1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Sistema. Modismos e Costumes.

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Bellcross, 30 Jun 2004.

  1. Bellcross

    Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

    Bem galera... ontem na prova de vestibular fiz uma redação falando sobre esse assunto que me fez refletir durante um bom tempo. Nesse momento de reflecção eu me deparei com uma dúvida.
    "Quem sou eu ??"

    Eu sou o que penso ou sou ou que como, visto, uso e etc. ??? Essa duvida estava me incomodando pq eu percebi que mesmo tendo uma visão boa do verdadeiro mundo em que vivemos eu não sou imune a modismos e a um sistema totalmente controlador. Posso ficar horas aqui criticando as campanhas publicitarias os modismos lançados pelas radios e tvs, mas ae eu penso que eu fico fazendo demagogia pois mesmo sabendo e criticando tudo isso eu adoro usar roupas de marca, comer no Mc Donalds e ver filmes de Holywood.
    Depois de um tempo cheguei a conclusão de que não adianta tentar fugir do sistema, pois ele está em tudo. A unica coisa que posso fazer é me adaptar a ele, pq vence-lo é uma coisa quase impossivel !!

    Alguem se sente como eu ?? Alguem tem uma visão diferente ???
     
  2. Anonymous_theOld

    Anonymous_theOld Usuário

    Realmente o modismo e tudo relacionado a ele, nos cerca hj em dia, e caso vc tente se afastar disso, vc vai se alienar do mundo, ou seja, ou é o sistema ou é nd!
     
  3. Nob

    Nob Usuário

    Não é impossível vencer o sistema. Nem quase impossível.

    As pessoas normalmente se acomodam e tentam aproveitar ao máximo tudo o que os faça sentir bem. E é justamente o que o sistema faz e quer fazer: o controle das pessoas por esses meios.

    Mas o capitalismo está, aos poucos, perdendo espaço. A globalização causa uma certa descentralização, e isso pode se tornar a ruína do sistema - ao mesmo tempo que é sua maior arma.

    Penso que uma grande mudança está por vir em forma de guerra. O Oriente Médio está ali. A Europa está fortalecendo sua economia. A Ásia vem surpreendendo. Há muitas possibilidades.

    Mas tudo muda com as pessoas que pensam. É possível se adaptar ao sistema e mesmo assim ir contra ele.
     
  4. Anonymous_theOld

    Anonymous_theOld Usuário

    Hum... pode crer cara... pense bem em tudo q vc gosta de fazer... por exemplo... o Brasil é o país do futebol e quem patrcina? Nike!! monopólio americano e dominando o mercado brasileiro...

    Perdendo espaço pra quem?
    Socialismo, não acho...

    Hum? GUERRA?!?!?
    Se tiver uma guerra, com certeza quem vencer é que vai domar o mundo... ou seja... rezem!
     
  5. Nob

    Nob Usuário

    Não é bem perdendo espaço pra alguém. Ele está enfraquecendo em sua base, embora se fortaleça em outros sentidos.

    O mundo está bastante próximo de grandes guerras. Geralmente, elas acompanham grandes mudanças e revoluções.
     
  6. Groove Boy

    Groove Boy Usuário

    Eu acredito que vc possa usar roupas de marca, comer no Mc Donalds, mas se tiver a consciência do costume, pode contornar a situação.

    De uma certa forma a gente sempre está a mercê de modismos. Até as "tribos alternativas" como clubbers, cyberpunks e cia, geram modismos dentro do grupo.

    Eu já me senti super insentivado a seguir modismos, ainda mais quando se é adolescente onde as descobertas são muitas e a necessidade de se sentir inserido no grupo faz com que a pessoa siga o modismo. Mais depois vc começa a perceber muitas coisas, que vc é o SER e não o TER.
     
  7. Nob

    Nob Usuário

    Feliz ou infelizmente, é bem difícil alguém ser assim atualmente. Nos tempos de feudalismo, era o "ser" que predominava. O capitalismo veio para acabar com isso, pregando o "ter".

    Mas eu prefiro essa instabilidade. Não quero que toda a minha família sirva. O problema é que o "ter" foi seguido tão à risca que quase ninguém é o que é, e sim é o que tem.
     
  8. Bellcross

    Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

    Tem uma frase que cairia muito bem para esse assunto...

    "Você não é o que vc acha que é. Vc é apenas o que vc acha que os outros acham de vc !!" :roll:

    Hoje em dia vivemos num mundo em que se alguem te achar feio vc vai se sentir feio. Se alguem falar que vc é burro vc irá se sentir burro. É claro, isso não se aplica a todos mas sim a uma maioria esmagadora !!

    Como vcs disseram, hoje em dia não é mais o ser e sim o ter. Um analfabeto milionario tem mais valor na sociedade do que um mendigo PHD.

    Nós vivemos tbm na sociedade da generalização... por ex.

    Todo favelado é bandido. Todo americano é megalomaniaco e não está nem ai para os pobres. Todo mulçumano é terrorista. Todo gay é promiscuo.

    Essa infelizmente é mais uma das ramificações do sistema, estereotipos que já estão de certa forma dentro de nossas cabeças. Preconceitos ridiculos !!!

    Cabe a nós absorvermos as informações que nos são dadas e filtra-las, pois se não fizermos isso o sistema no transformará em monstros.
     
  9. Eönwë

    Eönwë Usuário

    É praticamente impossível fugir do tal "sistema" (o que quer que isso seja).

    Por mais que alguém tente, o capitalismo é o que rege todos os aspectos da nossa vida. A cultura americana está em todo lugar; é completamente dominante. Não há como escapar.

    Mesmo que você, por exemplo, entre para o Greenpeace e resolva que não vai mais fazer parte do sistema, você vai ter que comer, se vestir e etc; e ao comprar comida e roupas, mesmo que seja no bazar da esquina, vai estar colaborando com o capitalismo. Para sobreviver, você vai ter que vender sua força de trabalho (ou comprar a de alguém), e assim vai estar colaborando com o capitalismo.

    Na verdade, há um único jeito de fugir do sistema: embrenhar-se no meio da Amazônia e ir viver como um ermitão isolado do mundo. Mas isso é meio difícil... :mrgreen:

    E eu acho que, apesar dos modismo e apesar do sistema dominador, cada pessoa é única, e o que define o indivíduo é o que ele pensa de verdade, mais do que o que ele faz ou o que os outros e o tal sistema pensam dele.

    Assim, alguém que faça parte do sistema mas tenha total consciência disso e de suas consequências pode ter mais valor do que alguém que não come no McDonald's e não usa roupa de grife só porque está na moda ser "do contra".
     
  10. Kyo

    Kyo Big bad wolf

    Sim, sim, atualmente voce eh mais valorizado pelas suas posses do que pelo que você tem de conteudo... não que seja errado voce ter lah suas coisas, mas se achar uma pessoa melhor porque tem mais que o outro eh errado...

    E o capitalismo realmente está passando por mudanças, mas ainda está longe do imaginado por Marx, que é quando o capitalismo irá sofrer uma transformação que dara ao proletariado o controle politico... mas isso não tem muito a ver com o tópico então deixe quieto...
     
  11. Bellcross

    Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

    Realmente o "sistema" é algo meio dificil de definir, mas vcs estão confundindo "sistema" com captalismo. O capitalismo faz parte do sistema, assim como o socialismo.

    No socialismo vc tbm teria que trabalhar e ganhar salario para comprar roupas e comidas gostosas. Isso é uma coisa imutavel em qualquer sistema de governo.
     
  12. Nob

    Nob Usuário

    Isso sempre existiu. A Inquisição é apenas um exemplo.

    Só que isso não muda nada. A melhor forma de "fugir" do sistema é ir contra ele.

    Quem dera todos pensassem e agissem assim. :|

    Que, diga-se de passagem, era uma das motivações para acabar com o feudalismo. Ou seja, começam e querem acabar séculos depois.

    O capitalismo é um sistema, assim como o socialismo.
     
  13. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    longe? existe um vale abissal entre as ideias de Marx e o medelo neo-liberal de hj... "Um novo século americano", não é assim o tal "plano Bush"?

    Sabe... esse tópico exigiria uma profunda análise.... há tempos abri algo do tipo "Vc já fez a sua parte?" querendo indagar mais ou menos algo do tipo... o comodismo brasileiro... que nada mais é do que falta de politização... não somos nada politizados, estamos cada vez mais alienados e é aquela velha teoria de Hypolite Taine, o determinismo... o meio social é conivente, então os filhos tendem a ser o mesmo...

    Bom... fico por aqui agora... mas como dizia Dom Pepe "Hay que agitar!"
     
  14. Logan Mcloud

    Logan Mcloud Usuário

    quem eeh a favor do socialismo, LEIA 1984


    quanto ao modismo, bem eu passo um tanto quanto alheio a issso tudo.... boa parte das ccoisas q eu gosto foram moda a basteente tempo... eh bem verdade q a moda retorna.... mas eu relamente nao me iporto.... acho q eh isso q importa.... eu realmeente cago e ando..... estudei eem um coleegio de mauricios e patys... na praia de Icarai nao tm jeito.... o sistema engole vc.... nao da para bigar com isso... no entanto da para transender ...


    abraço Dwarf
     
  15. Flecha de Ouro

    Flecha de Ouro Usuário

    Oi irmãos... Faço Faculdade de História e vejo em meus estudos e assim como a maioria dos Historiadores concordam que todos nós humanos somos produtos do meio em que vivemos, sendo assim somos influenciados pelos parâmetros da cultura, religião, ideologia e época temporal. :aham:
     
  16. Kyo

    Kyo Big bad wolf

    Leia a obra de Marx que fala sobre como deveria ser o socialismo ideal que voce percebera que há uma diferença imensa entre o proposto no livro e o socialismo que foi aplicado na China e na União Soviética... o socialismo proposto por Marx seria uma evolução natural do Capitalismo, e não um sistema concorrente a ele...
     
  17. Ash Nazg

    Ash Nazg Usuário

    Depois de ler o topico eu pensei numa frase do Sartre:

    "O Inferno são os outros"
     
  18. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Só fazendo um adendo...

    Aconselho começar pelo Manifesto Comunista de 1848 de Marxs e Engels. O comunismo não é uma utopia desvairada. é um contraponto importante ao individualismo, ao poder das grandes corporações e ao novo capitalismo global.

    Ao contrário do que se pensa, eles não comia criancinhas...
     
  19. IIhhhhh.. Olha o cara.... Daqui a pouco ele vai dizer que vivemos na Matrix...
    Ok, acho que o sistema é muito forte, na verdade acho até que a mídia, em especial a TV é muito forte, mas acho que isso acontece porque a mentalidade das pessoas é muito fraca...

    Gosto de comer no Mc Donalds de vez em quando, mas não por modismo, só por vontade.
    Não uso roupas de marca porque todo mundo usa. Só uso se achar que determinada marca é melhor (e se for barata).
    Não gosto de assistir as coisas só porque todo mundo vai assistir. Só assisto se realmente gosto. Um exemplo??? Enquanto multidões ficaram por semanas (e até meses) enfrentando quilômetros de fila pra ver Titanic, eu só assisti em vídeo, e odiei!!
    Todo mundo que eu conheço amou esse filme, mas por que, porque a história é boa??? NÃO, por causa da divulgação, da propaganda feita em cima do filme...

    Não acho que eu seja imune aos modismos, nem ao sistema e nem à mídia, mas tento fazer a minha parte.

    Quero um mundo melhor pra viver, mas, embora eu saiba que sozinha não vou conseguir muita coisa, vou continuar tentando e fazendo a minha parte. :wink:
     
  20. ExtraTerrestre

    ExtraTerrestre Usuário

    Bem, eu vou resumir a pergunta que estamos fazendo aqui. 2 possibilidades:
    1.Será que nós agimos pelo menos numa ínfima parte regidos apenas pelo nosso Eu, e por nada m ais no mundo, natural, social, decisões "ao acaso" por assim dizer e a outra parte do que pensamos não é o Eu?
    2. Será que o Eu não passa de uma cadeia de causas e conseqüências que sofremos enquanto vivemos na Terra?
     

Compartilhar