• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"O Quinze" (Rachel de Queiroz)

Anica

Usuário
Alguém aí já leu? Eu na realidade "herdei" o livro da coleção do Círculo do Livro do meu pai (o único que sobrou junto com a série Os Reis Malditos ¬¬') e nunca li. Aí semana passada estava à toa na vida e puft, comecei a ler. Tem um crítico que comenta que o livro é o melhor romance social do Brasil por não ser um romance social e acho que concordo com essa colocação.

Você tem um retrato detalhado da seca, mas sem o pedantismo dos romances ditos "sociais" (aquela coisa de quase te deixar se sentindo culpado por ter nascido no sul ou whatever). É realmente muito bonito, e o mais legal: simples.

Muito bom mesmo. :mrpurple:
 
RE: O Quinze (Rachel de Queiroz)

Nossa, esses dias passei na biblioteca e quase peguei esse livro, mas acabei optando por outro.Agora me deu vontade de ler! Vou ver se consigo pegá-lo ainda hoje.
 
RE: O Quinze (Rachel de Queiroz)

É bem simples mesmo. Li no início do ano e adorei.

Além da questão da seca, que ficou bem colocada, há a abordagem do posicionamento da mulher na sociedade, expresso principalmente pela personagem Conceição, uma das protagonistas.

Gostei muito do fim dado aos retirantes.
A incerteza sobre a conquista e a estabilização de uma vida melhor é mantida até o fim do romance.

Assim como a Anica, recomendo! =D
 
RE: O Quinze (Rachel de Queiroz)

BTW, o momento em que ela descreve a chuva caindo é simplesmente maravilhoso. São pequenas recortes que te transportam automaticamente para a situação (como o som das gotas no telhado). Lindo mesmo.
 
[align=justify]O Quinze é um livro regionalista.

Conta a história de uma família de retirantes, que tem que abandonar o local onde vivem em razão da seca. No meio do caminho, cada membro da família tem um destino: um morre, outro some, outra fica para trás para "tentar a vida" e outro é adotado pela madrinha. O restante da família, contando com a generosidade da família, ruma para São Paulo, em busca de vida melhor.

Eu, particularmente, gostei do livro.
Vale a pena ler. [/align]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo