afetar a vida dos humanos como por exemplo um época não das frutos nas arvores pq o valar responsavel por isso não quiz que tivesse ... coisas assim ...
    Eles podem aparecer do "nada" como deuses gregos ou são formas que presisam migrar para ir de um lugar para o outro ... é um pouco complexo minhas duvidas talvez por isso não consegui achar nada nas pesquisas do forum ... :osigh:
     
  4. Anor £

    Anor £ Usuário

    Ah sim.....agora entendi :wink:

    Bom nesse caso não me lembro de nenhum fato onde ocorreu uma intervensão maléfica de algum dos Valar, para com a vida dos homens, elfos ou Anões sendo que já era dificil para eles viver em Arda com as maldades de Melkor.
    Como por exemplo uma má colheita onde árvores não de frutos como vc citou. Embora eles pudessem interfirir sim uma vez que eles são os poderes da terra.

    Agora referente a pergunta sobre a locomoção dos Valar, antes que Eru tivesse estabelicido que Valinor e os Valar ficassem fora dos limites de Arda eu acredito que os Valar poderiam sim se locomover em Arda na velocidade do pensamento não precisando de meios para se locomover, a não ser que estes assim desejase como Orome que tinha seu cavalo e tal.
     
  5. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    Os eldar vivem e até aprendem segredos com os valar em Valinor. :wink:
     
  6. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    :o?: :eek: Mas heim?
     
  7. TT1

    TT1 Dilbert

    .

    Lembre-se que os Valar viraram as costas para a Terra Média. Eles simplesmente ignoraram-a durante muito tempo. Isso pode ser visto, do ponto de vista dos homens, uma intervenção maléfica, já que Morgoth tava fazendo a festa. Se não fosse por Earendil suplicar ajuda...sei não...

    :roll:
     
  8. Que segredos? Tem segredu ninhum naum sô. Se fosse segredo eles naum contavam.
     
  9. -=|Nemesis|=-

    -=|Nemesis|=- Usuário

    Só pra citar, Aulë ensinou muita coisa aos Noldor, por isso eles eram tão bom ferreiros.
    Acho que você não entendeu o que o Eru quis dizer... :roll:
     
  10. mestre_yoda Æ

    mestre_yoda Æ Usuário

    Bom nesse caso não me lembro de nenhum fato onde ocorreu uma intervensão maléfica de algum dos Valar, para com a vida dos homens, elfos ou Anões sendo que já era dificil para eles viver em Arda com as maldades de Melkor. :x :x :x :x :x :x :x :x :x :x :x :x :x :x
     
  11. Hal

    Hal Usuário

    Depois que os caminhos para Valinor ficaram retos acho que nenhum Valar teve contato com o resto do mundo.
    Acho que pensamento não. Pelo menos não lembro deles fazerem isso no livro.
     
  12. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Alguém poderia abrir um tópico para discutir a velocidade de locomoção de um ainu médio em sua forma espectral e em sua forma física. :lol: :lol:
     
  13. Swanhild

    Swanhild Usuário

    Bom, voltando aos posts iniciais...

    No Ainulindalë e nos primeiros capítulos do Silma é dito que foram os Valar que fizeram as estações, definiram períodos para o amadurecimento das plantas, para o nascimento das flores, etc. E há uma menção de que a chuva e a neve vêm da intervenção de Melkor na obra de Ulmo sobre Arda. Não sei se era isso o que vc queria, Folcwine, mas taí. Agora, depois da segunda era, de fato os Valar não tiveram nenhuma ação direta sobre a TM.
     
  14. Olwë

    Olwë Usuário

    Acho que uma coisa que difere bastante os deuses da mitologia grega dos Valar de Tolkien é que os Valar estavam subordinados aos desígneos de Ilúvatar, que corresponde ao Deus cristão. Um Deus bom. E esse Deus não estava em Eä, nem nunca aparecia ou deixava mensagens diretamente para os mortais.

    Por isso, os Valar eram como que regentes de Ilúvatar na Terra, de modo que não "brincavam" ou "faziam maldades" com os humanos nem com os elfos.

    O único Valar que maltratava os humanos e elfos e os tratava como joguetes era Melkor, que deixou de ser considerado um Vala quando passou a contrariar os propósitos de Ilúvatar.

    Acho que é mais ou menos isso...
    Não sei se entendi bem o propósito da pergunta.
     
  15. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    os valar naum interviam diretamente na vida dos homens, elfos, anões etc constantemente...... o único momento que isso aconteceu foi quando ulmo apareceu para tuor....

    mas eles interferiam indiretamente, como o vento oeste q manwe mandou quando saruman morreu, p ex..... era mais discreto, coisas como fazer sol no dia da coroação de aragorn ou o fato das árvores nascerem mais floridas no condado depois da guerra do anel.......
     
  16. Hal

    Hal Usuário

    Acho que isso é mais um controle que a própria natureza da Terra Média faz, afinal ela tem quase vida própria nos livros de Tolkien.
     
  17. Mektar Ambrosius

    Mektar Ambrosius Usuário

    A Terra-Média é o único mundo que praticamente você pode tomar como personagem, e isso é algo único e mt loko!!! E outra, os valar criaram ela, entaum serah que naum eh possivel que tenha algo, sei lah "diferente" nela?? Tudo o que ocorre no mundo talvez naum seja vontade dos valar, pode ser da propria Terra-Media....tenderam?
     
  18. Olwë

    Olwë Usuário

    Eu sempre imaginei que os Valar não tiraram férias depois de moldar a Terra. Eles continuavam comandando a natureza, cada um na sua função.
    Se não fosse por isso, por que outra razão Ilúvatar os teria mantido presos a Arda, como os Poderes de Arda?

    Do modo como eu entendi o Ainulindalë, parece-me que cada vez que uma brisa sopra é porque Manwë está se concentrando nisso, ou, pelo menos, em algum momento Manwë "programou" o vento para agir daquela maneira.

    Quando uma formiga acha um grãozinho de açúcar, ela o carrega para o formigueiro porque Yavanna "programou" as formigas para serem desse jeito.

    Assim, sempre que alguma modificação acontece no comportamento da natureza, seria interferência de um dos Valar. Essa seria a função deles, no meu palpite.
     
  19. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Como Gaia, o espírito da Terra na mitologia grega. Ou na nossa cultura seria a Mãe Natureza. Eu acho que em Tolkien esse papel pertence aos Poderes. Eles são a Terra.
     

Compartilhar