• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os elfos tem algum 'Deus'?

Os elfos, assim como os homens e anões acreditava em um ser superior, que seria Eru, o Único. Além disso, eles também veneravam os Valar, mas dependendo de cada povo um Valar era reverenciado mais que o outro. Por exemplo: Os anões gostam mais de Aulë, já que foi esse quem os criou, enquanto os elfos veneravam Varda, a senhora das Estrelas, que é conhecida como Elbereth também, e por ai vai.... Agora só uma dúvida. Os anões acreditavam em Eru?
 
Bem, eles reverenciavam muuito Varda, mas não acho que tenha sido de uma maneira como, por exemplo, as pessoas daqui cultuam os deuses. Tipo, eu acho que não era como se fosse ir para uma igreja, era mais (penso eu) um tipo de admiração e amor por ela. Cantavam e tudo, mas eu não tenho muita certeza se chegavam a criar templos para ela.

E também aos outros Valar e Eru, mas em especial por ela (pelo menos é o que eu acho).
 
eles adoravam os Valar, e eram eternamente gratos a Iluvatar (Eru) por tudo...
eles veneravam em principal Varda... na Soc dos Aneis, Galadriel deixa isso explicito ao cantar o Namarië... Varda havia lhes dado a luz das estrelas q lhes deram a vida! eles a amavam mais que qualquer outro Valar e a veneravam e respeitavam diariamente.
eles adoravam os outros Valar tbm... mas eram mais achegados a Elbereth (VARDA)

acho q é soh isso!!! ow pensar q Tolkien do jeito que era religioso nao colocaria uma divindade suprema ao seu povo favorito!! 8O
 
Mais ou menos né... muitos deles, Galadriel Inclusa, tinha uma birra das boas com os Valar ali. Aliás foi por isso que Galadriel nunca voltou pra Aman. Orgulho e birra com os Valar.
 
Os anões acreditavam em Eru?
Sim, eles achavam que no fim Eru guardava um lugar especial para eles, tá no Silmarillion acho.
Tipo, eu acho que não era como se fosse ir para uma igreja, era mais (penso eu) um tipo de admiração e amor por ela.
Vc está certo, atépelo fato de que alguns deles conviveram com os Valar e tinham uma relação menos adorativa (existe essa palavra? :lol: ) por eles. Eles amavam seus trabalhos e cantavam seus feitos, mas de maneira diferente da que fazemos em uma Igreja por exemplo.
 
Mais ou menos né... muitos deles, Galadriel Inclusa, tinha uma birra das boas com os Valar ali. Aliás foi por isso que Galadriel nunca voltou pra Aman. Orgulho e birra com os Valar.

aff pq? e com quem? disso eu naum sabia
 
eles tinham alguma oração ou pelo menos um 'amém'?
algo que tipo saudasse o seu 'Deus'

Bem, eles faziam canções como aquele "O Elbereth, Gilthoniel". Mas fora isso, eu não tenho muita certeza.
 
Era um tipo de relação diferente, eles sabiam que os Valar existiam, e podiam vê-los (os que estavam em Aman), logo não só na base do "achismo", como nas religiões reais. A religião começou em Numenor, que eu me lembre, com os cultos a Eru.
 
Pessoas, vocês estão fazendo confusão. O único a quem até mesmo os Valar adoravam era ERU ILÚVATAR. Os Valar, para os elfos, eram mais como antepassados distantes e REVERENCIÁVEIS. Varda, por exemplo, era muito querida pelos elfos, mas não era ADORADA por eles. Até mesmo Aulë, depois de criar os anões, não era ADORADO por eles e sim REVERENCIADO como seu criador.


Bom, eu sei que aqui não é um espaço paara se discutir RELIGIÃO mas, na maioria das religiões REAIS (digo, que existem no mundo real, não na mitologia Tolkiana) existem REVELAÇÕES SOBRENATURAIS dadas aos homens pelas entidades superiores.
 
Os Valar estariam para Eru mais ou menos como os Santos estão para Deus... existe um monte de gente que acreita nesses santos, rezando para eles, mas nem por isso são politeístas, algo assim..
 
Eles não são meros mediadores, são "parte" de Eru, e juntos eles se completam...
 
GaLaDr|eL disse:
Mais ou menos né... muitos deles, Galadriel Inclusa, tinha uma birra das boas com os Valar ali. Aliás foi por isso que Galadriel nunca voltou pra Aman. Orgulho e birra com os Valar.

aff pq? e com quem? disso eu naum sabia

Galadriel foi uma das elfas que saiu de Amam seguindo Fëanor, todos esses elfos foram inclusos nas profecias de Mandos, eles saíram brigados com os Valar e pararam de adorá-los.
Meio confuso mas deu para entender, toda essa história que eu contei bem mal contado está no Silmarilion (lá muito bem contado :mrgreen: )

Ah, como já falaram aí em cima, o único deus era Eru Ilúvatar, os Valar eram seus servos, produto de seu pensamento.
 
Ela não louvou Varda, apenas falou de seus poderes.

Tadução do Namárië disse:
"Ai, como ouro caem as folhas ao vento, longos anos inumeraveis como as asas das árvores! Os longos anos se passaram como goles rápidos do doce hidromel em salões altos além do Oeste, sob as abóbodas de Varda onde as estrelas tremem na canção de sua voz, de santa e rainha. Quem agora há de encher-me a taça outra vez? Pois agora a Inflamadora, Varda, a Rainha das Estrelas, do Monte Semprebranco ergueu suas mãos como nuvens, e todos os caminhos mergulharam fundo nas trevas; e de uma terra cinzenta a escuridão se deita sobre as ondas espumantes entre nós, e a névoa cobre as jóias de Calacirya para sempre. Agora perdida, perdida para aquele do Leste está Valimar! Adeus! Talvez haja de encontrar Valimar. Talvez tu mesmo hajas de encontrá-la. Adeus!"

Além disso, nesta época ela já estava perdoada.
 
Acho que algum ressentimento ela ficou, mas depois que foi perdoada ela não estava mais irritada com os Valar.
 
eu tambem penso assim.. 8O
axo que ela se concientizou de tudo q aconteceu, e naum guardou ressentimentos em relaçao dos valar... :oops:
ela sabia mais q ngm o poder q eles tinha. e era com certeza grata por tudo!! :roll:
isso está bem claro no Namarië... :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo