• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O vazio de nossa existência

Eh dificl colocar nuam folha de um topico tudo o que eu estou pensando agora como resposta digna o excellent topico do ka breau

Acredito que o proposito do ser humano eh a evolução.. mas a mente eh pequena demais pra saber aonde chega essa evoluç~...

Soh conseguimos vizualizar o degrau que estamos em pé e os degraus abaixo

iso eh claro.. tentem imaginar algo por cima de tudo que existe, o maximo que voce conseguir vai ser o infimo do infimo....

somos como atomos....
vivendo em planetas que são como células da galáxia...
e a galáxia eh um simples atomo em relação ao universo...
que é a celula de algo maior

minha ideia concebe-se em dimensões..
nos evoluimos e alcançamos o conhecimento total dessa dimensão...
eh como passar da fase 1 de um algum game... voce agora dominou tudo o q essa fase lhe propõe... mas ainda tem outras fases e eh soh o começo...

quando alguem se torna muito rico, esse alguem apesar de tudo certamente tem umn vazio, sente falta de alguma coisa... procura preencher isso com alguma outra pessoa, uma religião, ou bem feitorias.... mas naum alcança plenitude e o vazio logo volta.. e quando morre sente que não aproveitou..

pra mim o meu objetivo de vida eh evoluir, evoluir sempre, e retirat todos os erros, vicios e materialismos que ainda tenho....

Vicio eh algo que as pessoas tentam usar pra preencher o vazio
Tédio eh um dos nomes desse vazio

Voltando a ideia de dimensão... acho que pra adquirirmos uma cosciena maior e mais abrangente temos que realizar a dificl missão de enxergar algo maior por trás do "tempo"

o tempo eh a corda que nos prende
o tempo não existe... mas eh dificl conceber uma realidade sem tempo
vivemos o hoje o ontem e o amanhã no mesmo lapso
 
Desde que o ser humano surgiu ele vem buscando a resposta dessa pergunta (Qual é o sentido da existência?). Muitas das coisas feitas até hoje no mundo, como grandes obras filosóficas e literárias ou pesquisas científicas foram feitas para tentar responder essa pergunta. De certo modo, uma parte das coisas que todas as pessoas fazem na sua própria vida é uma busca da resposta. Por que filosofamos? Por que "pensamos na vida"? Tudo isso é uma busca da resposta, que cada um faz individualmente.

E cada um encontra uma resposta diferente. Ou, até mesmo, não encontra. Ou decide que a resposta não existe. Mas todos a buscam.

A minha resposta é que o sentido da vida é a busca do sentido vida.

Eu sei que essa resposta não faz muito sentido. Mas para mim é claro como água: todas as pessoas buscam o sentido da existência pela vida inteira. Muito do que fazemos é pautado por essa busca. E a realização plena, como pessoa, de um ser humano, só vem quando ela encontra esse sentido. Pois o sentido da vida é a busca, e descoberta, dele próprio.


Eu viajei muito, não é? :mrgreen: Não sei se ficou claro. Nem eu mesmo consigo entender direito isso que eu escrevi aí em cima. Mas é o que eu penso, hoje. Com certeza não é uma resposta definitiva, pois eu ainda tenho muita vida pela frente, para continuar buscando o sentido dela. Mas, por enquanto, eu gosto dessa resposta.
 
Existir é uma coisa que eu só entendo na prática, porque teóricamente é quase impossível explicar o ato de existir...
 
Se a razão da vida é a evolução, vcs não acham que estamos indo em direção totalmente errada??

Estamos criando 100 coisas novas enquanto acabamos com 1000. Grande Evolução.
 
Ka Bral o Negro disse:
A maioria dos que aqui postaram concordam comigo, e como eu, não enlouqueceram pela não-existência de um propósito.

Não vejo problema nisso pq eu acredito nisso. Se não, se estivesse provado de uma forma sem contra-argumentos, eu certamente enlouqueceria ou deixaria a ignorância de lado. Mas deixar de lado seria complicado, já que eu estaria jogando fora todas as crenças que até então tinha. Só não sei se o mesmo vale para o contrário, se houver propósito baseado em religião. Parece que aqueles que negam teriam uma facilidade muito maior para aceitar se pudessem ser convecidos de que algo realmente existe. Será por considerar que ter Deus seria simplesmente lucrativo? :mrgreen:

Ka Bral o Negro disse:
Já que existimos, acredito que devemos contribuir, de uma forma ou de outra, para a sociedade que criamos. O "Bem" e o "Mal" são criações do Homem, é verdade, mas não se pode negar que a "Luta Contra o Mal" é a maior batalha de nossa Era. As pessoas lutam pelo o que acreditam, mas o que o outro faz, por ser diferente, é "errado". Se respeitassem os diferentes pontos de vista existem, vivería-se muito melhor.

Mas isso não significa que possamos prejudicar pessoas.

O problema em respeitar é quando o jeito de agir e de pensar "desrespeita" aquilo que vc acredita. Não temos o direito de mudar o jeito dos outros pela força, então o único jeito é ignorar ou se afastar, como acontece hoje em dia. Seria muito melhor se todos pudessem conversar e discutir numa boa. Mas isso não acontece. Esses dias a mãe de uma amiga minha, que é muito religiosa, disse pra ela se afastar de mim e não conversar muito comigo. Simplesmente pq me ouviu falar em algo que ia contra a crença dela. A realidade é que todos tentamos provar que estamos certos. Não se aceita a possibilidade do erro, e isso é um grande problema. Se isso fosse possível, logo não haveria tantas disputas. Compreenderia-se que ninguém tem a "verdade absoluta", já que ela não existe em um consenso geral. Isso abriria espaço para o respeito...
 
Ryu disse:
Acredito que o proposito do ser humano eh a evolução.. mas a mente eh pequena demais pra saber aonde chega essa evoluç~...

Soh conseguimos vizualizar o degrau que estamos em pé e os degraus abaixo

iso eh claro.. tentem imaginar algo por cima de tudo que existe, o maximo que voce conseguir vai ser o infimo do infimo....

somos como atomos....
vivendo em planetas que são como células da galáxia...
e a galáxia eh um simples atomo em relação ao universo...
que é a celula de algo maior

minha ideia concebe-se em dimensões..
nos evoluimos e alcançamos o conhecimento total dessa dimensão...
eh como passar da fase 1 de um algum game... voce agora dominou tudo o q essa fase lhe propõe... mas ainda tem outras fases e eh soh o começo...

quando alguem se torna muito rico, esse alguem apesar de tudo certamente tem umn vazio, sente falta de alguma coisa... procura preencher isso com alguma outra pessoa, uma religião, ou bem feitorias.... mas naum alcança plenitude e o vazio logo volta.. e quando morre sente que não aproveitou..

pra mim o meu objetivo de vida eh evoluir, evoluir sempre, e retirat todos os erros, vicios e materialismos que ainda tenho....
Isso é interessante e plausível, mas infelizmente, como diz nosso amigo abaixo....

Uncle disse:
Se a razão da vida é a evolução, vcs não acham que estamos indo em direção totalmente errada??

Estamos criando 100 coisas novas enquanto acabamos com 1000. Grande Evolução.
E é isso mesmo. Não poderíamos ser felizes vivendo ainda como animais, como macacos, ou pelo menos como pacíficos fazendeiros?
O dano que causamos à Natureza é abominável... não é arrogância demais acreeditarmos que estamos "evoluindo"? Para onde? Em que momento fizemos algum bem para este planeta?

Skilink disse:
O problema em respeitar é quando o jeito de agir e de pensar "desrespeita" aquilo que vc acredita. Não temos o direito de mudar o jeito dos outros pela força, então o único jeito é ignorar ou se afastar, como acontece hoje em dia. Seria muito melhor se todos pudessem conversar e discutir numa boa. Mas isso não acontece. Esses dias a mãe de uma amiga minha, que é muito religiosa, disse pra ela se afastar de mim e não conversar muito comigo. Simplesmente pq me ouviu falar em algo que ia contra a crença dela. A realidade é que todos tentamos provar que estamos certos. Não se aceita a possibilidade do erro, e isso é um grande problema. Se isso fosse possível, logo não haveria tantas disputas. Compreenderia-se que ninguém tem a "verdade absoluta", já que ela não existe em um consenso geral. Isso abriria espaço para o respeito...
Neste caso, prefiro viver isolado a causar dano às pessoas... se não respeitam meu ponto de vista, então fiquem longe de mim e todos ficam felizes. Triste é a intolerância. Mas, por outro lado, seríamos felizes vivemos como formigas sem mente numa colônia?
 
Ka Bral o Negro disse:
Já que existimos, acredito que devemos contribuir, de uma forma ou de outra, para a sociedade que criamos.
Exatamente.

Simples... eu gosto de viver. É, viver é legal. Tá, a vida dura pouco, é irrelevante se formos comparar com os anos de existência do nosso planeta, do sistema solar, do universo...
Mas eu estou aqui, agora, feliz (ok, poderia estar bem melhor, mas, enfim...). Vejo pessoas a quem amo ao meu redor, vivendo, e quero-lhes o bem. Por isso o respeito às leis e costumes impostos pela sociedade. Então, tento viver aproveitando o máximo possível, dentro dos limites. E, deixando o ponto de vista egoísta, concomitantemente tento fazer o bem a quem está ao meu redor... que na verdade nem foge tanto assim do egoísmo, já que me sinto bem somente assim. :think:

Bom, e quando eu partir desse mundo, vou querer que quem continua tenha seu ínfimo período de existência tão proveitoso quanto o meu tem sido até hoje (tá, poderia estar sendo melhor, etc). :wink:

É bem simples, mas bom o suficiente pra eu não enlouquecer. Paraíso e afins infelizmente já não fazem parte das minhas crenças. Sim, infelizmente, porque são coisas muito bonitas e atraentes, como já disseram por aqui... sorte de quem acredita.
 
Foi muito comentada nesse tópico a "evolução".

Evolução biológica não é sinônimo de aprimoramento - é simplesmente variação genética entre os seres vivos. O conceito de "mais evoluído" não é bem posicionado, o melhor seria "melhor adaptado ao ambiente x" ou "mais complexo", de acordo com a situação.

É levantado nesse tópico a questão do propósito da existência humana. Qual o propósito de um automóvel existir? Locomoção de seres humanos. Qual o propósito de uma hidrelétrica existir? Geração de energia elétrica para seres humanos.

E qual o propósito de um asteróide existir?

Para se obter um propósito em tudo aquilo que não foi feito à partir da manipulação humana, é necessário pressupor a existência de uma inteligência que levou isso à existir. Como eu não pressuponho a existência de um criador para o Universo, não vejo propósito nenhum para um asteróide, planeta gasoso ou vida na Terra, consequentemente, para a existência humana.

Colocar um propósito na existência humana é dizer que o Universo foi modelado em função da humanidade.
 
Gildor disse:
Deveríamos ser capazes de fazer tudo o que queremos, exceto quando isso prejudica outras pessoas. Assim acredito.

Exatamente.

As pessoas tendem a se sentir incomodadas pelo fato da descontinuidade: "se Deus não existe mesmo, quando eu morrer tudo que eu construí vai se perder".

Se a vida realmente não tem propósito, e quando morrermos nossa consciência vai se apagar como uma lâmpada queimada... o que se pode fazer? Lamentar por isso - se é inevitável?

Ou aproveitar da melhor maneira possível cada um dos dias que nos resta, mesmo tendo consciência desse despropósito? :D


E como uma criança que morre logo ao nascer vai aproveitar a vida? Isso é justo?
Não venha dizer que foram problemas no parto, pq nem todos os casos podem ser isso. Às vezes aconteceu por algum motivo fora do parto.

Eu não consigo acreditar que a gente morra e simplesmente tudo se apaga.
Sei lá, eu me sinto obrigado a acreditar em algo. Não pelo que me disseram, mas por ter de acreditar.
Nem que tudo se apague, e logo em seguida você acorde e esteja nascendo de novo, em outro ser humano, mas com a memória apagada.
Ou que eu morra, e então Deus me explique tudo.
Eu prefiro acreditar que algo acontecerá em seguida da morte, é o que me motiva a viver, senão e me mataria agora pra ver o que acontece.
Eu não sei como vcs levam pensamentos sobre existência tão calmamente. Claro que ninguém aqui deve ficar desesperado sobre o que vai acontecer, mas acreditar que o sentido da vida é aproveitar a vida???
Um deficiente físico vai aproveitar como? Ah sim, jogando basquete com cadeira de rodas. Mas e as pessoas cegas-surdas-mudas? (Meu amigo conhece uma mulher que tem as 3 deficiências).
Sei lá, eu leio a mensagem de vcs e sinto raiva e ao mesmo tempo angústia. Como opiniões podem ser tão diferentes e ainda concordarem.
Eu acho que não tenho o mesmo grau de cultura/conhecimento/inteligência que muitos aqui tem, por isso não consigo pensar em exemplos mais convincentes, mas prestem atenção no que vcs estão dizendo!
Uma pessoa que nasce lá no meio do "sertão" brasileiro, pobre, passando fome, e vai levando a vida por acreditar que tudo via melhorar, como essa pessoa vai aproveitar a vida? Sendo que os filinhos-de-papai tem tudo o querem e em 10 anos conseguem viver 1.000 vezes mais do que o "pobre-lá-do-sertão" viveria em 20?

...
 
E quem disse que a vida é justa? E por que tem que ser justa?

Só faz sentido pra quem acredita na bondade divina. E, do fundo do meu coração, espero que você esteja certo. Você, e mais ninguém aqui.

Ou você acha que nós não ficamos indignados com pessoas brutalmente assassinadas, bebês morrendo, gente passando fome? Só que, falando por mim, não vejo como acreditar nessa idéia de justiça divina. É o que disseram aqui: tem toda a cara de ser uma invenção do ser humano para que tenhamos algo em que possamos nos agarrar nas dificuldades. E essa explicação é deveras atraente pra mim, fazer o quê?

Não sinta raiva. Ninguém é obrigado a acreditar no que você acredita. :)
 
Curunír disse:
E quem disse que a vida é justa? E por que tem que ser justa?
Não tem que ser justa ou injusta...
Acho que também depende de cada um de nós tentar enxergar algo de bom nas coisas, mesmo que sejam cruéis e terríveis... São pequenas mensagens, pequeníssimos sinais...
Temos que aprender a viver e descobrir os "pequenos pontos" de tudo...

Tio Curunír disse:
Não sinta raiva. Ninguém é obrigado a acreditar no que você acredita. :)
Concordo plenamente.
Ninguém é obrigado a acreditar no mesmo. Mesmo que seja só em se ter um pouco de esperança, nem que seja só pra viver melhor... Mesmo que seja a vida um grande nada e em sentido... 8-)
Ninguém é obrigado a acreditar igual... Mas o que custa tentar ajudar, tentar mostrar uma visão diferente das coisas... Nem que seja só para ter algo a que se agarrar num viver "em vão"...

:wink:
 
para nada há um propósito de existência.....como eu posso falar isso?????*Coiote pensa*......pra vc tentar descobrir a existência ,vc primeiro tem q pensar no q É existir....o q é existir???....pq as coisas existem???pq simplesmente não havia nada??????pq simplesmemte nem o "nada" não existisse???me entende???mas naum é bom pensar muito nisso,te trás um sentimento muuuuuuuuuuuuito melancólico
 
Ouçam as sábias palavras de meu irmão! 8O
Curunír disse:
Ka Bral o Negro disse:
Já que existimos, acredito que devemos contribuir, de uma forma ou de outra, para a sociedade que criamos.
Exatamente.

Simples... eu gosto de viver. É, viver é legal. Tá, a vida dura pouco, é irrelevante se formos comparar com os anos de existência do nosso planeta, do sistema solar, do universo...
Mas eu estou aqui, agora, feliz (ok, poderia estar bem melhor, mas, enfim...). Vejo pessoas a quem amo ao meu redor, vivendo, e quero-lhes o bem. Por isso o respeito às leis e costumes impostos pela sociedade. Então, tento viver aproveitando o máximo possível, dentro dos limites. E, deixando o ponto de vista egoísta, concomitantemente tento fazer o bem a quem está ao meu redor... que na verdade nem foge tanto assim do egoísmo, já que me sinto bem somente assim. :think:

Bom, e quando eu partir desse mundo, vou querer que quem continua tenha seu ínfimo período de existência tão proveitoso quanto o meu tem sido até hoje (tá, poderia estar sendo melhor, etc). :wink:

É bem simples, mas bom o suficiente pra eu não enlouquecer. Paraíso e afins infelizmente já não fazem parte das minhas crenças. Sim, infelizmente, porque são coisas muito bonitas e atraentes, como já disseram por aqui... sorte de quem acredita.
Virão só? É simples assim. Sentir raiva? Inútil. Se alguém sente-se instisfeito com dada situação, que faça o possível para mudá-la, ao invés de sentar e reclamar; ninguém disse que a vida é fácil, e é essa agraça de viver. Pois se fácil fosse.... credo, que tédio que seria! :roll:
(...mas poderia ser um pouquinho mais fácil... só um poquinho...)
 
eu tenho um sentido para a minha vida e suponho q seja o mesmo para a de todos vcs.

PRAZER

basicamente eh apenas isso q o homem faz o tempo todo, ganha dinheiro para conseguir mais prazer, se casa para ter prazer, faz tudo para obter prazer. entao bem eu gosto...


Dwarf
 
basicamente eh apenas isso q o homem faz o tempo todo, ganha dinheiro para conseguir mais prazer, se casa para ter prazer, faz tudo para obter prazer. entao bem eu gosto...
enqto vc não atrapalhar o teu próximo... é errado: "eu tenho prazer eu por pimenta nos olhos dos outros, pq naum arde em mim, ela grita e eu dou risada." aposto que muitos terão prazer nisso, mas é totalmente errado... teu direito acaba qdo começa o do outro.
 
Uncle disse:
basicamente eh apenas isso q o homem faz o tempo todo, ganha dinheiro para conseguir mais prazer, se casa para ter prazer, faz tudo para obter prazer. entao bem eu gosto...
enqto vc não atrapalhar o teu próximo... é errado: "eu tenho prazer eu por pimenta nos olhos dos outros, pq naum arde em mim, ela grita e eu dou risada." aposto que muitos terão prazer nisso, mas é totalmente errado... teu direito acaba qdo começa o do outro.
Exatamente. Se todos pensassem desta maneira, teríamos um mundo muito melhor.
 
Uncle disse:
basicamente eh apenas isso q o homem faz o tempo todo, ganha dinheiro para conseguir mais prazer, se casa para ter prazer, faz tudo para obter prazer. entao bem eu gosto...
enqto vc não atrapalhar o teu próximo... é errado: "eu tenho prazer eu por pimenta nos olhos dos outros, pq naum arde em mim, ela grita e eu dou risada." aposto que muitos terão prazer nisso, mas é totalmente errado... teu direito acaba qdo começa o do outro.

mas é aí q vem o conceito de maldade e talz....eu concordo q o homem viva em busca do prazer,mas como vc faz essa busca tbm interessa,pq ela pode ser norteada pelo mal e não pelo bem....portanto o homem tem que buscar o prazer mas sem se desviar do bem.Me parece q se ater ao bem tbm é um propósito da nossa existência.
 
Coiote disse:
Uncle disse:
basicamente eh apenas isso q o homem faz o tempo todo, ganha dinheiro para conseguir mais prazer, se casa para ter prazer, faz tudo para obter prazer. entao bem eu gosto...
enqto vc não atrapalhar o teu próximo... é errado: "eu tenho prazer eu por pimenta nos olhos dos outros, pq naum arde em mim, ela grita e eu dou risada." aposto que muitos terão prazer nisso, mas é totalmente errado... teu direito acaba qdo começa o do outro.

mas é aí q vem o conceito de maldade e talz....eu concordo q o homem viva em busca do prazer,mas como vc faz essa busca tbm interessa,pq ela pode ser norteada pelo mal e não pelo bem....portanto o homem tem que buscar o prazer mas sem se desviar do bem.Me parece q se ater ao bem tbm é um propósito da nossa existência.
O "mal" é realizar seus prazeres a qualquer custo, mesmo prejudicando as pessoas, e causando danos alheios sem se importar com isso. Esse é o Mal que criamos, não existe na Natureza, mas nós o criamos e ele existe, e a Luta Contra o Mal é a grande batalha de nossa Era.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo