• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os 10 melhores romances sobre vampiros

Gigio

Usuário
Esta semana saiu no The Guardian uma lista das melhores histórias de vampiro de todos os tempos. Foi feita por Kevin Jackson, autor de "Bite: A Vampire Handbook", que pretende ser um guia completo sobre vampiros, incluindo locais para turismo e lista das melhores canções com influência vampírica...

(No original, em inglês, há alguns comentários a mais, traduzi só um período de cada título... Em itálico os que não encontrei traduções para o português.)

1. Eu Sou a Lenda, Richard Matheson
Provavelmente a narrativa de vampiro mais influente escrita entre "Dracula", no final dos anos 1890, e "Entrevista com o Vampiro", nos anos 1970, (Anne Rice não precisa ser comentada aqui; nem Stephenie Meyer, nem Charlaine Harris...), este foi o romance que trouxe os vampiros do mundo gótico da superstição para o potencialmente ainda mais aterrorizante mundo da ficção científica.

2. Fevre Dream, George RR Martin
Uma obra fortemente possuída pela atmosfera histórica, que se passa principalmente a bordo de um barco a vapor, seguindo sua rota ao longo dos estados do sul dos EUA durante o século XIX.

3. Doctors Wear Scarlet, Simon Raven
O livro de Raven, como seria de se esperar, é denso em detalhes sociais e nuance. Sua interessante decisão de fazer a Grécia, em vez da Transilvânia, a origem ancestral do vampirismo mostra que ele fez uma pesquisa apropriada sobre o folclore dos mortos-vivos.

4. Fangland, John Marks
Um recente e bem construído thriller escrito abertamente como homenagem a "Dracula" - tão abertamente que sua heroína se chama Evangeline Harker, em referência ao infeliz herói de Bram Stoker, Jonathan Harker - e segue a mesma jornada para a Romênia/Transilvânia que seu fictício antecessor.

5. A Hora do Vampiro, Stephen King
Dickens poderia não ter admirado a matéria em questão, mas teria acenado com reconhecimento profissional quanto à estratégia básica de King como contador de histórias: passar algumas centenas de página lenta e cuidadosamente construindo uma forte impressão de uma comunidade real, com rápidos esboços de todos, das crianças da escola aos velhos alcoólatras... e então liberar o puro Mal.

6. Suckers, Anne Billson
Este romance de estréia de Anne Billson, uma reconhecida critíca de cinena e colaborada frequente do "The Guardian", foi altamente elogiado por Salman Rushdie e outros como uma sátira afiada e bem-humorada aos gananciosos anos 80.

7. Anno Dracula, Kim Newman
A série de romances de Kim Newman sobre um universo alternativo no qual vampiros são os aristocratas, políticos, agentes de poder e formadores de opinão do mundo moderno é uma mistura deliciosa de invenção ousada, erudição, pensamento lateral e pilhéria.

8. The Moth Diaries, Rachel Klein
Um sofisticado exercício no uso de um narrador não confiável: o romance pretende se passar pelas memórias, escritas em torno de 30 anos após os eventos-chave, de uma ex-paciente psiquiátrica que presenciou acontecimentos terríveis em uma escola exclusiva para garotas que frequentara.

9. Deixe Ela Entrar, John Ajvide Lindqvist
Ninguém que tenha visto a merecidamente aclamada adaptação cinematográfica do desolador, mas inesperadamente humano, romance de Lindqvist precisará de muito encorajamento para ir atrás do original, onde muito do que é críptico no roteiro das telas se torna mais claro.

10. Dracula, Bram Stoker
O pai de todos eles. De nenhuma maneira o mais bem escrito (Stoker era, no melhor dos casos, um criador de estilo competente, e nenhuma de suas outras obras resistiu ao teste de um século), nem o mais esperto, nem mesmo o mais original... mas ainda assim uma obra-prima da criação de mitos, comparável apenas com os trabalhos de Mary Shelley e Conan Doyle.

Fonte:The Guardian

Então, o que dizem os especialistas do Meia Palavra em Vampirismo? Aprovaram?

(Fãs de Crepúsculo que estiverem passando por aqui: não me apedrejem, sou apenas o mensageiro! :calado:)
 
kika_FIL disse:
Nenhum da Anne Rice? wow

Pois é, Kika, tem uma hora que ele diz assim:

(Anne Rice needs no plugging here; nor does Stephenie Meyer, nor Charlaine Harris ...)

Não tenho certeza quanto à melhor maneira de traduzir esse "no plugging" (Ajuda? Anica?), mas acho que ele estava desdenhando delas...
 
eu não conhecia o termo, mas pelo que fui sondar é algo como se esses livros não precisassem de publicidade, digamos assim. acho que o cara quis fazer uma lista com bons livros que deveriam ser conhecidos pelo público, e aí não há necessidade de falar de anne rice, meyer e cia. pq bem, elas já são famosas.

sobre a lista

Eu Sou a Lenda, Richard Matheson >> ahá, história de vampiro, é o que eu sempre digo. uma das melhores que já li (para não dizer "a melhor" e aí lembrar de outra hehe)

Fevre Dream, George RR Martin >> não conheço, mas é do cara do game of thrones, não?

A Hora do Vampiro, Stephen King >> uma das melhores que já li (para não dizer "a melhor" e aí lembrar de o... ah, bem, eu já falei isso.

Doctors Wear Scarlet, Simon Raven/Fangland, John Marks/Suckers, Anne Billson/Anno Dracula, Kim Newman/The Moth Diaries, Rachel Klein>> não conheço

Deixe Ela Entrar, John Ajvide Lindqvist >> muito bom, para quem gostou do filme TEM que ler o livro

Dracula, Bram Stoker >> eu adoro, mas ainda acho que perto de outras histórias acaba sempre sendo citado por ser roots, digamos assim :dente:
 
posso estar enganado, mas me parece q todos eles são de língua inglesa. ou ñ?
 
Deixe Ela Entrar é sueco, mas acho que os demais são originalmente escritos em inglês, sim.
 
Oh! Eu Sou A Lenda é ótimo mesmo. Tirando ele e o Drácula os outros ainda ñ li, tem uns que nunca tinha ouvido falar. Vou ir atrás.
 
Anica disse:
Fevre Dream, George RR Martin >> não conheço, mas é do cara do game of thrones, não?

Ele mesmo, Anica. Não li nenhum dessa lista, só assisti às adaptações para o cinema, mas o que me deu mais vontade de ler, sei lá porquê, foi esse aí, "Fevre Dream"... :sim:
 
Vampiros sempre chamam atenção. Só agora percebi que nunca li algum livro sobre vampiros.
 
aces4r disse:
Só agora percebi que nunca li algum livro sobre vampiros.

Mesmo? Isso é incrível (principalmente hoje em dia).

Nem aqueles que aparentemente não são sobre vampiros como "Eu Sou a Lenda" ou o conto do Maupassant "O Horla"?
 
Clara disse:
aces4r disse:
Só agora percebi que nunca li algum livro sobre vampiros.

Mesmo? Isso é incrível (principalmente hoje em dia).

Nem aqueles que aparentemente não são sobre vampiros como "Eu Sou a Lenda" ou o conto do Maupassant "O Horla"?

Não Clara, acho que estou devendo. Só vi mesmo filmes. Vou ter de corrigir isso, e já marquei data de vencimento: até janeiro de 2011.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo