• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Sistema. Modismos e Costumes.

Realmente o modismo e tudo relacionado a ele, nos cerca hj em dia, e caso vc tente se afastar disso, vc vai se alienar do mundo, ou seja, ou é o sistema ou é nd!
Concordo, quem for contra o sistema, será consequentmente excluído pela sociedade, é a lei do mais forte.

Mas o capitalismo está, aos poucos, perdendo espaço. A globalização causa uma certa descentralização, e isso pode se tornar a ruína do sistema - ao mesmo tempo que é sua maior arma.
É um ciclo, o próprio capitalismo está se destruindo. As potências agem em conjunto para conseguir o poder (não necessariamente político, mas econômico e ideológico). E depois? Elas mesmas vão brigar entre si pelo poder, o que vai desestruturar todo o sistema.

Penso que uma grande mudança está por vir em forma de guerra. O Oriente Médio está ali. A Europa está fortalecendo sua economia. A Ásia vem surpreendendo. Há muitas possibilidades.
Em todas as grandes guerras que ocorreram até hoje, sempre teve alguma potência nova surgindo. Prova disso foi na 2ª grande guerra, que foi quando os EUA emergiram como potência. Como disse antes, é um ciclo e cada vez existem mais tensões entre diversos países. Não vai demorar muito para uma nova guerra aconteça, e daí para surgir uma nova potência é um passo.


Assim, alguém que faça parte do sistema mas tenha total consciência disso e de suas consequências pode ter mais valor do que alguém que não come no McDonald's e não usa roupa de grife só porque está na moda ser "do contra".
Hoje em dia o que mais tem é pessoa falando que odeia Mc Donalds, o monopólio dos EUA, que filme americano é uma droga, etc, sendo que o cara nem tem consciência do que fala. Na maioria das vezes é só pra seguir os amigos. Agora a moda é ser do contra, já repararam?

E o capitalismo realmente está passando por mudanças, mas ainda está longe do imaginado por Marx, que é quando o capitalismo irá sofrer uma transformação que dara ao proletariado o controle politico...
O Socialismo é lindo, mas no papel. É um sistema idealizado, inviável na prática. É só notar o que aconteceu na época da URSS. No começo estava dando certo sim, mas depois tudo desandou, porque? Denovo luta pelos poderes. Isso sempre vai existir. Sempre vai ter alguém querendo passar por cima dos outros pra chegar onde quer.

Bem, eu vou resumir a pergunta que estamos fazendo aqui. 2 possibilidades:
1.Será que nós agimos pelo menos numa ínfima parte regidos apenas pelo nosso Eu, e por nada m ais no mundo, natural, social, decisões "ao acaso" por assim dizer e a outra parte do que pensamos não é o Eu?
2. Será que o Eu não passa de uma cadeia de causas e conseqüências que sofremos enquanto vivemos na Terra?
Nós SEMPRE estamos sofrendo influência dos fatores externos, em menor ou maior grau, mas sempre. Neste ponto, concordo com Taine, o homem é aquilo que o meio determina, se você fugir dessa regra, é excluído.
 
Bem, eu vou resumir a pergunta que estamos fazendo aqui. 2 possibilidades:
1.Será que nós agimos pelo menos numa ínfima parte regidos apenas pelo nosso Eu, e por nada m ais no mundo, natural, social, decisões "ao acaso" por assim dizer e a outra parte do que pensamos não é o Eu?
2. Será que o Eu não passa de uma cadeia de causas e conseqüências que sofremos enquanto vivemos na Terra?
Nós SEMPRE estamos sofrendo influência dos fatores externos, em menor ou maior grau, mas sempre. Neste ponto, concordo com Taine, o homem é aquilo que o meio determina, se você fugir dessa regra, é excluído.[/quote]

bem, mas se por um lado, a gente depende do mundo para Sermos, o mundo depende da existências dos Eus conscientes para existir... sem que existamos, nao ha quem possa perceber, e isso quer dizer q o mundo nao exista... vcs logo vaum achar minha ideia um tanto qto mistica, mas vcs nao acham q a existencia d seres conscientes e uma das bases do mundo?
 
Como ja foi dito, é possivel a convivencia entre o dito sistema e o individualismo de cada um. O problema é a infinidade de pessoas que seguem o sistema fielmente, sem refletir nas conseguencias negativas que isso pode trazer; e tambem as pessoas que metem o pau no sistema, sem pensar nas coisas boas que ele tem. O maximo que podemos fazer é filtrar essas influencias pra deixar passar apenas as coisas boas. Um exemplo idiota sobre isso é que por mais que eu odeie muita coisa nos EUA, eu nao vou deixar de tomar coca cola por causa disso. Não é preciso (nem recomendavel) se atirar de cabeça no sistema nem fugir dele pra ser feliz.
 
Nob disse:
Mas o capitalismo está, aos poucos, perdendo espaço. A globalização causa uma certa descentralização, e isso pode se tornar a ruína do sistema - ao mesmo tempo que é sua maior arma.
Descentralização? Me parece o contrário.. abandono das riquezas culturais e adoção da cultura de massa. Uma autêntica centralização, ao meu ver.
 
Não apenas fatores externos nos inflenciam, mas também os internos determinados pelos genes... Fica complicado no meio disso tudo separar o que seria o "eu" sonhado por nós...

De alguma forma ou de outra somos influenciados, somos "consumidos" e transformados pelo sistema. Devemos nos dar conta disso e decidir que tipo de vida queremos e o que não deveriamos críticar das pessoas a nossa volta.

Eu discordo que não exista forma de fugir desse sistema, ela até existe, mas é muito difícil de chegar com a mentalidade que construímos...

Saudações Cordiais

"Escolha é uma invenção dos poderosos para controlar os fracos"(ou alguma coisa assim)
-Merovingian- Matrix Reloaded
 
Red Chocobo disse:
De alguma forma ou de outra somos influenciados, somos "consumidos" e transformados pelo sistema. Devemos nos dar conta disso e decidir que tipo de vida queremos e o que não deveriamos críticar das pessoas a nossa volta.
Depende... tem um filme q eu nu mlembro o nome agora, mas um cara é criado numa caverna e compreende a sociedade de uma forma séria e complicada...
Mas há maneiras de mudar seu pensamento... não por interio, mas partes significativas...
 
Acho difícil conseguir mudar o pensamento sem seguir alguma tendencia imposta de alguma forma pela sociedade... Por que preferimos relacionamentos monogâmicos?
Mas existe sim uma brecha mínima que poderiamos caracterizar como de nossa autoria... Ou talvez não...

Inté mais...
 
Pessoas, não dá pra não se deixar influenciar pela mídia.

Por um acaso você se veste como a sua avó se vestia quando tinha 20 anos? Não, e se o fizer vão tachá-lo de maluco. Isso já é uma prova de que o sistema influencia. Senão até pelado a gente andava.

Os que se desviam, nem que seja apenas um pouco desse sisteminha, vão ser discriminados. O pior é que quem discrimina nem sabe que está sendo arma do sistema apenas para escravizar mais e mais gente. Porque cada um de nós tem direito de ser ao menos um pouco livre, dentro dos padrões.
 
Lordpas disse:
Kyo disse:
Logan Macloud disse:
quem eeh a favor do socialismo, LEIA 1984


quanto ao modismo, bem eu passo um tanto quanto alheio a issso tudo.... boa parte das ccoisas q eu gosto foram moda a basteente tempo... eh bem verdade q a moda retorna.... mas eu relamente nao me iporto.... acho q eh isso q importa.... eu realmeente cago e ando..... estudei eem um coleegio de mauricios e patys... na praia de Icarai nao tm jeito.... o sistema engole vc.... nao da para bigar com isso... no entanto da para transender ...


abraço Dwarf



Leia a obra de Marx que fala sobre como deveria ser o socialismo ideal que voce percebera que há uma diferença imensa entre o proposto no livro e o socialismo que foi aplicado na China e na União Soviética... o socialismo proposto por Marx seria uma evolução natural do Capitalismo, e não um sistema concorrente a ele...

Só fazendo um adendo...

Aconselho começar pelo Manifesto Comunista de 1848 de Marxs e Engels. O comunismo não é uma utopia desvairada. é um contraponto importante ao individualismo, ao poder das grandes corporações e ao novo capitalismo global.

Ao contrário do que se pensa, eles não comia criancinhas...


numa boa.... se matem.... como nego nao ve a verdade q me impressiona.... como vcs podem mesmo acreditar q depois de 3 tentativas ridiculamente falhas o comunismo eh alguma coisa boa? como alguem se quer meio inteligente pode almejar para a sociedade a paz e felicidade para todos mesmo sabendo q isso simplesmente mataria todo o sentido de ser humano (alem de ser uma proposiçao absurda), como alguem pode acreditar q centralizar as coisas em um governo "social" "popular"" nao eh o mesmo q ter uma tirania benevolente? como vcs podem acreditar na teoria do bom selvagem? nao veem q eh burrice? como um monte de filhinhos de papai com seus pcs e suas escolas caras para fazer faculdade publica tem a coragem de se dizer contra todo o sistema q os trouxe ate aki e os mantem? o comunismo nao passa de um sonho utopico, da mesma forma q a igualdade para todos, isso nao existe. querer essas coisas eh dizer q nao quer ser humano, eh piegas ate.


tentar procurar uma forma de govarno melhor.... bem ate ai vai, uma economia capitalista humanitaria... e por ai vai... um sistema totalmente inovador mas um sistema q ja se mostrou falho eh tolice tentar e chorar dizendo "nao foi bem isso q eu queria dizer" o tempo do comunismo passou, eh hora de vcs "engajadinhos " encontrarem outra frente de batalha ideologica patetica ´para lutarem e chorarem e deixar os cientistas em paz para trabalhar.



desculpem esse final q ficou meio melodramatico mas estava brigando com a minha mae (q eh filha de comunista....)


Dwarf
 
Logan, eu estou falando de tese, de teoria aqui.

O Socialismo como transição para o modelo comunismo é sim uma forma ditatorial, uma revolução proletária e etceteras mais. Mas temos que reconhecere que a ideologia, o princípio de negação ao Estado, negação a classes sociais, entre outros, são princípios idealizados e os mais corretos. Enfim um "sonho" mesmo.

Entretanto em nenhum momento eu falei de aplicação destes, exemplos mostraram falhas, mostraram que tudo isso tem um "q" de Utópico e que o Comunismo real, aquele que vivemos no Paleolítico dificilmente voltará a tona.

O que fica disso tudo então? A inútilidade de um modelo, de um ideal? Não. Fica exatamente o contraponto. A antítese do atual, e são as antíteses dentro daquele velho princípio da dialética que movem a história. As idéias de uma sociedade igualitária, educação, etc servem sim pra alguma coisa dentro do contexto atual... São reformas naturais, evoluções do pensamento...
 
dialética : poucas palavrinhas eu tenho odiado tanto, dialetica eh uma desculpa para verborragia. Quando um modelo foi se mostrou ineficaz vc o descarta e parte para outro modelo, eh assim q as coisas andam... esse outro modelo pode ou nao ter partes do modelo descartado.... mas ficar choramingando q o modelo nao refletia a teoria nao funciona... ficar se utilizando do modelo q nao funciona so para criticar o modelo vigente (q mau ou bem esta funcionando) eh tolice... eh viver num mundo de utopia, estudar o modelo descartado eh engrandecimento, mas apenas enquanto vc estuda as suas falhas.... e nao quando vc torna a acreditar q isso pode funcionar..... se nao ainda estariamos tentando fazer avioes movidos a bicicletas.... e procurando o Eter .....

entendeu pq eu me irrito, quanto ideias, o comunismo eh um objetivo ate louvavel (para as pessoas comuns, para mim seria um inferno) mas nao passa disso, fora o objetivo as ideias sao ultrapassadas e ja se mostraram ineficazes... nao faz sentido ficar por ai alardeando a sua grandeza... isso a meu ver eh tolice e perda de tempo.....


abraços Dwarf
 
pra não sofrer nenhum tipo de influência do sistema social, só não vivendo em sociedade.

O importante não é fugir do sistema, e sim ter consciência do que o sistema significa e o que ele pode fazer com você. A partir disso voce decide o rumo da sua vida e as suas atitudes. O mais importante é ter conhecimento do mundo em que se vive pra saber lidar com ele.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo