• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os Maias (Eça de Queirós)

Anica

Usuário
[align=justify]O que se faz ao longo dos dezoito capítulos deste romance de Eça é a dissecação da sociedade portuguesa de sua época, que ele se esmera em expor para apontar os males e a degeneração. Vêem-se assim, no grande quadro social anatomizado pelo realismo de Eça de Queirós: o clero e a sua influência danosa ao pensamento e modo de vida portugueses: as moléstias sociais das média e alta burguesia lisboetas, com seus inúmeros e desastrosos casos de adultério; os ambientes literários e políticos, sua corrupção e tacanhice intelectual. Se é fato que a ironia é um dos grandes trunfos para a grandeza da escrita queirosiana, em Os Maias ela serve como potencializadora da tarefa trágica e também tão irônica do Destino. Talvez isso explique em parte a força de um romance, que, mais de um século depois de sua primeira publicação, é ainda capaz de atrair tantos leitores e de criar tamanho interesse, a ponto de inspirar a realização de uma minissérie pela televisão brasileira, que, diga-se de passagem, já terá sido válida se for capaz de instigar-nos à revisitação da obra maior de um dos mais consagrados escritores da literatura portuguesa.[/align]

Eu confesso que tenho uma queda por histórias de famílias, então talvez por isso eu tenha gostado TANTO de Os Maias. E olha que foi daquele tipo "leitura obrigatória", para a aula de Literatura Portuguesa na faculdade. No final das contas serei eternamente grata à professora Patrícia por ter colocado esse livro na lista dos que deveriam ser lidos, porque pude conhecer essa obra antes do que minha curiosidade permitiria.

Antes que falem da série, eu não assisti, então não sei qual o teor de fidelidade ou não. Só sei que o livro é imperdível, e vale a pena ser lido. Afonso da Maia é uma daquelas personagens para entrar em galerias de personagens favoritos, com toda certeza.

Para saber mais, tem o artigo da wiki -> http://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Maias
 
Os Maias é certamente um dos melhores livros que li. Adoro essa narrativa lenta, repleta de descrições elaboradas que só Eça conseguia criar.

Minha personagem favorita é João da Ega, amigo mais próximo de Carlos. Um verdadeiro bon-vivant com idéias libertárias. O trecho que descreve o livro que ele estaria escrevendo, intitulado "Memórias de um átomo", mas que nunca viu a luz do dia é inspirador:

"Intitulava?se Memórias de Um Átomo, e tinha a forma de uma autobiografia. Este átomo (o átomo do Ega, como se lhe chamava a sério em Coimbra) aparecia no primeiro capítulo, rolando ainda no vago das nebulosas primitivas: depois vinha embrulhado, faísca candente, planta que surgiu da crosta ainda mole do globo.

Desde então, viajando nas incessantes transformações da substância, o
átomo do Ega entrava na rude estrutura do Orango, pai da Humanidade – e mais tarde vivia nos lábios de Platão. Negrejava no burel dos santos, refulgia na espada dos heróis, palpitava no coração dos poetas. Gota de
água nos lagos de Galileia, ouvira o falar de Jesus, aos fins da tarde, quando os apóstolos recolhiam as redes; nó de madeira na tribuna da Convenção, sentira o frio da mão de Robespierre. Errara nos vastos anéis
de Saturno; e as madrugadas da Terra tinham?no orvalhado, pétala resplandecente de um dormente e lânguido lírio.

Fora onipresente, era onisciente. Achando?se finalmente no bico da pena do Ega, e cansado desta jornada através do Ser, repousava – escrevendo as suas Memórias..."

Genial!XD
 
Belo tópico, belo livro! :lendo:

Eu assisti a série e lembro de ter gostado. As interpretações foram boas e o roteiro foi bem elaborado... pena que passava muito tarde (hah, novidade!).

Personagem favorita? Maria Monforte. Adoro essas mulheres com um "q" de Machadianas. :grinlove:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo