• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os elfos tem algum 'Deus'?

Vale lembrar que desde o princípio (na revolta dos noldor), Galadriel toma uma posição bem neutra...
 
pode ser!! mas mesmo se nao.. ela pode ter escohido voltar atraz!!
tudo depende do ponto de vista de cada um!!
mas q ela adorava os valar... ela adorava!
 
Acho que os elfos escuros não tinham deus, pois nao conheceram Valinor. os de valinor certamente tinham Eru iluvatar.
 
GaLaDr|eL disse:
pode ser!! mas mesmo se nao.. ela pode ter escohido voltar atraz!!
tudo depende do ponto de vista de cada um!!
mas q ela adorava os valar... ela adorava!

Galadriel, como todo bom Noldo, era teimosa demais para se arrepender e voltar atrás, ela nunca abaxaria sua cabeça para retornar a Valinor humilhada.
 
Varda Elentári. Não é a "deusa" deles. É uma Vala, e eles gostam dela. O tópico é: Os elfos têm um Deus? Não existe "um deus". Eles gostam da Vala que eu falei. Eles são os Primogênitos: Os primeiros filhos de Erü, o Único. Esse sim é o "Deus" da história. Eles apenas admiravam-se infinitamente com Elbereth (Varda), mas isso não a torna "deusa" dos elfos.
 
Aldamar disse:
Os Valar estariam para Eru mais ou menos como os Santos estão para Deus... existe um monte de gente que acreita nesses santos, rezando para eles, mas nem por isso são politeístas, algo assim..

eu não concordo com isso eu acho que os valar tão mais pros deuses gregos do que para meros santos.
os valar estão mais para Zeus e sua trupe e Eru como um Cronos (pai de Zeus) antes da contenda de sua família ou algo parecido.
e cada povo reverenciava o que mais lhe agradasse como nas cidades gregas (Atena - Palas Atena, etc).

OBS.: eu quero o meu "DESAFIEM-ME" de volta
 
Mas os deuses da mitologia grega não eram reverenciados, e sim louvados. Nesse caso os valar estão mais para santos do que para deuses sim. Alias, estão mais para anjos do que para santos.

E os moriquendi que não tiveram contato com os ainur ou com os eldar não conheciam Eru Ilúvatar.
 
Mas os deuses da mitologia grega não eram reverenciados, e sim louvados. Nesse caso os valar estão mais para santos do que para deuses sim. Alias, estão mais para anjos do que para santos.
Sim, concordo com vc haran, eles estavam mais para criaturas angélicas do que para Santos ou Deuses Olimpianos. Até na própria história da música dos Ainur, eles sõa apresentados dessa forma.
 
Peregrino disse:
Mas os deuses da mitologia grega não eram reverenciados, e sim louvados. Nesse caso os valar estão mais para santos do que para deuses sim. Alias, estão mais para anjos do que para santos.
Sim, concordo com vc haran, eles estavam mais para criaturas angélicas do que para Santos ou Deuses Olimpianos. Até na própria história da música dos Ainur, eles sõa apresentados dessa forma.

as cidades gregas louvavam os seus deuses mas acima de todos estava Zeus o qual todos respeitavam, e qual é o seu conceito de anjo?
porque pra mim anjo não serve pra nada só voa :lol:
 
Gente, os elfos não têm "Deus" simplesmente porque OS PRÓPRIOS ELFOS sabem dos Valar e de Erü! Eles não reverenciam Varda Elentári, a Elbereth, Vala das estrelas, como deusa, mas sim como um dos poderes do mundo, o que de fato ela é, uma VALA (Plural Valar).

Erü, o Único, Valar e Maiar. É a ordem de poder, e pronto! Os elfos admiravam Elbereth e ponto, não existe isso de idolatrar "deus" ou TER "deus". Eles sabem disso, sabem que é Erü e os Valar, os Maiar e etc!
 
Marendûr disse:
De acordo! Ponto!
8-)

não é ponto não
os elfos são politeistas mas não por opçao é porque eles conhecem a verdade só isso, os valar são deuses (manwe é o "chefe") os maiar são espítos menores (ajudantes dos valar) mas de Arda sendo Eru o supremo do universo o qual ate manwe deve obediência (agora sim ponto) . :)
 
Aldamar, sério, você está fazendo confusão. Os santos são seres HUMANOS e os Valar não são equiparáveis aos elfos, pois são muito maiores do que eles. Além disso, os Valar NÃO SÃO parte de Eru e sim FORAM GERADOS DIRETAMENTE de Eru. Eles são como os anjos para os católicos (como Tolkien o era).
 
Rúmil disse:
Aldamar, sério, você está fazendo confusão. Os santos são seres HUMANOS e os Valar não são equiparáveis aos elfos, pois são muito maiores do que eles. Além disso, os Valar NÃO SÃO parte de Eru e sim FORAM GERADOS DIRETAMENTE de Eru. Eles são como os anjos para os católicos (como Tolkien o era).

eu concordo com vc até a parte dos anjos pô (eu já perguntei isso) nas qual o conceito de anjo que vcs têm?
 
Anjos seriam espíritos que ajudam na construção, na proteção e na orientação dos Filhos seguindo os desígnios de Deus, ou Ilúvatar. Os valar são exatamente como anjos, tanto é que são chamados de poderes angélicos. Não são como os deuses gregos, pois estes eram louvados, não só Zeus. Além do que, eles (os deuses) tinham relações sexuais e filhos. Eram mais corporais, diferente dos valar, que o corpo pouco importava: poderiam alterá-los quando desejassem. Na mitologia grega não havia um Deus com D maiúsculo, um Deus onipotente, onisciente e onipresente. Havia um "trono" do mundo, tanto é que Zeus toma o trono de seu pai Cronos cortando-lhe o pênis e o destronando. Muito diferente da mitologia tolkienriana :roll: . Os valar são mais puros, por assim dizer, e não eram louvados, e sim orientavam os Filhos para seguir os desígnios de Ilúvatar, assim como anjos. E Tolkien mesmo fala que Ilúvatar seria o Deus católico, por tanto se deduz que os valar estão mais para anjos do que para os deuses gregos.

Aqui está algo que achei em um site católico sobre o objetivo da criação dos anjos:

  • a) Instrumentos para servi-Lo e adorá-Lo;

    b) Administradores da Criação, de todo o universo, tais como o comportamento dos corpos celestes, do clima na terra, enfim de tudo o que foi criado por DEUS;

    c) Auxílio, condução e proteção as criaturas para levá-las a salvação. Porém, neste caso, especificamente, como os homens receberam o livre arbítrio, eles tem que estar em estado de graça perante DEUS, desejarem e solicitarem a ação de seus santos Anjos da guarda, para poderem fazer jus a essa poderosa misericórdia do PAI. Até porque está muito claro, eles são santos, portanto poderão estar, conviver ou cohabitar onde exista a desobediência a DEUS (rebeldia aos 10 Mandamentos e Sacramentos) e a presença do pecado.

    Fonte: Portal Anjo
 
Essa questão de Anjos e Deuses em comparação aos Valar é muito relativo.

Eles são mais comparáveis aos anjos católicos, mas se os comprar-mos com outras mitologias como a Grega, eles representam tais deuses. Tanto que em muitas cartas Tolkien os chama de Deuses mesmo.
Quanto a ter filhos isso também pode ser visto por outra óptica. Em versões antigas os Valar tinham filhos (Fionwë ,mais tarde substituido por Eönwë, era filho de Manwë e Varda), mas essa idéia foi descartada por Tolkien. E os Valar (a despeito de terem filhos) se casam (Manwë e Varda, Aulë e Yavanna e etc.), um comportamento semelhante aos deuses de outras mitologias.

Na verdade os Valar de Tolkien são únicos justamente por misturar características de Servos celestiais (como Anjos) e de Deuses superiores (como os Gregos).
 
Sim, n'O Silmarillion mesmo eles são chamados de deuses. Porém, a questão que é que eles não eram louvados como deuses gregos, seu papel em Arda seriam o papel dos anjos da religião católica, não dos deuses. E, analisando mais um pouco, eles não tinham muitas coisas parecidas com os deuses gregos. A única semelhança que vejo é que há o vala do vento, das águas, etc. O casamento por si só é diferente, os deuses se casavam para terem filhos. Já os valar se casavam por amor. Um vala não depende tanto de seu corpo e aos prazeres deste, são mais puros sexualmente falando. Seu papel em Arda e suas características eram significativamente diferentes dos deuses gregos, o correto é compará-los a anjos, tanto é que Eru é considerado o Deus católico.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo