• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os 100 melhores Sci-Fi segundo o Rotten Tomatoes

Tá, fui infeliz em citar os "efeitos especiais", mas ainda acho que Brilho Eterno não poderia estar entre os Top10.

Então, isso a gente ja entendeu, só queremos algum argumento. Ja que o único que você deu foi efeito especial.

Ah, e "não ser clássico". O que não faz sentido, quer dizer que o filme só merece entrar nessa lista daqui a uns 30/40 anos?

Por outro lado, ele seria um "Clássico Moderno", e os filmes mais antigos algo como SUPERCLÁSSICOS, seguindo essa lógica.
 
The Thing não pode ser considerado sci-fi só porque utiliza elementos alienígenas no filme.

É exatamente por isso que ele é considerado sci-fi, mais especificamente porque a sua premissa envolve as conseqüências do contato do homem com uma forma de vida alienígena, que é uma das bases mais comuns em histórias de ficção científica.

Ele é um filme de horror, não de ficção científica.

Então Alien também não é sci-fi, certo? Porque é exatamente a mesma coisa.

Usando a mesma comparação, Space Balls e Galaxy Quest são filmes de comédia que utilizam elementos de ficção pra fazer as piadas.

Na verdade eu diria que eles usam elementos de space opera, que seria a versão adolescente da ficção científica.

Incidentalmente, filmes podem ter mais de um gênero. Blade Runner é um noir futurista. Matrix é ação + sci-fi. A Mosca é sci-fi + terror + romance.

Etc.
 
Então Alien também não é sci-fi, certo? Porque é exatamente a mesma coisa.

Não, não é a mesma coisa. Alien não só envolve contato com vida alienígena como desenvolve a idéia de futuro, viagem espacial, naves, outros planetas e outros itens clássicos de ficção. Isso não acontece com The Thing, que simplesmente usa o alien como start do horror visceral.


Incidentalmente, filmes podem ter mais de um gênero. Blade Runner é um noir futurista. Matrix é ação + sci-fi. A Mosca é sci-fi + terror + romance.

Etc.

Sim, sim, é verdade. The Thing deve entrar em algo como sci-fi/horror/terror.
 
Então, isso a gente ja entendeu, só queremos algum argumento. Ja que o único que você deu foi efeito especial.
Certo.

Pra mim, Brilho Eterno não tem muito o conceito de Sci-Fi tão claro. Até porque, a primeira vez que vi, fiquei com impressão de ser mais para Drama do que para Sci-Fi. Isso foi o que me estranhou mais ele estar na lista.

Ah, e "não ser clássico". O que não faz sentido, quer dizer que o filme só merece entrar nessa lista daqui a uns 30/40 anos?
Claro que não. Só levei em conta que alguns filmes modernos abusam demais dos efeitos que deixam a estória em si pobre demais.

EDIT: Só completando. A Classificação dele no IMDb: Drama / Romance
 
Última edição:
Não, não é a mesma coisa. Alien não só envolve contato com vida alienígena como desenvolve a idéia de futuro, viagem espacial, naves, outros planetas e outros itens clássicos de ficção. Isso não acontece com The Thing, que simplesmente usa o alien como start do horror visceral.

LOL, eu sabia que você ia falar algo nos moldes de "mas Alien tem naves!" :lol:

É a mesma coisa, TT1. Os dois filmes são sobre monstros matando pessoas. Tanto faz se é numa nave ou numa estação na Antártida. O importante é que a premissa é a descoberta de um ser alienígena.

Segundo o seu raciocínio, um filme só é sci-fi se tiver x "itens clássicos de ficção" (sic), e isso não faz sentido. Não dá pra classificar essas coisas quantitativamente. Isso é cinema, não estatística.

Sim, sim, é verdade. The Thing deve entrar em algo como sci-fi/horror/terror.

:batera:
 
Certo.

Pra mim, Brilho Eterno não tem muito o conceito de Sci-Fi tão claro. Até porque, a primeira vez que vi, fiquei com impressão de ser mais para Drama do que para Sci-Fi. Isso foi o que me estranhou mais ele estar na lista.

O filme inteiro é baseado em pessoas apagando a memória. Se o roteiro consegue fazer isso algo tão natural ao ponto de você ignorar completamente ou deixar de lado, na verdade é mais um ponto a favor do filme.

E TT1, eu acho que você precisa ir atrás de definições de sci-fi, porque sua idéia disso tá meio estranha.
 
Pra mim, Brilho Eterno não tem muito o conceito de Sci-Fi tão claro.

Incorreto. Brilho Eterno tem uma premissa claramente sci-fi.

Desenvolvendo isso, ele explora as conseqüências emocionais, intelectuais e filosóficas de certos avanços científicos (no caso, uma máquina que deleta memórias) na vida de seres humanos.

Não dá pra ficar muito mais sci-fi que isso sem ir pra outro planeta.

Até porque, a primeira vez que vi, fiquei com impressão de ser mais para Drama do que para Sci-Fi.

Ele é sci-fi/drama/comédia/romance (e ocasionalmente pseudo-terror).
 
O filme inteiro é baseado em pessoas apagando a memória. Se o roteiro consegue fazer isso algo tão natural ao ponto de você ignorar completamente ou deixar de lado, na verdade é mais um ponto a favor do filme.
Eu não ignorei. Só não tinha a idéia clara de que se tratava de um Sci-Fi disfarçado, ou uma premissa claramente disfarçada.
E TT1, eu acho que você precisa ir atrás de definições de sci-fi, porque sua idéia disso tá meio estranha.
É, acho que minha idéia deve estar estranha também. :roll:
 
Última edição:
Certo. Eu já tinha lido seu post. Só quis dizer que, para mim, não houve uma clareza logo de cara de que era um Sci-Fi.

É porque o cinema condicionou a maioria das pessoas a associar o conceito de sci-fi a coisas como naves espaciais! e futuro distante!, quando na verdade a definição é bem mais ampla.

Tão ampla que eu já vi gente, por exemplo, argumentando que Apocalypto é uma ficção científica situada no passado (por extrapolar as características de uma civilização perdida, etc).
 
Tão ampla que eu já vi gente, por exemplo, argumentando que Apocalypto é uma ficção científica situada no passado (por extrapolar as características de uma civilização perdida, etc).
Não, eu nunca cheguei a esse ponto. :lol:
 
Ouvi dizer que Soylent Green é fantástico. Alguém confirma? Desconfirma?

Perae, não tem Contato nessa lista? Wtf?

Como seria meu* TOP 10 Sci-fi**

1. Blade Runner (1982) Dir: Ridley Scott
sp.gif
2. 2001: A Space Odyssey (1968) Dir: Stanley Kubrick
3. Aliens (1986) Dir: James Cameron
sp.gif
4. Donnie Darko (2001) Dir: Richard Kelly
sp.gif
5. Alphaville (1965) Dir: Jean-Luc Godard
sp.gif

sp.gif
6. Alien (1979) Dir: Ridley Scott
sp.gif

sp.gif

sp.gif

sp.gif
7. Contact (1997) Dir: Robert Zemeckis
sp.gif
8. Primer (2004) Dir: Shane Carruth
sp.gif
9. Ghost In The Shell (1995) Dir: Mamoru Oshii
sp.gif
10. Close Encounters of the Third Kind (1977) Dir: Steven Spielberg

* Eu não vi muita coisa. Não vi Solaris e vários outros.

** Ou: Como seria o SEU TOP 10 Sci-Fi?
 
Última edição por um moderador:
Ouvi dizer que Soylent Green é fantástico. Alguém confirma? Desconfirma?

Morro de vontade de assistir esse filme desde que minha professora da sétima série contou o final para mim. Não sei pq morro de vontade, se já sei o final, mas enfim. Lembro que passava na TNT.

Agora, o motivo de vc ter colocado esse 'new post' como link do nome do filme é um mistério para mim o_O
 
Morro de vontade de assistir esse filme desde que minha professora da sétima série contou o final para mim. Não sei pq morro de vontade, se já sei o final, mas enfim. Lembro que passava na TNT.

Agora, o motivo de vc ter colocado esse 'new post' como link do nome do filme é um mistério para mim o_O
Não sei do que está falando :dente:

E eu também já li o final, o que me deixou ainda mais empolgado. Aliás, eu Verei nesse fim de semana :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo