• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

os teleri

Concordo a respeito dos teleri, mas não dos vanyar. Não acho que houvesse algo interessante pra contar sobre eles, elas são perfeitos! Ia ser uma chatura.
 
Eles não são perfeitos... Os vanyar não eram, por exemplo, tão bons artífices nem tão fortes quanto os noldor. Só eram mais belos e foram mais sensatos em não ouvir o chamamento de Fëanor, como muitos dos noldor.

Eles não são muito citados porque não participaram de nenhum acontecimento importante da história da Terra Média desde que apareceram no mundo. Talvez tenham participado da Guerra da Ira, mas era uma guerra que tinha envolvidos tantos poderes maiores do que os deles (ainur, Eärendil, as águias, dragões, Morgoth, e muitos dos noldor que já estavam envolvidos naquilo até o pescoço, balrogs, etc...)
 
Os Vanyar participaram sim da Guerra da Ira... mas tirando isso.. sempre viveram junto aos Valar... eles não tiveram uma história contubarda como a dos Noldor pra ser contada... :obiggraz:
Mas acho que estavam longe serem perfeitos...
Mesmo os Teleri de Aqualondë... tirando o Fratricídio... também não há muitas histórias sobre eles...
 
mas msm assim algo mais deveria ser dito deles, afinal sao elfos, e elfos sao uma das raças mais interessantes do SdA
 
Tolkien não disse mais sobre os teleri pq não tinha nada à dizer, depois do fraticídio eles viveram na mesmice eterna, exceto qndo levaram seus barcos a Guerra da Ira não há nada de interessante sobre eles.
 
Talvez tenham participado da Guerra da Ira, mas era uma guerra que tinha envolvidos tantos poderes maiores do que os deles (ainur, Eärendil, as águias, dragões, Morgoth, e muitos dos noldor que já estavam envolvidos naquilo até o pescoço, balrogs, etc...)

O grosso do exército de valinor era de vanyar, já que nenhum dos noldor exilados lutou. Mas isso não faz eles ficarem menos chatos. E só vermos Ingwe, um chato que só queria ficar babando ovo de Manwe.
 
O que distinguia os Vanyar não era tanto eles serem "mais perfeitos", mais belos ou o que fosse do tipo, e sim o fato de que eles estavam satisfeitos com o que tinham. Essa era a grande diferença entre os Noldor e as outras duas famílias. Os Noldor eram os elfos que mais se preocupavam em adquirir e construir habilidade e conhecimento, e portanto tinha que ser da essência deles não estarem satisfeitos com o que eles tinham consigo, sempre querer mais.

A história dos Vanyar era simples em comparação com a das outras casas. Todos eles, quando conheceram os Valar, decidiram ir com eles para Valinor. Não ficou um Vanya sequer na TM. Os Teleri acabaram se dividindo mas mesmo assim essa divisão foi pacífica. Já entre os Noldor houve alguns desentendimentos.

Tanto Vanyar quanto Teleri tinham um perfil sereno. Entre os Vanyar e os Teleri, como distinção, talvez seja possível dizer que os Vanyar eram uniformes enquanto que os Teleri tinhham discordâncias internas mas havia grande respeito pelas posições de cada membro, ou de cada família, entre eles.
 
Acho que nesse sentido os Noldor eram os elfos mais parecidos com os humanos. Tal como os homens eles tinham uma insatisfação, uma ânsia de procurar, de saber, de moldar o mundo...

Por isso é que a história deles é mais interessante. Mais interessante para nós! Para a perspectiva humana!!

A história dos noldor envolve uma proibição, um banimento, algo que Tolkien (carta 131) reconhece como um tema inevitável em qualquer história sobre homens.

Quer dizer: a história dos Noldor é uma história saborosa para o nosso apetite por guerras, fronteiras, conflitos, disputas e entrechoques. A história dos teleri e dos vanyar talvez fosse interessante para o gosto dos elfos: poética, melancólica, atemporal...


P.S. Mas mesmo assim eu queria conhecê-la... :?
 
o que torna os teleri um grupo que deveria ser muito interessante de se estudar, visto que era muito numeroso e que resolveu suas discordâncias no dialogo..pena q não existem muitos textos sobre eles.
 
Ringil disse:
Talvez tenham participado da Guerra da Ira, mas era uma guerra que tinha envolvidos tantos poderes maiores do que os deles (ainur, Eärendil, as águias, dragões, Morgoth, e muitos dos noldor que já estavam envolvidos naquilo até o pescoço, balrogs, etc...)

O grosso do exército de valinor era de vanyar, já que nenhum dos noldor exilados lutou. Mas isso não faz eles ficarem menos chatos. E só vermos Ingwe, um chato que só queria ficar babando ovo de Manwe.

:nope: :mrgreen:

O grosso do Exército de Valinor eram aqueles Noldor que nunca saíram de Valinor, liderados por Finarfin. Mesmo sendo apenas mais ou menos 1/3 do povo noldorin, eles ainda eram mais numerosos que os vanyar.

Eu nunca gostei muito dos Vanyar, e acho que o Ringil já respondeu porque: eles são chatos. Tediosos, me dão sono. They're booooooriiinnnnnngggggg..... :zzz:
Sem mencionar o fato de que eu odeio o Ingwë. :mrgreen: Ele vive embaixo da saia de Manwë, e tem um desprezo pela Terra-média que me enoja, a ponto de mandar o filho liderar o exército vanya que lutou na Guerra da Ira. Ô bicho nojento.

Uma coisa que alguém já disse aqui mesmo no Forum, mas não lembro quem... :obiggraz: é que, Elwë diz para os anões algo como "Como ousam exigir alguma coisa de mim, Elu Thingol, cuja vida começou..." Ou seja, ele disse que a vida dele começou ali, não que ele acordou ali. Os elfos ficaram bastante tempo ao lado de Cuiviénen, Elwë, Olwë e Elmo devem ter nascido ali, de pai e mãe élficos; e isso justificaria o fato de eles serem irmãos.

O fato de não se ter muito material sobre os teleri não decorre apenas do fator protagonista noldo. Os teleri são tão numerosos a ponto de terem se dividido em outros povos: os nandor, os falmari, os falathrim, os sindar... Então, ao mesmo tempo que temos pouco material, temos também razoavelmente bastante, pelo tanto de variações que encontramos nos teleri.

Mas uma das coisas mais interessantes dos Noldor é o fato de que eles quebram aquela apatia élfica; mas eles não deixam de ser melancólicos por isso.

A história dos Noldor é a mais interessante, mas também a mais desgraçada, a mais triste das três famílias dos elfos. Os mais poderosos mas também os mais decaídos, os mais infelizes, disso não tenho dúvida. E o que encanta na história noldorin não é só o fator guerra, movimento, disputas.
É a perseguição de todo um povo, ao mesmo tempo a um mal inmonável mas também o fato deles perseguirem uma redenção pelo mal que eles mesmos fizeram. A grande divergência de personalidades; Fëanor, Finarfin, Finrod, Fingon, Maglor e Celegorm, por exemplo; cada um muito diferente do outro. Não há um padrão de personalidade dos noldor além do fato de serem lutadores (no sentido geral, não só na guerra).
 
O grosso do Exército de Valinor eram aqueles Noldor que nunca saíram de Valinor, liderados por Finarfin. Mesmo sendo apenas mais ou menos 1/3 do povo noldorin, eles ainda eram mais numerosos que os vanyar.

Certeza disso? Eu achava que os vanyar eram mais numerosos. Bem, considerando que no início haviam 14 minyar e 56 tatyar, e considerando que a proporção manteve-se a mesma, deveria haver em valinor 14x vanyar e 28x noldor. Como se exilaram dois terços dos noldor, sobrariam 9,3x noldor contra os mesmos 14x vanyar. Portanto o exército vanyar deveria ser maior. Mas se algo diz o contrário tudo bem.
De resto, concordo. Também odeio o Ingwe. Mas acho que noldo bom mesmo é noldo misturado, tipo Galadriel, Fingolfin, Finrod...
 
O que existe regstrado, de fato, sobre a geneologia dos teleri?
Só o que eu encontro é o ramo que descende da Earwën. :(
 
Eu tenho muitas dúvidas sobre esse povo. Por exemplo, porque eles nunca queriam ir pra Terra Média? Na Guerra da Ira por exemplo. O que o fatricídio tanto tem a ver com os teleri não querendo nunca nem pisar em Beleriand?
 
O fratricídio foi só uma pedra que rolou sob a bola da fuga dos noldor.
Mas quem sabe foi o destino...
Dá pra colocar no "E se...", se bem que lá só pipoca flood.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo