1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

As Sete Maravilhas de Arda Orthanc

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por Tuor, 23 Jan 2009.

  1. Tuor

    Tuor Usuário

    Orthanc


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Isengard foi uma Fortaleza que guardava o Desfiladeiro de Rohan na parte sul das Montanhas Nebulosas. A inexpugnável Torre de Orthanc ficava entre os muralhas de Isengard. Isengard era originalmente um posto avançado de Gondor, mas ao final da Terceira Era foi a casa do Mago Saruman. Durante a Guerra do Anel, Saruman foi derrotado e os muralhas de Isengard foram derrubados pelos Ents, e a Torre de Orthanc foi recuperada por Gondor.


    Geografia

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Localização de Orthanc

    Isengard se localizava no profundo vale de Nan Curunir, o Vale do Mago, aos pés de Methedras, o último pico das Montanhas Nebulosas. O Vale do Mago se abria ao sul para o Desfiladeiro de Rohan, entre as Montanhas Nebulosas e as Montanhas Brancas . A terra de Rohan ficava no lado leste do Desfildeiro, e a floresta de Fangorn ficava a nordeste. A oeste do Desfiladeiro ficava a região chamada Terra Parda.

    O Rio Isen fluia através do Vale do Mago. Uma estrada pavimentada seguia ao longo da margem oeste do rio e se curvava em direção à Isengard, que ficava aproximadamente 25,6 quilometros a dentro do vale no lado oeste.

    A grande muralha circular do Anel de Isengard começava no braço da própria montanha e era feita de duras pedras negras. A muralha era, em parte, uma formação natural, mas foi trabalhada e moldada pelos Homens de Gondor. O diâmetro do Anel era de 1,6 quilometros.

    Havia uma única entrada no lado sul do Anel de Isengard. Era um túnel arqueado, escavado através da rocha da muralha, com grande portões de cada lado. Os portões eram feitos de ferro e tinha dobradiças de aço com mourões postos nas paredes do túnel. Os portões giravam facil e silenciosamente em suas dobradiças quando abertos; quando fechados, eram travados com barras.


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Mapa de Orthanc

    Dentro do túnel no lado esquerdo havia uma escadaria que levava até a casa da guarda. A casa da guarda era grande, escura, uma câmara de pedra com uma lareira e janelas voltadas para o túnel. Além da casa da guarda ficava a despensa repleta de provisões. Outra escadaria levava da despensa até o topo da muralha, acima dos portões.

    Em torno do lado interno do Anel de Isengard haviam vários outros cômodos e salões escavados na grande muralha. Durante o tempo de Saruman, milhares de trabalhadores, escravos e soldados se aquartelavam ali, e lobos eram mantidos em cavernas abaixo das muralhas.

    Dentro do anel de Isengard havia uma larga planície circular. O terreno inclinava levemente para formar uma tigela rasa e ao centro estava a Torre de Orthanc.

    A Torre era composta por quarto multifacetadas colunas de rocha que se uniam e atingiam uma altura de aproximadamente 152 metros e terminavam em quatro pináculos. Entre os pináculos havia um pequeno telhado de pedra polida entalhado com sinais astronômicos onde uma pessoa poderia se posicionar e observar as estrelas. Essa plataforma poderia ser alcançada por uma única escadaria de milhares degraus dentro da Torre.


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Planta de Orthanc

    A única porta para Orthanc ficava no lado leste, no ângulo de duas das colunas de pedra. As Chaves de Orthanc eram usadas para trancarem essa porta. Um lance de 27 degraus de pedra levavam à essa porta. Acima da porta havia uma sacada com um parapeito de ferro, e uma janela com venezianas abertas, voltada para a sacada. Haviam muitas outras janelas altas ao redor da Torre de Orthanc, até mesmo nos quatro pináculos.


    História

    Nos primórdios de Gondor, ao final da Segunda Era, os Homens de Gondor construíram a Torre de Orthanc de pedra indestrutível, e trabalharam e moldaram as muralhas do Anel de Isengard a partir da rocha viva da montanha. A fortaleza foi estabelecida para guardar o Desfiladeiro de Rohan entre as Montanhas Nebulosas e as Montanhas Brancas, que era um ponto vulnerável nas defesas a oeste de Gondor. Isengard guardava o lado norte do Desfiladeiro, enquanto a fortaleza de Aglarond – mais tarde chamada de Abismo de Helm – guardava o lado sul.

    Por um tempo, Isengard foi habitada pelos senhores de Gondor que eram os guardiões das fronteiras ocidentais. Homens que se dedicavam aos estudos também viviam em Isengard e estudavam as estrelas do pináculo de Orthanc. O palantír chamado Pedra de Orthanc era mantido na Torre e usado para se comunicar com outras partes do reino. Orthanc era considerada uma das três Torres de Gondor, junto com Minas Anor e
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Vista para a sacada da Torre

    Com o tempo, entretanto, a vigília na fronteira ocidental de Gondor decaiu. A população de Calenardhon – a região a oeste de Gondor, perto de Isengard – diminuiu durante a Grande Peste de 1636. Muitos dos habitantes remanescentes se mudaram para o leste. A principal ameaça à Gondor veio dos inimigos no Leste, e assim a maior parte das defesas estavam focadas naquela direção.

    Isengard foi deixada aos cuidados dos chefes hereditários locais. Os chefes eram Homens de Gondor, porém seus súditos que moravam em e ao redor de Isengard se misturaram com os Terrapardenses que haviam começado a migrar do oeste das Montanhas Nebulosas.

    Quando, em 2510, Calenardhon foi destruída por Orientais e Orcs, Cirion, o Regente de Gondor, cedeu aos Éothéod a terra de Calenardhon como recompensa pela sua ajuda vinda do norte, e Isengard se tornou um isolado posto avançado.

    Isengard permaneceu como fortaleza de Gondor, embora estivesse separada do resto de Gondor pela terra de Rohan. O chefe desse povo continuou a morar dentro do Anel de Isengard, mas a Torre de Orthanc foi trancada e as Chaves levadas para Minas Tirith. O contato com Minas Tirith decaiu até finalmente não existir mais e Isengard ficou abandonada.

    Em 2759, Saruman o Branco – Chefe da Ordem dos Magos e líder do Conselho Branco – se ofereceu para morar em Isengard. Como Gondor já não era mais capaz de manter uma guarnição adequada em Isengard, depois de algumas batalhas ali ocorridas, o Regente Beren concordou e entregou a Saruman as Chaves de Orthanc. Os Rohirrim também ficaram contentes por terem um poderoso Mago guardando um ponto estratégico em sua fronteira com a Terra Parda. De sua parte, Saruman se sentiu atraído pela força da posição e defesas de Isengard, e ele também desejava acesso ao palantir na Torre de Orthanc.

    Isengard foi confiada a Saruman como um guardião do Regente de Gondor, porém o Mago tinha planos para expandir seus poderes. Em 2953 ele declarou Isengard como sendo sua e se isolou dentro de suas muralhas. Saruman começou a fortificar a fortaleza e a reunir um exército de Orcs, Homens da Terra Parda e algumas criaturas que aparentavam ser uma mistura de ambas as raças.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Período de destruição de Isengard sob o comando de Saruman

    O exército de Saruman foi abrigado em câmaras construídas na parte interna da muralha do Anel de Isengard, e ele manteve lobos em cavernas abaixo das muralhas. Ele destruiu os belos jardins e pomares de Isengard e construiu uma rede subterrânea de forjas, fornalhas e ferrarias para suprir seu exército com armas de guerra. Saruman pretendia usar sua forte posição em Isengard para conquistar Rohan como um primeiro passo em direção ao seu objetivo de governar o mundo dos Homens.

    Em 10 de julho de 3018 da Terceira Era, Gandalf o Cinzento veio para Isengard, atraído por uma mensagem de Saruman. Quando Gandalf se recusou a juntar forças com Saruman, este o aprisionou no topo do pinácuo de Orthanc. Gandalf foi aprisionado no pequeno teto exposto aos elementos até ser resgatado por Gwaihir, o Senhor dos Ventos, em 18 de setembro.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Saruman e Gríma diante do exército desse, em Isengard

    Em 3019, Saruman lançou seu ataque contra Rohan. De lá, um exército de mais de 10,000 Orcs, lobos e Homens saiu, levando mais de uma hora para passar pelos portões. O exército marchou para o Abismo de Helm para sitiar os Rohirrim, mas ao final acabaram sendo derrotados.

    Logo que os portões foram fechados atrás do exército, Barbárvore e os Ents atacaram Isengard. Os Ents começaram a destruir a grande muralha que formava o Anel de Isengard.

    Saruman se trancou dentro de Orthanc. Os Ents não conseguiram agarrar a lisa e dura superfície da Torre e ficaram incapazes de danificá-la além de terem alguns arranhões. Saruman atacou os Ents com fogo líquido e vapores dos fossos ao redor de Isengard. Os Ents responderam ao ataque ao reunirem novamente as águas do Rio Isen e as desviando através da abertura na muralha norte e assim o Anel de Isengard foi inundado. Água se precipitou para dentro dos fossos e extinguiu os fogos das fornalhas e forjas de Saruman.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Inundação em Isengard provocada pelos Ents

    Os Hobbits Merry Brandebuque e Pippin Tûk, que haviam acompanhado os Ents, exploraram os arredores de Isengard e descobriram várias despensas repletas de provisões, incluindo barris de Erva do Vale Comprido – um tipo de erva de fumo do Condado, onde Saruman tinha contatos secretos.

    Em 5 de março, Gandalf e o Rei Théoden chegaram em Isengard para conversarem com Saruman, porém este se recusou a se entregar. Então Gandalf lhe quebrou o cajado e o expulsou da Ordem dos Magos. Assim que Gandalf e os outros estavam se retirando, o servo de Saruman, Gríma Língua de Cobra, atirou o palantír do alto de Orthanc.

    Saruman e Gríma permaneceram aprisionados em Orthanc sob a guarda de Barbárvore e dos Ents. Os Ents formaram um lago em volta de Orthanc para evitar que Saruman escapasse através de um de seus túneis, destruíram o que restou do Anel de Isengard e limparam o entulho. Plantaram então árvores e belos jardins, e o terreno em volta da Torre foi renomeado Jardim das Árvores de Orthanc.

    Saruman e Gríma deixaram Orthanc em 15 de agosto. Saruman tomou de assalto o Condado por pouco tempo, mas foi morto por Gríma quando foram derrotados pelos Hobbits. Gríma, ao matar Saruman, também foi morto por arqueiros Hobbits.

    Aragorn, coroado como Rei Elessar do Reino Reunido de Gondor e Arnor, veio a Orthanc em 22 de agosto. Aragorn deu aos Ents permissão para habitar o vale e lhes pediu que guardassem Orthanc. Barbárvore entregou as Chaves de Orthanc a Aragorn e a Torre de Orthanc ficou mais uma vez sob a autoridade do Rei de Gondor. Aragorn ordenou a restauração de Orthanc, e muitos tesouros roubados por Saruman foram descobertos, incluindo a Elendilmir. A Pedra de Orthanc retornou para seu lugar na Torre e Aragorn visitou Orthanc de tempos em tempos e usou o palantir para observar seu reino.


    Nomes & Etimologia

    Isengard: O nome Isengard significa “fortaleza de ferro” na língua de Rohan. A palavra ísen significa “ferro” em Inglês Antigo, e geard significa “cerco” ou “lugar cercado”.

    Angrenost: Angrenost era o nome Sindarin para a fortaleza, também significando “fortaleza de ferro” apartir de angren siginificando “de ferro” e ost significando “fortaleza”.

    Orthanc: Orthanc possuía dois significados: Na língua de Rohan, Orthanc era “mente sábia”. O nome é derivado do Inglês Antigo orþanc, significando “inteligência, conhecimento, mente; esperteza, habilidade, trabalho habilidoso, arte mecânica”. Em Élfico, Orthanc significava “monte das presas” ou “monte bifurcado”.

    Anel de Isengard: O nome Anel de Isengard se refere à muralha circular envolvendo a planície sobre a qual Orthanc ficava. Também era chamada de Círculo de Isengard.


    Vídeos


    Saruman em Orthanc (cena estendida) - O Retorno do Rei
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Discurso de Saruman para seu exército - As Duas Torres
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    A última marcha dos Ents - As Duas Torres
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Fonte

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Autores

    Alf - tradução
    Tuor - imagens, vídeos e revisão
     

    Arquivos Anexados:

    Última edição por um moderador: 6 Out 2013
    • Ótimo Ótimo x 6
  2. Tuor

    Tuor Usuário

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Vista de baixo do pináculo de Orthanc


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Salão principal e local do palantír


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Saruman no interior da Torre; trono ao fundo


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Gríma e Saruman na sacada da Torre, acima da Porta Principal
     

    Arquivos Anexados:

    Última edição: 24 Jan 2009
  3. Tuor

    Tuor Usuário

    Ilustrações


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     

    Arquivos Anexados:

    Última edição: 24 Jan 2009
  4. Tuor

    Tuor Usuário

    Demais imagens


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)




    Em 3D


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)










    Comentem.
     

    Arquivos Anexados:

    Última edição: 24 Jan 2009
  5. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Parabéns pelo belo trabalho e dedicação deste artigo.

    Uma observação:

    Orthanc tinha 150 metros de altura, o equivalente a um prédio de 50 andares, se levarmos em consideração que cada andar possuía uma média de 3 metros.
     
  6. Tuor

    Tuor Usuário

    Valeu!

    Me respondam uma coisa: é só aqui ou não aparece nenhuma imagem depois do título "Orthanc" e acima da descrição da localização do local?
     
  7. TorUgo

    TorUgo a.k.a. Tortoruguito...

    Não, aqui também acontece Tuor!

    Já agora, adorei o artigo sobre a torre. É sem dúvida um monumento em Arda! ;)

    ;D
     
  8. Elendil

    Elendil Equipe Valinor

    Muito, muito bom! Dentre todos esses lugares fantásticos da TM, Orthanc é meu preferido.

    Estou gostando muito de ler os textos dessa área.

    Parabéns ALF e Tuor. :joinha:
     
  9. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Qualquer usuário pode postar aqui um artigo? :think:
     
  10. Tuor

    Tuor Usuário

    Não, Fold. Clique
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    para entender melhor. O 10º que comanda, mas após sua ausência, resolvi continuar com as apresentações (eu o ajudava com algumas coisas), que já estão terminando, aliás.
     
  11. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Entendido!
     
  12. Indily

    Indily Balrog de Pantufas Fofas

    Caraca Picles!!!!
    Cada vez um post melhor que o outro!!!!
    Parabéns!
     
  13. EduardLopes

    EduardLopes Usuário

    Post show de bola,muito bem feito.....:yep: :yep:
     
  14. Elendil

    Elendil Equipe Valinor

    Vocês já conheciam essa Orthanc feita por Tolkien? Pode ser que seja uma idéia inicial, mas é bem diferente daquilo que ele descreve como sendo Orthanc em SdA.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  15. Tuor

    Tuor Usuário

    Já arrumei.

    Não tinha visto. Vou colocá-la.
     
  16. _ Sauron _

    _ Sauron _ Senhor dos Lobisomens

    Realmente muito bom! Só não dou karma porque seria injusto com o Alf!
     
  17. Indu

    Indu In sacanagi we trust

    Muito bom o Tópico...Sendo Orthanc um dos lugares mais bonitos que existiu na Tm, na minha opinião...Penso se Gandalf não habitaria por lá se não tivesse que voltar para Aman, mas receio que o mal lá imposto por Saurman e sua invéja, deixaram feridas na Torre...
     
  18. Lord Treville

    Lord Treville Ciências Sociais do Boteco

    Texto excelente. Voces estão de parabéns!
    As imagens foram muito bem escolhidas.

    Essa ilustração feita pelo Tolkien é muito diferente do que ele mesmo descreve no SdA. Deve ser como o Eädsohn comentou, apenas uma idéia inicial e que ficou pra depois.
     
  19. Ravanoc

    Ravanoc The ring has been lost.

    Será bom para os interessados!Bom para aqueles que buscam saber as peculiaridades da Terra-Média.Boa explicação.
    Quanto à Orthanc de Tolkien, ela parece com menos imponência das que estão retratadas nos filmes de Peter Jackson.Observa-se a estatura; então dá pra ver que Tolkien não imaginava uma torre tão alta!Pois no SdA cinematográfico, a torre é monstruosa, imensa, imponente.Não que Tolkien não penssasse assim!De qualquer forma, eu prefiro desenhos!Sempre gostei.O de Tolkien ficou bom.Comentário à parte : Tolkien fazia boas ilustrações!
     
  20. Elendil

    Elendil Equipe Valinor

    A Orthanc da Trilogia do PJ foi baseada toda ela na Orthanc do Alan Lee, a terceira imagem do post #3. A mais bonita na minha opinião.
    Peter Jackson pediu para o Lee desenhar o resto dela, pois ele só havia feito metade dela, como aparece na imagem.
     

Compartilhar