• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Origem do RPG, me ajudem.

Tenho ate amanha ao meio-dia para terminar um texto que conte as origens do RPG, de forma bem resumida para no maximo uma folha. Nas pesquisar pela internet, muitos dizem que veio de Tolkien mas so nasceu mesmo com D&D no ano de 1970, outros afirmam que foi um outro cara, que criou e liberou ao publico amador em 1916.

Preciso de ajuda. Por favor, leiam este texto que escrevi, e caso eu esteja errado, falem, errar é um ato humano, e os especialistas no assunto são vocês. =)

ORIGEM DO RPG

Nos dias de hoje a procura pelo RPG tem crescido tanto, que muitos de nos não nos damos conta nem paramos para pensar, que como todas as coisas boas da vida, existe uma historia por trás.

Todos provavelmente ouviram falar de J.R.R. Tolkien, escritor Inglês, respeitado e responsável por uma das mais brilhantes series literárias de todos os tempos “O senhor dos Anéis”. Foi por meio das idéias passadas nesta obra, que muitos autores buscaram raízes e criatividade para construirem seus sistemas de Role Playing Game.

Bom, na década de 1970 nos EUA, foi criado pela TSR, o D&D, um sistema onde o jogador interagia no jogo na pele de um personagem, explorando dungeons, enfrentando criaturas, e dependendo de suas próprias estratégias e habilidades para se vencer os desafios. E não demorou muito tempo para outros estilos de D&D serem lançados, e futuramente unidos em um único, conhecido por AD&D. Como podem imaginar, outros universos de jogo foram surgindo, tais como Revenloft, Dark Sun, Dragon Lance, e etc... Depois em 1974 foi lançado o GURPS (Generic Universal Role Playing System), um sistema com regras adaptáveis em diversos tipos de jogos.

Os anos foram se passando e muitos outros sistemas foram surgindo, cada vez melhores, e mais exigente. Alem de explorar dungeons e derrotar inimigos, era necessário também interagir de forma direta e interpretativa, levando em conta não apenas dados e ações do jogador, mas também seus estilos, características durante as narrações. O primeiro destes RPG a chegar no Brasil foi “Vampiro a mascara” publicado em 94 pela Devir Editora, que pouco depois trouxe “Lobisomem o apocalipse”, “Mago a ascensão”, e etc... Tanto os novos quanto os mais antigos livros citados (e inúmeros outros), podem ser encontrados em livrarias especializadas.
 
Reza a lenda (leia: Dragão Brasil 81... :mrgreen: ) que foi Chainmail, um jogo de miniaturas. Os direitos dele foram comprados por... adivinha...
Wizards of the Coast. Já até relançaram...
 
Bom, eu tenho esse texto que achei já faz algum tempo na NET:

"Quando foi criado?
No início da década de 70, nos Estados Unidos.

Onde exatamente?
Na cidade de Lake Geneva, Wisconsin

Por quem?
Por dois estudantes de história, Gary Gygax e Dave Arneson

Como surgiu a idéia de um jogo de interpretação?
Dave Arneson e Gary Gygax eram apaixonados por todo o tipo de jogos de guerra, mais especificamente os war games com temáticas medievais. Não a Idade Média real, mas um mundo feudal fantasioso, habitado por magos, fadas e dragões. A vontade de conceber este mundo os fez criar o seu próprio jogo de guerra, o Chainmail, ambientado em um mundo fictício chamado de Greyhawk. Eles entraram tão fundo no universo do jogo, que queriam alguma coisa mais, queriam criar um ambiente real, onde as guerras fossem decididas não só através da batalha, mas também pela diplomacia. O que aconteceria se, não um exército, mas um diplomata fosse enviado ao reino inimigo para tentar negociar a paz? Para fazer isso, os dois rapazes elaboraram as estatísticas de um só personagem, assim como tinham antes feito com os exércitos. Mas para negociar a paz não bastavam números: o jogador iria precisar interpretar o personagem, como em uma peça de teatro, mas sem script. O resultado foi a criação de um jogo onde não se jogava mais com exércitos, e sim com personagens daquele mundo de fantasia: mago, guerreiros, anões e duendes. O trabalho de Gary Gygax e Dave Arneson deram origem ao primeiro jogo de RPG, o Dungeons & Dragons"


O tal Chainmail deve ser o jogo de miniaturas que envolvia estratégia. Muito legal, hein? O RPG nasceu da necessidade de diplomacia. Ninguém diria vendo esses jogadores Overpowers... :lol:
 
É, o Navegador tá certo. Só faltou dizer que os caras eram fãs do SdA, inclusive, muita coisa é baseada no livro. Eu já li em algum lugar como eles começaram a ter idéias, tavam jogando o Chainmail medieval, quando um perguntou o que o outro ia fazer e ele respondeu eu mando meu mago conversar com o rei. 30 anos de história ainda tem gente que acha RPG coisa de viciado... :doh: :osigh:
 
mas uma coisa fico na minha cabeça agora....se primeiro foi criado uma especie de rpg com regras para exercitos, pq ainda hj eh complicado e dificil encontrar regras para combate em massa nos sitemas? :lol:
 
Alkhes disse:
mas uma coisa fico na minha cabeça agora....se primeiro foi criado uma especie de rpg com regras para exercitos, pq ainda hj eh complicado e dificil encontrar regras para combate em massa nos sitemas? :lol:

Interprete as regras para os "diplomatas" como um "ambiente micro". Se você fosse transpor as mesmas regras para as ações individuais de cada membro da infantaria em combate, ficaria complicado.

Os Wargames não são tão complexos assim...
 
:D :D Sinistro.... e hj GRaças a essa galera q criou o D&D. agente pode usurfruir de muitos sistemas inovadores, exigente, adaptaveis, q mexem com a criatividade e atuação do Jogador!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo