1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

"O Quinze" (Rachel de Queiroz)

Tópico em 'Literatura Brasileira' iniciado por Anica, 18 Abr 2008.

  1. Anica

    Anica Usuário

    Alguém aí já leu? Eu na realidade "herdei" o livro da coleção do Círculo do Livro do meu pai (o único que sobrou junto com a série Os Reis Malditos ¬¬') e nunca li. Aí semana passada estava à toa na vida e puft, comecei a ler. Tem um crítico que comenta que o livro é o melhor romance social do Brasil por não ser um romance social e acho que concordo com essa colocação.

    Você tem um retrato detalhado da seca, mas sem o pedantismo dos romances ditos "sociais" (aquela coisa de quase te deixar se sentindo culpado por ter nascido no sul ou whatever). É realmente muito bonito, e o mais legal: simples.

    Muito bom mesmo. :mrpurple:
     
  2. imported_Capitu

    imported_Capitu Usuário

    RE: O Quinze (Rachel de Queiroz)

    Nossa, esses dias passei na biblioteca e quase peguei esse livro, mas acabei optando por outro.Agora me deu vontade de ler! Vou ver se consigo pegá-lo ainda hoje.
     
  3. RE: O Quinze (Rachel de Queiroz)

    É bem simples mesmo. Li no início do ano e adorei.

    Além da questão da seca, que ficou bem colocada, há a abordagem do posicionamento da mulher na sociedade, expresso principalmente pela personagem Conceição, uma das protagonistas.

    Gostei muito do fim dado aos retirantes.
    A incerteza sobre a conquista e a estabilização de uma vida melhor é mantida até o fim do romance.

    Assim como a Anica, recomendo! =D
     
  4. Anica

    Anica Usuário

    RE: O Quinze (Rachel de Queiroz)

    BTW, o momento em que ela descreve a chuva caindo é simplesmente maravilhoso. São pequenas recortes que te transportam automaticamente para a situação (como o som das gotas no telhado). Lindo mesmo.
     
  5. Excluído02

    Excluído02 Banned

    [align=justify]O Quinze é um livro regionalista.

    Conta a história de uma família de retirantes, que tem que abandonar o local onde vivem em razão da seca. No meio do caminho, cada membro da família tem um destino: um morre, outro some, outra fica para trás para "tentar a vida" e outro é adotado pela madrinha. O restante da família, contando com a generosidade da família, ruma para São Paulo, em busca de vida melhor.

    Eu, particularmente, gostei do livro.
    Vale a pena ler. [/align]
     

Compartilhar