• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Top 10 filmes preferidos

Posso sugerir uma coisa que vai até um pouco além disso?

Existe algo que durante 95 semanas na área de música foi muito legal, levemente diferente do que você sugeriu, que foi sucesso aqui no fórum, mas que com a queda de usuários foi parado que era o projeto "as 5 melhores". Veja o tópico inicial.

Toda semana cada usuário indicava uma banda e/ou cantor(a) preferido e escolhendo 5 músicas favoritas desse artista ou banda, além de fazer uma pequena resenha pra quem não conhece. No inicio do projeto havia uma votação para se decidir democraticamente qual era a banda da semana já que havia um número bem razoável de indicações, mas depois com o tempo devido a queda de usuários quem topava seguir adiante com a ideia através de uma combinação entre os participantes cada um se responsabilizava em fazer seu tópico sobre sua banda ou artista preferido numa determinada semana e aí a enquete era apenas pra decidir quem começaria primeiro.

Se houver interessados, sou super a favor de retomarmos isso, pois foi a partir de um tópico desses aberto pela @Erendis que me interessei pelo som do Mumford & Sons que até então eu não conhecia.
Mas retomar como? Criando novos tópicos ou postando nesse antigo?
** Posts duplicados combinados **
Tô perguntando porque tô quase criando meu tópico aqui. Você postou meio minuto antes de eu postá-lo. :lol: Já tá pronto aqui.
 
Mas retomar como? Criando novos tópicos ou postando nesse antigo?

Novos tópicos. Veja lá na lista no primeiro post do Morfindel a lista de cada banda/cantor(a) e cada um gerava um novo tópico.

Esse tópico inicial que citei era usado apenas pra combinarmos as indicações e através de enquete decidir quem começa primeiro, mas isso pode tranquilamente ser combinado entre nós sem precisar disso também.

Se o projeto for retomado, quem começar novamente por favor coloque o rótulo [96a. semana] já que paramos na 95a.
 
Mas é que eu pensei que se a gente fizesse um tópico de bandas favoritas daria mais audiência. Quando eu fiz o tópico do Morphine, que é uma das minhas favoritas, não teve uma única postagenzinha, mesmo a banda sendo top.
Vocês que decidem. Se eu não criar esse de top 5 é pra eu simplesmente postar nos tópicos que já existem das bandas (ou criar das que não existem)?
 
O tópico de bandas favoritas dá uma ideia genérica do gosto de cada um, mas esse das 5 melhores é algo que vai além de apenas ser um mero um ranking e cada um se empenha em fazer um trabalho de apresentação mais detalhado sobre um artista que gosta e didaticamente serve de referência pra alguém que esteja pesquisando e quer saber mais detalhes.

Por mim pode fazer os dois, tudo que ajudar a movimentar a área é muito bem-vindo :joinha:
 
Última edição:
Feitiço do Tempo (Groundhog Day) é outro filme que eu gosto muito, mas vi só uma vez (e eu era criança, deve ter sido uns quinze anos atrás). Aliás, alguém sabe como se chama a ideia de roteiro do filme, se é que tem nome? Às vezes na ficção encontramos histórias parecidas, ou seja, um personagem que revive o mesmo dia de novo e de novo.
 
Feitiço do Tempo (Groundhog Day) é outro filme que eu gosto muito, mas vi só uma vez (e eu era criança, deve ter sido uns quinze anos atrás). Aliás, alguém sabe como se chama a ideia de roteiro do filme, se é que tem nome? Às vezes na ficção encontramos histórias parecidas, ou seja, um personagem que revive o mesmo dia de novo e de novo.

Time loop (em português: laço temporal ou loop temporal) é um enredo comum na ficção científica (especialmente em universos onde a viagem no tempo é comum), onde um determinado período de tempo (como algumas horas ou alguns dias) se repetem várias vezes. O loop foi criado pelo cientista alemão Kusheo Lien em 1964. Quando o tempo se reinicia, as memórias da maioria dos personagens são restabelecidas, e se comportam como se eles não soubesse que os eventos estavam se repetindo. O enredo pode ter um ou mais personagens centrais que tornam-se consciente da repetição, por vezes através de déjà vu.
 
Obrigado! Eu não sabia se tinha nome ou não, agora sei que é time loop. Realmente, geralmente as memórias de todos os personagens são restabelecidas e só o protagonista sabe que tudo está se repetindo. Lembrei do Feitiço do Tempo porque outro dia vi uma animação chamada Luzes no Céu: Fireworks e o enredo também envolve time loop, só que não é o mesmo dia se repetindo inteiro desde o começo e sim o personagem voltando a viver momentos específicos do dia a cada vez que ele cometia um erro (e também ele escolhe para qual momento ele vai voltar).
 
Feitiço do tempo foi o primeiro filme com laço temporal que assisti e já considero um clássico desse segmento, mas o que mais mexeu comigo até hoje foi a primeiro filme da franquia Efeito Borboleta em que o personagem tentando corrigir o erro até escolhe o momento temporal pra recomeçar.
 
Já pensei em escrever uma história usando esse artifício, mas aí todo mundo ia ficar dizendo que copiei o roteiro do Feitiço do Tempo, então nem sei se escrevo ou não. Toda vez que se fala sobre uma história com time loop (mesmo sem saber o nome disso) imediatamente alguém fala "ah, igual o Feitiço do Tempo"! :lol:
 
A minha lista seria algo em torno de:

1- Blade Runner
2- Senhor dos Anéis (Se pudesse Tolkien no tópico,já q n pode sobe tudo uma posição hshah)
3- Her
4- Watchmen
5- Clube da Luta
6- Os oito odiados
7- Pulp Fiction
8- Matrix
9- Django
10- Cães de Aluguel
11- Logan

-Menção honrosa para A Chegada

(Considero sequências 1 só)

1- Cara acho cada cena de Blade Runner fantástica,mesmo o segundo dando sono as vezes hahsha...Como trata o ser humano, a existência e a importância são fantásticas...Ótimas atuações,não tem nenhuma que eu possa reclamar Harrison Ford e Ryan Gosling se encaixaram mto bem nos personagens de sério estático hshsh,mas entre os dois o 1 eh meu preferido

2- Acho que não tem que falar nada né?Hahsa meu favorito eh o 1

3- Cara Joaquín Fênix é um puta ator,atuar sozinho em cena e mesmo assim sentirmos ele sente pela mudança de expressão eh fantástico,fora a ideia da importância ser legal tbm

4- Uma ótima adaptação mesmo mudando o final,tirando toda parte filosofica ainda tem a ação boa,mas como trata as visões de mundo são fantásticas
Finalmente um filme de heróis onde não se tem vilão,não eh mais do mesmo como sempre

5- Grandes atuações,com a parte filosofica da importância e causa tbm hahsh,eu já tinha recebido o spoiler do final mas mesmo assim fiquei boquiaberto com a execução

6- Tarantino,nada mais pra falar,filme fantástico

7- Tarantino

8- Matrix também nem tem oq falar né,toda parte filosofica mais a ação,estaria no topo se o 2 e 3 n fossem merda hsgag(Os: Animatrix eh mto bom vejam)

9- Tarantino de novo

10- Advinhem...O homem eh brabo

11- Logan,eu amo quadrinhos e finalmente algo da Marvel (mesmo q n eh mcu) saindo do padrão,inovando,esse eh o Wolverine que queríamos e que o Jackman podia entregar
 
Última edição:
1. Gran Torino (Clint Eastwood, 2008)
2. O fabuloso destino de Amélie Poulain (Le fabuleux destin d'Amélie Poulain – Jean-Pierre Jeunet, 2002)
3. Pulp fiction: tempo de violência (Pulp fiction – Quentin Tarantino, 1994)
4. O auto da compadecida (Guel Arraes, 2000)
5. O estranho mundo de Jack (Nightmare before Christmass – Henry Selick, 1993)
6. O labirinto do fauno (El laberinto del fauno – Guillermo del Toro, 2006)
7. Orgulho e preconceito (Pride and prejudice – Joe Wright, 2005)
8. Chamas da vingança (Man on fire – Tony Scott, 2004)
9. Os miseráveis (Les misérables – Bille August, 1998)
10. Batman: o cavaleiro das trevas (Batman: the dark knight – Christopher Nolan, 2008)
 
Sou péssimo em lembrar de filmes. Se eu fosse fazer minha lista hoje acho que metade dela seria diferente. Esqueci de um monte de filmes que eu gosto: The Dark Knight, Star Wars, entre outros que de alguma forma bizarra eu nem lembrei.
 
O meu gosto quanto a filmes mudou drasticamente desde que abri o tópico ... Acho que hj a metade nem estaria no 1º post
 
Como eu tinha dito antes, a minha não é exatamente uma lista dos meus dez filmes favoritos e sim uma lista de dez filmes que eu gosto que eu lembrei na hora. Acho que eu nunca conseguiria fazer uma lista definitiva.
 
Eh hj tenho q atualizar minha lista

1- Blade Runner
2- Senhor dos Anéis
3- Joker
4- Her
5- Watchmen
6- Clube da Luta
7- Os oito odiados
8- A Chegada
8- Matrix
10- Django


(Considero sequências 1 só)

1- Cara acho cada cena de Blade Runner fantástica,mesmo o segundo dando sono as vezes hahsha...Como trata o ser humano, a existência e a importância são fantásticas...Ótimas atuações,não tem nenhuma que eu possa reclamar Harrison Ford e Ryan Gosling se encaixaram mto bem nos personagens de sério estático hshsh,mas entre os dois o 1 eh meu preferido

2- Acho que não tem que falar nada né?Hahsa meu favorito eh o 1

3- O mais novo da Lista, que filme bom,assim que se faz um filme, sério a DC eh péssima em universo compartilhado mas comparada a essa obra e Watchmen os filmes da Marvel são lixo...Atuação fenomenal novamente do Joaquim...

4- Cara Joaquín Fênix é um puta ator,atuar sozinho em cena e mesmo assim sentirmos ele sente pela mudança de expressão eh fantástico,fora a ideia da importância ser legal tbm

5- Uma ótima adaptação mesmo mudando o final,tirando toda parte filosofica ainda tem a ação boa,mas como trata as visões de mundo são fantásticas

6- Grandes atuações,com a parte filosofica da importância e causa tbm hahsh,eu já tinha recebido o spoiler do final mas mesmo assim fiquei boquiaberto com a execução

7- Tarantino,nada mais pra falar,filme fantástico

8- saiu de menção honrosa e entrou para lista pois eh muito bom...Com ideias bacanas foge do alienígena e guerra

9- Matrix também nem tem oq falar né,toda parte filosofica mais a ação,estaria no topo se o 2 e 3 n fossem merda hsgag(Os: Animatrix eh mto bom vejam)

10- Tarantino de novo
 
Sempre um desafio montar listas de filmes, seja pro chá da tarde ou pra top X (mesmo que quebrada por categoria, o que não é o caso aqui).

Fiz um brainstorm rápido, e veio essa. Não necessariamente é a minha top 10, mas definitivamente é parte dos meus favoritos.

Não vou enumerar pois não estão necessariamente em ordem de qualidade.

Jin-Roh (1999) - Drama, Hiroyuki Okiura
The Witch (2015) - Horror, Robert Eggers
La Piscine (1969) - Crime, Jacques Deray
Eyes Wide Shut (1999) - Thriller, Stanley Kubrick
Stalker (1979) - Sci-Fi, Andrei Tarkovsky
The Wolf of Wall Street (2013) - Drama, Martin Scorsese
Der Todesking (1990) - Horror, Jörg Buttgereit
The Housemaid (1960) - Drama, Ki-young Kim
Enter the Void (2009) - Drama, Gaspar Noé
Sin City (2005) - Crime, Frank Miller / Robert Rodriguez / Quentin Tarantino
 
SPOILERS LEVES

Tirei do top 10 não só O Senhor dos Anéis, mas sagas como Harry Potter, Star Wars, The Godfather, etc.

1.
The Last Emperor - 1987 - Wiki - IMDB - Trailer
2. 活著 - To Live - 1994 - Wiki - IMDB - Trailer
3. 霸王別姬 - Farewell My Concubine - 1993 - Wiki - IMDB - Trailer

Esses três em minha mente funcionam como uma trilogia. Eles tratam da China republicana, um período riquíssimo e conturbado da China, que vai da proclamação da República (1911) até a Revolução Comunista (1949), e mais além, até a Revolução Cultural (1966-76), passando pela invasão japonesa, a guerra civil entre comunistas e nacionalistas, etc. The Last Emperor é um filme ítalo-britânico de Bernardo Bertolucci, e os outros dois são exemplares da quinta geração do cinema chinês,[1][2] que são filmes críticos ao governo comunista, e que por isso sofreram censura. Mas estão muito longe de serem apenas filmes políticos, têm toda uma estética e filosofias próprias, retratam questões e dimensões bastante universais. O The Last Emperor tem certo "espírito" dessa geração de cinema chinês, somado ao jeito mais ocidental de fazer cinema. Por isso eu colocaria no início da "trilogia", como uma introdução à temática mais palatável ao gosto ocidental. Inclusive, aliás, o diretor de Farewell My Concubine faz uma ponta no The Last Emperor, como ator.

The Last Emperor retrata a vida do último imperador da China, Pu Yi. É um filme de escala épica, e é um retrato bastante fiel historicamente da vida do último monarca. Pu Yi foi um sujeito um tanto quanto medíocre, mas teve uma vida muito privilegiada do ponto de vista de experiências: começou como imperador, depois foi preso, e acabou como um cidadão comum da República da China, e com algumas desventuras no caminho (o filme começa com ele já mais velho, e recontando sua história em flashback, então não é grande spoiler). Por ser um filme mais ocidental e se tratar da biografia de um monarca, serve como um introdução mais didática para filmes que se passam no período.

Alguém poderia acreditar que um filme focado no imperador é um filme de pouca significância "espiritual", por ser um filme de uma vida aristocrática, burguesa, longe da realidade humana como um todo. Nesse sentido, To Live complementa a "trilogia", assumindo o ponto de vista de uma família humilde e típica. E é um filme muito bom, que conseguiu fazer com que eu enxergasse (por exemplo) meus vizinhos e minha família naqueles personagens, que moram em outro lado do mundo, meio séculos para trás, e que são imbuídos de uma mentalidade político-ideológica com a qual não nutro nenhuma simpatia. O filme mostra detalhes da vida sob o regime de Mao, mas também retrata um sofrimento bastante universal.

Os três filmes tem uma pegada meio existencialista, pessimista. O primeiro um tanto quanto menos, porque é uma biografia, o que acaba sendo um defeito (inescapável) do filme: como se trata de uma figura real, é claro que sua vida vai ter muitos acidentes pouco "artísticos": a vida não tem arcos, não tem desfechos. A redenção do imperador, se é que existe, parece ocorrer mais por força externa do que por uma sincera deliberação espiritual, por exemplo. Mas é um defeito menor, justamente porque a vida do imperador foi bastante singular.

Enquanto o primeiro filme mostra uma visão aristocrática, e o segundo uma visão proletária, Farewell my Concubine retrata a visão de um cantor da ópera de Pequim, o que envolve a fuga do sofrimento não no poder e na riqueza, tampouco na vida cotidiana e no trabalho, mas através de um ofício virtuoso, capaz de dar sentido à vida. No caso, é a ópera de Beijing, mas é um caminho que poderia representar a arte como um todo, ou a religião, ou a ciência, ou a filosofia, enfim, qualquer tradição que dê sentido à vida através de um desvio de ofícios cotidianos. E a pegada do filme é que se trata de um caminho em última instância insatisfatório, sem esperanças e irracional, ainda assim é um bem valioso colocado em perigo por tendências da China moderna. Se trata de um espírito bem afim ao conservadorismo pessimista de Schopenhuaer.

4. Alexander - 2004 - Wiki - IMDB - Trailer

Alexandre foi um filme que foi tremendamente injustiçado na época de seu lançamento. É um filme fiel do ponto de vista histórico, e ainda assim dotado de um roteiro meio shakeasperano, de falas poéticas que poderiam ter saído de O Senhor dos Anéis, por exemplo. E de fato, o filme é um verdadeiro sucessor da trilogia do Peter Jackoson, tanto no tom de roteiro quanto em aspectos técnicos (batalhas, trilha sonora), tendo sido lançado um ano após O Retorno do Rei.

A grande crítica que o filme recebeu é que o filme não teria explorado o Alexandre poderoso, "fodão", preferindo um Alexandre problemático, "chorão". Nesse sentido, o filme, de 3h, só tem duas batalhas, e que pouco focam na "genialidade militar" de Alexandre, o que foi visto por muitos críticos como um demérito do filme. Ora, essas críticas mostram pouca abertura para o que o filme realmente quer tratar, que é menos sobre um general e mais sobre o poder do mito em descrever o caráter trágico da existência. Para tanto, faz uso de um herói trágico, e não de um herói glorioso.

Seria como reclamar de não ver um Hitler poderoso em "A Queda".... O filme poderia muito bem ter sido chamado "A Queda de Alexandre", porque o começo militar de Alexandre (no filme) já se dá em seu auge, na batalha de Gaugamela, e a partir daí é uma trajetória de queda. Mesmo a sua infância está retratada apenas como um fundamento para essa futura queda. Tanto é verdade, que a versão de diretor começa já na batalha de Gaugamela, e o que se passou antes é mostrado em flashbacks. Mas não seria necessário ver a versão do diretor ou tampouco mudar o título do filme, e sim apenas estar aberto à história que o filme quer contar.

Uma cena chave do filme é uma cena em que Filipe, pai de Alexandre, descreve cinco mitos para o jovem Alexandre (Aquiles, Prometeu, Édipo, Medeia, Héracles). Os cinco são heróis trágicos que reverberam e explicam a vida de Alexandre, contrapondo os ideais de glória e de afirmação da vida de Olímpia, mãe de Alexandre e incutidas no próprio Alexandre, como também os ideais de Aristóteles, que (no filme) são ideais tanto de racionalismo quanto de estoicismo. Os dois ideais se mostram insatisfatórios, o mundo se mostra pouco afeito tanto aos ideais de glória de Alexandre, quanto às tentativas de racionalizá-lo de Aristóteles (e é curioso que os mitos se mostram mais bem-sucedidos em fazê-lo). Também é um filme schopenhaueriano. Querer meramente "mais batalhas", "mais heroísmo", vai completamente contra o espírito do filme. De fato, o momento mais altivo de Alexandre, no filme, não é a batalha de Gaugamela, mas é quando ele quebrado e esgotado (apesar de ter sido vitorioso em batalha), decide abandonar sua jornada ao Leste. E é só nesse momento que compreende e se reconcilia com a figura do pai.

Outro ponto bastante criticado foi a atuação da Angelina Jolie, que seria muito nova para ser a mãe do Collin Farrel. Mas ela só contracena com ele em duas cenas. Uma delas (ambos de branco) é de fato uma cena horrível (dentre duas ou três más cenas do filme), mal dirigida e mal descrita, mas infelizmente é uma cena indispensável em termos de narrativa. Mas a outra cena (ambos de preto) é excelente. Então no fundo é só o pessoal caçando pêlo em ovo... Outra crítica é que o filme teria se focado muito na vida pessoal de Alexandre, o que também não tem cabimento... Se fôssemos comparar com filmes como Gladiador e Coração Valente, o tempo gasto em tela com relacionamentos do Alexandre é menor, e o enfoque é muito mais sutil.

5. Excalibur - 1981 - Wiki - IMDB - Trailer

Filme de Rei Artur, adaptação bastante fiel dos escritos medievais de Thomas Malory. Considero o melhor filme de fantasia do séc. XX, inclusive um antecessor de filmes como O Senhor dos Anéis e Alexandre. Aliás, curiosamente, como a Wiki conta, em determinado momento da produção eles pretendiam filmar O Senhor dos Anéis, e de fato o filme tem uma pegada que lembra Tolkien... Como um caráter meio crístico do Rei Arthur, que lembra bastante o Aragorn, caráter que não é presente em todos filmes de Rei Arthur... Até certas armaduras pouco realistas que lembram mais Minas Tirith do que a Idade Média. O Merlin irônico e fanfarrão decerto inspirou o Merlin do Bernard Cornwell...

6 . 태극기 휘날리며 - Tae Guk Gi: The Brotherhood of War - 2004 - Wiki - IMDB - Trailer

Filme sobre dois irmãos na Guerra da Coreia. É difícil explicar sem dar grandes spoilers, mas o filme (ainda que seja realista do ponto de vista dos elementos físicos, como cenários, batalhas, etc), tem uma pegada de filme de fantasia. O cenário idílico antes da guerra, por exemplo, não fica tão longe da idealização do Condado. Certos dilemas e escolhas parecem sair mais de Star Wars do que filmes de guerra típicos. Mas longe de ficar caricato ou viajado, pelo contrário, acaba elevando o filme dentre os filmes de mesmo gênero.

7. The New World - 2005 - Wiki - IMDB - Trailer
8. The Tree of Life - 2011- Wiki - IMDB - Trailer

Dois filmes de Terrence Malick.

9. Les Misérables - 2012 - Wiki - IMDB - Trailer

10. Mr. Nobody - 2009 - Wiki - IMDB - Trailer - Minhas reflexões.
 
Última edição:
1. Birdman
2. La La Land
3. Blade Runner (clássico e 2049)
4. Senhor dos Anéis (triologia)
5. História de um casamento
6. A Grande Aposta
7. Her
8. Watchmen
9. Clube da Luta
10. A Chegada


Acho que não tenho muito o que falar separadamente deles pois eles todos tratam do humano e sua realidade, de muitas diferentes formas mas falam do ser humano e suas perspectivas... No Blade Runner sua insignificância, no Senhor dos Anéis sua bondade e amizade, em A Chegada sua linguagem e pensamento. Mas nesses três exemplos eu já faço um equívoco ao tentar exemplificar assim, pois tratam do humano e o humano é complexo, não dá para simplismente separar em partes numeradas, é um todo emaranhado, e para mim esses filmes expressaram muito bem isso, e eu sendo humano, me senti expressado nesses filmes...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo