• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

os teleri

Erunámo Lótuion

Lost inside blank infinity...
os teleri eram liderados por elwë singollo e olwë, mas havia um terceiro irmão...a pergunta eh: qual seu nome e o q se sabe dele. Valews!!
 
Lenwë

Terceiro irmão, 3º irmão??
Não me lembro não!
Lembro que Lenwë, que era da hoste de Olwë, desviou da marcha para o Oeste com um bandinho, que depois, quando Morgoth retornou à TM e os bichos loucos deles começaram a atormentar, parte desse grupo entrou em Beleriand liderados por Denethor, que quando morreu ninguém quis que assumissem seu papel de líder, e eles ficaram "vagando por aí". Esses são os laiquendi.

:anjo: :dance: :D :cheers: :eek: :tsc:
 
Não tô a fim de pesquisar, pelo o que eu me lembro era Elmo, avô(?) do Celeborn. Mas é uma versão não definitiva.
 
Bom, eu não li 'Contos Inacabados', pois não me lembro disso no Silmarilion!!!
Espero poder ler em breve para poder discutir o assunto com + razão...
E tmbm tinha o Ingwë o Rei-supremo dos elfos, mas ele não era irmão de Elu Thingol....
 
Era mesmo Elmo, e ele ficou em Beleriand ao invés de ir para Aman porque ele era muito querido de Elwë.
 
Mas é muito esquisito ter um outro irmão e nem ser comentado. Essa história é meio furada. Se bem que as irmãs de Fingolfin também não foram citadas quase.
 
Eu acho que o Tolkien precisava justificar que o Celeborn e a Galadriel podiam ser casados segundo as leis dos Elfos. Para isso eles tinham que ser no máximo primos duplos. Então, se a Galadriel era neta do Olwë e o Elwë só tinha Lúthien como filha, Olwë tinha que ter um segundo irmão. Por isso é que tem tão pouca coisa sobre esse Elmo aí, acho que ele só foi criado pars ser o segundo irmão do Olwë e avô do Celeborn.

Agora, porque o Celeborn teria que ser parente do Elwë? Sei lá, talvez para justificar melhor porque ele tinha tanta aversão por anões, por exemplo...
 
E também para dar mais relevância a ele. Afinal ele casou com a Galadriel, neta de Fínwë e Olwë.
 
Tá aí uma coisa que me deixa frustrado: é difícil achar informações adicionais sobre os teleri. Isso se explica pelo fato de o Silmarillion ser contado pela perspectiva dos noldor. Mas mesmo assim... É chato.

Sempre quis saber mais sobre Alqualondë... sobre os barcos em formato de cisne... sobre as praias de pérolas...

Mas sobretudo... algo que me deixa totalmente perplexo é o fato de Olwë e Elwë (e talvez Elmo) serem irmãos. Isso não faz sentido! Se não me engano, Elwë afirma diante dos anões que o matam (aqueles que estavam reformando o colar) ter despertado em Cuiviénen.

Havia um patriarca supremo dos teleri, anterior a Elwë?
 
Tinha Enel, se considerarmos verdadeira a história. E ele só diz que começou a vida em Cuiviénen, não que despertou lá. A menção dele a despertar é sobre os patriarcas dos anões.
 
Olwë, se você lembrar, o capítulo 22 do Silma foi escrito pelo Christopher Tolkien, não pelo Velho. As versões da história da briga do Thingol com os anões são todas bem antigas, uns vinte anos mais antigas do que a história do Elmo ou que a lenda dos despertar dos Quendi. Daí deve ter vindo essa incoerência que o Olwë percebeu. E os elfos viveram um período de tempo em Cuiviénen depois de despertarem, então poderia mesmo ser que houvesse elfos nascidos lá.
 
A minha "explicação" para essa aparente incoerência até aqui era: se Melkor era irmão de Manwë, então Olwë e Elwë devem ser "irmãos" apenas nesse sentido: irmãos no pensamento de Eru.

Mas essa idéia de eles terem nascido lá (e não despertado) faz mais sentido.

Se formos pensar no Enel (daquela lenda do despertar, não é?) então realmente as coisas ficam mais fáceis de digerir. Afinal, segundo esse texto, os pais dos elfos ao acordarem apaixonaram-se imediatamente por aquelas que seriam suas esposas. Assim, Elwë não poderia ser um deles, eis que viveu sozinho até encontrar Melian...
 
Acontece também que eu nunca ouvi falar dos pais de Elwe ou Olwe ou Finwe ou Ingwe.
Eu acho que foi a cegonha que trouxe eles.
 
Afinal, segundo esse texto, os pais dos elfos ao acordarem apaixonaram-se imediatamente por aquelas que seriam suas esposas. Assim, Elwë não poderia ser um deles, eis que viveu sozinho até encontrar Melian...

Faz sentido, mas essa história é meio estranha. As famílias dos eldar tinham cabelos de cores distintas, dourado, negro e prateado. Mas em nenhum lugar do cuivienyarna isso é comentado. Seria mais plausível que Imin, Tata e Enel tivessem escolhidos seus grupos de acordo com a similaridade das cores dos seus cabelos com os grupos, mas não é assim. Por isso não acredito muito nela.
 
Ringil disse:
As famílias dos eldar tinham cabelos de cores distintas, dourado, negro e prateado. Mas em nenhum lugar do cuivienyarna isso é comentado. Seria mais plausível que Imin, Tata e Enel tivessem escolhidos seus grupos de acordo com a similaridade das cores dos seus cabelos com os grupos.

Meio ridículo, não?

Não consigo imaginar um rei elfico dizendo: "Até que gostei de vc, mas não lhe convidarei para integrar a minha hoste porque seus cabelos são muito mais escuros do que os meus". :eh:
 
Mas eles também não escolheram por afinidade, mas puramente por ordem de aparecimento. O texto todo é meio ridículo. Como passou na cabeça dos três a idéia de que poderiam tomar um grupo de elfos como seus? Os elfos não foram nem mesmo consultados, somente escolhidos.

É mais plausível que os elfos já tenham acordado separados nos grupos e só depois se encontraram.
 
The Man, estamos no referindo a um texto que não tem muita sintonia com o Silmarillion. Esses três grupos não eram Vanyar, Noldor e Lindar (Teleri). Estes três são os Eldar.
Os elfos que não seguiram Orome eram os Avari. Mas tanto os Eldar como os Avari descendiam daqueles três grupos originais: Minyar, Tatyar e Nelyar.
Os Minyar tinham cabelos dourados. Os Tatyar tinham cabelos negros e polidos como o azeviche. Os Nelyar tinham cabelos prateados.
Todos os Vanyar tinham cabelos dourados, pois todos os Minyar aceitaram a liderança de Ingwë e fizeram a grande viagem até Valinor.
Todos os Noldor tinham cabelos pretos, pois correspondiam a aproximadamente metade dos Tatyar.
Todos os Lindar tinham cabelos prateados, pois eram aproximadamente dois terços dos Nelyar.

Há, porém, outros grupos, compostos por fragmentação e miscigenação dos ramos principais.
Os Avari eram um grupo caracterizado pela opção de não atender ao chamado dos Valar, e não por características físicas. Cerca de metade dos Tatyar e um terço dos Nelyar fizeram a opção por ficar no leste, longe da luz. Nenhum Minyar tomou essa opção. Por isso não há Avari de cabelos dourados.
Os Sindar (os Nandor de Lenwë; os Laegrin ou elfos verdes; os Eglath de Elwë; os Falatrhrin de Cirdan) e os Falmari (de Olwë), todos tinha cabelos prateados, pois eram Lindar.
Os Elfos Silvestres eram uma miscigenação entre os Avari e os Nandor. Portanto poderiam ter cabelos prateados ou negros.

Essa classificação, se vocês estranharem, não é minha. É do Michael Martinez.
 
A base para o ensaio do Martinez em que ele explica isso aí é o texto chamado Quendi e Eldar, do HoME 11. É lá que aparece a Cuivienyarna, ou Lenda do Despertar dos Quendi, que é a história de que o Olwë e o Ringil estavam falando que parece meio furada.

Edit:

Eu achei aqui uma citação no HoME 11 que diz que a Cuivienyarna foi "escrita (em estilo e noções simples) para ser uma peça de conto de fadas élfico para crianças" (élficas, eu imagino). Imagino que nesse caso a história que a Cuivienyarna conta seria uma versão muuuuuuuito simplificada de algo que teria realmente acontecido, mas não um relato fidedigno.
 
valews pessoal, mas msm assim tolkien poderia ter escrito mais sobre os teleri, ou sobre os vanyar, pq na minha opiniao os noldor sao um grupo interessante, mas ficar falando soh dele cansa....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo